Relíquias da Casa Velha

Machado de Assis

Resenhas - Relíquias de Casa Velha

Felipe1503 11/04/2024

Variedades
Poesia, peça, conto, Machado de Assis mostra mais uma vez seu talento em Relíquias de Casa Velha. Não é o mais popular livro dele, mas para os fãs deve ser lido.

SocorroBaptista 22/03/2024

Alguns contos são pesados, realista demais para meu gosto, até cruéis, eu acho. Mas mostram bem a ironia sutil do autor, e nos trazem uma excelente representação da sociedade carioca do final do século XIX, com suas muitas nuances e camadas sociais diversas. Muito bom.

Glenda 06/07/2023

Machado sendo machado
A escrita é envolvente, alguma história são aquelas de terminar "no meio da frase" sabe? Quando você quer mais, já acabou
Mas é muito bom, recomendo a leitura

antuan_reloaded 27/05/2023

[8/10]
Publicado dois anos antes de sua morte, "Relíquias da Casa Velha" (1906) reúne sete contos que giram em torno da finitude da vida. Depois dessa curiosa coletânea, Machado publicaria apenas seu último romance, "Memorial do Aires", em 1908.

Assoladas pelo luto, as linhas dessa obra carregam um tom extremamente fúnebre, banhadas pela aniquilação, a ruína e o pessimismo. A começar pelo soneto de abertura, dedicado à esposa, todos os contos direta ou indiretamente tratam da morte.

São mortes diversas: aborto, assassinato, súbita, em combate, apoplexia, arma de fogo, causas naturais e até um possível suicídio. Com isso, condensa-se o pessimismo, reforçado pelo inerente luto que Machado carregaria consigo até o túmulo.

Além disso, são contos que marcam politicamente o seu instante. Há sempre menções a insurreições. Liberais, republicanos, revolucionários, circulam aqui verborragicamente. O conto "Evolução" escangalha isso e as linhas "O Brasil está engatinhando; só andará com estradas de ferro", podem ainda ser sentidas hoje, um século depois.

Em suma, Machado nunca esteve tão afiado como agora. Sua forma irônica de lidar com questões humanas está no seu auge e, intensificada pela desesperança, não mede esforços para cutucar e denunciar a hipocrisia burguesa da época. "Pais contra Mãe", "Maria Cora" e "Pílades e Orestes" são excelentes exemplos disso.

Gaby Kolano 21/05/2023

Relíquias de casa velha
Foi um livro que enrolei muito para ler, demorei mais de um mês mesmo ele sendo curtinho.
Ele é composto por vários pequenos contos e de todos gostei de apenas dois. Não vou dizer que o livro é ruim, a linguagem dele chega a ser até mais simples do que o livro anterior de Machado de Assis que li, mas gostei mais da história do anterior.
Recomendo o livro para aqueles que queiram se aproximar mais da literatura brasileira e gostam de livros voltados para o mundo real e não para a fantasia.

Arlindo.Ramos 20/03/2023

Relíquias
São contos e críticas literárias. Não conhecia esse livro. Machado de Assis é tudo de bom. Cada dia mais fã da escrita dele.

najuliass 01/02/2023

"Melhor de tudo é não julgar ninguém para não vir a ser julgado. Suje-se gordo! Suje-se magro! suje-se como lhe parecer! o mais seguro é não julgar ninguém..."

Elaine.Scarlatto 04/01/2023

Contos - Machado de Assis
Dentre os contos reunidos nessa obra destaco Pai contra mãe. Nele Machado eterniza as relações desumanas da escravidão. "Sua ferocidade sombria e insistente. "

Raquel 31/12/2022

Relíquias da casa velha
Última coletânea de contos publicada por Machado, em 1906  (apenas 2 anos antes de sua morte),  o livro reúne 9  textos sobre diversos assuntos.

Na abertura Machado apresenta o soneto "A Carolina", onde fala de sua própria viuvez.

Os contos que mais gostei foram:
- "Pai contra mãe": um texto de denúncia do regime escravagista, coisa  rara na ficção de Machado de Assis.

-  "Maria Cora": apresenta a característica ironia de Machado e personagens femininas movidas pela paixão;

-  "Umas férias": Machado usa um personagem infantil (um menino) pata abordar tema de adultos (a morte);

-  "Anedota do cabriolé": trata sobre a bisbilhotice, encarnada no sacristão João das Mercês.

Sempre vale a pena ler Machado de Assis!

Renata 06/12/2022

Adorei
Estava com medo de ler Machado e gostei tanto desse livro que já estou querendo ler outro. Leitura leve e divertida, me cativou, lia um capítulo já querendo emendar no próximo. O final me surpreendeu. super indico.

rafa_._cardoso 28/05/2022

História bem comum
Ouvi a história pelo podcast da Isabella Lubrano, o Ler Antes de Morrer.

A ideia foi muito boa e a narração excelente. O livro que não curti mesmo.

Vale muito ouvir o podcast por conta dos extras históricos que a Isabella pontua.

Giovana456 28/01/2022

Os contos desse livro são muito bons, mas bem diferentes do que já havia lido de machado de Assis. Todos apresentam historias trágicas de formas diversas, o que já fica claro com o primeiro conto, que é extremamente triste e pesado.
Gostei muito da leitura, já que flui bem e, pelo fato de serem contos, faz com que não fique cansativo.
Definitivamente recomendo a leitura desse livro!

Julio.Argibay 27/04/2021

Contos do Machado
Depois de ler o primeiro capítulo do livro Relíquias de casas velhas de Machado de Assis, percebi que são vários contos e não apenas um romance, como eu pensava. Sendo assim, vamos a eles. No primeiro conto Cândido Neves eh o personagem principal. Ele ganha a vida como um caçador de escravos fugitivos. Sua tia Mônica faz pressão para ele arranjar um trabalho mais seguro. Além do mais, com a concorrência a situação ficou ainda mais difícil. A esposa dele se chama Clara, ela para ajudar nas despesas cozia para fora. Quando ela engravidou, eles foram ameaçados de serem despejados. Então, ele tenta encontrar uma mulata fugitiva, seu último recurso de ganhar uma grana, caso contrário eles terão que entregar a criança para adoção. Já com o filho no colo para desfazê-lo dele, acontece uma incrível coincidência. Ele encontra a fugitiva. Assim, ele acaba ganhando mais um tempo com a criança. O conto seguinte é sobre um romance muito mal resolvido e inusitado. Um roteiro bem inteligente e surpreendente. O terceiro conto mostra a vida de um senhor. É uma estória poética, triste e tem uma certa leveza, com um final de festa já esperado. O quarto conto tem um tema semelhante ao segundo: uma paixão proibida e a guerra entre o trio de personagens, com desfecho também parecido. O conto seguinte mostra um dia triste na vida de dois irmãos ainda crianças. O autor no sexto conto compara o Brasil a uma criança engatinhando. Só andará quando tiver suficientes estradas de ferro no País. O sétimo conto é sobre um mal entendido entre dois amigos. O oitavo conto evidencia a causa da morte de um casal de noivos. A seguir uma declaração ao prefeito do Rio. Em seguida, uma crítica simpática a um livro lido pelo autor. O décimo primeiro conto trata-se de uma despedida entre amigos. Finalizamos com mais uma crítica ou relação entre obras de grandes escritores clássicos.