Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Ju.Inácio 30/03/2021

Não sei o que dizer, só sentir
No começo apenas a sinopse do livro em si não me chamou tanta atenção, eu não queria ler sobre esse tema e não achei que ele fosse se tornar agradável. E acertei, não se tornou. Esse livro aborda muito drama familiar além de outras problemáticas que fizeram com que o foco não fosse sempre a tentativa de romance em si, mas sim sobre como dois irmãos precisaram assumir o posto de frente da família e cuidar dos mais novos tendo que conciliar essa responsabilidade com seus afazeres pessoais e problemas na escola.
Esse livro foi um soco no estômago que me fez refletir sobre muitas questões acerca do âmbito familiar e apesar de desgostar das cenas de romance, não posso descartar que a narrativa como um todo foi muito instigante, houveram momentos em que me senti angustiada pelos personagens devido a descrição.
Essa história desgraçou minha cabeça e nunca vou ter coragem de reler.

Valéria Medeiros 13/04/2021

Proibido
Li pela indicação do canal da Paola Aleksabdra e nossa! É um livro bom mas com tema bastante tabu em nossa sociedade mudou completamente o meu ponto de vista para algumas coisas! Recomendo porém cuidado contém gatilhos!

Fernanda.Cristina 13/07/2021

Estou destruída
Tema extremamente pesado.
Esse livro me fez repensar todas as minhas opiniões formadas e conceitos sobre o assunto abordado. Não que eu tenha mudado de opinião e começado a achar aceitável um relacionamento entre irmãos, claro que não, mas agora eu consigo pelo menos tentar compreender o que leva pessoas a terem esse tipo de relacionamento incestuoso.
A situação em que eles vivem foi um puta tapa na minha cara que me fez sair da minha bolha e lembrar que existem pessoas da mesma realidade social que eles e com os mesmos problemas.... O abandono parental e alcoolismo são assuntos bem presentes na história e isso me fez refletir o quando isso é comum.
O final me deixou no chão, destruída e chorando horrores... Acho que os personagens mereciam um final melhor, obviamente separados já que essa relação claramente não tinha futuro algum e era baseada em carência e companheirismo por tudo que sofreram juntos.
Enfim, não é um livro para todo mundo, tem muitos gatilhos e precisa ter estômago para ler, quem acha que está em um bom momento emocional para ler o livro, eu realmente recomendo pois vai te fazer repensar em muitas coisas.
nina 13/07/2021minha estante
lembro que esse livro me deixou numa baita ressaca literária

Paula 17/03/2021

carai...
Vejo todo mundo falando que esse livro vai fazer você questionar algumas coisas. Sinceramente, não me fez questionar nada, eu comecei a ler com uma cabeça e terminei com a mesma.
São duas pessoas com passados problemáticos, problemas psicológicos sérios, que passam por situações fora da normalidade desde cedo. A relação deles não é bonita, penosa e nem boa, eu senti muita angústia lendo na verdade, o sofrimento era muito grande. Os dois sofriam demais por diversas situações alheias ao romance, e eu terminei a leitura apenas pensando ?ok, eles precisam de um psiquiatra?.

Não sou uma pessoa que gosta de ficar fazendo teoria da conspiração, no entanto sinto que houve uma tentativa clara de criar no leitor empatia por um romance como esse, o que de verdade eu não senti, e tampouco me sinto culpada por não sentir.

Não foi uma leitura prazerosa, não pretendo repetí-la devido à angústia supracitada, e não sei se recomendo.
Dani do Book Galaxy 23/03/2021minha estante
senti a MESMÍSSIMA coisa, faço das suas palavras as minhas haahha

autoraequivocada 10/08/2020

Um livro profundamente triste, mas necessário.
proibido | Tabitha suzuma | 4,5/5? | recomendo para +16 e/ou +18 | apresenta gatilhos

É um pouco difícil falar desse livro, por causa de toda a carga emocional que ele carrega, porém é preciso falar dele (controverso, não?). Após finalizar a leitura de Proibido eu não sabia o que falar, o que pensar, apenas sentir. E não é sentir pouco não, ok?! É uma descarga emocional e tanto.

