Rafa 08/03/2019
Muito mais que Qualidade, um programa para Sobrevivência Sustentável de Organizações
Quando se fala em Qualidade Total, logo pensamos em MÁXIMA QUALIDADE ENTREGUE AO CLIENTE, mas o TQC envolve todos os níveis de qualidade: satisfação das pessoas/"stakeholders" (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas, etc.), relacionado à aspectos de PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, MANUTENÇÃO, ESTRATÉGIA, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, RISCOS, etc.
Com o livro do mestre Falconi, o leitor consegue ter uma percepção da grandeza do TQC, seguindo os princípios japoneses de gerenciamento. Buscando melhorar todas as etapas ao longo do processo das organizações (vendas, pós vendas, produção, qualidade, compras, etc.). A qualidade total está intrinsecamente vinculada à satisfação das pessoas e sendo assim, o TQC necessita da estruturação de uma base cultural para sustentar toda a robustez deste programa. Para a implantação de um TQC, a ação deve ser TopDown, pois a participação/cobrança da alta-administração, são combustíveis primordiais para a sustentabilidade do programa e consequentemente da sobrevivência da empresa.