Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs Dolloway

Gabs.Almeida 31/03/2024

Para um romance classificado, o livro aborda assuntos atuais como saúde mental e feminismo. Achei a leitura rápida, porém em alguns momentos maçante

Clara 13/01/2024

Foi um livro difícil de ler, me lembrou mto a escrita da Clarice Lispector
Mas apesar disso eu gostei

alaskadinha 11/01/2024

Recentemente ganhei uma edição em português e hoje decidi reler. É sempre uma surpresa boa ouvir sobre Sally (a sensação religiosa!).

Lucy 02/11/2023

Esperava maior explicitez
Sempre ouvi muito sobre a autora, e vim na vibe de Hilda Hilst, e o que encontrei tinha bastante recato.
No que diz respeito a escrita é bastante trabalhada, com suas personagens sendo apresentadas no desenvolvimento da história que começa no amanhecer e finda ao anoitecer, centralizada em Mrs Doloway e Londres, alcançando aÍnðia, a guerra, a pobreza, a morte, o suicídio, a loucura, o homicídio, o amor e a escolha, a mulher como um grande artefato social apesar do patriarcado.
Ai da há o trisal, numa linda cena de romance que se desperta entre ajovem Clarissa e Sandy, Clarissa que amava Peter e acabou casada com Richard, homem incapaz de dizer o que sentia, cheirando a curral, ótimo elemento para ser par de mulher de tamanha força, com aspectos masculinozantes tais quais se relata no livro.
Tudo o que se tematiza é a banalidade da vida ante todo o resto, que fica em segundo plano, e por estar na mente e nas memórias e no passado, ou mesmo na imaginação e loucura das personagens, parece ser muito mais importante do que tudo que queqé real.
Até o vestido verde não passa de um traje que passou o dia todo sendo corrigido, consertado, como toda a vida e a memória de Clarissa.
No fim é um belo vestido, o vestido que ela escolheu.

Eslen.Silva 08/09/2023

Fica melhor toda a vez que eu penso mais sobre, é extremamente melancólico e nostálgico, um comentário sobre a desilusão de envelhecer, da perda do brilho da juventude, de ser devorada pela máquina, os comentários sobre saúde mental e sobre o contexto da época, são excelentes.

Kanandavn 12/02/2023

Sobre o tempo...
A narrativa de Virgínia sempre permeia as coisas tidas como insignificantes do nosso dia a dia, que passa despercebidas, dando uma importância extraordinária a esses intervalos que compõe isso que chamamos de vida.
É também um atento ao tempo, as infinitas coisas que partilhamos durante o mesmo segundo. A peculiaridade que está presente em cada mente e, claro, os impactos que nossa materialidade causa em nosso íntimo.
Há em Virgínia uma sensibilidade que ultrapassa o real. A construção da consciência de seus personagens nos toca de maneira amena e ao mesmo tempo dilacerante. As reflexões que cada diálogo e fluxo de consciência nos propõe, modifica nossa visão sobre o mundo para sempre.
O toque do relógio a cada hora não nos deixa esquecer que o tempo é marca latente nessa narrativa. O tempo passa e coisas novas acontecem a cada novo segundo e milhares de coisas ao mesmo tempo. E nossa vida aos pouco se esvai. E nesse exato momento o que realmente importa?
Virgínia é grandiosa.

Ana Santos 11/01/2023

Virgínia acertou em cheio em um romance que conta narrativas diferentes, porém ligadas em determinados lugares ao decorrer da história. Problemas sociais, pós guerra, a volta de um amor antigo. É necessário gravar o nome dos personagens, se não, você se perde completamente kkkkk

Beth 17/01/2022

Virgínia Woolf foi alguém que defitivamente revolucionou a literatura e o texto em prosa com sua estética literária diferente do que era publicado em sua época. Em Mrs Dalloway somos levados pelo fluxo de pensamento, em que predominam as opiniões, sentimentos, lembranças e julgamentos dos personagens diante de suas ações. Porém, infelizmente, não funcionou pra mim. Me peguei muitas vezes perdida e confusa enquanto lia o texto, ficava muito cansada depois que lia, e me peguei querendo só acabar logo porque não estava conseguindo tirar prazer dessa leitura. Apesar de jamais poder ignorar a importância de tal obra, não posso também dizer que entrou pros meus favoritos. De qualquer forma, valeu pela experiência e também para que eu pudesse ter uma opinião sobre VW, já que eu não havia tido um contato assim com sua obra antes.

