Arrabal e A Noiva do Capitão

Arrabal e A Noiva do Capitão Marisa Ferrari

Resenhas - Arrabal e A Noiva do Capitão

Nerd 17/03/2014

Resenha por Thais Wyara para o blog Nerd/Rocker Girl
Primeiro eu queria dizer que não tem como expressar tudo o que esse livro me fez sentir. A Marisa Ferrari conseguiu fazer de Arrabal e a Noiva do Capitão uma viagem excepcional pela Nápoles do século XVIII. Ela fez eu me sentir uma verdadeira Italiana, já que há várias frases e palavras em Italiano no livro, quando me dei conta estava falando palavras em Italiano como se fosse normal!

A história gira em torno dos gêmeos Giordano, o grande capitão-chefe da Guarda Real, e Guiseppe, o grande poeta Arrabal. Os dois viviam em certa paz, cada um respeitando o espaço do outro... Um vivendo uma vida de missões e batalhas, com muitas responsabilidades, enquanto o outro tornava seus sonhos em realidade.

Giordano era um orgulho para o pai, Carlo Romanelli, e de certo modo da mãe, também, Gioconda Romanelli, que sofria de problemas psiquiátricos, ou "problema dos nervos", como diziam na época.

Arrabal, poeta e ator, era o orgulho de sua trupe, sonhador ao extremo fazia todos acreditarem que o melhor sempre ia acontecer. Conseguia despertar o melhor de todos, inclusive de si. Sua mãe Gioconda também o amava, já seu pai o dava como morto. Os dois irmãos chegam a cidade de Nápoles na mesma época, fazendo com que não se encontrem.

Porém, o plano deles muda assim que Luigia Di Medinacelli entra na vida dos dois praticamente ao mesmo tempo. Luigia era o tipo de garota a frente do seu tempo, não conseguia aceitar que o pai lhe impusesse regras e muito menos que comandasse a sua vida, como se ela fosse sua propriedade. Há pouco viúva de um casamento de fachada, Luigia queria viver um amor de verdade, e foi então que, em uma fuga para ver uma apresentação de teatro, ela conheceu o poeta Arrabal, que interpretava divinamente o Arlecchino. Os dois se apaixonaram perdidamente no primeiro olhar.

Após esse encontro, Luigia descobre que seu pai já estava planejando um novo casamento com ela e, para a surpresa de Luigia, o seu futuro noivo seria o irmão gêmeo de seu novo amor. Ela luta para não se apaixonar por Giordano, mas se vê fracassar, assim começando um triângulo amoroso de tirar o fôlego.

O livro é surpreendente e eu bem que gostaria de contá-lo até o fim, mas seria maldade privar vocês de sentir a história como eu a senti. Uma coisa também que vale ressaltar: a autora consegue fazer com que você seja intimo de cada personagem, já que ela usa da narrativa em terceira pessoa e aprofunda-se em cada um de seus personagens, fazendo dele protagonista de sua história e não coadjuvante de outras.

Recomendo!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Érica 20/03/2014minha estante
Muito ansiosa para conhecer...E vc me deixou mais ansiosa ainda....rs

Adriana 23/03/2014minha estante
É surpreendente mesmo e isso foi o que eu mais gostei, eu realmente não esperava por aquele final.

Nerd 30/03/2014minha estante
Obrigado pelos comentários!

silviacrika 04/06/2014minha estante
Eu ja estava um pouco desconfiada do final e tbm achei desnecessario o cap das explicações.

Vanessa Sueroz 09/06/2014

Neste livro iremos conhecer os irmãos gêmeos Giordano e Giuseppe. O primeiro quando criança adorava praticar esportes, esgrima, e manejava muito bem uma espada, e amava artes, mas seu pai sempre o repreendia quanto as artes então aos poucos ele foi deixando este lado de sua vida de lado, já seu irmão Giuseppe também gostava de artes, poesias e marionetes.

Ao longo dos anos cada um seguiu o seu caminho, Giordano se tornou Capitão da guarda do Rei e Giuseppe se tornou Arrabal, um ator de teatro. Para a família Giuseppe, ou melhor, Arrabel estava morto, ninguém gostava que ele praticava artes, e isso deixava sua mãe com problemas nos nervos, já o Capitão era o orgulho do pai.

Com o passar do tempo Arrabal criou uma trupe de teatro composta por muitos personagens: Mamma, a mãe de todos, Dottore, um médico, Francesca, uma menina que ele resgatou das ruas, Vincé um senhor de idade, Giggi um franciscano que fugiu do monastério, Vittoria, uma marquesa e Catarine, uma menina cega.

O livro vai contando a história dos dois irmãos que até então tem histórias bem diferente, pelo menos até que eles se apaixonam pela mesma mulher, Luigia.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/arrabal-e-a-noiva-do-capitao/
LuaTeresa 28/02/2024minha estante
Quero muito ler esse livro mas não achei o ebook na Amazon

Vanessa Sueroz 29/02/2024minha estante
nunca mais vi esse livro por aí

Catharina61 05/08/2021

“ – Mas eu amo os dois! – disse alto. - Eu admito! Essa é a verdade! Eu amo os dois! Não sei como é possível, mas é o que sinto! Amo vocês dois de maneiras diferentes, porém com a mesma intensidade! “
Anos atrás, quando estava em uma feira de livros e li a sinopse de Arrabal e a Noiva do Capitão, sabia que tinha que comprá-lo. E foi quando terminei de ler, chorando, sabia que tinha sido os dez reais mais bem gastos da minha vida. E para aqueles que, assim como eu, amam teatro, poesia e declarações de amor, esse livro é perfeito!

