Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Maria.Fernanda 11/03/2021

Profundo ...
Esse foi um dos poucos livros que abandonei algumas vezes, mas ainda assim me despertou vontade de persistir na história para saber o desfecho.
Isso porque a escrita é muito densa, pedregosa e cheia de metáforas, nos exigindo um maior esforço para entender o que estava sendo dito.
Os personagens são cativantes e bem construídos; Lochan representa a razão, no fundo sabemos que suas decisões são viáveis para evitar um sofrimento futuro, sendo milimetricamente calculadas.
Já Maya, representa a emoção, é um pontapé que a história precisa para se decorrer, ela faz o que deseja e coloca seu coração em tudo o que faz.
Tanto a emoção quanto a razão podem doer para eles, não possuem saída.
Durante a história só consegui sentir uma aflição ao ver essa família caótica, vários problemas apareciam no caminho deles, e o Lochan claramente precisa de terapia urgente, não só ele como toda a família. Mas eles tinham uma única preocupação: sobreviver.
Nessas circunstâncias, é entendivel eles terem se apaixonado. Havia uma carência de afeto tão grande, que viram um no outro essa forma de fugir da realidade.
E o final é muito doloroso, antes de ler esse livro já ouvi alguns comentários sobre o desfecho, mas não imaginei que seria desse jeito. Mas numa situação como essa, eu já não esperava um desfecho positivo.

Enfim...
Indico esse livro para pouquíssimas pessoas, para quem tiver paciência, estar disposto a romper algumas barreiras da mente, e quiser se emocionar.

Lulukabooks 04/01/2023

Em choque!
Estou simplesmente parada no espaço tempo desde que terminei essa leitura, não sei o que escrever mas vamos lá.
Em primeiro lugar para o início dessa leitura deixei todas as minhas convicções de lado, tudo que eu acredito ser certo, entrei de cabeça querendo aproveitar todas as possibilidades que essa leitura poderia me apresentar.
No decorrer da leitura fui me questionando a respeito de muitos assuntos que são colocados (alcoolismo, abandono parental, crises de pânico...) e acabei questionando muitas minhas crenças.
O livro me colocou em uma posição de descoberta, contrução de novos pensamentos, acabei criando novas versões de mim mesma para achar um norte na compreensão de todos os acontecimentos.
O abandono parental que foi imposto a essas crianças as deixaram em posição de formar sua própria família, criar uma rotina para sobreviver e dentro dessas condições a dependência emocional do Lochie e da Maya os levaram a posição de chefes de família e por terem esse papel de envolveram emocionalmente (incesto).
O mais conflitante dentro da minha mente era saber que não é certo, não é saudável uma relação como essa e ao mesmo tempo me ver em torcida para que ficasse tudo bem, saber que há muitos casos como esse acontecendo na realidade me deixou ainda mais pesarosa pois não é uma coisa fácil de lhe dá.
Terminei a leitura com uma sensação de impotência, revolta, todos os sentimentos em confusão dentro do peito e da mente, acredito que não consigo superar esse livro.
Daisy_book's 04/01/2023minha estante
Oown...vou pegar mais leve ctg numa próxima indicação

Lulukabooks 04/01/2023minha estante
Não tenha pena amada, pode maltratar meu cérebros e meu coração kkkkkkkkkkkk depois eu te perdôo

Brenda 04/03/2023

Uma leitura extremamente dolorosa e reflexiva
Sabe quando você chora com tanta intensidade que sua cabeça chega a doer? É como estou me sentindo agora! Nunca imaginei um final como esse ...?
Fanfinc_sf.devorador_de_livros 04/03/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga eu acabei de terminar esse livro tbm

Paula 17/03/2021

carai...
Vejo todo mundo falando que esse livro vai fazer você questionar algumas coisas. Sinceramente, não me fez questionar nada, eu comecei a ler com uma cabeça e terminei com a mesma.
São duas pessoas com passados problemáticos, problemas psicológicos sérios, que passam por situações fora da normalidade desde cedo. A relação deles não é bonita, penosa e nem boa, eu senti muita angústia lendo na verdade, o sofrimento era muito grande. Os dois sofriam demais por diversas situações alheias ao romance, e eu terminei a leitura apenas pensando ?ok, eles precisam de um psiquiatra?.

