O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Kimberlly48 15/02/2020

Mágico e sombrio, MAS...
O livro começa a ficar interessante quando ela entra no país das maravilhas. Você tem que ficar bem atento nos detalhes, porque ao decorrer da história é importante.
Eu odeio triângulo amoroso, mas neste livro até que não me fez sentir raiva.
Você vai achar que já tem todas as respostas, mas depois você percebe que na verdade não é tudo como você imaginava.
Amei a evolução da personagem.
MAS os parea românticos da Alysa são mt machistas, não gostei disso.
E a leitura foi meio rasa, quando fiz a resenha pela primeira vez eu não era tão experiente no ramo da leitura, mas agr vejo que a história poderia ter sido muito mais do que mostrou.

Vinicius.Correa 16/02/2020

O Lado Mais Sombrio é uma releitura de Alice No País das Maravilhas, um clássico presente na infância de todos. Partindo da premissa de que todas as descendentes mulheres da Alice original carregam consigo uma maldição que as tornam loucas. A mãe de Alyssa, inclusive, já está internada em uma clinica psiquiátrica ficando mais desequilibrada a cada dia. Contudo, não é só ela, pois a própria Alyssa já está notando coisas nada normais acontecendo em sua vida, a não ser que ouvir e falar com insetos e flores seja normal. Não, infelizmente não é. E isso a enlouquece (no sentido de perder a raiva, e não no literal, pelo menos não agora), ela tenta ignorar e silenciar as vozes sussurrantes destes seres minúsculos os colecionando, matando-os e os usando em obras de artes feitas com mosaicos de insetos mortos. E assim, ela mantém essa pequena excentricidade em segredo, temendo acabar igual a sua mãe, Alison, em um hospício.

Conhecemos Alyssa em um momento nada agradável da sua vida; A sua formatura esta chegando, o tratamento de sua mãe não esta dando resultado, e o seu melhor amigo irá deixa-la. Jeb, como é chamado, irá viajar para Londres estudar em uma escola de Arte muito famosa por lá, e Alyssa deveria ir junto, mas ele aconselhou o pai de Alyssa a não deixa-la ir, alegando que não seria o melhor momento afastar-se da família, por este motivo Alyssa está meio ressentida com ele, por enquanto.

E em meio de uma série de acontecimentos, ela descobre que talvez não esteja ficando realmente louca e que o País das Maravilhas pode de fato existir. Alison, em um dos seus raros momentos de lucidez, acaba deixando escapar esse segredo para sua filha. Alyssa fica então fica sabendo da maldição que assombra as mulheres da família Lidell e que a única maneira de libertar sua mãe, e consequentemente a si mesma do provável destino que a aguarda, é indo para o País das Maravilhas e concertar todas as travessuras que sua antecedente de anos atrás, a Alice original, fez.

Mesmo com medo Alyssa adentra ao verdadeiro País das Maravilhas e descobre que tal mundo fantasioso não é exatamente igual ao que esta escrito no famoso livro do Lewis Carrol, muito pelo contrário, ele é ainda mais misterioso e muito mais perigoso do que foi descrito originalmente. Lá ela conhece, ou melhor, reencontra, Morfeu, um intraterreno assim que nem ela. Ele a guia entre diversas provações não só para acabar com a maldição, mas para algo que resultaria em um desfecho bem maior.

Enfim, eu já tinha começado a ler este livro a muito tempo atrás. Me lembro que quase o comprei, mas não gostei muito do começo. Ele não é tão animador assim, sabe? Mas ao longo do livro, o clima vai esquentando e as cenas vão ficando ainda mais curiosas, prendendo nossa atenção até que a leitura seja concluída. Além disso, a capa é muito bonita! Eu adorei esses tons de verde, eles super combinaram com a história e com a personagem. Remetendo muito bem o tom de loucura que a história possui. O mais breve possível eu lerei a continuação Por Trás do Espelho, e posteriormente o mais recente lançamento da Novo Conceito, o Qualquer Outro Lugar, o último livro da série.