Giordano e Giuseppe são irmãos gêmeos idênticos, mas cada um tem uma vida bem diferente: Giordano é um homem sério, possui uma das mais altas patentes do exército, sendo o chefe da Guarda Real de Nápoles. Giuseppe, agora conhecido como o poeta Arrabal é o chefe de sua trupe de teatro La compagnia di Teatro I Trovatori Del Re. Apesar de não possuírem os mesmos interesses, Luigia irá balançar o coração dos irmãos Romanelli.

Porém, um evento ocorrido na infância, ainda é causa de muita dor, principalmente para Gioconda, a mãe deles, que sofre dos nervos após dar à luz aos filhos e só piorou após os meninos brigarem pelo boneco Il feroce Saladino.

A autora consegue nos transportar para Itália, descrevendo cada detalhe que me deixou impressionada, consegui sentir o cheiro do macarrão sendo preparado na rua, a magia que todos falavam quando encontravam com Arrabal, o campo de batalha, as noites frias do acampamento, e a vontade voltar ao passado foi grande. As palavras em italiano só fizeram com que a leitura ficasse mais rica e prazerosa, mesclando com o cenário napolitano realmente nos transportando a Nápoles do século 18. O jeito como ela descrevia as apresentações nas praças, e a magia do teatro e de Arrabal foi muito encantador.

Falando em magia, o jeito como cada personagem da trupe conheceu o poeta foi lindo também. Todos estavam passando por um momento difícil de suas vidas, Mamma era rejeitada pelo marido e pela filha, Vincé era um alcoólatra, Gigi era um franciscano que tinha vontade de escrever opera, Francesca era uma menina de rua, Dottore era um médico, então Arrabal surge em suas vidas como se fosse a luz que eles estivessem procurando por tanto tempo. Todas as cenas deles são incríveis, Mamma dando tapas nos colegas, Francesca fazendo de tudo para Arrabal lhe dar um beijo, Vincé e Dottore discutindo, não tem como não rir.

Sem contar Caterina, a costureira cega, que depois faz parte da trupe e também Vittoria, a marquesa que depois de uma noite com Arrabal, decide se juntar à trupe e seguir seus sonhos, inclusive descobrindo seu dom de escritora. O livro também mostra sobre as classes sociais, o público que a trupe se apresentava sempre para os pobres, a elite virando os olhos para eles, Vittoria sendo mal vista pela sociedade depois de abandonar tudo para seguir com a trupe.
Acho que uma das partes mais bonitas do livro para mim, foi quando Giordano e Vittoria estão conversando na taverna, e ele conta para ela sobre a vontade de ser como o irmão de declamar poemas, de ser mais livre para se expressar. O livro toca, ao falar sobre as escolhas que tomamos na vida, e como as pessoas ao nosso redor nos influenciam. Apesar de Giordano amar os campos de batalha, a preparação, os treinos, ele também queria uma atenção especial que a mãe tinha com o irmão, por mais orgulho que o pai tivesse dele, o “e se” sempre falava mais alto.

Eu me derretia a cada declaração de amor feita, um poema, um olhar, e aquela agonia de saber quem Luigia iria escolher: Giordano ou Arrabal, já que com cada um ela se sentia completa de uma forma diferente. Eu leio esse livro todo ano, e mesmo sabendo o que acontece, não consigo escolher qual irmão gosto mais. O herói ou o artista, o prático ou o impulsivo, ter a certeza de tudo ou o inesperado…

O final é incrível, eu nunca poderia imaginar algo assim, e a autora conseguiu escrever sem deixar a história estranha, contando sobre certos acontecimentos que ocorreram para deixar a história completa. Só sei que depois desse livro, todos possuímos várias personas, e a cada situação colocamos ou não nossas máscaras. Descobrimos novos dons, que nem sabíamos que tínhamos. Às vezes precisamos que alguém entre em nossa vida para nos mostrar.

site: https://www.pinotgirl.com/post/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capit%C3%A3o-marisa-ferrari
Maria Tereza 23/08/2021minha estante
Também comprei numa feira e paguei 10 reais hahaha quando terminei, desejei ter pago pelo menos uns 40! Ô livro bom!!

Catharina61 06/09/2021minha estante
Com certeza!!!

RUDY 29/06/2014

Resumo sinóptico
Cidade de Nápoles, ano de 1707... Gioconda ainda jovem apaixonou-se por Carlo Romanelli e com ele casou-se e teve gêmeos: Giordano e Giuseppe. Idênticos em aparência, porém totalmente diferentes de alma.

Giordano era o orgulho do pai, tornou-se capitão-chefe da Guarda Real. Tem como missão proteger o Rei.

Giuseppe/Arrabal tem espírito aventureiro. É ator de coração limpo, puro e de alegria contagiante e viaja com sua trupe, apresentam-se em praças, castelos da região e onde são convidados. Leva consigo Il feroce Paladino, marionete construída por seu avô Cosimo Salvatore que fazia diversos bonecos.

