Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Isabel729 09/12/2022minha estante
Eu não tinha pensado nisso antes mas oq vc falou nos dois últimos parágrafos faz total sentido (é uma tristeza sem fim)

Belle 16/12/2022minha estante
Bel me fez lembrar de todo esse sofrimento, vou chorar de novo

Jadyelle 24/03/2021

Livros para chorar e eu acabei derrubando uma cachoeira.
Ao ler esse livro eu não sabia nada sobre o conteúdo, não tinha lido sinopse alguma, eu sou me joguei. Não esperava aquela leitura tão fácil de se compreender, o desenrolar do enredo é impressionante, e aquele final? De cair o queixo.

Não defendo nem um pouco essas história, a autora trouxe algo que nao é comum e muito menos normal, a problematização desse assunto deve ser feita.

Livros para chorar e eu acabei derrubando uma cachoeira.

Não recomendaria esse livro para qualquer pessoa, e espero que vocês leitores façam o mesmo. É um livro pesado e que é necessário ter estômago para chegar até o final, e outra coisa NÃO NORMALIZEM ISSO, pois vi algumas pessoas dizendo que os dois deveriam ter ficados juntos no final.

Jessica Sena 11/04/2023

Proibido
Esse não foi tão difícil quanto pensei que seria, mas foi bem sério. Não terminou também como eu esperava, sinceramente eu torci muito para que os dois fossem felizes e encontrassem sua paz. Tem muita coisa revoltante, sobre a mãe, mas infelizmente ainda não criaram uma tecnologia que permite aos leitores quebrar um personagem de p0rr#da.
Italo Bernardo | @wesleyliterario 11/04/2023minha estante
Nossa, há ANOS adio a leitura desse livro :/

Surrender_Nih 18/05/2023minha estante
Meu sonho a criação dessa tecnologia mds

Mari.Figueiredo 23/07/2021

Esse livro me destruiu completamente. Fiquei tão abalada que não consegui chorar. Há muitos, muitos anos quero ler Proibido, mas só agora tive a chance. Valeu a pena. A história do Lochie e da Maya é tão tocante, e a decisão que ele toma no fim pra salvar a família... Juro, teve um momento que eu realmente torci pra que eles dessem um jeito nas coisas...

Narlaine.Souza 22/06/2023

Esmagaram meu coração!
O que vou falar desse livro?... Minha cabeça está bagunçada, meu coração dilacerado, minhas emoções a flor da pele. Li algumas resenhas sobre essa historia mais nenhuma chega perto do que sinto agora. Quanto sofrimento e quanta injustiça. Por que??? A autora criou uma historia, envolveu-nos nesse drama e nos deixou no vácuo com esse desfecho. Por que esse fim nao fou com a Mae? Nunca odiei tanto um personagem como odiei essa mulher que se diz mae dessas crianças, no entanto O que aconteceu com ela foi justo? Nao sou a favor do que eles fizeram mais as circunstâncias os levaram a isso. Por que esse final? E essa demônia dessa mae? Por que nao deram outro desfecho merecido a ela? Nao queria ter lido esse livro pra nao ter que ficar com tanto odio e ter ativado gatilhos meus que deveriam está apagados da minha memoria.
Deh Freire 25/06/2023minha estante
Acabei de ler e estou do mesmo jeiti.
Não digo que queria um final feliz como de conto de fadas para eles, pq o que fizeram era errado, porém; a mãe ausente continuou ausente.
Nada mudou, nada amadureceu,
Eles tiveram uma vida de merda, será que se não fosse naquelas circunstâncias eles teriam se apaixonado?!

Narlaine.Souza 25/06/2023minha estante
Acho que nao. Eles com certeza teriam outro fim. Realmente nao esperava que ficassem junior, porem teria que hacer uma puniçao para essa Mae. Uma historia muito dolorida.

Kyrie.Sparda 10/06/2020

Não consigo esquecê-lo
Li esse livro já vai fazer um mês e não o tiro da cabeça, no inicio doía, pelas lembranças, de um modo ruim. Hoje um pouco mais recuperada posso dizer que talvez nunca ache uma história que me marcará tanto, a escrita é linda, delicada, sensível, detalhista, exatamente como amo. A autora soube colocar tantos sentimentos que quando acaba você se sente destruída com o rumo que tudo tomou. Não gostei do final, ele acabou comigo, acho que pra tudo se há uma solução e a forma que ela resolveu foi covarde, e por isso não dei 5 estrelas. Entretanto, sem dúvidas será para sempre um dos melhores livros que ja li na vida e nunca vou esquecer esses personagens.
Duda 10/06/2020minha estante
Amo o livro

isabewlha 28/06/2020

Angústia
Do início ao fim desse livro eu fiquei angustiada. Nao só pela incerteza do romance deles mas tambem pela situação de vida: com pais ausentes e dois adolescentes tendo que dar conta de cuidar de uma casa e 3 irmãos. Sem falar da fobia social do Lochan.

