Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

pashe 29/12/2020

Acessível
Conceitos universais de astronomia de forma muito acessível a leigos.

Samuel M de Paula 29/12/2020

"O mais profundo desejo de conhecimentos da humanidade é justificação suficiente para a nossa procura contínua."
Nessa obra Stephen Hawking, uma das mentes mais geniais do século XX, se torna nosso guia pelas maiores dúvidas da humanidade, desde de as partículas até a interação entre as milhares de milhares de galáxias. Tudo isso é feito de forma lúdica para a melhor compreensão do leigos.

O raciocínio vai sendo construído ao longo dessa viagem totalmente imersiva nas teorias da física, sendo importante que o leitor goste de física e esteja familiarizado com conceitos e fórmulas básicas, com necessidade de paradas entre os capítulos para uma maior compreensão de como as teorias foram sendo alteradas e melhoradas com o passar dos anos.

Eduardha 30/12/2020

O livro é brilhante, no começo a abordagem e mais leve e você sente que está entendendo tudo, ao decorrer vai se tornando mais complexo. Diria que consegui aproveitar uns 60% e acho que foi algo bom, vindo de alguém que sempre teve dificuldade com física. Recomendo o livro para todos que tiverem interesse em saber mais sobre algumas das maiores dúvidas da humanidade.

Hugo.Romano 30/12/2020

Grandioso
Stephen Hawking mestre pra sempre. Ótimo livro, bastante informação e explicada de uma forma bastante compreensível para quem é leigo. Adorei.

Matheux 31/12/2020

Acessível, mas nem tanto
Mais uma vez lendo uma obra do Stephen Hawking e novamente me surpreendi com a dinâmica dos livros dele.
Nesse livro, ele apresenta temas de uma forma um pouco mais técnica do que eu estava acostumado, e isso causou uma leve dificuldade para acompanhar o que estava sendo dito.
Mesmo com o glossário no fim do livro, alguns termos e teorias ficaram um pouco confusos pra mim. Isso talvez melhore com uma segunda leitura.
Mas enfim, é um ótimo livro que aborda tópicos muito interessantes e que me deixaram ainda mais interessado em entender a lógica do cosmos.

vini 04/01/2021

esse livro como todos imaginam, se trata de uma breve história do universo, uma história contada por uma mente brilhante chamada stephen hawking, o livro mostra passo a passo, idéias e suposições do universo antes do big bang até a eternidade ou o big crunch, de uma forma extremamente leiga, basta apenas ter curiosidade o suficiente pra querer compreender o porque, e como, afinal, existimos. a busca insaciável pelo conhecimento nos tornou seres inteligentes e autonômos, nunca estaremos satisfeitos até acharmos a teoria de tudo ou como hawking diz, a equação do universo.

não deixe de ler esse livro, se vc assim como eu, que questiona tudo e mais um pouco, do que está além de nós.

Claudia.Pasqualini 06/01/2021

Maravilhoso
Já li e estou relendo, faz a gente refletir sobre os mistérios do universo. Este livro traz, com linguagem simples, respostas à perguntas antigas!
Excelente!

@fernando.e89 10/01/2021

Olha para o Céu jamais será como antes!
Eis um livro que não é fácil a leitura para você que não é da área. Mas pense nessa leitura de uma forma diferente. É como sentar no chão em um tapete e escutar um sábio avô (Stephen) contar as grandes teorias sobre as grandes maravilhas do universo. Aqui ele narra com a simplicidade que é possível sobre todas as grandes teorias que permeiam a formação do universo. Das teorias iniciais as teorias mais atuais. Mesmo sendo complexo o tema dá pra se ter uma grande noção sobre essas teorias, muito bem explicadas e exemplificadas. Uma narrativa empolgante e esclarecedora destro do que é possível. A única critica negativa é que os capítulos são muito extensos (o que também é compreensível pela complexidade do assunto), porem os capítulos poderia ter suas subdivisões interiores. Mas tirando esse detalhe tudo é encantador nessa obra.

Bernardo.Lameira 13/01/2021

Vale a leitura
Stephen Hawking dá um apanhado bem geral sobre o universo nesse livro, focando na física quântica e de partículas, explicando principalmente o que se conhece atualmente sobre buracos negros e singularidades geradas no espaço-tempo.
Apesar de ser direcionado à divulgação científica, o conhecimento prévio de muitos conceitos apresentados na obra tornam a leitura mais fluida e compreensível, uma vez que os conceitos apresentados podem soar muito técnicos e impalatáveis.

Não é um livro ruim, vale a leitura, porém é definitivamente raso (ou "Breve") demais.

Jana 14/01/2021

Leia olhando o glossário
Tenho esse livro faz uns 3 anos e só agora consegui ler.
É um livro muito bom explica muita coisa, mas para mim foi bem difícil a leitura pois tem muitos termos de física (óbvio :D), mas no final tem um glossário que ajuda a a entender um pouco melhor, com certeza preciso ler mais umas duas vezes para ter uma melhor compreensão.

Valéria 17/01/2021

Leitura densa
Explica o surgimento do universo a vista da ciência. Então, fala muito sobre teorias.

Mateus 18/01/2021

A escrita do Hawking era bem fluida, o que torna a leitura bem agradável. Ele conseguia explicar de maneira simples vários conceitos físicos, até mesmo os mais abstratos.

Bia 18/01/2021

Se é que há um fim
Apesar de eu ser leiga nos assuntos tratados no livro, consegui acompanhar até que bem, pois tudo é trazido de uma maneira didática que prende o leitor. Pra quem tá lendo e, como eu não tem contato com o conteúdo tão fortemente, vai em frente, mesmo sabendo que algumas coisas não são tão fáceis de compreender.

Babi 22/01/2021

Excelente livro. Leitura um pouco arrastada porém extremamente informativo.