Os irmão apesar de não serem muito amigos, vivem um acordo tácito e respeitam o espaço um do outro. Tem duas coisas em comum: o cuidado constante com a mãe e o amor pela linda Luigia Romanelli.

Luigia foi prometida à Giordano e o admirava pela bravura, índole e equilíbrio, estavam noivos. Porém, ao assistir um dos espetáculos de Arrabal, ficou encantada e apaixonou-se por ele também. Amava a forma livre dele viver e declamar seus poemas.

Giordano vai para guerra e fica ferido gravemente ao tempo que Arrabal resolve partir e deixar Luigia ser feliz com o irmão. Luigia por sua vez estava com o coração dividido entre a obrigação de cuidar do noivo Giordano ou fugir com Arrabal...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/06/resenha-45-arrabal-e-noiva-do-capitao.html
Michelle 01/09/2022minha estante
vai pra wishlist

Adriana 23/03/2014

Surpreendente, Criativo e Envolvente
Foram tantos sentimentos contraditórios durante a leitura desse livro! Eu o escolhi como próxima leitura assim que peguei na mão pela primeira vez por dois motivos: Porque achei a capa simplesmente perfeita e porque se passava em Nápoles no século 18. ( Amo histórias que se passam na Itália)
Logo de cara gostei da escrita da autora Marisa Ferrari (Achei que fosse italiana, mas é Brasileira) e tive aquela sensação de "há! acho que encontrei um livro que vou gostar".
Lá pelo meio do livro eu estava tão envolvida pelo capitão Giordano e tão desapegada do protagonista Arrabal - que não me cativou tanto - que acabei tendo minhas dúvidas se iria gostar do livro. Também fiquei com um pouco de raiva de alguns personagens e realmente não entendia as ações deles, cheguei a pensar que a autora tinha perdido o fio da meada e que as coisas estavam confusas e desconexas, porém quando o livro acabou o final foi tão surpreendente e criativo, que por fim, amarrou todos os pontos que eu achava que estavam soltos.

site: http://hobbyecletico.blogspot.com.br/2014/03/arrabal-e-noiva-do-capitao-marisa.html

Fernanda 05/04/2014

Resenha: Arrabal e A Noiva do Capitão
Resenha: “Arrabal e a Noiva do Capitão”, de Marisa Ferrari, proporciona aos leitores visões sensatas e objetivas a respeito da história irreverente e dos próprios personagens. A autora expõe pontos de vista interessantes sobre a trama, que é ambientada em Nápoles, século XVIII.

Gioconda deu a luz a gêmeos e Carlo Giacomo Romanelli não pôde ficar mais emocionado. O tempo passou e Giordano e Giuseppe começaram a demonstrar seus momentos de fúria, brigas, contratempos e, as vezes, algumas risadas de descontração. Trinta anos depois a preocupação constante era somente da reaproximação dos irmãos e dos tumultos que poderiam causar. Teresa Mosso trabalhava para a família e entendia de perto toda a angustia e desespero deles.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Arca Literária 03/05/2014

Arrabal e A Noiva do Capitão
Hoje temos mais uma resenha chegando no blog. O livro que vamos conhecer é Arrabal e a Noiva do Capitão da escritora Marissa Ferrari. Esse livro nos foi enviado pelo book tour organizado pelo blog Arca Literária.

Nesse livro vamos conhecer a história de dois irmãos gêmeos, Giordano e Giuseppe. Eles eram meninos normais cada um com sua característica. Giuseppe gostava das artes, de declamar poemas, brincar com marionetes, etc. Giordano era mais comedido aos esportes praticava esgrima, manejava muito bem uma espada, mas também amava as artes. Só que o problema era que seu pai não gostava disso e ele por medo de o decepcionar, se esqueceu dessa parte de sua vida.

Já grande os dois enveredaram por caminhos diferentes. Giordano se tornou o Capitão da guarda do Rei e Giuseppe se tornou Arrabal um conhecido ator de teatro. Para a família Arrabal estava morto e isso magoava sua mãe que já tinha problemas de nervo. Giordano era o orgulho do pai, pois se tornou o homem que ele desejava.

Arrabal tem uma trupe, se apresenta em vários lugares com alguns atores que ele ao longo da estrada recrutou. A trupe era composta pela Mamma uma senha que se tornou a mãe de todos, Dottore, um médico que Arrabal conheceu. Francesca uma menina ao qual Arrabal a resgatou das ruas. Vincé um senhor que conheceu Arrabal na estrada e o seguiu. Giggi um franciscano que fugiu do monastério para segui-lo e depois mais tarde na história entra Vittoria, uma marquesa que abandona tudo pra segui-lo e Catarine que é cega e passa a também seguir a trupe.

Arrabal é o centro das atenções. Todos o admiram e confiam nele. Para eles, Arrabal é o seu porto seguro. Mesmo na fome, no frio nas adversidades ele está ali para confortar a todos.

O livro gira em torno dos dois irmãos. E um dado momento do livro eles se apaixonam pela mesma mulher, Luigia. E isso vai abalar todas as estruturas.

