Boys Love

Boys Love Fabio Baptista...

Resenhas - Boy’s Love

Ana 05/06/2022

Popular e lindamente escrito
O gênero Boys Love é largamente difundido especialmente no Japão, em mangá. É conhecido também como yaoi, se não estou enganada, e em terras brasileiras muitos conhecem mais pelas fanfics em sites especializados, como o Nyah!Fanfiction, que já foi um sucesso na década passada, o popular Wattpad e o SpiritFanfics. Eu já havia lido anteriormente um outro volume dessa mesma coleção Boys Love, só que escrito por Dana Guedes, inclusive um livro igualmente bom do qual também já fiz resenha. Essa edição traz contos de vários autores, ornada de lindas ilustrações de Tanko Chan no estilo anime/mangá, e com enredos muito interessantes. Cada história possui um encanto particular, e algo que nos deixa reflexivos, tendo sempre como protagonistas personagens masculinos gays e seus amores, seus dilemas. O primeiro conto, A última troca, mistura o real e o sobrenatural, envolvendo temas como bullying, vingança e preconceito, numa história de lobisomem. O segundo, por nome A floresta branca, achei bem parecido com as lendas e histórias medievais. O terceiro conto, Sobre ele, é meio que uma distopia com alienígenas, cheia de elementos interessantes, contado em primeira pessoa por uma moça que apaixonou-se por um dos personagens. Gostei bastante de Sobre ele, e devo admitir que me fez chorar de verdade. O quarto conto, com o nome Reminiscência, fala sobre o amor entre dois cientistas e até sobre uma viagem no tempo, buracos de minhoca, etc. Muito legal. A fabulosa receita de Yoshi Koga teve um final fofo e feliz, que alívio. Não gosto de romances desse tipo com final trágico ou infeliz. O conto Alma Mecânica é muito triste mas... teve um final feliz a seu modo, e quem ler vai entender. Há também o conto Além da Fábrica, um amor proibido entre dois operários que me lembrou 1984, Nós e Admirável Mundo Novo. É distópico. Sensacional.
Ainda há mais contos no livro, mas não vou falar deles, senão a resenha ficará enorme. Por fim, concluo que essa edição de Boys Love foi uma das melhores leituras que fiz no primeiro semestre de 2022, e com certeza uma das melhores que já fiz na vida. Um livro despretensioso, bem escrito, e que cumpre seu papel de informar, denunciar a homofobia e o preconceito, e entreter com boas histórias recheadas de temas até mesmo de ficção científica. Simplesmente amei.

Lorena Miyuki 07/04/2014

Visualmente bonito
Essa foi a segunda coletânea do gênero que fiz questão de acompanhar de perto. A primeira, obviamente, foi a FLQueer, na qual participei no volume verde e fiz uma resenha aqui há um ano e pouco... tanto tempo!

Assim como na FLQueer, eu tinha expectativas imensas sobre esse livreto - e aí está um dos maiores defeitos da humanidade, né? A culpa é sempre da expectativa alta demais, que normalmente não é suprida... Mas vamos lá, vou falar um pouquinho de cada um dos contos, brevemente e sem spoilers, prometo. Lembro a todo mundo que sou crítica até no cotovelo (?) e que não pretendo magoar ninguém, só fazer uma análise mesmo e, pra mim, toda crítica é construtiva, ajuda a melhorar o autor se for bem pontuada :) não sou especialista tampouco, não estudei pra nada do que falo, é só experiência mesmo! Além do mais, sou bastante criteriosa quando se trata de uma "seleção" já que acredito que ela tem que passar por cima de todos os nossos gostos pessoais, bem ao estilo "imparcial" mesmo.

O prefácio é da Tanko, organizadora e dona do blyme yaoi, um dos (o?) maiores sites do gênero em língua portuguesa (esta sou eu falando, não pesquisei pra saber!), e é a parte mais interessante do livro. Sério. Pra quem estuda literatura e essas coisas, as informações que ela coletou e conseguiu resumir em 2 folhas são indispensáveis! Com certeza será material de referência pra mim mesma!