Não sou uma pessoa que gosta de ficar fazendo teoria da conspiração, no entanto sinto que houve uma tentativa clara de criar no leitor empatia por um romance como esse, o que de verdade eu não senti, e tampouco me sinto culpada por não sentir.

Não foi uma leitura prazerosa, não pretendo repetí-la devido à angústia supracitada, e não sei se recomendo.
Dani do Book Galaxy 23/03/2021minha estante
senti a MESMÍSSIMA coisa, faço das suas palavras as minhas haahha

Mandinha 19/03/2021

O começo do livro não me pegou tanto, mas a partir do meio eu fiquei louca
Não imaginava esse final
Ensinamentos muito muito valiosos, aqui a autora deixa você sentir a dor sem romantizar ela
Chorei horrores

ãã£ã© 25/01/2022

Esperava mais
Eu esperava bem mais desse livro, teve bastante hype uns anos atrás, enrolei tanto para ler, estava esperando muito mais do que realmente encontrei. Não gosto desse tipo de plot, mas o desenvolvimento dos personagens foi bem trabalhado. O final não foi dos melhores.

Ju.Inácio 30/03/2021

Não sei o que dizer, só sentir
No começo apenas a sinopse do livro em si não me chamou tanta atenção, eu não queria ler sobre esse tema e não achei que ele fosse se tornar agradável. E acertei, não se tornou. Esse livro aborda muito drama familiar além de outras problemáticas que fizeram com que o foco não fosse sempre a tentativa de romance em si, mas sim sobre como dois irmãos precisaram assumir o posto de frente da família e cuidar dos mais novos tendo que conciliar essa responsabilidade com seus afazeres pessoais e problemas na escola.
Esse livro foi um soco no estômago que me fez refletir sobre muitas questões acerca do âmbito familiar e apesar de desgostar das cenas de romance, não posso descartar que a narrativa como um todo foi muito instigante, houveram momentos em que me senti angustiada pelos personagens devido a descrição.
Essa história desgraçou minha cabeça e nunca vou ter coragem de reler.

Juh 23/03/2021

Para ler um livro desses é necessário duas coisas.
Primeira: ser uma pessoa mente aberta para se entregar a história e sem tabus e julgamentos.
Segundo: você não pode ser uma pessoa influenciável, você tem que ter certeza dos seus valores e do que acha certo ou errado.
O livro conta a história de Lochan e Maya, dois irmãos de sangue que se apaixonam.
A história dos dois é extremamente complicada, o pai abandonou eles quando eram apenas crianças, e a mãe é uma drogada que age como uma adolescente e esquece que tem 5 filhos para cuidar, sendo assim a responsabilidade de ser pai e mãe cai sobre Maya e lochan que são os irmãos mais velhos.
A autora é muito descritiva mostrando a dor dos personagens, tanto que toda dor e tristeza chega ser palpável é impossível você não sentir empatia por lochan, ele é um menino muito tímido, ele não consegui se relacionar com ninguém a não ser as pessoas da sua família, e por causa disso ele é taxado de estranho e louco na escola apesar dele ser muito mas muito inteligente,lochan é muito maduro ele faz seu papel de homem da casa muito bem, é impossível ver ele como um irmão mais velho, ele é o pai daquela casa.
E nesse cenário de família nada estruturada, os irmãos acabam se apaixonando, no começo eles sentem nojo de si mesmos, mas com o tempo esse amor passa a ser ?natural? para eles.
Eles ficam durante todo o livro com medo de algo acontecer e os outros irmãos serem tirados deles, apesar de serem só eles contra o mundo eles fazem de tudo para continuar unidos, para o concelho tutelar não ver que eles são crianças cuidando de outras crianças, então eles tentam a todo custo esconder essa relação de todos.
Esse livro foi uma experiência muito louca para mim, porque esse livro é muito pesado, eu senti o que o lochan sentiu durante todo o livro, todos os ataques de pânico toda dor, eu criei uma empatia enorme por ele, ele independente de tudo foi um personagem muito forte.
O livro foi narrado por Maya e lochan mas Maya não me cativou enquanto o irmão dela conseguiu me destroçar.
O final desse livro mexeu comigo de formas imagináveis, eu terminei esse livro sentindo dor e um vazio enorme.
Eu acho incesto algo abominável, muitas vezes eu tive vontade de vomitar durante o livro por que eu sentia nojo dos personagens, em momento nenhum eu apoiei o ?casal?
Eu só consigo imaginar que se eles tivessem tido uma infância diferente uma família diferente eles poderiam ter um final feliz.

