Mudanças

Mudanças L. L. Alves

Resenhas - Mudanças

Fer - Mato Por Livros 04/01/2016

Mudanças retrata bem o que acontece no interior de Verônica. Ela é uma adolescente no meio daquela fase complicada, onde parece que o mundo todo está contra você, inclusive as pessoas que mais te amam. Verônica não consegue ver nada de bom na sua vida, e tudo parece estar desmoronando. O que deveriam ser umas férias curtindo o tempo e a vida se transforma em amargura quando além de terminar com o namorado, ela é humilhada por ele em público. Mas ela não está sozinha, do nada surge Carlos, um rapaz que ela não conhece, para defendê-la. Mas Verônica está tão de mal com a vida que apesar de ser surpreendida, mesmo assim ela não consegue compreender um gesto tão bonito. Seu coração está tão quebrado, que agora ela não consegue acreditar nas pessoas nem achar que alguém possa gostar verdadeiramente dela.

Mas Carlos não parece disposto a desistir assim tão fácil, reencontros acabam acontecendo e Verônica se surpreende começando a aceitar a presença dele na sua vida. Ela tem a sensação de que em algum momento conheceu aquele rapaz, mas não consegue entender essas sensações.

Carlos ao contrário de Verônica é um rapaz maduro, diria maduro até demais, mas acontece mesmo muitos casos de adolescentes com essa maturidade, só achei que em alguns momentos ele forçava um pouco essa “maturidade”, mas ele é um encanto de rapaz, e conseguia falar umas verdades para Verônica e fazê-la ouvir, mesmo que não quisesse.

Carlos começa a se fazer mais presente na vida de Verônica, e de uma amizade meio imposta pela presença dele rs, acabam nascendo outros sentimentos dentro dela, que no começo tenta ir contra isso, mas depois percebe que é mais forte que ela. Mas para viver esse sentimento ela terá que mostrar que amadureceu, afinal Carlos a conhece bem, mais do que ela imagina, e ele está disposto a mostrar que ela pode sim mudar e ser uma pessoa melhor e mais feliz, mas que precisa amadurecer e para isso, só pode contar com sua própria vontade e esforço.

Mudanças é uma história linear, mas que conseguiu prender minha atenção. Eu aguardava com ansiedade para saber que segredo envolvia Carlos e se Verônica iria conseguir mesmo mudar.

Ela em toda sua crise de “aborrecencia”, me irritou um pouco, mas mais quando caia em contradição. Em um determinado momento ela enfim pareceu compreender um pouco mais as pessoas em sua volta, principalmente sua mãe, mas foi se reencontrar com a mesma e pareceu esquecer-se de tudo o que tinha “aprendido” sem nem ao menos a mãe ter tempo de ser chata ou não. Aí eu me irritei mesmo, queria dar uns sacodes nela. Mas enfim, cada um tem o seu jeito e suas crises, não é mesmo?
O bom de Verônica é que ela conseguia perceber suas chatices, suas crises e todos os seus medos e desejava mudar, mas ela não conseguia ainda descobrir como.

O personagem mais “tudo de lindo” é o irmãozinho de Verônica, que era aparecer e trazia junto um sorriso ao nosso rosto.
Jonatas, ex de Verônica, volta a história, e minha nossa, que coisa mais maluca, entendo que na realidade coisas assim acontecem, mas foi tudo meio louco e algumas atitudes de Verônica foram insensatas, quem na realidade faria algo assim? No meio de um perigo, ninguém consegue ser tão racional e perder o medo, eu pelo menos acho que não, e tudo bem que foi lindo ela se preocupar e querer ajudar seu melhor amigo, mas gente meio difícil de aceitar essa parte da história. Achei tudo meio louco e custei a acreditar.

Acho que algumas pessoas poderão não gostar da história, principalmente se for aquelas que já se esqueceram dos seus dramas e crises adolescentes, mas é preciso lembrar que os personagens são reais, eles são humanos e com certeza tem muitas Verônicas por aí, então o que deveria ser uma “história” simples com um desenrolar fácil, se torna uma bola de neve que a cada momento só aumenta e parece que vai levar você junto. É essa sensação que a história nos passa. Achei incrível como a autora conseguiu passar com realidade cada crise, cada confusão e cada chatice de Verônica com verossimilhança, em alguns momentos eu estava cansada de suas chatices, chegando a ficar muito brava com a história, em outros torcia para que Verônica pudesse finalmente encontrar seu caminho e se aceitar um pouco mais.

Um ponto lindo do livro são os títulos dos capítulos, que mostram exatamente cada passo que Verônica precisa viver e sentir para finalmente conseguir entender que precisa mudar e conseguir realizar essas mudanças. Sensações e sentimentos tais como sofrimento, dúvida, angústia, confiança, esperança, são passos que Verônica irá viver antes de finalmente conseguir mudar.
A diagramação linda e mais que perfeita (da vontade de colocar o livro em um quadro), é caracterizada por borboletas, o que para um bom entendedor, simboliza as mudanças de Verônica, todo o processo de ser uma lagarta e se transformar em uma linda borboleta.

