Contos fantásticos do século XIX

Contos fantásticos do século XIX Edgar Allan Poe...

Resenhas - Contos Fantásticos do Século XIX

1 | 2 | 3 | 4

João Pedro 15/07/2022

Excelente leitura
Meus contos favoritos foram O Olho Sem Pálpebra, A Morte Amorosa, Vênus de Ille, O Coração Denunciador, O Sinaleiro, O Sonho, O Demônio da Garrafa, Chickamauga, Os Amigos dos Amigos, Os Construtores de Pontes e Em Terra de Cego

Rogério 17/06/2022

Tem contos incríveis
Como toda antologia, há excelentes contos, que poderiam render um romance de tão perfeitos, e contos ruins, que te causam frustração e sono...
São 26 contos, dos quais 16 eu marquei como favoritos. Antes de falar sobre alguns contos que mais gostei, gostaria de mencionar minha maior decepção: o livro tem o conto O Nariz, de Gogol, aquele que a Antofagica fez uma edição; que história chata, sem sentido algum, você se perde numa narrativa sem pé nem cabeça...
Agora, cinco dos melhores contos:
- O Demônio da Garrafa, de Robert Louis Stevenson; quem tem a garrafa com a criatura pode ter tudo aquilo que deseja mas existe uma regra que te obriga a passar a garrafa pra frente
- O Coração Denunciador, de Edgar Allan Poe; mostra a culpa sentida por um assassino
- A Vênus de Ille, Prosper Mérimée; sobre a capacidade de sedução de uma estátua recém-descoberta
- Chickamauga, de Ambrose Bierce; em pouquíssimas páginas, o autor mostra os horrores da guerra
- Em Terra de Cego, de H. G. Wells; conto mais romântico da coletânea, sobre um sujeito que descobre uma civilização perdida nos Andes

LucasTheReal 16/04/2022

Bem diversificado
Uma coletânea de contos muito boa. Conheci vários autores: alguns me surpreenderam, já outros, me decepcionaram.
Nunca tinha lido nada sobre o fantástico; recomendo pra quem não conhece.

Jan Potocki-História do demoníaco Pacheco ???

Joseph von Eichendorff-Sortilégio de outono ????

E. T. A. Hoffmann-O Homem de Areia ????

Walter Scott-A história de Willie, o vagabundo ???

Honoré de Balzac-O elixir da longa vida ????

Philarète Chasles-O olho sem pálpebra ?????

Gérard de Nerval-A mão encantada ???

Nathaniel Hawthorne-O jovem Goodman Brown ????

Nikolai V Gogol-O nariz ????

Théophile Gautier-A morte amorosa ?????

Prosper Mérimée-A Vênus de Ille ????

Joseph Sheridan Le Fanu-O fantasma e o consertador de ossos ????

Edgar Allan Poe-O coração denunciador ????

Hans Christian Andersen-A sombra ?????

Charles Dickens-O sinaleiro ?????

Ivan S. Turguêniev-O sonho ????

Nikolai S. Leskov-O espanta-diabo ????

Auguste Villiers de l'Isle-Adam-É de confundir! ???

Guy de Maupassant-A noite

Vernon Lee-Amour Dure ?????

Ambrose Bierce-Chickamauga ????

Jean Lorrain-Os buracos da máscara ???

Robert Louis Stevenson-O demônio da garrafa ???????

Henry James-Os amigos dos amigos ????

Rudyard Kipling-Os construtores de pontes ????

Herbert G. Wells-Em terra de cego ???????

Média: 3,90384615

Giovanni 20/02/2022

Excelente coletânea de contos fantásticos, cuja organização foi feita pelo autor Ítalo Calvino, reunindo os melhores autores do gênero do século XIX.
Recomendo muito.
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Luh 02/01/2022

Contos fantásticos
A coleção apresenta contos de autores consagrados dentro do aspecto fantástico, de mistério e do terror. Entre os meus favoritos estão: O homem de areia, O nariz, A venus de Ille, O sinaleiro, O sonho, A noite e O demônio da garrafa.

Sílvia 31/12/2021

Excelentes contos selecionados pelo Calvino. Eles foram divididos em fantástico visionário e fantástico cotidiano. Gostei muito da variedade de autores, tendo alguns muito famosos e outros totalmente desconhecidos. Meus contos preferidos foram História do demoníaco Pacheco, A morte amorosa (o melhor conto na minha opinião), Amour Dure e O fantasma e o consertador de ossos (o mais engraçado).

Bel 313 14/12/2021

Excelente coletânea
Italo Calvino foi muito feliz em suas escolhas para essa antologia de contos, todos datam do século XIX e cada um de um autor diferente. Super recomendável pra quem já gosta de obras do período ou pra quem ainda não conhece ter uma noção e ter uma introdução na área.

Virginia Barros 14/11/2021

Os contos desse livro são muito bons, alguns autores são muito famosos e outros nem tanto, mas vale a pena ler todos e reler.

