Uma Breve História do Tempo

Resenhas - Uma breve história do tempo

Amanda 27/01/2023

Primeiro livro do Stephen Hawking lido
Excelente
Embora não tenha entendido todos os termos técnicos eu consegui entender grande parte consideravelmente devo isso ao Pedro loos do ciência todo dia.
Livro ótimo
Vitor547 29/01/2023minha estante
Pedro Loss é incrível, eu também vejo-o

cuauthemoc.nasser 24/12/2017

Uma complicada história do tempo
Stephen Hawking assumiu uma tarefa extremamente árdua ao tentar explicar a história do universo em um livro de 300 páginas e com foco aos leigos no assunto. Os capítulos iniciais são de fácil assimilação, entretanto, após a introdução à fisica quântica e os buracos negros, a coisa fica muito mais difícil.

Não é impossível entender seus conceitos, porém demandará uma segunda ou até terceira leitura. Eu, como gostei do assunto mas não me senti motivado o suficiente a retomar, diria que o livro foi razoável em sua proposta já que apresentou uma visão mais detalhada e com embasamento teórico sobre o universo mas não conseguiu facilitar a assimilação em alguns pontos.

Explicar conteúdos técnicos, fórmulas, teorias e métodos de coleta de dados usando o menor número possível de ilustrações é realmente uma tarefa que merece nosso respeito, portanto, ao professor Hawking, dou uma nota 4, já que imagino como tenha sido difícil sua tarefa em nos proporcionar uma visão mais acurada do universo ao nosso redor.
Lis 09/06/2018minha estante
Achei bem legal sua colocação, estou iniciando a leitura deste livro, espero conseguir entender o máximo de perguntas possíveis.

Juliana-- 13/06/2014

Ideia e Prática
O livro traz explicações acessíveis sobre algumas questões da física. Apesar de ser um resumo consegue mapear as principais ideias e experimentos que permeiam a cosmologia ainda hoje.

Gabriel 04/05/2016

Uma breve história do tempo
Apesar de um pouco complexo de se entender (por falar muito de termos comuns na física) e ter varias questões polêmicas como: a criação do universo, de onde viemos, pra onde vamos, onde começou tudo, é um livro que indico a todos que leiam, mas de mente aberta

Filino 21/05/2016

Um livro desafiador
É uma obra desafiadora: no início, o leitor passa sem maiores problemas pelos problemas expostos pelo autor, mas pouco depois a leitura fica mais complicada. Alguns conceitos são um pouco complicados de entender. No final há um glossário que até ajuda um pouco na compreensão do texto, mas não tanto.

Acompanham a obra três curtos textos sobre a vida e a obra de Einstein, Galileu e Newton. Quem diria que o cara da maçã seria tão "maquiavélico"...!

Tatiana 02/07/2016

Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking
Uma breve história do tempo, autoria de Stephen Hawking e publicação da Editora Intrínseca, foi um livro que li há alguns anos e, depois de ler, emprestei a alguém. Como já era de se esperar, acabei perdendo o livro, pois ele nunca mais voltou para casa. A questão é que, além de ser muito chato perder um livro assim, desse, especificamente, eu nunca me esqueci, pois planejava fazer uma releitura que acabou não acontecendo. Esse é o tipo de livro que podemos levar, tranquilamente, para uma vida, já que, a cada leitura, entendemos um pouco mais. É uma obra que, embora escrita para ser lida e entendida por leigos, trata de assuntos sobre os quais, geralmente, não temos grandes conhecimentos, o que faz com que uma releitura seja algo muito produtivo.

Em novembro do ano passado, caminhava pela Feira do Livro de Porto Alegre com a minha listinha de livros para comprar na mão e deparei-me com esta edição maravilhosa do livro. Claro que não resisti! Comprei! Ao manusear o livro, descobri que esta edição está bem melhor que a outra por ter sido atualizada, por conter algumas informações que não havia na publicação de anos atrás. A única vantagem que vejo na edição mais antiga era o fato de ela possuir uma introdução escrita por Carl Sagan. De resto, a atual está bem mais completa.

