O diário de Lúcia Helena

O diário de Lúcia Helena Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - O Diário de Lúcia Helena

Joana 13/12/2014

O livro que marcou a minha infância
Esse livro marcou a minha infância e contribuiu com a paixão pela leitura, li muitas vezes na biblioteca da escola, tenho muitas lembranças ao ver essa capa.

Júlia 13/03/2014

"Como você sabe que está gostando de alguém?"
Bem, estava eu a procurar livros antigos aqui em minha casa. Quando achei o "O Diário de Lúcia Helena" edição antiga. Esse livro pertenceu ao meu pai, da época que ele fazia a 7° série. Fiquei super feliz, pois ele tinha o mesmo costume que o meu, colocar a parte do livro que mais gostou na folha do agradecimento. Só por isso já tinha começado a amar o livro. Depois de lê-lo, vi que a Lucinha era muito parecida comigo. Gostamos de estudar bastante, de livros de Literatura, de Vinícius, estávamos no 3°ano do Ens. Médio... Posso dizer que esse livro marcou os meus 16 anos. A história é muito bela, me identifiquei bastante. Assumo que as vezes gostaria de dar uns tapas no Marinho por ela, mas no final fiquei com um pouquinho de pena dela. Porém super feliz por ela ter terminado o livro com o Beto, que era a pessoa que ela realmente amava... "Como você sabe que está gostando de alguém?"

Ps: "Como é que a gente sabe que está gostando de uma pessoa? A mãe de Lúcia Helena disse que é quando se sente à vontade ao lado dessa pessoa, querer vê-la, conversar com ela. Como você sabe que está gostado de alguém?"

Ingrid 06/12/2013

Ah, esse livro!
Quando amor pode caber em um só livro? Todo o amor do mundo! Quando eu tinha 12 anos encontrei esse livro dentro de uma caixa abandonada em minha casa, e o que mais me alegrou foi perceber que a linda Lúcia Helena morava na mesma cidade que eu, e ver que dos lugares que ela conta, todos eu já vistei. Acho que li esse livro umas 30 vezes, e não me canso dele. Cada detalhe, como ele fez com que eu me apaixonasse pelo poema 'Amar' de Florbela Espanca. Esse é um livro que sempre irei guardar e amar.
Jéssica 11/12/2013minha estante
Oi, você poderia mim dizer qual é o nome desse lugar ? ( o local onde passa a maior parte da história )

Ingrid 30/04/2015minha estante
A cidade se chama Americana, fica no interior de Sp.

... 03/10/2013

O Diário de Lúcia Helena
No livro os fatos ocorridos são descritos como um diário, apesar de ser um livro curto é maravilhoso.
Lúcia Helena ganha o diário no aniversário de 15 anos e no começo não valoriza o presente da madrinha, pois não gosta de escrever; com o tempo ela acaba gostando de escrever e passa a anotar em seu diário tudo que ocorre no dia-a-dia as brigas, as confusões, as diversões, os amigos que faz quando se muda, quando viaja e seus amores. Você embarcará numa história de muitas confusões e muitos amigos.
Eu recomendo o livro a todos que gostam de romance infanto-juvenil e que gostam de ler um livro extraordinariamente bem escrito.

Autor(a): Álvaro Cardoso Gomes
Editor(a):FDT
Data de Publicação:1992

Kelly 05/06/2013

Primeira fase literaria
Posso classificar esse livro como fazendo parte da minha primeira fase literária, já que eu tinha uns 12 anos quando o li. Foi um dos primeiros livros infanto-juvenis que eu li e eu me lembro de ser bem emocionante, já que era o diário de uma garota que relata seus envolvimentos com outros garotos e suas duvidas. É interessante, e no final ela fica com o amigo meio trapalhão dela, o que é super legal e tem até uma continuação que é o diário dele, contando o ponto de vista dele. Ele é um daqueles livros que servem como ponto de partida para a iniciação do jovem leitor ao mundo da leitura literária, por possuir todos os quesitos que chamam bastante a atenção do adolescente.