Mudanças é um romance juvenil, uma história curtinha, que em alguns momentos flui mais, em outros um pouco menos. Uma história que trata de insegurança, de amizade, de aprendizado, de amor e, de claro, como o próprio título já nos diz, de mudanças.

site: www.matoporlivros.com.br

Clube do Livro 01/01/2016

Verônica é mais uma dentre tantas "aborrecentes" que conhecemos. Tem 15 anos, é boa aluna e boa filha. Vive com seus pais, Paulo e Sônia e com Pedro, seu irmão mais novo, que é uma simpatia de menino. Moram em uma casa sem luxo, mas confortável, e seus pais, na medida de suas limitações, são atenciosos e carinhosos.

Em “Mudanças”, L.L. Alves narra as férias escolares de Verônica e começa a trama mencionando cenas de um conturbado sonho que insiste em povoar suas noites. O sonho refere-se a uma festa à fantasia que aconteceu em seu antigo colégio. Verônica, que desde esta época já gostava de ser diferente, estava fantasiada de bruxa, enquanto suas amigas, de princesas. Todos se divertiam. As amigas estavam concentradas na visão de um belo rapaz fantasiado de Tarzan e Verônica percebe que um jovem fantasiado de Hobin Hood não tira os olhos dela. Num dado momento, Verônica se afasta do grupo para tomar um refrigerante. O jovem se aproxima e a convida para dançar. Ela responde de maneira grosseira e indelicada, e ele vai embora. A próxima cena da qual se lembra, é a da festa acabando, e como sempre, ela sente-se completamente só. Joga-se no chão e chora. Sempre que tem esse sonho, ela chora. No sonho e na cama. Verônica sente que precisa mudar e crescer, e questiona-se sobre quais passos deverá seguir para alcançar essa transformação.

“Mudanças” tem suas peculiaridades. L. L. Alves usou a estratégia de desenvolver a história não em capítulos, mas em 25 passos, onde cada passo tem um elemento que Verônica precisa “trabalhar”, seja adquirindo-o, aprimorando-o ou despojando-se dele, para que sua mudança aconteça.

A cada passo, a história vai sendo contada e o enredo vai evoluindo. O leitor fica conhecendo a vida de Verônica anterior e pós-festa, a rotina de sua vida familiar, as características e personalidades de seus pais e irmão, suas relações de amizades, as consequências do namoro de Verônica com Jonatas, que, ao mesmo tempo em que lhe deu status entre seus amigos, colocou-a também em uma situação de grande perigo, além de detalhar o surgimento de uma grande amizade e de um lindo romance entre Verônica e Carlos, um garoto maduro, inteligente, com uma visão centrada sobre a vida. Um verdadeiro príncipe encantado, não pelos bens materiais, mas pelo bom exemplo mega necessário aos adolescentes, que normalmente agem movidos por impulso.

Verônica namorava o simpático, bem falante, divertido e bonitão Jonatas, e sentia-se feliz por namorar o rapaz mais popular e desejado da escola. Mas, o que ela e nem as amigas sabiam é que Jonatas, por trás de toda aquela beleza, possuía um lado sombrio e cruel. Verônica foi vítima dessa crueldade e saiu muito infeliz desse relacionamento. Apesar de todo sofrimento, ela ainda não aprendeu muito sobre a vida e continua sendo grosseira e intolerante com quem realmente a ama de verdade.

Neste ponto, a autora cria um cenário dramático, com alto teor de suspense (quase trágico), que prende o leitor, com uma narrativa informal e de fácil entendimento para os adolescentes, o que torna o livro perfeito para esse público.

O leitor acompanha com interesse e curiosidade o desenrolar da trama na expectativa do desfecho. Uma coisa é certa: para ser feliz, Verônica terá que repensar sobre suas atitudes e conduta diante da vida e das pessoas, reconhecendo que as mudanças são necessárias e fazem parte da vida.

“Mudanças” aborda assuntos e conflitos muito comuns ao universo dos adolescentes. É uma história inspiradora sobre família, amizade, amor, decepções, descoberta de valores, dificuldade dos pais em lidar com seus adolescentes, na qual a autora alterna com habilidade cenas do mais puro suspense e apreensão com cenas reflexivas e comoventes. Tudo isso de uma forma alegre, divertida, emocionante e romântica.

A diagramação do livro está caprichada. As páginas são amareladas, os capítulos ou “passos” são introduzidos por borboletas estilizadas. O tamanho da fonte é ideal para quem, assim como eu, tem aversão por letras muito pequenas.

Agora, vocês devem estar se perguntando: e sobre o sonho (que está mais pra pesadelo) que tanto atormentava Verônica, lá no comecinho do livro??? Não conto, não conto, não conto (...hahahaha...).