A história é muito interessante, se passa no século XVII e tem uma linguagem bem típica da época e ainda misturado com o italiano. Às vezes me embolava nas pronuncias, pois a autora na colocou tradução para elas, mas isso dá pra relevar.

Os temas abordados no livro é as escolhas que fazemos para nossa vida. Se devemos seguir o nosso coração ou ser o que os outros querem. Vemos como era tratados os artistas naquela época, uma profissão muito desvalorizada. Que só se conseguia seguir se fosse por amor.

A todo momento vamos a luta de Arrabal e o Capitão por Luigia e pela sua vida no geral. Ambos eram atormentados por fantasmas do passado. Eu sinceramente não consegui escolher um personagem favorito.

O final foi o que mais gostei, pois a escritora nos surpreende de uma forma maravilhosa. Eu nunca conseguiria imaginar um final como aquele. Ela soube fechar todas as brechas no trazer uma obra completa.

Super recomendo o livro e digo que vocês vão se surpreender ao lê-lo.

________________

Resenha de Suelen Fernandes, resenhista do Arca Literária e do Blog Era Uma Vez o Livro

site: http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

BEmpoeirada 01/06/2014

Às vezes que queremos e o que temos que fazer nos divide em dois
Eis aqui um livro que me pegou de calças curtas, de um jeito muito positivo, porque diferente do que o título e a capa me levaram a deduzir, essa não é uma história de amor romântico (embora tenha um pouco disso), mas antes disso, fala da busca que fazemos por nós mesmos, para descobrir quem somos e se temos coragem de ser quem queremos ser. E também de como todos usamos nossas máscaras e quão profundo podemos tocar a vida uns dos outros, mesmo que seja com apenas uma de nossas facetas.

Arrabal e a Noiva do Capitão conta a história dos irmãos gêmeos Giuseppe e Giordano, e a narrativa, feita pelo narrador-observador, vem da Nápoles do século 18. Os irmãos têm tudo aquilo que faz qualquer garota suspirar: beleza, dinheiro, status e pegada (e em dose dupla), mas suas personalidades são completamente diferentes.

O jeito alegre, espontâneo e otimista de Giuseppe desperta o descontentamento recíproco de Giordano, sério, pragmático e cumpridor do dever, o que os afasta de tal maneira que se torna impossível dividirem o mesmo espaço. O que ambos ainda têm em comum é o inconformismo com a vida da forma como ela é levada, os nobres vivendo daquilo que a plebe produz. Mas enquanto Giuseppe, já então Arrabal, tido como morto pela família e líder de uma trupe itinerante, usa seu inconformismo para revolucionar o teatro da época, Giordano, capitão-chefe da guarda do rei e o predileto do pai, se força a esconder sua indignação como se espera de um homem em sua posição, e a acatar as decisões que são tomadas por ele. Até que ele se vê obrigado a casar com Luigia di Medinacelli, alguém que, muito recentemente, “interrompeu o ritmo do universo” de Arrabal. E foi aqui que minhas expectativas foram por água abaixo, e eu me peguei enredada na história sem ter ideia de onde ela ia parar.

O meu porém para esse livro é a narrativa. Eu achei que acontecimentos foram narrados de forma muito breve e superficial, como se a história tivesse sido originalmente escrita para ser encenada, o que é compreensível se considerarmos que a autora cria roteiros para cinema e teatro, mas creio que por isso custei a simpatizar com os personagens, como se estivesse sempre aguardando que eles ganhassem vida. Entretanto, quando o ponto-chave da história saltou do livro e riu na minha cara, simplesmente deixei de me importar, pois é aquele tipo de livro em que não ter o que se espera fez toda a diferença, mesmo quando percebi estar torcendo por uma mulher que não tinha nada a ver com a noiva do Capitão. Vale a leitura.

site: http://bibliotecaempoeirada.com.br/2014/04/resenha-arrabal-e-a-noiva-do-capitao-marisa-ferrari/

silviacrika 04/06/2014

Iniciei o livro e a história estava muito confusa e foi uma tortura continuar, mas no meio do livro tudo melhorou.
A história eh contada como uma novela. Tem centenas de capítulos( exagero)..mas demora muito pro enredo tomar corpo, depois disso ..a história fica empolgante e eu não conseguia largar até ler o final.
Conta sobre uma trupe de circo e seu mentor. Esse tem um irmãos gêmeo.
Acabam se apaixonando pela msm garota e aí q td o embate se inicia.

Fabiana Strehlow 21/07/2014

Arrabal e a Noiva do Capitão
Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região.
De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época.
Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli...
Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18.
Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.