Ane Hetley 16/03/2013

Achei esse livro perdido aqui em casa a muito tempo atrás eu tinha uns 10 ou 11 anos e foi o primeiro livro que eu li e me apaixonei a historia é lida e muito fácil de ler eu lembro que quando terminei o livro eu só falava sobre ele!

Catharina.Mattavel 09/02/2013

O Diário de Lúcia Helena
Li a Hora do Amor e desejei continuação, quando vi que tinha o diário da Lucia Helena, queria ler na hora. Demorei um pouco até acha-lo, mas achei.
Eu li bem rapidinho, e apesar de ter gostado muito, preferi o A Hora do Amor, mas esse é tão gostoso de se ler quanto aquele. Amei os dois.
Muito bom mesmo. Adorei.

Gigi 01/09/2012

Marcante
Não sei as causas ou motivos que me fizeram gostar tanto desse livro. Li ele quando tinha 13 anos de idade, meu predileto daí então, diferente dos "livros chatos" que a professora manda ler, esse foi um dos livros que me deu prazer em ler, e foi a partir daí que começei a gostar realmente de leitura. Acho que foi muito mais do que me identificar com a história de Lúcia Helena, Beto e Mario Antônio! E ler esse livro nunca me causou tanta mudança de humor, em tal hora eu idolatrava o Beto e em outras o achava um energúmeno. O modo como as coisas foram se desenrolando me deixou fascinada e eu não queria parar de ler. Lúcia Helena escrevia seu diário no início com pouca vontade, mais daí ela começa a escrever cada vez mais e melhor! Marcou muito minha infãncia, recomendo muito! Recomendo também a continuação: A hora do amor, A hora da luta, História final que também são livros do romance entre "Lucia Helena e Beto"

Ler é liberdade 30/05/2012

MEGA
Li esse livro quando tinha 13 anos (hoje 26) e ele me marcou tanto...
Eu e minha irmã indo para o curso de jardinagem, o achamos dentro de uma sacolinha junto com Hora do Amor. Foi um achado e tanto.
Depois que nos casamos eu fiquei com Lúcia e ela com o Beto.

Thais 09/03/2012

Li esse livro quando estava no colégio, acho que na terceira série. Toda semana batia ponto na biblioteca, caçando livros pra levar pra casa. Não sei o motivo, mas me marcou tanto...deve ter sido o primeiro livro pelo qual me apaixonei, li e reli várias vezes.
Vou procurar para comprá-lo e deixar guardadinho aqui em casa!

Shima 26/02/2012

Marcante.
Li esse livro quando era bem jovem, em torno de 12/13 na verdade li "Hora do Amor" primeiro, emprestado por uma amiga da minha mãe quando soube que eu gostava de ler, me lembro até hoje logo quando vi o livro reconheci o nome e quando percebi que era a historia vista pelo lado dela fiquei muito mais emocionado ,só de me lembrar desse livro sinto uma emoção estranha, pois "Hora do amor" conta a história vista pelo lado do beto e esse diário pelo lado da lúcia helena, você descobre muitos sentimentos e coisas que ela pensava que nem tinha como imaginar só vendo pelo lado do beto, achei muito bom.

Sue 20/12/2011

Uma palavra: Marcante.
Veja só o que encontro por aqui!
Com certeza, um dos livros mais marcantes que já li. Em plena fase de adolescência, conta a história de Lúcia Helena. Mostra o seu crescimento, em forma de diário.
E Amor. Oh! o amor. Nunca tive a oportunidade de encontrar esse livro novamente, desde a minha infância. Porém, nunca o esqueci. Eu o recomendo, não só porque ele contém uma história interessante, mas porque ele faz você analisar e repensar qualquer decisão em sua vida.
Vale a pena a leitura!