Ele é o “gran final” que permeia a saída do casulo de Verônica e foi fundamental nas suas mudanças e transformações.

Bem, minha linda e talentosa “amiga-autora”, Luene L. Alves, como sempre, sua escrita me contagiou e satisfez. Espero que você tenha aprovado minha resenha e que ela tenha feito justiça ao seu livro.

Resenha Vanda Costa

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/01/resenha-nacional-mudancas-l-l-alves.html

Katerine.Grinaldi 24/11/2015

Mudanças - L. L. Alves
A autora nos conta a história de Verônica, uma adolescente que precisa aprender muitas coisas e junto com ela, nós também, mesmo aqueles que não são mais adolescentes.
Gostei de muitas coisas.
A relação entre pais e filhos. Ela nem sempre é perfeita, cheia de abraços e beijos, pelo contrário, pais e filhos são humanos que possuem personalidades diferentes e que mesmo com todos os conflitos existentes, se amam. E, talvez, seus pais nunca mudem, mesmo que eles possam estar errados, é apenas o jeito deles.
Gostei também de uma coisa que não foi dita diretamente, mas que ficou nas entrelinhas. Não é porque fazemos escolhas ruins que necessariamente seremos ruins. Pessoas têm motivos diferentes para seguir determinados rumos. Talvez elas precisem apenas de alguém que as façam enxergar as coisas de maneiras diferentes.
E Verônica, em sua trajetória, nos ensina que há males que vem para o bem. Que mudanças são necessárias e que podemos nos adaptar a elas sem causar uma guerra mundial.
Quanto à escrita da autora , é o primeiro livro dela que leio e, com certeza, lerei outros. É realmente harmoniosa, leve, você nem percebe que já está acabando o livro. Personagens bem construídos e cenários bem descritos.

Andi 16/10/2015

Sabe aquela personagem mimada, imatura que por momentos você tem raiva dela e em outros você a compreende?
Sim esta é a Verônica... mais qual a adolescente que não passa por esses momentos de pura insegurança?
Com o primeiro namorado Jonatas ela descobre a traição e muitos outros sentimentos que só descobrimos no final do livro...
Como não se apaixonar pelo Carlos, que a salva não só de Jonatas, mais dela mesma.
Daniel é uma fofura o irmão caçula que todass sonhamos.. a fofura em pessoa.
Luiz é um bom amigo... ?? Mas apenas o Luiz sabe o que se passa em seu coração e faz com que tenha determinadas atitudes..
Adorei o livro linguagem simples e mais muito bem escrita.
Viajei junto em cada detalhe.
Adorei a história, o amadurecimento de cada personagem.
A transformação.. e a bela lição que só o amor verdadeiro é capaz de nos deixar..
Carlos mais uma vez me fez ver que o verdadeiro Amor tudo passa e é capaz de ensinar e transformar, reinventar se.
Amei o livro!!

27/09/2015

Me surpreendeu
Continuando as delícias literárias, eu também não sou muito de ler livros sobre adolescentes, mas eu sou leitora da Luene Langhammer Alves, então o que ela escreve eu leio!
Hehe
Descobri que a Lu escreveu esse livro bem jovem e fiquei ainda mais surpresa, porque a história é bem escrita e amarradinha. Fiquei encantada com a diagramação e o cuidado com os passos pelos quais a Verônica passa. E o Carlos? Um fofo!!!
Adorei Lu, sua escrita como sempre me envolvendo!
Parabéns!!!!

Déborah - @lisossomos.lisos 02/09/2015

Pra ler no busão: Mudanças
E para iniciar o nosso mês dedicado à Literatura Nacional vamos trazer uma resenha da autora parceira L. L. Alves e que foi feita ainda no mês de julho durante a #MLI2015.

Verônica inicia o livro terminando um namoro com um garoto muito problemático e que se acha. Ele humilha a menina e ameaça até bater nela, mas Carlos surge, não se sabe de onde, e defende a menina.

Só que ela não é uma menina muito fácil, apesar da ajuda ela não é muito gentil com o garoto, porém o destino teima em colocar Carlos no caminho dela.

Ela então passa a ignorar o ex, Jonatas, por ser um idiota e violento. Enquanto Carlos é um fofo que ganha a confiança até do irmãozinho dela.

Com pouco tempo Verônica já está apaixonada por Carlos, mas o garoto não é fácil. Diz sempre que ela tem que mudar, amadurecer e deixar de ser tão geniosa.
No momento o que ele pode oferecer é sua amizade e companhia que sem opção ela acaba aceitando.

No decorrer do livro vamos vendo os passos pelos quais Verônica vai passando para chegar a sua grande MUDANÇA.
Porque tem uma parte bem tensa envolvendo ela, o melhor amigo gay, Carlos e o ex. Fiquei nervosa!

