Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

ReinaldoFerraz 02/04/2017

Incrível!
Hawking consegue tornar palatável uma explicação sobre buracos negros ou buracos de minhoca. Um ótimo livro para conhecer um pouco sua linha de estudo.

Bruno.Cassio 10/01/2016

Maravilhas do universo na nossa mente e mãos
Li esse livro a poucos dias e simplesmente adorei pra quem leu o universo numa casca de noz viu que esse livro e o outro se parecem bem nos aspectos porém esse livro vem de uma forma mais culta porém igual no quesito facilidade de interpretação além de falar de grandes descorbertas ciencificas ao longo do tempo fala também de grandes físicos e cientistas, esse livro é mais uma grande obra de Hawking um livro maravilhoso que recomendo muito

Obrigado por ler minha resenha, espero ter ajudado com essa resenha do que eu achei do livro (Sem Spoiler's) :)

Breno Vasconcelos 19/01/2016

Uma Breve História do Tempo - Stephen W. Hawking
Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking nos guia na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?

Um ótimo livro para quem quer conhecer mais sobre o universo e como ele surgiu.

skuser02844 21/01/2016

UBHT
Um livro que me fez flutuar por um universo brilhante, e a cada momento da leitura conhecia lugares e nomes novos que geralmente astrônomos e físicos estão acostumas no seu dia-a-dia. Eu já tinha ouvido falar de alguns assuntos que contém no livro, mas não de uma forma que me faria pesquisar sobre eles, confesso que precisei de ajuda em alguns assuntos para entender melhor, por isso assistir alguns vídeos e documentários que falam sobre: buracos negros (a paixão de Hawkins), teoria da relatividade, teoria das cordas, viagem no tempo entre outros relacionados a leitura, até um pouco de Albert Einstein.

De uma forma menos formal e sucinta, Hawking traz assuntos que revelam um universo cheio de mistérios e perguntas que nos fazem ir além do que vemos e sentimos, algo à mais do trivial. Eu realmente fiquei em duvida ao classificar o livro entre 4 e 5 estralas, mas durante a escrita dessa resenha tive a resposta, pois não sei se vou encontrar um livro tão completo que traz da evolução da ciência até o mundo tecnológico de hoje. O cara é realmente apaixonado por esses assuntos e não é a toa que ele tem reconhecimentos e títulos. Nem mesmo seu problema de saúde fez com que sua paixão ficasse limitada ao seu próprio mundo, mas contribui com pesquisas, artigos e livros, nos fazendo sair da terra e irmos além do universo.

Com ilustrações, um pouco de irreverência e citações brilhantes caminhamos ao conhecimento que nos ínsita a continuarmos buscando mais. Um dos muitos trechos que gostei...

"como veremos, o conceito de tempo não tem significado antes do inicio do universo. Isso foi observado pela primeira vez por santo Agostinho. Quando lhe perguntavam 'o que Deus fazia ates de criar o universo?', sua resposta não era 'Ele estava preparando o inferno para pessoas que fizessem perguntas como essa'. Em vez disso, respondia que o tempo era uma propriedade do universo criada por Deus e não existia antes dele" (pág. 19).

Nena 13/02/2016

Não sou muito chegada em exatas, sei lá, me perco toda. Para cada informação nova, surgem uma dúzia de dúvidas, mas esse livro é espetacular! Não vou dar uma de sabichona e dizer q dominei a leitura. Na verdade fiquei com algumas dúvidas, reli algumas passagens pq realmente não entendi de primeira, mas no contexto geral gostei muito. Fala sobre teorias, muitas delas q já caíram, outras novas, algumas em estudo, mas no fundo tudo é uma grande busca por respostas para compreender o universo ao qual habitamos. Não é um livro altamente didático, logo, todos são capazes de compreendê-lo, além de ter ilustrações q facilitam a compreensão. Para quem tem facilidade com a física então, vai tirar de letra e adorar. Eu gostei muito, aprendi bastante e super recomendo!

marciofleury 21/02/2016

Bom apanhado sobre física relativística e quântica
O livro oferece um bom compêndio bem ilustrativo das questões relacionadas a física relativística e quântica, além de questões gerais sobre cosmologia. A linguagem usada é bastante acessível, apesar do caráter técnico do livro. É um livro interessante para curiosos destas áreas, porém, por abordar temas que fogem da compreensão usual das pessoas, seu entendimento é um pouco complicado e por vezes a leitura se torna enfadonha por conta disso. Em resumo, é um livro para curiosos, mas não é algo muito prazeroso de ler.

