Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs Dolloway

@fernandajfguimaraes 29/07/2020

"Exibir a inteligência era uma coisa boba. Devíamos simplesmente dizer o que sentíamos... o que sabemos a respeito até mesmo das pessoas com quem vivemos todos os dias?"

Virgínia Woolf surpreendia a todos com seus novos recursos estéticos que lhe permitiam expressar uma nova realidade: a modernidade, a crescente urbanização, a industrialização, o conflito de classes, as Guerras. Preocupava-se em captar os recônditos da mente, os labirintos da memória, as contradições, o tempo psicológico. Nesse ínterim, também elaborou uma trama na qual pudesse fazer experiências sensoriais, associações, jogos temporais e abusar da sua técnica mais famosa, o fluxo da consciência, inspirada nas obras de James Joyce e Proust. Além disso, vemos críticas ferrenhas entranhadas na história de Mrs Dalloway ao Império, ao colonialismo, ao patriarcado, também reflexões sobre sanidade e insanidade, vida e morte e a representação do feminino.

Eu simplesmente me encantei com Mrs Dalloway e posso dizer que considero um dos meu livros favoritos.

BIASI 08/07/2020

Ótimo
Leitura diferente uma vez que todo livro se passa em um só dia

EduardoCDias 07/07/2020

Acho que preciso de outra leitura
Virginia Woolf inovou na escrita de romances usando a técnica de fluxo de consciência. Diferente dos romancistas do séc. XIX que tinham um estilo rebuscado, detalhista e uma narração linear, Virginia conta a história invadindo a mente dos personagens, sem muita preocupação linear. Isso torna a leitura muito difícil (ao menos até você se acostumar com isso) e por vezes, quase abandonei o livro, coisa que nunca fiz na vida. Mas, ao acostumar com esse método diferente, acabei evoluindo. O dia de uma aristocrata fútil e esnobe, preparando uma festa para a alta sociedade e revendo velhos amigos. Esse é, contado de maneira simples, o resumo da história.

Paloma 23/01/2019

encontros e desencontros
Depois que você realmente entende tudo o que acontece nessas páginas, acaba reconhecendo também que explicar essa narrativa para outra pessoa é uma tarefa quase impossível.
Essa história vai nos levar através de encontros e desencontros de personagens únicas criadas por Woolf durante apenas um dia. Temos histórias paralelas, histórias cruzadas e a própria essência da autora em muitos aspectos ali.
Essa não é uma leitura fácil porque envolve sentimentos, reflexões e claro, muita atenção! A narrativa de Virginia segue um fluxo de pensamento e para que tudo seja entendido é necessário o máximo envolvimento do leitor. Esse foi o principal motivo pelo qual eu não amei essa história, o fato de que eu mesma li em um momento não muito propício da minha rotina, mas esse também é aquele livro que eu sei, eu sei, que vou amar em uma releitura.
A edição da Autêntica está maravilhosa pois ainda temos várias notas, glossários e mais, e garanto que a leitura desses 'extras' foi o que me fez ver o quanto essa história tem o potencial para me conquistar. De qualquer maneira, recomendo esse livro à você que quer uma experiência nova em leitura, à você que quer se surpreender com a reflexão humana.