Milena.Wanderley 16/02/2020

A trama é muito criativa e eu gostei muito do modo como o livro articula a fantasia com elementos da realidade. O fato da mãe de Alyssa ser considerada louca me prendeu imediatamente, principalmente por ela ser apresentada através do olhar da menina, que não consegue conversar com amigos sobre isso e não reconhece a mãe naquela mulher. Por ser um livro de fantasia infanto-juvenil, eu acredito que essa obra consiga ser um "primeiro contato" dos jovens com transtornos psíquicos e suas consequências, tanto cognitivas quanto socio-emocionais.
Quando à adaptação da famosa obra de Lewis Carroll... há bastante. É um novo olhar sobre o País das Maravilhas, justificado como a interpretação inocente e curiosa da criança que foi Alice (a bisavó de Alyssa). Os principais personagens do grande clássico marcam sua participação, transformados em criaturas ainda mais selvagens e impressionantes; mas os "novos" personagens desse país secreto são ainda mais interessantes, com destaque para Morfeu e as Irmãs (macabras) Twid. E a protagonista, Alyssa, é a adolescente mais dramática que já existiu e ela me encantou imediatamente. É uma releitura capaz de cativar esse público mais jovem e apaixonado por "Alice no País das Maravilhas".

Quer ler mais um pouco da minha resenha?
Acesse meu blog:
eraumavezeoutras.blogspot.com

site: http://eraumavezeoutras.blogspot.com/2020/02/resenha-o-lado-mais-sombrio-g-howard.html

Rech_ 20/02/2020

Releitura legal
Mas lento

Tarciele.Guizilini 25/02/2020

Sabor da adolescência
Adorei a leitura desse livro e devorei ! Me lembrou o clima da minha adolescência que aconteceu na década passada. Me deixou bastante nostálgica com o clima darck e com os estilos dos três protagonistas. Vi várias referências do livro Alice no país das maravilhas, entretanto, o livro tem sua identidade o que torna tudo muito interessante . Minha única crítica negativa é sobre o final do livro que teve um clima muito sessão da tarde e não deixou o espaço para aguçar a leitura do próximo livro da série . Contudo, recomendo a leitura desse romance adolescente com um toque de loucura que eu adorei.

Chrys 27/02/2020

Fantástico
Sabe aquele livro que você não quer parar de ler, mas também não quer que acabe?! São todos os livros desta série!!

Iza(dora) :3 20/03/2020

Achei que seria um livro "tediante", mas na verdade ele me tirou da ressaca literária! Me surpreendeu por ser releitura de Alice no país das maravilhas, os contos dentro do livro são muito bons. Assim que terminei de ler fiquei ansiosa em ler a sequência! Um livro realmente impecável, uma fantasia maravilhosa!

Jenny 11/04/2020

Meu vício
Eu me apaixonei, viciei muito na história,um mundo fascinante,e sofri muito com os personagens,de tudo que já li é um dos prediletos,eu amo muito,Morfeu,nenhum outro personagem de qualquer história roubou tanto de mim.
Dei show na Saraiva ao comprar o último sem querer,medo de não ter quando encontrei foi engraçado,o atendente se assustou kkkkkkk,li em dois dias, trabalhei virada,e fiquei com uma enorme ressaca literária,sem conseguir ler por um tempo,
Além de ter me decepcionado com a correria pra contar o fim.
Foi nessa saga que contei meu Record de páginas ( desprenteciosamente)120/hora.

Beatriz3367 18/04/2020

um universo com um universo maravilhoso, um triângulo amoroso e personagens incríveis e marcantes

