O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Fabio293 21/04/2021

Cansativo
Achei interessante e cansativo ao mesmo tempo. Em determinado momento da leitura só queria terminar e passar para o próximo livro.

Caroline.Almeida 21/04/2021

Interessante
Eu sempre pensei que esse livro fosse algo mais puxado a auto ajuda, o porque disso eu não faço ideia.

Mas esse livro me surpreendeu pelo fato de abordar a física de um jeito bem leve, com muitas figuras e um dicionário ao fim do livro.

Recomendo a todos, pelo menos aos que se interessam em saber mais sobre física.

MrkFloripa 13/04/2021

Única chance de entender o Sheldon
Esta é a única chance que você terá de entender algumas das teorias do Sheldon do The Big Bang Theory.
E muitas outras teorias científicas de ponta compreensíveis para muito poucos até o Stephen Hawking esmiúça-las para todos

Nado 07/03/2021

Esse livro pode ser interpretado como um agradável exemplar da disciplina de Ciências do colégio. Toda a genialidade e peculiaridade de Hawking se faz presente do início ao fim, o que deixa a leitura bastante agradável através de grandes descobertas.
Toda a obra conta com a personalidade e carisma do autor que permeiam todas as páginas. Ele consegue guiar o leitor por várias facetas do universo, desde o micro ao macrocosmo. Além disso, o físico traz à tona as suas teorias grandiosas que lhe renderam a produção de inúmeros artigos e a conquista de diversos prêmios.
O Universo Numa Casca de Noz mostra conceitos da física teórica e propostas simplificadas e objetivas de como o universo funciona. O leitor irá se deparar com teorias de astronautas sendo engolidos por buracos negros, viajantes do tempo e um dos temas preferidos de Hawking: a origem do universo e de tudo o que ele compõe.
Essa obra é uma leitura quase que obrigatória para todo amante da ciência que quer se aventurar um pouco sobre o curioso mundo da física. Aqui o leitor vai ter a certeza de que é muito mais interessante se aprofundar também nessas teorias, do que consumir apenas o que propõe o mundo da ficção científica.
O Universo Numa Casca de Noz foi uma leitura super fluida e agradável, uma vez que eu gosto muito de todo o tema que foi abordado. Recheado de ilustrações, gráficos, tabelas e diversos outros recursos visuais, esse livro se tornou um dos meus preferidos sobre o tema e que pode ser uma fonte de consulta constante. Essa é a segunda obra que leio do autor, do qual eu me considero um grande fã, tanto de seu trabalho quanto de sua história de vida.
Stephen Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 e nos deixou no dia 14 de março de 2018. Foi um dos maiores físicos teóricos de todos os tempos e considerado o maior gênio de sua geração. Hawking é conhecido por seus livros que ajudam a explicar os mistérios do universo para os leigos no assunto, graças a sua linguagem acessível sempre com apelos no mundo pop, o que o aproxima de todos os tipos de leitores

Vitor922 19/02/2021

Conteúdo maravilhoso, mas demasiado complexo
O Stephen Hawking tem uma forma impar de explicar temas complexos para leigos, mas mesmo com toda essa habilidade (e, absolutamente, não por sua culpa) esse livro ficou um tanto pesado e complexo. O livro de fato contém um conteúdo maravilhoso, mas infelizmente entendi pouca coisa. Mesmo eu tendo uma boa base (repito, base, e não um entendimento aprofundado) em física, foi fácil me perder nos raciocínios do grande Hawking. Não era de se esperar um cenário diferente rs.
Na minha opinião, essa tamanha complexidade deixou a leitura um pouco arrastada, mas isso também não é algo muito inesperado para um livro do gênero, ao meu ver.
No mais, recomendo a leitura, mesmo que provavelmente você não vá entender muita coisa (quem sabe?).

Roger Santos 18/02/2021

Interativo
Excelente leitura com bastante imagens para aqueles que, como eu, não entendem muito bem essas áreas da ciência em geral, leitura tranquila e com muitos pontos interessantes.