RobertoPC 29/02/2016

Um misto de simplicidade e complexidade
Um misto de simplicidade e complexidade. Em alguns pontos podemos ficar um pouco aquém do entendimento, porém, é algo compreensível. Por o assunto ser tão complexo, chega a um ponto que é quase impossível simplificar tudo.

Senna 12/03/2016

Apesar de não ter sido um bom aluno das exatas, Hawking simplifica ao máximo sua linguagem sobre os assuntos da física. Buscando uma teoria unificada para explicar nosso universo desde a singularidade do Big Bang, Stephen cita várias contribuições importantes de físicos consagrados, como Einstein, Newton, etc e muitos outros.
Vale a pena ler para entender (ou pelo menos tentar) mais sobre as leis da física e como o universo se rege e sugere o papel de Deus nisso tudo.
" O universo não é arbitrário, é definido por leis bem definidas."

Cris Vieira 21/04/2016

"..definido por leis bem definidas."
Ótimo livro para quem gosta e quer aprender, questionar mais sobre mais sobre as leis que regem o Universo. No entanto, exige certo nível de conhecimento de física, pois apesar de ser um livro "para leigos", a leitura não é trivial.

Mesmo sendo da área das exatas, em alguns momentos, tive que reler algumas passagens, pois acompanhar a linha de raciocínio de um gênio é mais complicado do que entender a matemática e a física por trás da problemática.

Apesar desses detalhes, é uma incrível obra onde Hawking faz um ótimo trabalho de divulgação científica,pautado em pesquisas de grandes nomes como Newton, Einstein, Galilei, etc. Recomendo a leitura!!!

Gabriel 04/05/2016

Uma breve história do tempo
Apesar de um pouco complexo de se entender (por falar muito de termos comuns na física) e ter varias questões polêmicas como: a criação do universo, de onde viemos, pra onde vamos, onde começou tudo, é um livro que indico a todos que leiam, mas de mente aberta

Filino 21/05/2016

Um livro desafiador
É uma obra desafiadora: no início, o leitor passa sem maiores problemas pelos problemas expostos pelo autor, mas pouco depois a leitura fica mais complicada. Alguns conceitos são um pouco complicados de entender. No final há um glossário que até ajuda um pouco na compreensão do texto, mas não tanto.

Acompanham a obra três curtos textos sobre a vida e a obra de Einstein, Galileu e Newton. Quem diria que o cara da maçã seria tão "maquiavélico"...!

Celaro 19/07/2016

Literalmente uma "viagem"...
O gênio da astronomia Stephen Hawking discorre sobre questões sem respostas até hoje: o universo possui fronteiras? O que aconteceu antes do Big Bang? É possível viajar no tempo? Traz também um pouco da história do estudo do espaço e das micropartículas desde os gregos até as últimas grandes descobertas do século XX. Um livro pra sentir-se pequeno. Quase ignorante!

Kennet Anderson 13/08/2016

Uma teoria de vida!
Bom, primeiramente dizer que não sou da área de exatas, mas esse livro apresenta 3 coisas que sou fissurado: como funciona o universo? Existe vida fora desse nosso mundinho pequeno? E principalmente... viagens no tempo e universos paralelos???

A ideia de me aventurar nessas 256 páginas de pura física veio a partir de um momento da minha vida chamado: amar filmes de ficção científica! Mas não falo apenas daqueles com super efeitos especiais, como "Interestellar" e "Star Wars"; filmes como "Donnie Darko" e "Doze Macacos", ou até jogos eletrônicos como "Punch Club", atiçaram minha curiosidade em saber das múltiplas possibilidades de eventos com universos paralelos.

Mas além disso, me impressionei com as diversas ideias sobre a criação do universo, e o que existe além dele, apresentado por esse gênio de voz robótica. Hawking respeita qualquer tipo de leitor: os cristãos, os ateus, os agnósticos, até os que acreditam no monstro do espaguete voador! Mesmo falando sobre Deus e religião, Big Bag e monstros voadores, ele te ajuda a criar uma linha de crença própria sobre o "tudo", independente de todas as pressões sociais, dependente de sua construção cultural!

A leitura é dinâmica, e apesar de utilizar conceitos técnicos, ele apresenta diversos desenho e gráficos para facilitar no entendimento da obra, mas você também pode ver vídeos no youtube pra entender alguns fenômenos difíceis de visualizar, ou imaginar, na leitura.

"Uma Breve História do Tempo" é simplesmente curioso e despertador!