Em Uma breve história do tempo, Hawking discorre sobre mistérios do universo sobre os quais pouco sabemos mas que, desde sempre despertam em nós inúmeras perguntas. Afinal, o universo teve um início? Terá um fim? O que vem a ser a quarta dimensão espaço-tempo? Seremos capazes de viajar no tempo algum dia? E as dúvidas mais recentes também são tratadas na obra. O que são buracos de minhoca? E buracos negros? O big bang, a teoria das cordas e as quatro forças fundamentais são conceitos explicados de forma fácil de serem compreendidos. O autor ainda nos traz conceitos de físicos e de filósofos como Aristóteles, Kant, Copérnico, Galileu, Newton, entre outros. O livro é muito acessível, pois como já mencionei, foi escrito para ser lido por leigos, no entanto será melhor compreendido se o leitor tiver uma certa maturidade e paciência, afinal, trata de conceitos com os quais não estamos acostumados a lidar. Para quem, como eu, tem o hábito de assistir a documentários sobre o tema, a leitura será mais fácil. Recomendo a obra a todos que queiram saber um pouco mais sobre a nossa origem e sobre a origem do universo do qual fazemos parte.

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/04/uma-breve-historia-do-tempo-de-stephen.html

Celaro 19/07/2016

Literalmente uma "viagem"...
O gênio da astronomia Stephen Hawking discorre sobre questões sem respostas até hoje: o universo possui fronteiras? O que aconteceu antes do Big Bang? É possível viajar no tempo? Traz também um pouco da história do estudo do espaço e das micropartículas desde os gregos até as últimas grandes descobertas do século XX. Um livro pra sentir-se pequeno. Quase ignorante!

Bruna 14/10/2014

Terminei de ler Breve História do Tempo - Stephen W. Hawking
O Livro é interessante,ele tentou usar uma linguagem popular de fácil entendimento, ele não usou nenhuma fórmula matemática, com exceção dessa E = mc2
Ele fala sobre o big bang,buracos negros, que na verdade não são negros, teoria da relatividade e o universo,e várias teorias da física, e a unificação da física ,sobre o começo do universo, o universo em expansão e o que seria se depois de seu limite de expansão ele voltasse a se encolher. Ele não acredita que poderes sobrenaturais possam ter criado o universo e refuta o criacionismo.
Não precisa passar do primeiro capitulo para concluir que nada sabemos,para mim não fica dúvidas que apenas as leis da física que regem esse universo.

Luisa 03/02/2009

O livro é ótimo para quem quer entender as explicações sobre a expansão do universo, teoria da relatividade e buracos negros. A maneira que Stephen Hawking não é assim tão clara para leigos (como eu), mas dá para perceber que ele tenta escrever de forma mais fácil e, reservando um tempo para pensar, dá sim pra entender o que ele quer dizer em cada parágrafo. Só abandonei a leitura porque percebi que eu NÃO quero saber porque buracos negros são negros ou como os cientistas acham que o universo vai acabar. Minha área é completamente diferente da física e para mim já basta lembra do básico do básico das teorias que aprendi no ensino médio.

Cris Vieira 21/04/2016

"..definido por leis bem definidas."
Ótimo livro para quem gosta e quer aprender, questionar mais sobre mais sobre as leis que regem o Universo. No entanto, exige certo nível de conhecimento de física, pois apesar de ser um livro "para leigos", a leitura não é trivial.

Mesmo sendo da área das exatas, em alguns momentos, tive que reler algumas passagens, pois acompanhar a linha de raciocínio de um gênio é mais complicado do que entender a matemática e a física por trás da problemática.

Apesar desses detalhes, é uma incrível obra onde Hawking faz um ótimo trabalho de divulgação científica,pautado em pesquisas de grandes nomes como Newton, Einstein, Galilei, etc. Recomendo a leitura!!!

Zandoteri 08/05/2024

Ele é definitivamente uma máquina, não tem como questionar o trabalho desse homem, tenho observações? Inúmeras, para ser sincera. Mas, criticar obras? Impossível.