Nicholas 15/02/2021

Muito Didático
Professor Hawking consegue, de maneira muito prática, trazer teorias complexas da física moderna para analogias do nosso cotidiano. Mesmo assim é interessante que o leitor tenha consciência de que o principal fundamento da ciência é questionar, mas nem sempre ter uma resposta (pelo menos não de imediato).

O livro não tem uma definição pronta do que é o universo, mas nos dá algumas ideias dos caminhos que podemos seguir para chegarmos à explicação dele.

P.S. Professor Hawking tem um ótimo senso de humor :)

Andre24 08/02/2021

#DesafioSkoob2021
2 de 12
Um livro bem interessante. Pra quem acompanha canais de ciência no YT pode perceber que é esta a fonte de muitos dos tópicos que já foram exaustivamente trabalhados em vídeo. É um livro de grande importância científica e didática.

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Um dos livros mais sensacionais sobre as teorias universais que existe. Hawking consegue abordar conteúdos como a teoria M de uma forma sútil e inigualável.

jotaefesanchez 05/02/2021

Muito interessante
Há tempos eu tinha o interesse por está leitura, mesmo imaginando que não seria tá "fácil" como algumas resenhas sugeriam.

É um trabalho incrível, principalmente se considerarmos o carisma que o texto de Hawking exala.

Uma obra que trata de assuntos muito complexos e profundos da Física Teórica (que nunca, jamais, foi meu forte), mas que mesmo citando elementos e proposições difíceis para um leigo, permite a apreciação e nos dá (quase) uma sensação de que entendemos realmente o que ele se propunha a dizer.

lasthours 02/02/2021

Dentro da casca de noz
Nos dois primeiros capítulos temos uma introdução a algumas leis e descobertas do próprio Stephen, assim como Newton e Einstein, tendo suas teorias como base dos assuntos discursados nos capítulos seguintes, e esses dois, principalmente pra quem não tá familiarizado com assunto, são os mais difíceis e lentos de prosseguir.

Depois disso, passamos por o universo infinito (ou não?), o começo de tudo, viagens no tempo, relação espaço-tempo, evolução humana, a humanidade vai dar fim ao planeta ou o planeta vai responder a altura as ações humanas? 4 ou 11 dimensões? Em tempo que nos é explanado tantas informações e respostas surgem novos questionamentos.

Se você já tem familiaridade com o tema, a escrita do Stephen é muito clara e acessível mesmo nos assuntos mais complexos, acho difícil um livro que não posso ser recomendável.

Nimrod 28/01/2021

A Teoria de Tudo
Esse extraordinário livro te leva em uma viajem as fronteiras e mais além do mundo da física clássica até a quântica.
O amor e paixão de Hawking ultrapassam as barreiras do livro e toca o leitor de uma maneira única.
Conceituando o leitor nos dois capítulos iniciais e ramificando e aprofundando o assunto nos capítulos anteriores Hawking com sua maneira de falar faz a mínima pessoa com o interesse em física se apaixonar e acima de tudo compreender.
Um ótimo livro pra quem gosta ou gostaria de conhecer conceitos e teorias famosas da física, além de entendê-las de uma maneira fascinante com exemplos, gráficos e imagens para ajudar na compreensão.

cat 23/01/2021

Na minha opinião esse livro conseguir ser mais claro do que os que li anteriormente, talvez por ser bem mais ilustrado facilitando a visualização de alguns conceitos que ficam um pouco abstratos em palavras. "O universo numa casca de noz" tem seu foco na história do universo, seu passado, futuro e a expectativa de viagens no tempo.

Pedro Schabarum 11/01/2021

O universo é infinito ou simplesmente muito grande?
Esse livro é muito bom, descreve conceitos de física avançada de forma clara e simples, e, ao mesmo tempo, complexa. As gravuras auxiliam muito no entendimento das teorias e dos fenômenos físicos. Mesmo assim, foi como se meu QI diminuísse a cada página.