O resto da resenha está aqui: http://www.marcadocomletras.com/2014/04/review-boys-love-historias-de-amor-sem.html

site: http://www.marcadocomletras.com/2014/04/review-boys-love-historias-de-amor-sem.html

Adriana 03/05/2015

Blog Eu Insisto
"De modo geral, Boy’s Love me agradou muitíssimo, tanto como leitora, como amante de BL. Comprei o e-book pela Apple porque não queria esperar que chegasse na livraria. Esperei um pouco mais de ilustrações, e teria agradecido aos céus se fossem mais contos. Mesmo assim ganha nota máxima, e não, não sou suspeita de avaliar (hehe)."

site: http://euinsisto.com.br/boys-love-tanko-chan/

Anelise 25/08/2016

Resenha Boy's Love 1
Esse livro e o "sucessor" dele (que farei resenha depois) foram minhas alegrias da Bienal de 2015. Agradecimentos ao meu namorado que me mostrou. haha
Trata-se de uma antologia de contos com temática homossexual (como sempre falo aqui no blog: yaoi) que foi organizada pela Tanko Chan, dona do Blyme Yaoi.
No início do livro, temos o prefácio, explicando sobre o yaoi e o fujoshi e tudo o que engloba este universo, bem pincelado, mas que acaba com as dúvidas dos leigos e alegra e traz algo mais a quem já é fã.
O livro é um deleite para as fujoshis de carteirinha e uma boa pedida para quem quer conhecer o gênero. Vai agradar a ambos. Talvez alguns achem estranhos o uso de algumas coisas nas histórias, como a fantasia ou a relação extremamente descomplicada e em como os acontecimentos vão rápido, mas faz parte. Além de se tratarem de contos, é claro!
Com um total de nove contos, o livro é uma alegria a cada conto lido, que dá vontade de lê-lo novamente. São eles: A última troca; A floresta branca; Sobre ele; Reminiscência; A fabulosa receita de Yoshi Koga; Alma Mecânica; Além da fábrica; A última vez e Jaulas.
Todos os contos são muitos bons. Admito que de longe o meu favorito foi o Jaulas escrito pela própria Tanko Chan.
Teve uns dois que não gostei muito, ambos por causa do final. Achei um muito violento e sem sentido. O outro eu realmente não entendi. Juro!
Bem que eu queria falar de cada um dos contos aqui, mas eles são tão curtinhos que acabaria com a graça de cada um.
Mas amei os mistos de fantasia, magia, cyberpunk, viagem no tempo. Alguns dos contos me surpreenderam, tanto que eu terminei de ler sem nem acreditar no que tinha acontecido.
Sem contar com as artes dentro do livro, que foram feitas pela Tanko. É um desenho mais lindo que o outro e eles combinam bem com a história que ilustram. Eu amei o traço dela!
Sinceramente, era um livro que precisava existir para as fujoshis. Ele é muito bom! Com tudo o que mais gostamos, do jeito que gostamos. O melhor de tudo é que tem um segundo. hahaha
Não me arrependo de ter comprado e com certeza lerei cada um dos contos de novo, só para ter mais sangramento nasal ainda.

site: http://zodiacane.blogspot.com/2016/06/resenha-25-boys-love.html

Nat 29/06/2020

Um livro de contos que me surpreendeu. Logo no início tem o prefácio que explica o que significa o “ yaoi” e o “fujoshi”, o que vale muito para quem não conhece esse universo (como eu). Os contos são lindos, os personagens cativam e você acaba torcendo para cada um deles ficar bem. As ilustrações são outro chamariz para o livro, e eu recomendo demais.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/06/boys-love-tanko-chan-dll-2020.html

Chibi 05/04/2014

Empolgante e chorável
Parece que esse livro foi feito juntando ótimas histórias
baseado em um contexto fantástico e diferente, algo que eu
prezo muito é uma boa história que me chame a atenção pelo
contexto incomum e inovador. Além disso, a escrita indica o
trabalho que tiveram em buscar palavras rebuscadas e que ao
mesmo tempo transmitissem sentimento.
Empolgação, emoção, felicidade, tristeza e até raiva foram os sentimentos que me foram inspirados por sua leitura.
Cada história e cada escritor com sua devida particularidade
conseguiu fazer com que eu tivesse sentimentos divergentes
de paixão e raiva durante a leitura.
Mas isso só saberão aqueles que se aventurarem nessa leitura,
eu particularmente estou ansiosa por mais histórias como essas.
Uma escrita madura, não no sentido sexual mas sim na capacidade
de envolver o leitor mesmo sem agradar suas expectativas e
trazer histórias enfeitadas com finais felizes.
Eu admiro estes escritores por sua capacidade de escrever histórias
como estas e se arriscarem a receber críticas abertamente.
Parabéns autores, parabéns pessoas que contribuírem para a publicação
de mais uma obra maravilhosa e ainda melhor, nacional!