Amo a ciência exata, achar livros que dialogam diretamente com outras partes dos meus estudos me deixa extremamente feliz, e, de certa forma, estou ganhando tempo.

O único motivo que não dei as 5 estrelas é porq eu acredito que se o livro fosse um pouquinho maior, teria solucionado mais dúvidas ainda das pessoas que estão buscando respostas através da ciência exata. Por fim, leiam e se você for uma pessoa que admira exatas, sairá dessa leitura mais biruta das ideias, haha ?

Nena 13/02/2016

Não sou muito chegada em exatas, sei lá, me perco toda. Para cada informação nova, surgem uma dúzia de dúvidas, mas esse livro é espetacular! Não vou dar uma de sabichona e dizer q dominei a leitura. Na verdade fiquei com algumas dúvidas, reli algumas passagens pq realmente não entendi de primeira, mas no contexto geral gostei muito. Fala sobre teorias, muitas delas q já caíram, outras novas, algumas em estudo, mas no fundo tudo é uma grande busca por respostas para compreender o universo ao qual habitamos. Não é um livro altamente didático, logo, todos são capazes de compreendê-lo, além de ter ilustrações q facilitam a compreensão. Para quem tem facilidade com a física então, vai tirar de letra e adorar. Eu gostei muito, aprendi bastante e super recomendo!

Cinti 28/12/2014

Um resumo para leigos
Nesse livro Stephen Hawking tenta contar resumidamente a história do Tempo para leigos. Mesmo assim é um livro difícil de compreender 100%. Usando o mínimo possível de fórmulas e números ele nos fala das teorias sobre a criação do Universo, como surgiu, o que existia antes, se sempre existiu, como proporcionou a chance de vida inteligente? Muitas perguntas que martelam em nossa cabeça e parecem não ter uma resposta única.
São muitas teoria para explicar o que é a gravidade, do que somos feitos, o que são partículas, elas podem se dividir eternamente, quais leis regem o macrocosmo e o microcosmo? Existe uma teoria geral que explique tudo? O que são buracos negros? Como se formam? Que são prótons, elétrons, neutrinos, glúons, múons, spin, eletromagnetismo?
Dá pra absorver muito conhecimento desse livro, mas é bom ter alguma base, algum conhecimento sobre o assunto, no mínimo o que se ensina na escola para facilitar a compreensão. São situações muitas vezes inacreditáveis e surpreendentes, mas que ajudam a contar como as coisas se formaram porque são assim como vemos.
Ele nos conta desde o início as primeiras teorias com gregos como Aristóteles que acreditavam que o mundo inteiro era formado dos quatro elemento: terra, água, fogo e ar, passa pelos experimentos que comprovaram que a Terra não era o centro do universo, que o mundo é regido por leis diferente quando se refere ao macro ou ao micro, a tentativa de unir as teorias da relatividade com a da mecânica quântica, conta sobre as descobertas e seus cientistas, erros e acertos. Fala de Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Ptolomeu, Einstein e tantos outros cientistas conhecidos ou nem tão conhecidos que ajudaram a desvendar os mistérios da formação do Mundo.
Se esse livro, escrito para leigos com apenas duzentas e poucas páginas já trazem um conhecimento estupendo do Universo, imagine como seria um papo entre dois ou três teóricos de física e cosmologia? Imagine a quantidade de informação e conhecimento que um cientista destes tem que ter para formular teorias que prevejam como funciona o Mundo?! Se na época de Newton a quantidade de conhecimento já era imensa, imagine nos dias de hoje? Afinal nem tudo pode ser provado, mas quando empregados na prática normalmente funcionam. É muito imaginação e criatividade juntas com instinto e talento.

França 03/03/2015

Gostei
O livro não é ruim, mas eu não sou muito conhecedora do assunto, então... No entanto, eu aprendi coisas legais.

vappolinario 22/01/2011

Livro muito bom pra quem quer entender melhor como o universo funciona e começar a compreender como as coisas interagem, mas se prepare para estudar um pouco mais, pois alguns conceitos não são tão simples.