Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

@kindlecomcafe 17/04/2021

Um livro super intenso
É um misto de sentimentos que você sente ao ler esse livro.
Em cada capítulo eu precisei de uma pausa pra digerir tudo o que os personagem viveram, mas valeu muito mesmo a leitura.

Janie 07/08/2020

Se prepara, que a ressaca vai ser longa...
O livro é de uma sensibilidade absurda, a autora faz seu coração palpitar durante todas as paginas. Não espere uma feliz história de amor e superação aqui. Venha preparada para ter seu coração dilacerado a cada capitulo. Como Maya e Lochan se revesam para contar a história, podemos sofrer de todos os ângulos. Meu coração doeu muito com o final dessa história. É impossível não se sensibilizar e torcer para que eles encontrem alguma felicidade em meio a tantos obstáculos. Esse é um dos livros mais incríveis, tristes e diferentes dentre todos que já li na vida. Não estava pronta para tantas lágrimas...
Thais 07/08/2020minha estante
Já tem uns bons anos que li esse livro e nunca me recuperei dele. Ressaca eterna

Janie 07/08/2020minha estante
Impossível esquecer, mexe de mais com a nossa cabeça.

Valéria Medeiros 13/04/2021

Proibido
Li pela indicação do canal da Paola Aleksabdra e nossa! É um livro bom mas com tema bastante tabu em nossa sociedade mudou completamente o meu ponto de vista para algumas coisas! Recomendo porém cuidado contém gatilhos!

alinenotalien 21/02/2020

Aviso: esse livro pode desgraçar a sua cabeça!
"Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?" (Maya, cap. 12)

Antes de tudo, gostaria de deixar claro que essa resenha irá conter alguns spoilers, então leia por sua conta e risco, ok?

Não sei nem por onde começar a falar sobre Proibido, da Tabitha Suzuma. Acredito que seja impossível falar sobre esse livro em apenas uma única resenha. Esse livro surgiu na minha vida num simples grupo sobre livros no WhatsApp, gerou um alvoroço enorme por conta da polêmica. E agora, tema de um grupo de leitura coletiva, acabei lendo, mesmo com todos os avisos sobre os tabus, polêmicas e o quanto esse livro iria desgraçar minha vida. Literalmente.

Em Proibido, acompanhamos Maya e Lochan, dois irmãos consanguíneos que se apaixonam. Sim, incesto, meus queridos. Isso é polêmica e tabu suficiente pra vocês? Porque pra mim é, com toda certeza. E com certeza você deve estar pensando "poxa vida, é aí que começa a desgraça, né?", que foi o mesmo pensamento que eu mesma tive. Longe disso. Maya e Lochan vem de um lar, uma família destroçada. Abandonados pelo pai, a mãe é uma alcoólatra que também os abandona por pura irresponsabilidade e imaturidade. Situação complexa, não?

Juntos, Lochan e Maya tem que cuidar de outros três irmãos menores: Kit, Tiffan e Willa. Tabitha soube muito bem caracterizar toda a problemática de um lar destruído, do abandono e irresponsabilidade dos pais. Ao longo de todo o livro, eu nutri um profundo ódio por essas duas figuras paternas.

Lochan e Maya foram obrigados a amadurecer rápido demais. Desde cuidar das crianças, da casa, até mesmo mentir para as autoridades simplesmente para não serem separados e encaminhados à um lar adotivo. Nesse contexto, durante a leitura, eu me pegava pensando que Maya e Lochan foram mais os pais dos outros 3 irmãos do que aqueles que os colocaram no mundo. Então, pra mim, não foi realmente um choque que eles tivessem se apaixonados e querido ficar juntos. Eles encontram um abrigo um no outro e em determinado momento eu passei a torcer para que eles ficassem juntos, que a relação deles fosse aceita, mesmo minha consciência dizendo que aquilo era errado, era bizarro.