Alice.Livia 10/09/2015

Um dos melhores!
Já faz um tempinho que li o Boy's Love e, caaaaaaaaaraaa!! Que coletânea fantástica! Todas as histórias foram tocantes e bem escritas, simplesmente amei todas

Andre Gama 15/10/2015

9 fanfics de temática homossexual.
Boy's Love é um livro de fics (abreviatura de fictions), que são contos originais ou baseados em tramas ou personagens já existentes.
Nesta copilação feita por Tanko Chan temos 9 fics de diferentes autores, diferentes gêneros (drama, romance, ficção, terror) e, também, de qualidade diferentes. Todos com temática homossexual.
Em "A Última Troca", de Inês Montenegro, um lobisomem deseja, literalmente, o coração de seu amado. Em "A Floresta Branca", de Marcia Souza, um rapaz culpa uma gigante aranha branca pela morte de sua irmã.
Fábio Baptista escreveu "Sobre Ele", onde, após uma invasão alienígena, um belo rapaz conta para sua nova amiga sobre a sua grande paixão.
"Reminiscência", de Priscila Baronesa, conta a história de um cientista que volta no tempo para salvar sua irmã de uma morte trágica.
Em "A Fabulosa Receita de Yoshi Koga", Diego Umino Hatake conta a história de um bruxo que faz um torta encantada capaz de mostrar pra ele seu verdadeiro amor.
Agatha Yukari conta a história da morte que se apaixona por um rapaz, em "Alma Mecânica".
Em "Além da Fábrica", Rubem Cabral nos apresenta um trabalhador de uma fábrica que pelo amor que sente por outro trabalhador começa a questionar seus dogmas.
"A última Vez" conta a história de dois colegas que se conheceram e se apaixonaram durante seus estudos num templo. Mas um deles foge e abandona o colega. Conto de Melissa de Sá.
Por fim, Tanko Chan conta a relação entre um homem com um "primata", em "Jaulas".
Gostei mais dos contos: Sobre Ele, de Fábio Baptista, e Alma Mecânica, de Agatha Yukari.
O maior problema do livro é justamente o fato dos contos serem muito curtos. Há pouca empatia com os personagens.

Inês Montenegro 06/02/2016

Organizada pela Draco, a antologia contém nove contos yaoi de fantasia. Para quem não sabe, yaoi é um dos termos utilizados para referir uma relação romântica ou erótica entre duas personagens do sexo masculino, e é exactamente com uma curta explicação sobre o termo e o género, da autoria da Tanko Chan, que o livro se inicia. Apesar de actualmente a grande quantidade de informações disponíveis, por vezes contraditórias, poder confundir um pouco e impedir que se chegue a uma verdade absoluta aceite por todos, a Tanko Chan consegue explicar com clareza as linhas gerais e dar ao leitor não familiarizado com o termo o conhecimento suficiente para ter uma base e uma noção.
É também a Tanko Chan a responsável pela capa e pelas ilustrações interiores, um elemento que contribuiu positivamente para a antologia. No geral, e apesar de algumas gralhas que escaparam às revisões, considerei o livro bastante bom no seu todo, havendo também uma grande diversidade no que toca aos elementos de fantasia.
Seguem as considerações sobre os contos individuais.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/boys-love-historias-de-amor-sem-preconceito-vvaa/
Tanko 06/03/2016minha estante
Fiquei muito feliz por encontrar aqui sua resenha, muito grata!

Inês Montenegro 17/09/2016minha estante
Já existia aos tempos, foi só eu criar conta para vir também para aqui, ahah

Hingrid.Freire 08/03/2017

Boys love
MEU DEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO. Eu ainda estou lendo mas já amei desde que comecei a ler ele. As histórias são tão lindas e cheias de força. Simplesmente amei.

Nah Lameu 20/06/2020

Bem mais do que achei que seria.
Comecei a ler o livro apenas por curiosidade. Flerto bastante com o gênero Yaoi e Yuri, porém, os livros brasileiros que li, que tratavam de relacionamentos entre homens sempre me desapontaram bastante.
Não vou dizer que gostei de todos os contos, mas amei ter lido esse livro, o tema central é o romance entre garotos, porém, cada um aborda de uma forma diferente e em situações diferentes. São super interessantes.

Junior403 01/12/2022

Love
Eu amo esse livro. Já li duas vezes e vou ler uma terceira. São compilados das melhores e mais lindas histórias de BL. Gente, leiam. Leiam. Eu amo demais. Quero comprar os outros livros.