Pandora 16/10/2021

Adoro contos. Se de mistério, terror, fantásticos, bizarros… mais ainda.

Infelizmente, a edição é terrível, porque é péssima de manusear: a margem esquerda é muito pequena, o que nos obriga a esgarçar o livro para conseguir lê-lo. Como é grosso, chega a doer as mãos. Além disso é uma edição econômica, sem orelhas e com páginas brancas (livro de distribuição gratuita, mas que comprei num sebo on line sem saber). Sem contar que a fonte é minúscula, muito difícil de ler à noite. Por isso, demorei demais a terminar a leitura.

Por outro lado, tem histórias fantásticas de escritores com narrativas bem diversas e eu, como fã de contos, me deliciei.

Histórias preferidas:
História do demoníaco Pacheco
O olho sem pálpebra
A mão encantada
O nariz
A vênus de Ille
O fantasma e o consertador de ossos (eu ri!)
O coração denunciador
A sombra (muito bom!)
O sinaleiro
A noite
Chickamauga
Os buracos da máscara
O demônio da garrafa
Os amigos dos amigos
Em terra de cego (que fechou maravilhosamente esta coletânea)

Fer 26/09/2021

Muito interessante!
Bom, talvez para quem não gosta de contos, esse livro não se encaixa. Mas para quem, como eu, ama contos, Italo Calvino faz uma seleção excelente de contos fantásticos (e aqui não é a fantasia de conto de fadas e criaturas mágicas, mas sim demônios, fantasmas, bruxas...) e os divide em dois: o Fantástico Visionário, do início do século e mais explícito, e o Fantástico Cotidiano, mais para o fim do século e mais abstrato, sutil e, em sua maioria, psicológico.
O que mais gostei foi que tem apenas 1 conto por autor, então dá para conhecer (e reler, e reconhecer) diversos autores. Há muitos nomes famosos e renomados, como o Hoffmann, Balzac, Hawthorne, Poe, Dickens, HG Wells, e até mesmo Hans Christian Andersen, Robert Louis Stevenson e Kipling, famosos mais por conta de escritas "infantis".
Alguns contos são grandinhos, outros nem tanto, então a leitura consegue ser fluída, apesar do livro ser grande.
Enfim, é uma leitura deliciosa para quem já gosta de contos, e uma ótima porta de entrada para quem nunca os leu. Recomendo!

Karla Marinelli 21/09/2021

Gostei
Aqui são vários contos de autores que já conhecemos e outros nem tão famosos. Achei muito interessante. A maioria tem algo sobrenatural nas histórias. O que deixa você apreensivo sobre o que vai acontecer nos próximos contos

Desnorteada 24/08/2021

Para quem gosta de contos é um bom livro. Tem de vários escritores e de vários tamanhos. São contos escolhidos por Ítalo Calvino.

Fernando1355 04/04/2021

Excelentes contos
Italo Calvino faz uma maravilhosa escolha em Contos Fantásticos do Século XIX.

São contos incríveis, chego a dizer que não existem contos ruins, alguns são mais ou menos, outros bons e muito bons. Foi uma viagem encantadora pelas grandes mentes fantásticas do Século XIX.

Amanda 05/03/2021

Bons contos
Nossa os contos eram muito ótimos, daquele tipo que você lê antes de dormir sabe? Eu li ele para escola e achei simplesmente maravilhoso

Karoline 03/02/2021

Este era um livro que há anos eu postergava para ler, mas que sempre imaginava que ia ser uma experiência bem legal quando o fizesse. Acabou que eu estava mais ou menos certa. No geral, eu gostei muito dos contos. Clássicos que eu sempre ouvi falar como, "O Homem de Areia" e "O Nariz", me surpreenderam positivamente e fizeram jus à fama - preciso ler mais Gogól. O surrealismo dele me conquistou muito! - e "O jovem Goodman Brown" me fez querer conhecer mais das obras do Hawthorne também.

Apesar de ter favoritado alguns, outros já achei - para ser bem sincera aqui - um tédio total, sem contar a figuração da mulher que em uns contos era tão problemática que foi uma luta para terminar. Fiquei pensando também que, dos 26 contos que compõe essa antologia, apenas um foi escrito por uma mulher - que eu favoritei porque é muito bom-, Vernon Lee (pseudônimo da inglesa Violetta Paget), o que para mim apenas confirma como o cânone literário ainda é bastante limitado e insuficiente no que concerne a produção de autoras mulheres.

Não obstante, recomendo a leitura para todes que gostam do gênero e querem exemplos de como o elemento fantástico é trabalhado em diferentes temas e argumentos. A introdução do Calvino é uma grande aula sobre o que constitui o aspecto do fantástico, e recomendo muito, também, a obra do Todorov, "Introdução a Literatura Fantástica" para quem quer se aprofundar mais no gênero.

1 | 2 | 3 | 4