Janie 07/08/2020

Se prepara, que a ressaca vai ser longa...
O livro é de uma sensibilidade absurda, a autora faz seu coração palpitar durante todas as paginas. Não espere uma feliz história de amor e superação aqui. Venha preparada para ter seu coração dilacerado a cada capitulo. Como Maya e Lochan se revesam para contar a história, podemos sofrer de todos os ângulos. Meu coração doeu muito com o final dessa história. É impossível não se sensibilizar e torcer para que eles encontrem alguma felicidade em meio a tantos obstáculos. Esse é um dos livros mais incríveis, tristes e diferentes dentre todos que já li na vida. Não estava pronta para tantas lágrimas...
Thais 07/08/2020minha estante
Já tem uns bons anos que li esse livro e nunca me recuperei dele. Ressaca eterna

Janie 07/08/2020minha estante
Impossível esquecer, mexe de mais com a nossa cabeça.

Rsmai 11/07/2023

Profundo, doloroso e angustiante.
A história é muito angustiante e traz reflexões acerca da moral e do que pode ser tido como certo e errado. Não saí desse livro achando o incesto aceitável, porém é um conjunto de violências que levaram eles a essa situação e consegui me enxergar no lugar deles e entender o que sentiam, enfim tudo é tão triste

beatriz 07/08/2020

eu pensei muito em o que falar sobre esse livro, talvez um dia eu escreva uma resenha sobre ele, hoje eu não consigo. é triste, é emocionante, é avassalador e devastador. meu coração tá em pedacinhos.

27/06/2023

Dor
Finalizei o livro na noite passada e, agora pela manhã, sigo convicta de que a única palavra que define tão bem essa leitura é essa: dor. Esse livro dói da primeira à última palavra. Nem todo livro é feito para agradar e trazer finais felizes. Alguns marcam pela dor que causam, e esse é o caso de Proibido.
O incesto choca desde a sinopse, mas, à medida em que lemos, resta claro que esse é apenas o efeito colateral de uma série de problemas maiores: abandono parental, negligência familiar, alcoolismo, mãe narcisista, pobreza... Enfim, como dito, uma série de infinitas dores.
Lochan é um dos personagens mais tristes e que mais me doeu na vida. O peso da responsabilidade do amadurecimento precoce, sem escolhas, o peso de uma vida que ele não escolheu. Apesar de Maya sofrer das mesmas coisas, tudo pesa muito mais sobre Lochan, por ser o primogênito e o que sofre pela culpa que a mãe imputa a ele.
Enfim, um livro de muita dor, muita reflexão e que vai MUITO além de uma mera historinha de incesto. Exige muito cuidado e sensibilidade de quem o lê para que todas as nuances sejam observadas e refletidas. Muito bom.

autoraequivocada 10/08/2020

Um livro profundamente triste, mas necessário.
proibido | Tabitha suzuma | 4,5/5? | recomendo para +16 e/ou +18 | apresenta gatilhos

É um pouco difícil falar desse livro, por causa de toda a carga emocional que ele carrega, porém é preciso falar dele (controverso, não?). Após finalizar a leitura de Proibido eu não sabia o que falar, o que pensar, apenas sentir. E não é sentir pouco não, ok?! É uma descarga emocional e tanto.

Mesmo apresentando todos os fatores descritos na 3° imagem a escrita da Tabhita consegue ser fluida e instigante. Nem sempre é densa, mas também nem sempre é fluida. Ela aborda todos os temas com delicadeza e soube bem trabalhar com eles, de uma maneira a deixar o leitor concentrado na leitura e se obrigar a dar uma pausa para dar aquela respirada funda.

Um fato importante de citar é que acompanhamos tudo pelos olhos  Maya e Lochan, revezando a narrativa. Acompanhamos a mesma história com pontos de vistas diferentes, podendo nos conectar  diretamente com os protagonistas.

A única ressalva que tenho a fazer é que, para mim, alguns momentos a história foi ficando repetitiva o que me deixou um pouco frustrada, entretanto nos capítulos posteriores isso - ainda bem - mudou.

O final foi surpreendente para mim, confesso. Não esperava aquele desfecho. Eu não chorei, como achei que iria, entretanto senti uma dor imensa no peito, sabe aquela tristeza profunda que nem sobra espaço para lágrimas? Então, foi isso que senti.

"como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? "