Edu 16/12/2021

Não foi para mim
A técnica do livro é excelente. Virgínia Woolf faz um escrutínio dos pensamentos de alguns personagens ao decorrer da história.

Apesar disso, a história não me cativou, não me instigou e nem ficará na memória por muito tempo.

Entendo o motivo por ser o livro favorito de muitas pessoas, mas definitivamente não foi o meu, mesmo adorando o estilo da narrativa.

rafinha 23/09/2021

Que livro perfeito!
Virginia woolf compreende a mente delicada e poderosa dos seres humanos, personagens que se mostram complexos mesmo sendo acompanhados por apenas um dia! Escrita moderna e ousada para a época, mostrando a forma pioneira que a mesma escrevia
Gi Carvalho 23/09/2021minha estante
??

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #162: O MUNDO ESTÁ MUDANDO
Quando experienciamos uma história, muita das vezes, ficamos preocupados com spoilers, certo? Isso se deve, sobretudo, ao fato de que essas tramas possuem o intuito de contar uma sucessão de acontecimentos que farão sentido e surpreenderão – ou assim se pressupõem – o leitor. Esses fatos são o centro da narrativa, o que buscamos ao ler esses textos.

Mas se o que importa não são os fatos, mas o que está por detrás deles? Mais ainda, o que está na mente dos personagens? O que eles pensam, quem eles são e o que aconteceu para serem assim ou pensar dessa maneira?

Woolf, como Joyce, possui o talento primoroso e cinematográfico de nos levar além do mero enredo, transforma-nos em espectadores de consciências. Assim, através de uma narrativa de fluxo de consciência em terceira pessoa, o narrador nos encaminha por um dia de junho de 1923.

Esse é um livro bipartido, em que o enredo é ordinário, simples e comum. Dessa forma, os acontecimentos – pequenos momentos da vida cotidiana – não têm de fato importância. No entanto, os dois núcleos da narrativa, representados por Clarissa Dalloway e Septimus Warren-Smith, possuem um aprofundamento psicológico estrondoso.

É através dessa divisão de potencialidades e decadências que a trama de Woolf vai ganhando as suas camadas e críticas, as quais permeiam os dois personagens principais e todo o elenco que está por detrás deles. Cada um deles, em algum momento, terá seu espaço, terá sua voz no decorrer das páginas, o que mostra a genialidade de Woolf: todos possuem pensamentos próprios, complexidades e inseguranças.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-162-o-mundo-esta-mudando/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-162-o-mundo-esta-mudando/

Manu 23/01/2021

Mrs. Dalloway é um clássico que apresenta uma boa crítica aos costumes da elite. A história se passa inteira em um dia, com voltas ao passado através das memórias dos personagens. A autora os nós dá personagens muito bem construídos e os explora de forma bem característica.
A uma interessante comparação entre pessoas da elite e classe trabalhadora, em relação aos infortúnios da vida. Ao mesmo tempo uma comparação entre os interesses femininos e masculinos da época, trazendo-nos a reflexão sobre essas relações sociais.
A contrução da narrativa é bem fora do comum. Além da forma que a autora constuiu os personagem (e como os usa), a história não é linear, a narrativa não é limpa (sempre há algo para se dizer no meio de algo) e os pensamentos dos personagens se confundem com a narração do eu lírico.
Para quem não é acostumado com leituras assim, recomendo a releitura ou uma leitura muito atenta, mas quando se entende a forma de construção da história, a leitura é excelente.

Gabriel 12/10/2020

Surreal
Difícil de acompanhar no começo mas logo a história te cativa de uma forma surreal.

Fluxo de pensamento ao extremo. Escrita primorosa. Bom demais