O livro não aborda apenas essa mudança tão importante que a maioria de nós, se não todos, temos que passar para entender coisas simples da vida. Ele também traz a importância da amizade e da família como é importante uma família ter diálogo e saber se entender.

Esse livro da L. L. Alves foi o mais lindo que eu li dela até agora, acho que ele é tão real quanto as aventuras da Dani, mas é uma maneira mais leve de tratar a aborrecência.
É impossível você não se identificar com certas situações que passamos quando éramos mais novos.

Apenas amei tudo no livro.
A capa é singela e a diagramação é de um cuidado e capricho sem igual.
Acho que é uma das primeiras vezes que não encontro problemas de revisão em um livro da Modo, isso me deixa muito contente.

Com todos esses elogios está mais do que na cara que dei nota máxima para ele.

Espero que vocês tenham gostado e ficado curiosos para saber os passos pelos quais Verônica passou e em qual mudança chegou.

Deixem suas opiniões. :)

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

SahRosa 01/09/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Mais um bom Young Adult nacional que tenho prazer ler! Mudanças, da autora L.L. Alves, foi publicado em 2014 pela editora Modo no selo Genérico, é uma leitura agradável, fofa e romântica. Ao iniciarmos a leitura, conhecemos a protagonista Verônica, que é salva por um misterioso rapaz, após uma briga com o ex-namorado. Verônica tem um temperamento forte, diz o que pensa e sente, e muitas vezes suas atitudes podem acabar afastando aqueles que lhe querem bem, como toda adolescente, Vê também é sonhadora e deseja um amor, quando este lhe bate a porta, a jovem acredita que é especial, duradouro, mas as atitudes de Jonatas logo mostram seu verdadeiro caráter. No entanto, a humilhação que Verônica passa, tem um fim quando Carlos surge, seu salvador, desde que a salvará, o jovem se torna uma presença constante na vida de Vê, sempre lhe aconselhando a tomar outras atitudes e amadurecer. Verônica não aceita bem os conselhos de um estranho e mesmo que tenha-lhe ajudado, para a jovem ele não possui esse direito, ela mal a conhece... Mas com os dias passando, a presença de Carlos começa a ser um refugio para a jovem e novos sentimentos começam a florescer, o rapaz demostrar sentir o mesmo, mas insiste que antes de tomarem qualquer atitude, Verônica precisa crescer aprender que suas atitudes apenas lhe causaram mal e que mudanças são necessárias para o próximo passo.

Trazendo elementos típicos dessa fase tão conturbada, a adolescência, Mudanças mostra-se uma leitura agradável, sensível e com reflexões. Verônica é uma personagem interesse, pensei que eu fosse acabar não gostando tanto dela, por conta de algumas de suas atitudes, mas foi o contrario, na verdade, me identifiquei bastante com ela e compreendo suas escolhas, afinal, estava fase pode ser complicada para alguns, não digo que fui como ela, mas meu temperamento era bem explosivo, por tanto, vi em Vê uma parte de mim e gostei de acompanha-la até suas mudanças. Carlos e Pedro foram os personagens que mais me surpreenderam na trama, este primeiro revelou-se gentil, misterioso e cheio de amor, a revelação no final de Mudanças me deixou muito surpresa, eu já desconfiava do passado de Carlos, mas o modo como tudo se desenrolou e como ele amadureceu, me deixaram de queixo caído e fez gostar ainda mais desta história. Pedro é o irmão caçula de Verônica, protetor e corajoso, eu gostaria que tivessem mais momentos com ele, pois o laço que ambos possuem é lindo, gostei bastante como foi elaborada essa ligação de Pedro e Verônica, mostrando o valor e força do amor entre irmãos.

No entanto, se tem algo que acabou me desapontou um pouco, foi a rapidez do relacionamento de Verônica e Carlos, apesar de ter sido bonito o amor deles, principalmente da parte de Carlos, quem leu Mudanças, vai entender, para mim, os sentimentos de Vê foram instantâneos, apressados, talvez se tivesse demorado um pouco mais para o desenrolar do romance, ou até mesmo dos sentimentos por parte de Verônica, acredito que ficaria mais convincente; Mas apesar disto, Mudanças é um livro gostoso de ler, a escrita de Luene é fluida e envolvente, rapidamente o leitor é atraído pela narrativa.

Li a versão digital, por tanto, não há muito que falar sobre a diagramação, a revisão esta boa, encontrei pouquíssimos erros durante a leitura, mas nada que de fato atrapalhasse meu desempenho com o enredo. Estou ansiosa para conhecer outras obras da autora e recomendo a leitura de Mudanças, principalmente para os leitores de YA.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/08/resenha-mudancas-l-l-alves.html

Arca Literária 26/07/2015

Verônica é uma típica adolescente de 15 anos: acha que o mundo inteiro está contra ela e não entende por que seus pais pegam tanto no seu pé. Ela "ficou" com Jonatas por dois logos meses, mas o garoto a traiu e ela teve que terminar o pequeno relacionamento. A partir desse momento, o rapaz começa a humilhá-la toda vez que a vê. Uma dessas vezes a discussão sai do controle e Verônica dá um tapa no rosto de Jonatas, o que o faz quase agredi-la. Na verdade, se Carlos não aparecesse bem na hora com certeza o bad boy não teria pensado duas vezes antes devolver o tapa.