"Mas como explicar ao mundo exterior que Lochan e eu somos irmãos apenas por causa de um acidente biológico? Que nunca fomos irmãos na acepção da palavra, mas sempre parceiros, tendo que criar uma família real à medida que crescíamos? Como explicar que jamais senti Lochan como irmão e sim como algo muito, muito além disso — minha alma gêmea, meu melhor amigo, parte das próprias fibras do meu ser? Como explicar que essa situação, o amor que sentimos um pelo outro — tudo que aos olhos da sociedade pode parecer doentio, pervertido, repulsivo —, para nós é totalmente natural, maravilhoso e... tão certo?" (Maya, cap. 22)

Você deve estar pensando "que nojo, incesto sendo romantizado", mas calma lá, meu jovem Padawan! O casal aqui tenta a todo custo renegar seus sentimentos, porque pra eles mesmo é visto como algo errado e nojento. E é interessante ver esse conflito entre eles, porque reflete e muito o conflito do próprio leitor ao ler esse livro. O conflito sobre o certo e o errado está presente a todo momento, e você só irá compreender isso ao ler Proibido. O segredo pra ler esse livro é ir totalmente com a mente aberta, do contrário a leitura não vai rolar. Fica a dica pra quem tem interesse em adicionar essa obra na lista, taokey?

Proibido é um livro intenso, dramático, polêmico e difícil de digerir. As cenas de desespero de Lochan, os conflitos de Maya, as crianças sendo ignoradas e desprezadas pela própria mãe; cenas onde Maya e Lochan odeiam e sentem repulsa de si mesmos pelos seus sentimentos são dolorosas demais. Intensas demais. Preparem-se para chorar muito durante vários capítulos, mas principalmente com o final, que foi o que mais me quebrou emocionalmente.

Tabitha Suzuma escreveu um livro que muda as pessoas, que as deixa em puro conflito. Que mostra que nada é o que parece. Proibido, apesar de, pra mim, ser um livro incrível e ter virado um de meus favoritos, não é um livro que eu indicaria para qualquer pessoa. Se for retirá-lo de sua estante, leia sem julgamentos, sem preconceitos. Estejam com a mente aberta. Esta é a única maneira de usufruir da leitura desta obra.

"(...) por que é tão terrível assim que eu fique com a mulher que amo? Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, de expressar seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei. Até relacionamentos emocionalmente violentos e adúlteros costumam ser tolerados, apesar do mal que causam aos outros. Na nossa sociedade progressiva e permissiva, todos esses tipos de "amor" daninhos e doentios são permitidos — mas não o nosso. Não consigo pensar em nenhum outro tipo de amor que seja tão rejeitado, embora o nosso seja profundo, apaixonado, generoso e forte a tal ponto que uma separação forçada nos causaria uma dor intolerável. Estamos sendo punidos pelo mundo por uma única e simples razão: o fato de termos sido gerados pela mesma mulher." (Lochan, cap. 23)

beatriz 07/08/2020

eu pensei muito em o que falar sobre esse livro, talvez um dia eu escreva uma resenha sobre ele, hoje eu não consigo. é triste, é emocionante, é avassalador e devastador. meu coração tá em pedacinhos.

Baecarol 14/08/2023

Sem previsão de parar de chorar
INTENSO esse sem dúvidas é o livro mais intenso que já li na minha vida, a leitura foi como se eu estivesse o tempo todo prendendo a respiração só esperando algo acontecer, não tem como resenhar esse livro falando da história ou dos personagens por esse livro é tão cheio de camadas que tudo oque eu falar dele vai parecer muito raso, muito pouco pra todas as emoções passadas por ele. Mais uma coisa sim eu posso dizer esse livro não é pra todo mundo ! É um livro muito muito difícil e não por sua escrita mis sim pela carga emocional que ele acarreta.

autoraequivocada 10/08/2020

Um livro profundamente triste, mas necessário.
proibido | Tabitha suzuma | 4,5/5? | recomendo para +16 e/ou +18 | apresenta gatilhos

É um pouco difícil falar desse livro, por causa de toda a carga emocional que ele carrega, porém é preciso falar dele (controverso, não?). Após finalizar a leitura de Proibido eu não sabia o que falar, o que pensar, apenas sentir. E não é sentir pouco não, ok?! É uma descarga emocional e tanto.