_moniclis 22/04/2020

Razoavelmente bom
título autoexplicativo. é um livro bom, mas meio clichê

MelodyHoly 06/05/2020

Para os apaixonados por Alice no País das Maravilhas, como eu, e também para aqueles que gostam de uma reviravolta e personagens sedutores e com dualidades, esse livro é um prato cheio.
A releitura da obra de Lewis Carroll é incrível e o tom sombrio me fez me apaixonar no começo da adolescência, e só reforçou essa paixão agora, 6 anos depois. Fantástico.
Alyssa é artista, faz mosaicos com insetos mortos – o único jeito que ela encontra de silenciá-los e ter um pouco de paz – quer fazer intercâmbio em Londres. Sofre bullying com o fato de grande parte de seus colegas saber sobre a insanidade de sua mãe e a relação de sua família com o livro Alice no País das Maravilhas. Ela tenta levar a situação da melhor forma, mas tudo vai por água abaixo quando, após uma discussão com seu pai e Jeb – seu melhor amigo e antiga paixão –, ela se depara com informações sobre uma mariposa azul e os intraterrenos – seres que habitam o mundo interior – e quando sua mãe fala coisas sem sentido durante uma de suas visitas, essas mesmas palavras sem sentido parecem ganhar sentido quando ela começa a ligar os pontos e decide ir à toca do coelho, em Londres, para poder livrar sua mãe, e consequentemente ela própria, da insanidade e do futuro tratamento de risco que os médicos querem aplicar.
Alyssa é uma protagonista forte, um tanto teimosa, mas obstinada e dificilmente convencida a mudar de opinião depois de já ter uma própria. O livro é narrado em primeira pessoa por ela, o que nos permite saber todo o inferno que a garota vive. É fácil ter empatia com ela e apoiar seus objetivos, mesmo quando eles parecem não ter muito sentido.
Jeb – ou Jebeth –, o amigo de infância de Alyssa e que o acompanha em sua aventura ao País das Maravilhas, é incrivelmente superprotetor – muito, muito mesmo – e, pessoalmente, isso me irritou. Ele parece ter certeza do que é o melhor para Alyssa e quer tomar decisões sem saber da história inteira, sem falar com ela, porque só quer a proteger. Ele mostra ter muito medo dela crescer e se tornar independente, e acho que por isso comprou a briga da família junto com ela. Leal, bonito, perfeito demais. Não me chamou muita atenção, e conseguiu me deixar com raiva em vários pontos.
E Morfeu, ah, ele. Eu amo quando não consigo definir se um personagem é bom ou mal, e confesso que não me lembrava de nada das motivações de Morfeu para agir como agiu e fazer tudo como fez. Foi uma redescoberta agradável. Ele é o guia de Alyssa no País das Maravilhas, e é ele quem nos dá a maior parte das peças do quebra cabeça que é o mistério acerca de Alice e da Rainha Vermelha.
Pessoalmente, eu sempre prefiro personagens mais profundos e com muitas faces, porque gosto de parar para refletir sobre essas faces, então gostar de Morfeu não me foi nenhum pouco difícil. Ele guia Alyssa e Jeb (mesmo que ele próprio não goste de Jeb) para que os dois possam resolver os problemas que assolam o País das Maravilhas com uma maestria e mistério impressionantes.
Como não amar?
Em questão de enredo e cenário, a autora não deixa a desejar. O País das Maravilhas que nos é apresentado é um tanto – muito – mais sombrio e sinistro que o descrito por Carroll, e isso torna as coisas mais visuais. É um lugar impressionante, e a menos que você já tenha jogado Alice Madness Returns – joguinho perturbado esse -, você consegue se surpreender muito na questão “morbidez” de vários momentos.
O jeito como a história é construída me deixou boquiaberta – tanto anos atrás quanto agora – por ser muito bem estruturada e construir o mistério principal de forma muito bem feita. Como uma teia de aranha, ele é tecido perfeitamente e são pouquíssimos os furos de roteiro que podem ser encontrados.
A narrativa é simples, íntima, e muito leve. Você praticamente não vê o tempo passar enquanto lê, porque tudo te prende, tudo é interessante, tudo parece crucial para a história e te faz querer engolir logo todas as 357 páginas que o livro ocupa.

Raquel 09/05/2020

Não me prendeu
É uma releitura de Alice no país das maravilhas, mas tiraram tipo a melhor parte que obviamente é o chapeleiro, beleza ok morfeu e Jeb, o Jeb é tão insignificante. Me pergunto o q vai ter nos outros livros se eu ler vai ser realmente por curiosidade do que essa autora inventou e pra ver o q acontece com a mãe dela.

Lilo 11/05/2020

Viagem pelo país das maravilhas
Muito divertido como os ambientes são descritos, levam a imaginação às alturas
Romance adolescente, magia e aventura.. tudo que uma leitora fantasiosa ama

Liri 15/05/2020

Resenha curta
Uma loucura sem fim quando você acha que mais nada de estranho ou errado pode acontecer, ACONTECE!