Nunca tinha pensado a fundo sobre incesto, mas era um tabu pra mim. Depois que terminei esse livro, nao sei mais o que pensar sobre esse assunto.

Acho que faltou uma parte ou um capítulo do Kit, tendo em vista que ele foi mais do que importante pros acontecimentos dos fatos.

Enfim, li esse livro por recomendação da minha amiga, sem ler sinopse nenhuma, sem saber de nada da história, e como ela disse, acho que todos deveriam fazer o mesmo. Creio que ler com uma mente aberta é fundamental para essa narrativa.

Deza Farias 19/07/2017

COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECER TÃO CERTA ?
Vamos começa pelo título dessa resenha , que tal ? Sim isso mesmo... "COMO UMA COISA TÃO ERRADA PODE PARECE TÃO CERTA ?" Quando eu comprei esse livro de uma pessoa que queria vende , porque se recusava a lê algo tão sórdido e tenebroso ( isso nas palavras dessa pessoa ) eu me questionei se eu deveria ler esse livro , claro que eu já tinha lido resenhas e já conhecia as premissas deste livro , e assim que ele chegou eu resolvi lê-lo , entendi na hora a repulsa da leitora , sim repulsa , porque vejamos , no meu caso e no caso de outras pessoas que leram o livro , o leitor começou a ansiar pelo romance entre os irmão Maya e Lochan , não seria errado isso ? Na sociedade onde vivemos., nós aceitariamos esse tipo de relacionamento ? Essa autora que por sinal escreve muito bem., tem um poder de nos questionar e de aceitarmos esse fato como se fosse normal e lindo e não um doa maiores tabus do nosso planeta. Entao se você é puritano , não leia esse livro , porque você nunca mais será o mesmo depois dessa leitura.
E até aqueles que se dizem mentes abertas ... Você tem certeza que toda forma de amor é válida ?

Boa leitura a todos :)
Pâm 19/07/2017minha estante
Eu amei esse livro, é mesmo sabendo que era errado eles ficarem juntos eu torci pra eles ficarem juntos no fim. Mas o fim é bem triste. Acho que a autora quis questionar mas Tb no final mostrar que esse tipo de relacionamento não iria ter um final feliz.

Deza Farias 20/07/2017minha estante
Pâm concordo com você , mais foi tão horrível o final , que dar só angustia em pensar kkkkkk, eu queria que eles pudessem ter fugido e criados novas identidades, mais é isso mesmo o único fim só poderia ser esse mesmo.

Gisele Simões 20/07/2017minha estante
Acho que a intenção da autora era levantar o questionamento, fazer os leitores pensarem. Não diretamente na possibilidade de esse tabu acontecer realmente ou não, mas no julgamento das pessoas com relação à vida do outro. Será que temos o direito de julgar o sentimento de alguém?

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Amo demais esse livro e concordo que a autora escreve tão bem que dá um nó ou vários, na nossa cabeça. Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a escolha da autora ao escrever esse final previsível, um pouco clichê e de certa forma uma escolha "fácil" para uma história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada.

Queren-Hapuque 22/07/2017minha estante
Porém fiquei um pouco decepcionada com o final do livro. Sinceramente achei a autora previsível, um pouco clichê e fazer uma escolha "fácil" para finalizar essa história tão boa e até aquele momento muito bem desenvolvida, crítica de valores, tabus, etc. O final não tira o mérito do excelente livro, porém fiquei um pouco frustrada

Gisele Simões 24/07/2017minha estante
Concordo, Queren! O final é "o que se espera" de uma história tão polêmica, o minimamente aceitável desse tabu social. Mas a autora é corajosa ao apresentá-lo dessa forma.

Deza Farias 24/07/2017minha estante
Concordo com vcs !!!!