Mesmo apresentando todos os fatores descritos na 3° imagem a escrita da Tabhita consegue ser fluida e instigante. Nem sempre é densa, mas também nem sempre é fluida. Ela aborda todos os temas com delicadeza e soube bem trabalhar com eles, de uma maneira a deixar o leitor concentrado na leitura e se obrigar a dar uma pausa para dar aquela respirada funda.

Um fato importante de citar é que acompanhamos tudo pelos olhos  Maya e Lochan, revezando a narrativa. Acompanhamos a mesma história com pontos de vistas diferentes, podendo nos conectar  diretamente com os protagonistas.

A única ressalva que tenho a fazer é que, para mim, alguns momentos a história foi ficando repetitiva o que me deixou um pouco frustrada, entretanto nos capítulos posteriores isso - ainda bem - mudou.

O final foi surpreendente para mim, confesso. Não esperava aquele desfecho. Eu não chorei, como achei que iria, entretanto senti uma dor imensa no peito, sabe aquela tristeza profunda que nem sobra espaço para lágrimas? Então, foi isso que senti.

"como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? "

Aline A. 04/09/2020

O livro mais controverso que já li na vida
Depois de tantos anos que já li (realmente, fazem uns 5 anos) essa história permaneceu viva na minha mente... ainda não sei o que acho, ainda não sei o que sinto. Essa história mudou minha perspectiva de tanta coisa... sem palavras pra descrever!

flav 19/10/2020

me sinto enganada por esse livro, o final me pegou completamente de surpresa

Natasha 31/08/2021

É até difícil de resenhar... senti uma angústia quase no livro inteiro, mas principalmente no final.
A negligência dos pais, revolta do irmão, peso da responsabilidade e o amor proibido, tudo levou a esse final que, não sei exatamente se gostei, mas que com certeza me impactou.
Noemy 31/08/2021minha estante
Eu li mas .... Ai que triste ??

eusamyz 22/11/2023

Lágrimas e sofrimento
Fazia tempo que não lia algo tão doloroso, chorei horrores um dos livros mais tristes que já li, me rasgou por dentro deixou meu coração em pedaços e sem rumo na vida, vou continuar chorando por dias. Amei muito ??

Mayara479 06/07/2023

Uma bomba...
Um verdadeiro chernobyl, sinceramente? Eu não consigo entender o que se passa na cabeça de uma pessoa pra escrever um livro desse!
Chega a ser repulsivo, dois adolescentes que estão atolados de responsabilidades que não deveriam por causa de uma mãe irresponsável, 🤬 #$%!& ... então os dois se apoiam um no outro pra aguentarem as dificuldades do dia a dia,e transformam isso em romance , mas NÃO ,VOCÊS NÃO SE AMAM, vocês só são fodidos psicologicamente e não tem ninguém pra contar !!!!!!!

Aline 27/01/2021

Mais que proibido
O amor é uma coisa estranha, mas é o que nos mantém vivos nesse mundo.

Duda Saragosa 17/07/2022

????
Esse livro só diz o quanto Lochie e Maya são Vítimas das consequências da negligência da mãe, mostra como essa falta de cuidado, carinho e de afeto associados ao excesso de responsabilidade os levou para este final, mas acredito que eu ainda não tenho maturidade para compreender o que a Autora quis passar com essa história ao chegar no fim da leitura ainda não compreendo os sentimentos ou motivações para este final, que na minha opinião foi forte, mas ao mesmo tempo vazio.