Mesmo apresentando todos os fatores descritos na 3° imagem a escrita da Tabhita consegue ser fluida e instigante. Nem sempre é densa, mas também nem sempre é fluida. Ela aborda todos os temas com delicadeza e soube bem trabalhar com eles, de uma maneira a deixar o leitor concentrado na leitura e se obrigar a dar uma pausa para dar aquela respirada funda.

Um fato importante de citar é que acompanhamos tudo pelos olhos  Maya e Lochan, revezando a narrativa. Acompanhamos a mesma história com pontos de vistas diferentes, podendo nos conectar  diretamente com os protagonistas.

A única ressalva que tenho a fazer é que, para mim, alguns momentos a história foi ficando repetitiva o que me deixou um pouco frustrada, entretanto nos capítulos posteriores isso - ainda bem - mudou.

O final foi surpreendente para mim, confesso. Não esperava aquele desfecho. Eu não chorei, como achei que iria, entretanto senti uma dor imensa no peito, sabe aquela tristeza profunda que nem sobra espaço para lágrimas? Então, foi isso que senti.

"como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? "

Brenda 04/03/2023

Uma leitura extremamente dolorosa e reflexiva
Sabe quando você chora com tanta intensidade que sua cabeça chega a doer? É como estou me sentindo agora! Nunca imaginei um final como esse ...?
Fanfinc_sf.devorador_de_livros 04/03/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga eu acabei de terminar esse livro tbm

@kindlecomcafe 17/04/2021

Um livro super intenso
É um misto de sentimentos que você sente ao ler esse livro.
Em cada capítulo eu precisei de uma pausa pra digerir tudo o que os personagem viveram, mas valeu muito mesmo a leitura.

Gessyka.Loyola 25/03/2023

Proibido mesmo!
Honestamente esse livro me despertou mais indignação pelo aspecto do abandono materno do que pelo outro fato (leiam pra saber). ?
Por vezes achei arrastada e repetitiva as situações mas valeu a leitura.
O final eu realmente não esperava. ?
Lochan0 25/03/2023minha estante
O final me faz chorar até hoje quando lembro sem brincadeira kkkk esse livro me tocou demais demais

Gessyka.Loyola 26/03/2023minha estante
Eu jamais esperei pelo final, deu um nozinho na garganta ?

Gaby358 13/04/2023minha estante
Eita que agora já tô ansiosa para ler

Aline A. 04/09/2020

O livro mais controverso que já li na vida
Depois de tantos anos que já li (realmente, fazem uns 5 anos) essa história permaneceu viva na minha mente... ainda não sei o que acho, ainda não sei o que sinto. Essa história mudou minha perspectiva de tanta coisa... sem palavras pra descrever!

beatriz 07/08/2020

eu pensei muito em o que falar sobre esse livro, talvez um dia eu escreva uma resenha sobre ele, hoje eu não consigo. é triste, é emocionante, é avassalador e devastador. meu coração tá em pedacinhos.

Janie 07/08/2020

Se prepara, que a ressaca vai ser longa...
O livro é de uma sensibilidade absurda, a autora faz seu coração palpitar durante todas as paginas. Não espere uma feliz história de amor e superação aqui. Venha preparada para ter seu coração dilacerado a cada capitulo. Como Maya e Lochan se revesam para contar a história, podemos sofrer de todos os ângulos. Meu coração doeu muito com o final dessa história. É impossível não se sensibilizar e torcer para que eles encontrem alguma felicidade em meio a tantos obstáculos. Esse é um dos livros mais incríveis, tristes e diferentes dentre todos que já li na vida. Não estava pronta para tantas lágrimas...
Thais 07/08/2020minha estante
Já tem uns bons anos que li esse livro e nunca me recuperei dele. Ressaca eterna

Janie 07/08/2020minha estante
Impossível esquecer, mexe de mais com a nossa cabeça.

Mandinha 19/03/2021

O começo do livro não me pegou tanto, mas a partir do meio eu fiquei louca
Não imaginava esse final
Ensinamentos muito muito valiosos, aqui a autora deixa você sentir a dor sem romantizar ela
Chorei horrores