Arrabal e a Noiva do Capitão conta a história dos irmãos gêmeos Giuseppe e Giordano, na Nápoles do século 18.
Os irmãos são belos, inteligentes e possuem personalidades marcantes, embora sejam completamente diferentes.
Giuseppe é alegre, espontâneo e otimista.
Giordano, por sua vez, é sério, poderoso e influente.
Essas diferenças afastam os irmãos de tal maneira, que se torna impossível dividirem o mesmo espaço.
O problema dos dois irmãos reside na família, onde possuem uma mãe doente por conta de um grande segredo, um pai autoritário e que nega a existência de Giuseppe.
O que ambos possuem em comum, é o fato de não se conformarem com as desigualdades e injustiças sociais. Mas, por que será?
Enquanto Giuseppe, ou poeta Arrabal – seu nome artístico -, é líder de uma trupe de teatro itinerante, revolucionando a cultura da época com as apresentações do seu grupo; Giordano, é o capitão-chefe da guarda real e o predileto do pai, possuidor de um comportamento exemplar, de acordo com um homem na sua posição, até que se vê obrigado, por questões políticas, a se casar com a jovem viúva, Luigia di Medinacelli .
E é aqui que a história começa, a expectativa aumenta e conduz-nos lentamente para um final que corre o risco de nos surpreender, no meu ponto de vista, por sua forma ilógica.

O meu porém para esse livro é a narrativa.
No início do livro nos deparamos com uma espécie de linguagem coloquial, o que até pode fazer algum sentido, pelo fato da história se passar no século XVIII, mas é bastante incômodo, principalmente se levarmos em conta que o livro acabou de ser editado.
Outro fato que dificultou o andamento da leitura, foi o excesso de expressões em italiano, pois é preciso que se tenha uma certa familiaridade com este idioma para poder aproveitar.
E ainda, infelizmente, há graves e diversas falhas na revisão.
Mas, mesmo assim, vale a leitura!

site: http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/07/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

kleris aqui, @amocadotexto no ig 26/08/2014

A Marisa me pegou. Melhor, a mulher me derrubou!
Oggi passeggiamo attraverso l'Italia napoletana! Si prega di consultare google traduttore. Voltarei a ressaltar esse ponto.

Arrabal e o capitão são irmãos gêmeos, vivem suas vidas de acordo com seus anseios, sem um tocar na imagem do outro. Arrabal é Giuseppe, um artista, um poeta, um ator da região, que encontra nas artes a verdadeira paixão de ser e viver; na outra figurinha, o capitão é Giordano, aquele mais sério, que preza pela lealdade e responsabilidade que é trabalhar na guarda real.

Com artimanhas, eles dão um jeito de nunca estar no mesmo lugar e assim evitar maiores desgraças para a família Romanelli – para o pai, Carlo, que nega a profissão (e presença) de Giuseppe; para a mãe, Gioconda, que sofre dos nervos. Ao que parece, algo desandou nessa família e separou os irmãos de vez. Isso até a trupe de teatro reaparecer na cidade na mesma época da volta da guarda real e Luigia Di Medinacelli se encantar por esses belos ragazzi.

"Giordano não desviava dela os olhos, podia sentir. E então Luigia, desistiu de recuar. Desejava também ela olhar os olhos e foi o que ela simplesmente fez.
— Desculpe-me – Luigia iniciou, sorrindo – mas preciso lhe fazer uma pergunta.
— Se eu puder responder.
— Conheci um homem na semana passada... – decidindo ir direto á questão, perguntou: — O senhor tem um irmão gêmeo?
Giordano estacou. Luigia não compreendeu quando ele começou a rir de forma sarcástica. Ele novamente, ele pensou. Não adiantara permitir que ele vivesse a vida que desejava; não bastava protegê-lo com seu silêncio dos olhos do pai. Lá estava ele novamente se interpondo entre Giordano e o que de sincero pudesse desejar."

Acontece que as famílias queriam rearranjar Luigia – jovem, viúva e sem filhos – com Giordano, mas não podiam contar que ela teria suas preferências, seus ideais. Conhecera Arrabal, o poeta, numa noite que escapou para ver o teatro de praça, e então, sendo a única que o vira sem máscara, fica num dilema, pois também começa a gostar deste homem que lhe destinaram a marido.

Transportada para o século XVIII, fui arrebatada por muitas personalidades napolitanas. Confundi várias delas até pegar o jeito de cada um. Com jeitinho e onisciência, Marisa vai nos apresentando a eles ao longo de toda a narrativa, pois cada um tem sua história e seu momento.

Por outro lado, houve outros instantes em que “me perdi”, mas não era por não reconhecer as figuras em cena ou mesmo por não entender os acontecimentos. Me senti sem foco. Embora tenha gostado muito da ambientação e das tramas paralelas, o ponto em que a Marisa queria chegar era muito nebuloso para eu adivinhar, as coisas aconteciam, revolviam, iam de um lado para o outro e eu não via onde ia dar. Foi estranho porque realmente parecia não ter foco a história. Parecia até que a principal era mal aproveitada. Parecia.

Aí a Marisa me pegou. Melhor, a mulher me derrubou!

Gostei bastante. Um livro pretensioso sem ser exagerado, rico em detalhes e histórias, dados seguros e pontuados. A desenvoltura é ótema e de diversas abordagens – máscaras pessoais e produções artísticas são os pontos altos.

"— A máscara. Por que não a tira? Deve ser incômodo.
— Ah, a máscara... A máscara, claro! Não, marchesa, ao contrário! Esta máscara é, digamos assim, parte de mim. Estou tão habituado a usá-la que quando tenho de tirá-la é como se tivesse arrancando parte de meu rosto."

