Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Dante 12/06/2020

Mente brilhante.
Um livro que todo mundo deve ter o prazer de apreciar. Sempre fui apaixonado pelo cosmo. Ler a obra do magnífico Stephen Hawking "Uma breve História no tempo". Ampliou minha mente. Pude compreender mais fenômenos do universo. Sem mencionar que o ilustre autor fez parte da teoria do BiG Bang e buracos negros. Sem puder ou medo o próprio autor narra seus erros e acertos com humildade. Somente grandes homens são capazes de tal ato. Uma obra que vale a pena ler, só tem a ganhar. De maneira didática, tudo é muito bem explicado. Como ele bem disse: "Muitos de nós não nos preocupamos mais com essas perguntas, entretanto, questões como 'de onde viemos?' ou 'para onde vamos', que eram tradicionalmente questões filosóficas, hoje são recorrentes exclusivamente para a ciência. Os filósofos atuais não têm estudado de acordo com as descobertas mais recentes da física, e por isso, a filosofia está morta hoje." Apesar que amo filosofia, está magnífica ciência hoje tem suas preocupações voltados para outros campos, muitos ideológicos.

Messias.Sousa 14/06/2020

O livro é muito bom. É simples e tenta abordar de maneira rápida os assuntos mais famosos da ciência

Laysa 15/06/2020

Um livro que mostra que todo mundo pode ler e entender o mais alto nível da Ciência!

felipe.cesar 16/06/2020

Viajando no universo com Hawking
Com linguagem simples o professor Steven Hawking viaja com o leitor nas teorias astrofísicas!

Plinio Mendes 18/06/2020

A história do tempo
Stephen Hawking nos trás um visão didática e descontraída sobre as forças que regem o Universo, principalmente a gravidade. Nos faz questionar se o Tempo e o Espaço é infinito ou finito. Se tudo realmente surgiu a partir do Big Bang e se haverá o Big Crunch. Uma leitura breve e prazerosa.

Erick.Silva 18/06/2020

Vale muito a pena
As teorias da física hoje, são complexas demais, e para que passemos a dominar cada uma delas, são necessários anos e anos de estudo. Por isso, não tem preço ter acesso ao básico do que essas teorias são capazes de nos dizer a respeito do universo. Nada melhor do que um dos melhores professores de física do mundo para fazer essa ponte entre esse conhecimento complexo e longínquo e a nossa compreensão. As teorias (Newtoniana, da relatividade, quântica, das cordas, entre outras) são explicadas de maneira bem simples a ponto de despertarem a nossa curiosidade para buscar saber mais ainda a respeito do assunto. Há algumas noites atrás eu me vi na madrugada assistindo a vídeos de teoria quântica no YouTube, por causa da influência desse livro e dos conhecimentos que ele me disponibilizou. Importante frisar que apesar de o livro ser de 1990 é muito atual e todo conhecimento ainda é muito válido.

Armando.Roberto 20/06/2020

Tudo neste livro é inspirador, desde o fascínio do quão grande e espetacular é o universo, até a vida de Stephen Hawking, que apesar de todas as limitações, continuou firme em suas buscas e teorias.
Para um livro que não é particularmente grande, a quantidade de conhecimento e aprendizado nele é enorme e gratificante.

Kim 22/06/2020

Excepcional
Um livro extremamente interessante e acessível, escrito por um dos maiores gênios contemporâneos.
"Uma Breve História do Tempo" trata de algumas das maiores, mais confusas e mais inconvenientes perguntas de todos os tempos. "De onde viemos?", "Para onde vamos?", "Por que estamos aqui?", "Como estamos aqui?" ditam a narrativa.
Um modo estranhamente filosófico de se escrever um livro sobre física, mas acho que isso acaba tornando-o ainda mais curioso e atrativo.
A fim de responder esses questionamentos, Stephen Hawking nos leva pela linha do tempo da física. Desde Aristóteles observando motivos para acreditar que a Terra é redonda, e não plana, até a teoria das supercordas.
Tudo isso para nos explicar que a resposta está em uma "teoria unificada" da física - todas as leis que regem o universo juntas em uma equação só. Não é tão simples assim, mas Hawking discorre sobre tudo isso e muito mais de uma maneira paciente e acessível. É claro que algumas coisas ainda são difíceis de entender para quem é leigo no assunto - como eu - mas o autor usa de vários artifícios para tornar a física mais democrática possível, desde referências a filmes à diversas ilustrações.
É uma leitura mais densa e demorada, mas é possível perceber a tentativa de Stephen Hawking de explicar tudo da maneira mais simples e concreta possível. E todo o conhecimento adquirido faz valer tudo muito a pena.

annalu 25/06/2020

A escrita é densa, de certa forma, porém foi uma das escritas mais simples que já li em relação aos assuntos da física atual que seria um desafio pra pessoas leigas no assunto como eu. Adorei o conteúdo e espero conseguir ler futuramente os demais livros do Stephen!

anne 27/06/2020

Excelente
INCRÍVEL!! Toda a genialidade do Hawking em divulgar assuntos complexos de forma acessível. O livro aborda temas que despertam a curiosidade de quase todo mundo, mas que são pouco compreendidos: buracos negros, espaço-tempo, leis físicas, início e fim do universo. Tudo isso é abordado de maneira bem introdutória(o que não deixa de ser complicado em algumas partes) e exemplificado com muita didática. Recomendadíssimo!!

Fabiano86 28/06/2020

A facilidade com que Stephen Hawking descreve a história do tempo é admirável, deixando o livro altamente didático e surpreendendo com um final fabuloso.

Nado 28/06/2020

Fantástico
Ler uma obra de Stephen Hawking pode ser prazeroso para qualquer pessoa. O físico, que venceu os limites de uma deficiência, tem uma sensibilidade única para se dirigir ao leitor, para explicar temas e casos tão complexos da ciência.

Doc 28/06/2020

O tempo!
O livro Uma Breve História do Tempo do autor inglês Stephen Hawking é uma obra que "clareou" ainda mais os meus conceitos sobre a ideia de tempo que eram muito embasados na ficção científica e que no fim cheguei a conclusão que alguns eram apenas preenchimento de enredos. Hawking no livro aborda outras questões além do tempo, como por exemplo: o surgimento do universo e como consequência a formação do espaço e tempo, buracos negros e buracos de minhocas, mecânica quântica, princípio da incerteza e a origem e destino do universo (parte mais densa do livro). Uma Breve História do Tempo é um livro de fácil leitura para quem está acostumado com esses temas, porém mesmo assim requer conceitos mais aprofundados da física moderna e uma análise minuciosa sobre cada tema abordado, pois o autor faz retomadas nos próximos capítulos formando uma linha de raciocínio. O exemplar é divididos em capítulos por temas mas todos interligados, e isso me ajudou a absorver as informações e tirar minhas conclusões. Indico bastante para quem gosta de temas desse tipo, e também para aqueles que tem curiosidade sobre o que pode ser o tempo.

Rafael Almeida 28/06/2020

Grande Stephen
Apesar da ciência, especialmente na área da física, ser extremamente complexa e fora da realidade de entendimento da maioria das pessoas, inclusive a mim, Stephen fez um maravilhoso trabalho simplificando a linguagem científica da física. Vale muito a pena!