Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Rafael Almeida 28/06/2020

Grande Stephen
Apesar da ciência, especialmente na área da física, ser extremamente complexa e fora da realidade de entendimento da maioria das pessoas, inclusive a mim, Stephen fez um maravilhoso trabalho simplificando a linguagem científica da física. Vale muito a pena!

Gabi 02/07/2020

Um livro incrível, apesar de ser um pouco complexo em alguns momentos.

Daniel Lucca 03/07/2020

Sem muito o que falar
Confesso que sou um admirador de física quântica e a muito tento acompanhar os conceitos... O livro é impressionante, Hawking fala sobre um tema extremamente complexo de uma forma simplificada (não pra mim) através de diversos gráficos e desenhos... Muito bom... Recomendo a leitura (no meu caso a releitura para absorver alguns conceitos que me fugiram!).

Luan.Cordeiro 04/07/2020

Uma profunda introspecção física e metafísica
Um livro de divulgação científica, que converte os teoremas e fórmulas matemáticas em uma linguagem simples ao público leigo, mas ainda assim complexa. Não é uma leitura fácil e recomendo antes a assistir documentários como Cosmos.

Stephen faz um percurso de Aristóteles até os dias de hoje refletindo não somente sobre a física, mas como o ser humano entende o universo a nossa volta, o que é o tempo e o espaço, a gravidade e tudo mais. Como tudo começou e mais do que isso, as implicações lógico-filosóficas de responder a estas perguntas.

Uma experiência que não só alimenta a curiosidade, mas instiga a reflexão e a auto-reflexão. Leitura mais do que recomendada!

Vivi 04/07/2020

"Por que o universo tem todo esse trabalho de existir?"

Strechar 07/07/2020

Uma breve resenha
O livro trás conceitos bem interessantes descritos como se o autor estivesse contando uma história. Num ritmo despretensioso. Porém, não foi uma leitura fácil. Pelo menos pra mim... o livro segue num crescente que leva à discussão sobre o tempo principalmente nos últimos capítulos. Um conteúdo complexo! Ainda tem umas considerações sobre viagem no tempo. Maratonei Dark e finalizei esse livro na mesma semana... me sentindo um gênio!!!

gNorvilas 11/07/2020

Vale a leitura!
Um conhecimento prévio sobre as primeiras e mais importantes teorias da formação e da consistência do universo em que vivemos. Meu interesse principal ao ler a obra foi sem dúvidas os capítulos sobre a possibilidade de viagem no tempo, o qual é sem sombra de dúvidas espetacular!
Valeu, Hawking.

Izaynil 13/07/2020

Olhe profundamente a natureza .....
Eu li 4 vezes esse livro.

Comecei. Achei que a leitura estava fluindo e conseguia absover totalmente as ideias. Louco. Parei e confundi. Reiniciei.

O livro é uma linha do tempo cientifica, que traz todo história do pensamento ( resumidamente) e construção da física. A física evoluiu e evolui. Prendeu minha atenção e foi um dos motivos que me fez entender um pouquinho mais a necessidade de prestar atenção na aulas do ensino médio.

Booooom na mente!!!!!! E uma vontade de ler mais a respeito.

Ayone 16/07/2020

Hawking apresenta ideias extremamente complexas da física moderna de uma maneira relativamente simples, fazendo comparações com o cotidiano e com bom humor.
Ele explica a cronológica da física, desde a época que se acreditava na terra plana, aprofundando o os temas aos poucos. Em muitas partes me perdi e tive que reler, pesquisar e fazer anotações. Para quem gosta do assunto é, com certeza, uma leitura maravilhosa.

regina 25/07/2020

Recomendo
Um dos maiores cientistas da humanidade, Stephen Hawking, de maneira simplificada com sua linguagem cirurgicamente científica, expôs nesse livro muitas teorias e ideias à respeito do universo. É realmente uma leitura que faz uma ?viagem no tempo? mas que acima de tudo, amplia nossos conhecimentos no mundo físico e científico.

TheBadSeed 28/07/2020

O livro é magnífico
Depois desse livro os documentários sobre o universo nunca serão os mesmos! KKAKAKAKAAKAK, porém eu, que embora não seja burro, tive muita dificuldade com física e matemática nos anos do colégio, fiquei um pouco confuso com alguns conceitos mesmo tendo gráficos explicando (quem pode me culpar, era da mesma forma no colégio KKKAKAKAK)!

mystxxrio0 29/07/2020

Uma obra-prima obrigatória para quem ama ciência
"Nosso mundo é um lugar desconcertante. Queremos extrair um sentido do que vemos à nossa volta e perguntar: qual é a natureza do universo? Qual é nosso lugar nele e de onde ele e nós viemos? Por que ele é do jeito que é?"

É com esse parágrafo que se inicia o último capítulo do livro. E é justamente isso que Hawking aborda nas suas 256 páginas: uma viagem que vai da mecânica clássica e teoria da relatividade a mecânica quântica, um livro que explica de forma bem didática a origem e o provável destino do nosso universo, a formação de galáxias, nascimento (e morte) de estrelas, o consequente surgimento de buracos negros decorrente da morte de estrelas massivas e ainda dá uma pincelada sobre a possibilidade de viagem no tempo. Assumo que não é uma leitura fácil, requer concentração porque alguns conceitos são bem abstratos e o livro é todo interligado, não pode deixar nada passa batido. Ao passo que lia eu fazia diversas anotações em um caderninho e isso me ajudou bastante. Por conta do curso de Engenharia Elétrica, o qual faço, a leitura em alguns pontos acabou tornando-se mais fácil de entender, mais descomplicada devido as várias físicas que estudei, por isso uma pessoa leiga pode acabar se perdendo. No entanto, leitura super recomendada até mesmo para estes, pois como o próprio Hawking fala no finalzinho do último capítulo, "devemos todos ser capazes de tomar parte na discussão para saber o porquê de nós e o universo existirmos".

itsnoemymoura 01/08/2020

3/5
me senti muito mal pq vi todo mundo falando que o livro é muito fácil de entender, quando na minha realidade, foi sofrido kkkkkkkkkkkkk.

tirando o fato de eu não ter entendido algumas coisas, o resto foi de boas e eu amei ler sobre o nosso universo. não faz sentido algo tão grande e magnifico ser uma obra do acaso, tudo o que eu gostaria era de estar viva para ver quando descobrirem a teoria da unificação.

uma coisa que eu gostei muito no livro, foi que o Stephen Hawking não deixou de lado a possibilidade de tudo existir graças a um criador, Deus. ele coloca a visão cientifica, mas adiciona a possibilidade divina.