Mas tem outra coisa que devo mencionar: a edição.
A capa faz parecer que é um romance histórico bem clichê, que resume a história em um triângulo amoroso de uma mulher e dois irmãos que não se gostam. Não dei muito por ter a figura da mulher na capa, acho que concentra esse clichê desnecessário ao contexto – minha opinião pode estar comprometida nesse sentido por eu não gostar da personagem Luigia (sou mais a Vitty), mas talvez isso também seja outros quinhentos.

O que me incomodou de verdade foram as passagens em italiano (e umas poucas vezes em francês). Longe de mim desmerecer o trabalho da Marisa e da produção nesse quesito, só acho que isso exige um pouco do leitor sem ceder um apoio. Eu sei que muitas pessoas não gostam de notas de rodapé ou explicativas, porém, nesse caso, acho que seriam bem necessárias.

"Arrabal enlaçara Vittoria, suavemente, pela cintura. A marquesa podia sentir nele cheiro de flor, de terra molhada. Podia ver agora de perto seus olhos iluminados por entre as frestas da máscara, olhos de um azul mediterrâneo intenso. Era lindo, másculo, delicadamente sedutor.
— Só Arlecchino pode levá-la aonde deseja ir.
— Por que supõe que desejo ir a algum lugar? – articulou ela, com esforço.
— Está escrito em seus olhos. Pulsa em sua respiração – disse ele, começando a desfazer-lhe o laço do vestido. – Chi desidera sognare i miei sogni? Chi desidera i miei sogni da sognare?"

Nem sempre havia no texto corrido a tradução das expressões e por isso passei a leitura toda com um app do Google Tradutor do lado (o que não me garantia muito, vide a menção que fiz lá em cima). Para o contexto do livro, essas passagens eram um toque bem legal. Às vezes davam até uma impressão de ser traduzido.

É certamente um livro que eu gostaria de ler uma continuação, pois deixa uns panos pra camisa (não pontas soltas), mas ele como único, eu posso aceitar. Fica a dica, moça Marisa, vai que spin-offs calhem de vir. Adoraria saber de outras aventuras da trupe (saudades já) – principalmente da Vittoria (já disse que gostei mais da Vitty?) – e mais do destino sobre essa escolha que o livro guarda.

Deixe uma leitora sonhar...

site: http://www.dear-book.net/2014/08/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Fernanda 26/10/2014

Olá, leitores lindos! Como estão?

A resenha de hoje é do livro Arrabal e a Noiva do Capitão, da nossa parceira Marisa Ferrari. O livro dela foi lançando pela Novo Conceito e teve os direitos autorais comprados pela TV Globo e será a mais nova minissérie que veremos nas telinhas. Espero assistir, pois achei a história super gostosa de ler e os personagens são lindos e cheio de histórias para contar, cada um a seu modo.

A trama deste livro é muito divertida. Romântica, mas cheia de dores também. Arrabal é um homem que vive do teatro e ao longo dos anos buscou por pessoas diferentes para montar sua trupe. As pessoas mais improváveis e destinadas ao fracasso foram às escolhidas para se juntar a ele. A história se passa em uma épocaem que os ricos tinham em suas mãos o poder e os menos favorecidos eram vistos como reles plebeus que de nada valia para a sociedade.

A trama nos transporta para Nápolis em pleno século 18, onde os irmãos gêmeos Giordano e Giuseppe levam suas vidas de forma totalmente distinta. Enquanto Giordano é orgulho do pai, por ser o capitão-chefe da guarda do rei. Giuseppe é um ator sonhador e leva sua vida de forma a trazer a alegria e a magia do teatro aos palácios e praças das cidades.

Dois irmãos idênticos, que nunca se deram bem, mas sobrevivem em um acordo de cavalheiro para que nenhum interfira na vida do outro, mas o destino resolve brincar com ambos e coloca na vida deles uma bela mulher, Luigia. Ela é formosa e nada se parece com as damas que levam uma vida submissa a seus rudes maridos e sem o mínimo de carinho. Ela está disposta a lutar contra todos para ter o seu tão sonhado amor.

Quando conhece Arrabal ela se apaixona de imediato e ele não consegue mais tirar os belos olhos dela da mente. Mas o que ambos não imaginavam era que o pai de Luigia arrumaria para ela um noivo, e este noivo nada mais é que Giordano. A princípio, nenhumdos dois queria saber de noivado, mas quando se encontram as coisas passam a ser completamente diferente. Giordano não quer se casar, pois sempre esta na guerra lutando para defender o rei, e jamais quer deixar para trás uma família, uma esposa para sofrer e chorar por ele. E Luigia não quer se casar, pois já ama outro homem.

Mas, o que nem eu e nem você leitor espera é a loucura total que é o final deste livro. Quando cheguei no fim percebi que a Marisa nos da muitas pistas no decorrer da história para desvendarmos o final da trama, mas nunca iremos imaginar tal coisa paraentão, prestarmos atenção nas pistas deixadas. Não pense você que este livro é composto por um triângulo amoroso qualquer. Não se engane como eu, pelo que o nome lhe diz. Leia imaginando que o final vai te deixar surpreso e achando que os personagens são todos uns loucos completos e você um desatento por não ter percebido onde isso ia acabar.

A Marisa está de parabéns por esta narrativa impressionante e por ter criado personagens tão malucos e apaixonantes como o deste livro. Os componentes da trupe do poeta Arrabal, são divertidíssimos e barulhentos risos!- eles são aquele tipo de gente que falam todos ao mesmo tempo e vivem brigando uns com os outros.