Leia toda resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/mudancas-l-l-alves/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/mudancas-l-l-alves/

C. Aguiar 22/06/2015

Nesse livro conhecemos a história de uma garota chamada Verônica, que está tentando sobreviver a adolescência. Aquela fase onde tudo parece ser o fim do mundo e as emoções "rolam soltas".

O problema é que quase todo adolescente faz um drama desnecessário por achar que é o único que passa por esse turbilhão de emoções, sofre calado e acaba se fechando para o mundo. Com isso Verônica acaba descontando suas frustrações nas pessoas a sua volta e para piorar tudo ela está passando por um problema com o namorado.

Tudo começou com Jonatas (o garoto mais desejado e popular da escola) querendo ter algo a mais com Verônica. Então a jovem acaba aceitando ficar com ele, pois nunca imaginou que alguém como ele poderia se interessar em alguém como ela. Quando a coisa fica mais séria e eles começam a namorar tudo parece perfeito, até que ela fica sabendo (pelo próprio garoto) que nada daquilo foi "real", que ele apenas estava brincando com os sentimentos dela.
Após uma humilhação pública a jovem decide por um fim naquela situação.

Com isso, a garota acaba enfrentando o rapaz (que a ameaça), mas para a sua sorte alguém intervem na situação e defende Verônica na frente de todos. Carlos é um rapaz gentil e os dois acabam tornando-se amigos depois desse episódio.

Depois de ir conhecendo Carlos aos poucos ela acaba sentindo algo pelo rapaz e isso vai se tornando mais forte a cada dia, mas será que Jonatas irá aceitar o relacionamento dos dois? Como um rapaz agressivo e inconsequente que é, ele acaba tramando algo para resolver a situação da maneira que acha correta, porém isso pode colocar em risco a vida de Verônica.

O livro fala sobre sentimentos, amizade, amor e provações. Tem uma ótima temática, mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura! Eu achei o Jonatas um personagem muito forçado em algumas situações (quase todas), acho que ele poderia ser melhor construído.
Ele é "cheio de sotaque" na hora de falar (não que isso seja ruim), mas só percebi ele com um linguajar diferenciado, o resto dos personagens ficaram no mesmo patamar (por assim dizer).

A personagem principal não cresceu tanto quanto eu gostaria e o final ficou muito corrido para mim. Achei o relacionamento entre ela e o Carlos muito "instantâneo" e um pouco "stalker" da parte dele (quem for ler vai entender do que se trata), mas ainda sim foi uma boa leitura na medida do possível.

A narração é tranquila e gostosa em vários aspectos, fazendo com que o leitor leia o livro em um piscar de olhos. Uma pena que não teve mais páginas, pois acho que os personagens poderiam ser mais trabalhados e renderia mais um pouco essa história.

A diagramação é simplesmente linda e a editora está de parabéns pelo trabalho feito nesse livro.
No mais é um livro que eu recomendo para adolescentes e que os demais leiam sem muita expectativa para não se frustar com algumas coisas!

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Viviana Mendonça 20/06/2015

#Resenha Mudanças
Este livro chegou através de um Book-tour feito pela própria autora. O livro é narrado em 3ª pessoa, houve alguns erros de digitação ou impressão, mas são supérfluos, não agride a ortografia ou a leitura, ao contrário, o livro é simples, compreensível e muito gostoso de ler, gostei muito por que é uma historia de amor juvenil, como gosto de ler historias assim, me faz lembrar dos tempos de escola, onde amor é algo muito mais forte e importante. Esse é o 1º livro que leio da autora, sei que existem outros dela, lógico que em breve estarei pesquisando mais pra ler.
Como disse anteriormente, como a leitura é simples, você acaba lendo muito rápido o livro, pois é gostoso saber o que se passa e você quer saber o que vai acontecer a seguir.
Gostei muito mesmo da simplicidade da autora em escrever uma historia tão juvenil e eu no auge dos meus 30, amar a leitura, talvez por que a melosidade não foi forte. Personagens sempre me lembram alguém e Verônica, me lembrou a minha irmã, não sei por que ao certo, talvez pelas crises de "aborrecencias", que a gente olha e se pergunta, o que houve com ela? Está nervosa por que?
Recomendo o livro, em qualquer momento da vida, por ser uma historia simples, lógico com um pingado de emoção para apimentar a historia, mas quando voce menos imaginar você devorou o livro.

site: http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

Thamires 08/05/2015

Mudanças e escolhas
O livro conta a história de Verônica na fase da vida mais contraditória e conturbada que nós podemos passar (e sobreviver, é claro! rs'), a adolescência. Quem já passou por isso sabe muito bem dos dramas adolescentes que parecem ser maiores que nós. No momento parece um turbilhão intransponível que quer nos afogar, mas quando passamos dessa onda gigantesca e finalmente chegamos na arrebentação (fase adulta) vemos o quão pequenos eram nossos problemas. E bem, quem ainda está passando por isso, leia esse livro!

