Em defesa da escola

Em defesa da escola Jan Masschelein...

Resenhas - Em defesa da escola

Marcelo 13/01/2018

Um dos melhores livros de educação que li recentemente. Trata de uma retomada do valor e do sentido da escola. Uma defesa contundente da dimensão pública da escola e de sua defesa. Recomendo para qualquer leitor, independente se é ou não ligado aos temas da educação.

MRZA98 26/04/2020

Descontextualizado
Não concordo com alguns argumentos apresentados na obra, mas não foi por isso que não gostei da leitura. Meu descontentamento como leitor se refere ao ensaio ser repetitivo e demasiadamente romântico.

Lua 17/08/2020

Outa livro base para qualquer educadora(o/e). Livro contemporâneo, didático, empolgante, emocionante... Fez parte da base do meu TCC e sugiro fortemente a leitura!

Felipe.Camargo 31/10/2021

134º Livro do ano: Em defesa da escola, Jan Masschelein e Maarten Simons
Muitos pensadores da educação, ao longo dos últimos anos, têm questionado o papel da escola na sociedade contemporânea. Não é o que ocorre no presente livro dos professores belgas Jan Masschelein e Maarten Simons.
A palavra escola vem do grego scholé ? o que significa, em linha gerais, lugar de lazer. Segundo os autores, a escola foi uma instituição feita com o propósito de levar a igualdade para todos, rompendo com a estratificação sociais, pelo menos dentro de suas paredes. A partir dessa concepção, a escola é vista como um local de descobertas, ao qual o principal objetivo não é aprender, mas tornar-se ser humano.
Os autores ao longo do livro procuram rebater críticas ao papel da escola e elevam a profissão docente a um papel distinto de outras, demonstrando que ser professor é um ato de amor.
Apesar de uma proposta interessante, infelizmente, não faz muita justiça a nossa realidade. O que vemos na educação pública brasileira é uma gigantesca confusão de teorias pedagógicas, aliadas a ineficácia de projetos políticos, além de um ódio massivo aos professores, visto as últimas ações do executivo estadual.
Inegavelmente a escola tem muito valor, entretanto, no mundo contemporâneo, infelizmente, tais valores estão submissos a lógica do mercado que se infiltra em todas as esferas, destruindo todos os princípios que não estejam relacionados a ganhar dinheiro (claro que para uma elite!).

tória 17/09/2023

Tive que ler por causa da faculdade mas no geral foi uma leitura tranquila, obviamente com alguns pontos contraditórios mas de qualquer maneira contribuiu para novos aprendizados.