Claro que preciso dizer que me senti enganada ao final do livro pelo desenrolar da narrativa. Não estava esperando os acontecimentos quando, puf,eles caíram na minha frente, só fiquei pensando na sacanagem que foi risos!

site: www.amorliterario.com

Paloma Casali 19/11/2014

Arrabal e a Noiva do Capitão - Marisa Ferrari - Editora Novo Conceito - Blog Ilusões Noturnas
Minhas impressões:

Arrabal e a noiva do Capitão foi uma leitura que me surpreendeu, e confesso que gostei muito do livro, apesar de, em alguns momentos, ele não ter me empolgado, entretanto acho uma leitura válida, devido a lição que ele passa para o leitor, e, também, pela estória.

Quando eu falo que em alguns momentos o livro não me empolgou, uma parcela de culpa é minha, pois eu tirei conclusões precipitadas (o velho preconceito), e por causa do título, da capa e da sinopse (que, quem já leu alguma resenha minha, sabe que eu não gosto muito delas, por achar que revelam demais – o que, confesso, não ocorreu neste caso), eu fixei o pensamento de que teria muito romance e drama no livro. E, apesar de ter ambos, o livro não é literalmente sobre isto, mas sim sobre se conhecer, sobre ter coragem de sermos quem queremos ser, e sermos felizes nos aceitando como somos – por isto disse que o livro me surpreendeu.

A outra parcela de culpa foi por causa do livro - acho que em determinados momentos poderia ter tido mais ação, na minha humilde opinião um pouquinho de mais movimento teria deixado o livro na medida ideal.

Arrabal e a Noiva do Capitão conta a estória de dois irmãos gêmeos que apesar de não conseguirem conviver, um não pode existir sem o outro. Giuseppe e Giordano – homens lindos, com personalidades super diferentes, porém fortes.

Giuseppe é um poeta, o poeta Arrabal; é sonhador; vive livre; divertido; espontâneo; irradia alegria por onde passa; tem a capacidade de ajudar as pessoas, fazendo florescer nelas o que há de melhor em seus espíritos, qualidades e coragem que nem elas próprias imaginavam que tinham.

Giordano é o valente, o lutador, o herói, confiante e confiável, honrado, mas sério e pragmático – acaba sendo mais difícil de conhecer os sentimentos dele de imediato, mas com a leitura percebemos que ele tem um coração enorme, eu diria até que ele é altruísta, e esta é uma qualidade difícil de se manter.

Confesso que se fosse para escolher um, não saberia quem – iria querer um pot-pourri dos dois, e tenho certeza que essa mistura seria o homem ideal da maioria das mulheres (principalmente o meu ahahahhah).

A trama envolve algumas pessoas e as estórias por traz dessas pessoas - a mãe dos gêmeos lindos, a trupe de teatro (grande parte da estória se passa ao redor dela), o pai deles, Tereza (é uma segunda mãe para os gêmeos)... mas principalmente Luigia – em Arrabal e a Noiva do Capitão é como se tivessem vários personagens principais.

Luigia é o ponto-central da trama – é por causa dela que os irmãos se reencontram e se enfrentam; enfrentam seus medos e desejos; e realmente decidem sobre o futuro, sobre quem são, sobre a felicidade.

“- Mas eu amo os dois! – disse alto. – Eu admito! Essa é a verdade! Eu amo os dois! Não sei como é possível, mas é o que sinto! Amo vocês dois de maneiras diferentes, porém com a mesma intensidade! [Se fosse eu, também, amaria os dois]
Giordano fechou novamente a porta, sem se virar para ela.
- Admiro você, respeito-o, tenho-lhe confiança, total confiança, que não nutro sequer pelo meu pai. Meu falecido marido era um canalha, todos sabem! Então, quando meu pai me falou sobre você e sobre esse novo casamento arranjado, pensei que ia conhecer um tipo desprezível outra vez, ao lado do qual eu teria de passar o resto da vida, a quem teria de submeter minha vontade de novo. Mas então era você. Honrado, reto, digno, cheio de coragem. O homem mais nobre que conheci na corte. – Giordano sentiu o coração se desmanchar e instintivamente afrouxou a mão em torno da maçaneta. – E com Arrabal... – continuou Luigia – ... bem, com ele é outra coisa. Com ele eu posso sonhar. Ao lado dele sou livre como nunca fui na vida. Posso rir alto, brincar como uma criança sem modos, sem me preocupar com protocolos, boas maneiras, com o que é de bom-tom – ironizou. – Não sou obrigada a desempenhar nenhum dos papéis que destinaram a mim. Com ele, não há convenções. O certo é o que dita o coração! Ele me aceita e não pede nada em troca além do meu amor! E mais: estar ao lado dele foi uma escolha minha! A primeira e livre escolha que fiz na vida!
- Você não precisa me dizer mais nada – disse Giordano, com a voz enternecida.
- Mas por você... – Luigia continuou como se não o tivesse ouvido - ... por você sinto essa paixão que me apavora. Você sabe, eu sei que sabe. Por você tenho esse sentimento avassalador que me mostra a mulher que eu nem sequer sabia que existia em mim – e prosseguiu, após ima pausa, desistindo da escolha de palavras: - De alguma forma, ceder a tudo isso me dá a sensação de me perder e nunca mais me reencontrar. É como se, de tão forte, isso me dragasse até me fazer desaparecer. Não sei explicar muito bem.” – Pág. 322

O livro se passa em Nápoles, no século 18, e faz nossa imaginação viajar bastante por aquela época, principalmente devido a forte presença da trupe de teatro e a forma como eles viviam.