E é isso que Verônica está vivendo no momento, achando ser a única a passar por momentos como esses. Irritada com o mundo e todos nele, sem nem mesmo saber o por que de suas atitudes. E o rompimento com o seu então namorado "problema" só piora a situação. Amava ele e achava que era correspondida até ouvir direto da boca dele que era apenas usada. É, e dizem que é fácil passar pela adolescência não é mesmo. Até que surge (sim, surge de repente) Carlos, um cara atencioso e gentil. Eu não reclamaria se um desses me encontrasse por aí! rs'

Ao se aproximar de Verônica, ele tenta mostrar que ela não precisa ser assim tão explosiva com tudo a sua volta e que não, o mundo não gira em torno dos seus problemas. E aos poucos tenta ensinar a ela ir com calma. Como: aprender primeiro a lidar com ela mesma e encarar os seus problemas antes de iniciar um relacionamento. Aos poucos Carlos consegue moldá-la, ou melhor... mostra o caminho para ela. Só que ela só irá trilhar esse caminho se ela aceitar a dar o primeiro passo.

É disso que o livro trata, mudanças. Elas virão, poderá não ser fácil, mas temos que aceitá-las de uma forma ou de outra e por vezes sofremos por resistir à elas. E para um adolescente perceber que as vezes o mundo te força a se moldar e não você moldar o mundo, é um caminho tortuoso a seguir.

Mas é claro que não há apenas isso. Junte a dificuldade de crescer, mais um ex-namorado possessivo que ela achava que conhecia bem, capaz de coisas terríveis apenas para se auto-afirmar e Carlos que não dá o braço a torcer e fala que ela ainda precisa aprender para começar um novo relacionamento. Desde que conheci o Carlos na narrativa pensei, aí tem, hein! Faro de leitora não se engana.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Silvana 20/04/2015

Mudanças. A vida é feita delas. E uma das maiores mudanças que acontece na nossa vida é a transição da infância para a fase adulta, a tão temida adolescência. Verônica está com quinze anos e acaba de descobrir que o amor machuca. Ela uma adolescente, alias aborrecente como dizem os seus pais, é uma garota que gosta de ficar dentro de casa lendo seus livros. Seus pais são do tipo que não brigam, não cobram, mas ela preferia que eles fossem diferentes, talvez se gritassem, se proibissem alguma coisa, eles demonstrassem que se importavam com ela. Eles nem se importam se ela está com os olhos vermelhos de tanto chorar, arrasada com uma desilusão amorosa.

Quando Jonatan pediu para ficar com ela, é claro que ela aceitou. O garoto mais desejado por todas as meninas da escola, escolheu-a. Ela já tinha beijado antes, mas com Jonatan foi diferente. Ela estava no céu, mas as coisas mudaram. Jonatan começou a maltratá-la e beijou outra garota na sua frente. E ainda humilhou ela na frente de todo mundo, ela não aguentou e deu um belo tapa nele, que tentou devolver na mesma moeda, só não o fez pois um garoto que ela nem sabe quem é, se colocou entre eles e ameaçou Jonatan. Mas ele não parou por ai, sempre que pode ele está cercando Verônica. Até seu irmão mais novo precisou salvá-la de Jonatan, que está se mostrando cada vez mais inconveniente.

E em meio a uma ebulição de sentimentos, ela acaba se tornando amiga de Carlos, o garoto que lhe defendeu de Jonatan. Ela fica sabendo que eles vieram da mesma cidade. E conforme eles vão se conhecendo ela começa a sentir algo a mais por ele, algo que ela nunca sentiu por Jonatan. Mas quanto mais ela se aproxima mais ele se afasta, dizendo que ela não está preparada. Verônica que já estava confusa, fica ainda mais insegura com seus sentimentos. Será que nessas férias escolares finalmente ela vai conseguir compreender e aceitar as mudanças que estão acontecendo com ela? E Jonatan vai parar de persegui-la?