Beatriz.Nizara 16/04/2022

Não consigo parar de chorar
Inicialmente escolhi esse livro por falar sobre uma questão que é um tabu, e gosto de livros que me tiram da zona de conforto, principalmente quando tenho alguma ressaca literária.

É uma história triste do começo ao fim, e não é o relacionamento amoroso entre os irmãos que nos deixa com uma profunda indignação e raiva, e sim o abandono familiar e toda responsabilidade que é jogada em cima de duas crianças. Lochie e Maya nunca foram crianças, não tiveram a chance, a escolha, também não receberam afeto algum, então acabaram se tornando o refúgio um do outro.

O livro é bem desenvolvido e escrito, você consegue sentir as emoções que a autora quer passar.

Não sei mais o que falar, pq esse livro me deixou destruída, essas 5 criança mereciam muito mais, o que acontece é revoltante de verdade.

Mandinha 19/03/2021

O começo do livro não me pegou tanto, mas a partir do meio eu fiquei louca
Não imaginava esse final
Ensinamentos muito muito valiosos, aqui a autora deixa você sentir a dor sem romantizar ela
Chorei horrores

Juh 23/03/2021

Para ler um livro desses é necessário duas coisas.
Primeira: ser uma pessoa mente aberta para se entregar a história e sem tabus e julgamentos.
Segundo: você não pode ser uma pessoa influenciável, você tem que ter certeza dos seus valores e do que acha certo ou errado.
O livro conta a história de Lochan e Maya, dois irmãos de sangue que se apaixonam.
A história dos dois é extremamente complicada, o pai abandonou eles quando eram apenas crianças, e a mãe é uma drogada que age como uma adolescente e esquece que tem 5 filhos para cuidar, sendo assim a responsabilidade de ser pai e mãe cai sobre Maya e lochan que são os irmãos mais velhos.
A autora é muito descritiva mostrando a dor dos personagens, tanto que toda dor e tristeza chega ser palpável é impossível você não sentir empatia por lochan, ele é um menino muito tímido, ele não consegui se relacionar com ninguém a não ser as pessoas da sua família, e por causa disso ele é taxado de estranho e louco na escola apesar dele ser muito mas muito inteligente,lochan é muito maduro ele faz seu papel de homem da casa muito bem, é impossível ver ele como um irmão mais velho, ele é o pai daquela casa.
E nesse cenário de família nada estruturada, os irmãos acabam se apaixonando, no começo eles sentem nojo de si mesmos, mas com o tempo esse amor passa a ser ?natural? para eles.
Eles ficam durante todo o livro com medo de algo acontecer e os outros irmãos serem tirados deles, apesar de serem só eles contra o mundo eles fazem de tudo para continuar unidos, para o concelho tutelar não ver que eles são crianças cuidando de outras crianças, então eles tentam a todo custo esconder essa relação de todos.
Esse livro foi uma experiência muito louca para mim, porque esse livro é muito pesado, eu senti o que o lochan sentiu durante todo o livro, todos os ataques de pânico toda dor, eu criei uma empatia enorme por ele, ele independente de tudo foi um personagem muito forte.
O livro foi narrado por Maya e lochan mas Maya não me cativou enquanto o irmão dela conseguiu me destroçar.
O final desse livro mexeu comigo de formas imagináveis, eu terminei esse livro sentindo dor e um vazio enorme.
Eu acho incesto algo abominável, muitas vezes eu tive vontade de vomitar durante o livro por que eu sentia nojo dos personagens, em momento nenhum eu apoiei o ?casal?
Eu só consigo imaginar que se eles tivessem tido uma infância diferente uma família diferente eles poderiam ter um final feliz.

Hilara.Giselly 25/06/2021

angustiante e emocionante
um livro difícil, principalmente pelo fato de isso acontecer de verdade.
desde o começo você percebe a dificuldade que é a vida dos dois personagens principais, serem tão jovens e carregar tudo que eles passam dias após dia, todos esses traumas e nunca poderem se colocar em prioridade.
não chorei como a galera tanto fala que chorou, mais isso não tira o fato do livro ser pesado, angustiante, emocionante e verdadeiro.
e não, em nenhum momento shipei o ?casal?, não conseguir botar na minha cabeça que era ?certo? o que eles estavam fazendo, talvez seja por minhas ideias ainda não estarem desenvolvidas o suficiente? por eu não ter um grande amadurecimento? não sei. porém, o livro é sim bem escrito, e não romantiza nada. foi uma boa experiência.