Achei a capa do livro muito linda; a diagramação, fonte e tamanho da letra, também; o livro traz uma narrativa poética, narrada em terceira pessoa, algo que no início eu estranhei um pouquinho, por estar mais acostumada com leituras mais práticas e diretas, mas depois, comecei gostar, mesmo achando que tinham mais erros do que o esperando.

Enfim... indico de verdade o livro! O clímax dele me surpreendeu muito mais do que muitos livros que eu gostei desde o início – e fiquei muito feliz por ter aprendido a gostar da leitura.

Ahhhh.... recentemente saiu a notícia de que Arrabal e a Noiva do Capitão será adaptado, pela TV Globo, para uma minissérie.
Veja a notícia: http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/09/tv-globo-vai-adaptar-o-nacional-arrabal.html

site: http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/11/resenha-arrabal-e-noiva-do-capitao.html

Laiz 30/12/2014

Me surpreendeu
Quando vi esse livro me interessei por ele por ser um romance épico e por se passar em Nápoles na Itália.
Gostei bastante da narrativa da autora por ser simples mas ao mesmo tempo envolvente.A história é narrada em terceira pessoa e explora a cultura de Nápoles,a dificuldade em se fazer arte naquela época e os conflitos pessoais de cada personagem.Cada personagem é descrito de uma forma peculiar e cada um tem um papel de importância no contexto da história.
Quem gosta de romance de época e de histórias com finais bem imprevistos vai gostar desse livro.

Eri Guimarães 16/02/2015

Dois Homens. Uma Mulher. Uma Escolha
Olá Galera BLA!

Hoje no nosso “Cantinho Brasuca” temos mais um livro em parceria com o Blog Tô Pensando em Ler. Esse livro eu conheci na 23ª Bienal Internacional de São Paulo e no final de 2014 foi anunciado que ele viraria minissérie da Rede Globo. Com isso minha curiosidade foi para as alturas.
Para quem me acompanha há mais tempo, sabe que sou louca por livros que tem a Itália como cenário, assim como adoro histórias de época. E também sou louca por tramas envolvendo gêmeos. E “Arrabal e a Noiva do Capitão” é simplesmente tudo isso e um pouco mais.
Giordano e Giuseppe Romanelli são gemeos identicos. Vindo de uma familia tradicional e nobre de Nápoles tiveram uma infancia tranquila. Apesar de sua mãe sofrer dos nervos e do pai com espectativas exigentes, os dois tinham um futuro todo promissor pela frente.
Giuseppe se tornou um pária para sua familia por ser um espirito livre. Um ator, empreendedor das artes, chefe da Trupe La Compagnia di Teatro I Trovatori Del Re! Com seu carisma conseguiu atrair pessoas simples e as transforma-las em artistas, em sua nova familia. E assim, deixou seu nome para trás e adotou o pseudonimo Arrabal.
Em contrapartida, Giordano se tornou capitão-chefe da guarda do rei. Sério, compenetrado. É o sonho e o orgulho de seu pai sendo realizado. Giordano é o completo oposto de Arrabal, por muitos é considerado uma pedra de gelo, gentl, mas muito frio.
Há mais de dois anos o destino dos dois irmãos não se esbarrava. Pela primeira vez em todo esse tempo os dois estão em Nápoles e tudo seria tranquilo, se eles não tivessem conhecido Luigia di Medinacelli.
E a partir do momento em que os dois irmãos colocam seus olhos sobre a jovem Luigia, o destino deles terá uma reviravolta que nenhum deles poderia imaginar.
A narrativa da Marisa Ferrari me surpreendeu, ela tem um ar de passado, como algo escrito no século XVIII. A descrição de Nápoles, sua cultura, comidas é algo tão real, que a imaginação não teve problema em criar os cenários.
E os personagens saltaram do papel. Cada um, desde os protagonistas até os secundários, pulsavam uma energia que me surpreendeu. Cada um teve uma importancia na trama e se fizeram necessários.
A trama em si foi muito bem amarrada. Pra mim não chegou a ser surpresa como terminou, mas foge muito do previsivel. Gostei da forma como tudo se desenrolou e principalmente das explicações.
O trabalho de pesquisa da autora é admiravel. Depois de ler fui pesquisar um pouco e percebi que ela se embasou bem na História. O que deixou a leitura muito mais empolgante.
E agora estou completamente ansiosa para ver como essa história intensa, cheia de cor, artes, musica, e a tensão entre o amor de dois irmãos pela mesma mulher traduzido na minissérie.
Se você quer uma história que te faça pensar, suspirar, e se encantar com outra época “Arrabal e a Noiva do Capitão” é o livro certo. Super recomendo!

site: http://literalmenteamigas.com.br