Esse é o primeiro livro que leio da autora, parceira aqui do blog e já posso afirmar que a autora conseguiu me conquistar. Ela escreve de uma forma que parece que os personagens são reais. Ainda mais por ser uma fase tão difícil de escrever, a adolescência. E olha que só depois que terminei o livro que fiquei sabendo que ela escreveu Mudanças quando tinha 13 anos. Eu já passei dessa fase já tem um tempo, bem pouco tempo, só quase vinte anos hehe, mas quando leio livros sobre essa fase fico me perguntando "será que eu era assim?". O livro que parecia ser apenas mais um romance no começo, acabou se tornando muito dinâmico, aconteceu uma coisa que não vou falar o que é mas que mudou totalmente o rumo da história.

Agora vou dizer porque elogiei a autora no começo da resenha. Fazia tempo que um personagem não me tirava do serio como a Verônica me tirou. O personagem foi tão bem construído, parecia tão real, que me deu vontade de pegar um cinto e dar umas boas cintadas nela. Meu Deus do céu, se vejo alguém igual a ela na minha frente, me segura. Ela é mimada, só pensa nela, não tem um pingo de respeito pelos seus pais, chora por qualquer coisa e se faz de coitada o tempo todo. Conhece alguém assim? hehe. Só dou um desconto para ela, por causa da sua mãe que se comportava como se tivesse a mesma idade da Verônica. Como ponto negativo da história, isso na minha visão, eu não achei que a Verônica mudou ou aprendeu alguma coisa, pelo menos foi assim que eu vi. Mas recomendo o livro. Sentimentos é o que não vai faltar quando você ler o livro.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mudancas-l-l-alves.html

Grazi Comenta 18/04/2015

Esse é um livro que eu tava animadíssima pra ler. Desde que a Lu o lançou, eu me apaixoneeei pela capa e pela sinopse. E não fica nada decepcionada.

Mudanças conta a história de Verônica, uma garota comum, como eu e você, que está passando por aquela fase que todos nós passamos: a adolescência. Ou, como muito sabiamente a Lu narrou, aborrescência. Ela sente que tudo e todos estão contra ela, acaba de passar por uma desilusão amorosa e acha que nunca mais vai ou deve se apaixonar (e aí, se identificou?). Então, ela começa a se fechar para o mundo e ter uma grando confusão com seus próprios sentimentos. Nesse contexto, aparece Carlos, um garoto misterioso que tem sido nada além de cavalheiro com ela.

O livro é lindo! A diagramação é mais que perfeita, com desenhos de borboleta na página anterior a cada capítulo, com vários detalhezinhos fofos. Eu amei

site: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mudancas-ll-alves.html

Ro Angarten 09/04/2015

Resenha Mudanças - L.L. Alves
As férias chegaram, Verônica está pronta para passar um período com seus pais e longe dos amigos. Mas nada sai como o planejado.

Verônica está as voltas com o fim do namoro com Jonatas. Um garoto problemático e que se acha o tal. Tanto que a traiu e humilhou-a na frente de todos.

Juntando a isso todas as neuras da adolescência, Verônica se sente perdida e com raiva. Raiva de tudo e de todos.

Principalmente de Carlos, um garoto misterioso que a ajuda em uma das brigas com Jonatas. Mas que a trata como se ela fosse uma criança.

Verônica não entende o que sente por Carlos, mas ao mesmo tempo que tem raiva, também tem uma vontade imensa de estar com ele. Aos poucos eles vão se tornando amigos, mas um novo sentimento começa a brotar dessa amizade.

"O garoto olhava-a com muita ternura e de um jeito carinhoso - como se ele já a conhecesse, como se sentisse algo por ela que nem mesmo ele entendia. Era como se ele também estivesse sofrendo."

Entretanto, Verônica terá de aprender a controlar o seu gênio explosivo para poder ser feliz. Mas, antes que ela se quer possa tentar, uma tragédia acontece. Presa num cativeiro, Verônica tem de decidir o que e quem é importante na sua vida, para poder salvar-se.

Mudanças é um livro sobre todos os conflitos da adolescência: a busca da identidade, da autovalorização, do controle emocional, das verdadeiras amizades, dos dramas familiares, do que é certo e errado e de encontrar o grande amor da sua vida.

Sim, porque nessa fase pensamos que o amor será para sempre. Já conheci algumas pessoas que isso realmente foi verdade. Mas essas são raras exceções.

A verdade é que ainda estamos buscando alguém que nos complete, sem saber que já somos completos e só precisamos de alguém que queira compartilhar conosco sua vida. Mas Verônica não descobriu isso ainda.

Primeiro ela se apaixonou por Jonatas, ou achou estar apaixonada por ele. Pois ela se apaixonado foi pela ideia de ser amada. Ela achava que ninguém a amava e que Jonatas, lindo e educado, era seu porto seguro. Porém, descobriu da pior maneira, que ele era só uma pessoa com muitos distúrbios psicológicos que usava a imagem para esconder um verdadeiro louco e sádico.

Verônica sofre muito com isso e odeia o mundo, mas então Carlos entra na sua vida. De uma forma estranha e misteriosa. Ele parece conhecê-la melhor do que ela mesma. E isso irrita muito Verônica, que acha que não merece ser tratada como uma garotinha.

"Escute: quantos anos você tem? Quem você é você está percebendo o que está dizendo, como está agindo? Para de agir como se fosse uma garota indefesa e fraca, que precisa de um príncipe para resgatá-la!"

Talvez alguns, quando lerem este livro, irão dizer que foi muita enrolação introspectiva para pouca ação. Porém, lembrem-se de seu tempo de adolescente.

Tudo virava um drama imenso, qualquer começo de namoro era comemorado como se fosse um casamento. O rompimento era sinônimo de fim da vida e da esperança. Pois é assim a adolescência de todos.

"Afinal, quem era ele? O que ele queria? Dúvidas e mais dúvidas a deixavam acordada e a faziam questionar aquele pesadelo. Verônica não sabia se Carlos poderia um dia se tornar igual ao Jonatas - afinal, como ela saberia se ele queria apenas seu bem e não machucála? Ela não tinha certeza de nada e o medo... O medo de entregar seu coração novamente e vê-lo ser despedaçado ainda com mais crueldade era grande demais."

Alguns vivem isso mais intensamente, outro menos, mas todos passam por isso. E a autora conseguiu expressar toda essas dúvidas de forma bem realista. Tão realista que chega a dar nos nervos as neuras da Verônica, daí você para e pensa: “ai, já fui assim” ou “já pensei a mesma coisa nessa época”. E cai na risada. Sim, cai na risada. Pois daí passa a ser engraçado relembrar nossas histórias.

Continuem lendo em...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mudancas-ll-alves.html

Bruna 18/03/2015

Essa é a história de uma menina que sofrera, mas que não aprendera nada com as lições que lhe foram impostas. Os passos estavam inacabados - apenas o tempo curaria tudo, e apenas ela seria capaz de resolver, se deixasse que a vida lhe indicasse o caminho.
Pág. 21

Verônica tem 15 anos e está no auge de uma crise "pré-aborrecente". Com várias mudanças acontecendo, no seu físico, emocional e psicológico, a garota está naquela fase crítica, na qual se sente incompreendida e não amada por todos, com as emoções a flor da pele, e tendo ataques de raiva ou choro. E para piorar ainda mais a situação, ela acabou de passar por sua primeira desilusão amorosa, quando seu lindo e aparentemente perfeito namorado, Jonatas, a trai e começa a humilha-la e ofende-la na frente de todos.

Quando sente que está no fundo do poço, ela conhece o misterioso Carlos, um jovem dois anos mais velho, que aparece quando ela mais precisa de ajuda, no melhor estilo Cavalheiro heroico num cavalo branco. Carlos é bem compreensivo e maduro, e começa a ajudar Vê a superar suas crises de raiva e grosseria.

Achei que a Verônica representou bem as crises adolescentes, principalmente nos clássicos embates com a mãe, tão comum para meninas, e também na dramatização de tudo (somos muito dramáticas nessa fase, rs). Porém, ela também me irritou bastante, porque tinha hora que foi chata e mimizenta demais, e ela era muito grossa e mal educada com todo mundo, o que não me pareceu apenas grosseria adolescente, e sim que ela era daquele jeito porque era mesmo. Acho que talvez por ter achado a Vê muito chatinha e grossa, acabei não me identificando tanto com ela e seu relacionamento com Carlos, e não cheguei a torcer por eles. O relacionamento que mais me cativou, foi o dela com o irmão mais novo, Pedro, de apenas 5 anos. Talvez porque ele seja uma criança super fofa e encantadora.

Outra coisa que me incomodou foram algumas questões relacionadas a idade dos personagens. Verônica tem 15 anos, Carlos tem 17, e não falaram a idade de Jonatas, porém entendi que ele é do mesmo ano que Vê, apenas um pouco mais velho, então chuto que ele tenha 16 ou 17. E mais para o final dos livro acontecem algumas coisas que teriam mais sentido se os personagens fossem mais velhos, e fiquei sem entender o desenrolar de um acontecimento específico por esse motivo.

Mudanças é um livro curtinho, fácil e rápido de ler. A narração é em terceira pessoa e autora tem uma escrita gostosa, e a leitura flui ainda melhor por causa da diagramação, com letras grande e bem espaçadas, capítulos curtos e dinâmicos. O trabalho gráfico está excelente, com detalhes no início de cada capítulo e algumas imagens florais e de borboletas ao longo do livro. Percebi alguns erros de digitação e revisão, a maioria não compromete a leitura, entretanto, houve alguns mais sérios, como trocas de palavras, por exemplo, de 'começar' por 'conhecer'.

Mudanças é um livro com foco claramente juvenil, e retrata bem uma das fases mais turbulentas e confusas da nossa vida. Creio que leitores mais jovens tenham muito com o que se identificar e aprender com o livro.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mudancas-ll-alves.html