Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

bruno 08/06/2021

não veio aí ??
Gosto bastante dos livros da Agatha, mas dessa vez não gostei da resolução do caso. Achei bastante decepcionante o assassino, como a Miss Marple falou para o Neele que ele não ia ficar surpreso.
Também o ponto que a Miss Marple mal aparece, ela basicamente aparece para resolver no final e ir embora, o caso todo foi investigado pelo Neele. Alguns personagens foram completamente esquecidos e algumas coisas ficaram sem explicação.
caspaeletrica 11/03/2022minha estante
Você só dando nota ruim pra A Gata Triste, vou choraaar. E geralmente com a miss marple é assim né, ela só chega no fim ou meio

bruno 11/03/2022minha estante
eu amoo os livros dela, mas teve uns 3 que eu li que nao deu kkkkk, agora é não sobrou nenhum é perfeitooo

Evy 09/09/2021

Surpreendente
É um livro cheio de mistério desde do inicio, personagens e enredo ótimos, e sinceramente, eu me surpreendi muito com o final(e tbm não quis acreditar que era ele, pq gostei muito dele kkkk) Amo demais a escrita da agatha, enfim, essa mulher é perfeita.

Camis 09/02/2020

Impressionante
Agatha Christie realmente é a rainha do crime e mistério. A narrativa da autora é envolvente e te leva a acreditar em fatos que acabam por não ser exatamente o que foi apresentado num primeiro momento.
Ainda que deixe pistas no decorrer da história, o desfecho não deixa de nos surpreender.
O livro conta a história que uma família que se vê envolvida em três assassinatos e todos são suspeitos. Assim, Miss Marple entra em cena para ajudar nas investigações e descobrir o assassino.

Nicolas Rodeghiero 22/12/2022

Minha primeira experiência com a Agatha Christie, mesmo não sendo um dos seus livros mais aclamados, devorei a leitura por conta de ter sido um presente de uma paciente muito querida, então tentei terminar ele o mais rápido possível para ter assunto com ela durante os atendimentos. Tive um pouco de dificuldade com a leitura devido a linguagem, por suas vezes, muito formal, mas fora isso a experiência valeu a pena, me entregando um final ao qual não esperava.

wsx.lipe 13/03/2024

Mds como eu sou burro.
Primeiramente, eu nunca imaginei que me dedicaria tanto suspeitando de um personagem, elaborando teorias imensas e obsessivas contra ele pra no final estar tudo errado. ?

me sinto genuinamente traído e tolo, não sei se o plot tava na minha cara o tempo todo, mas nunca perceberia toda a situação verdadeira rolando por trás dos meus olhos. Vou enfatizar o traído pq é como eu realmente tô me sentindo agora. Traído, enganado, burro, zero QI e entre outos. ?

essa obra é um mergulho super recomendado para dar em 24 horas (ou mais do que isso ou menos, vai depender do seu ritmo), um verdadeiro deleite de suspense que vai te enganar até a última palavra.
laurasdiary 14/03/2024minha estante
vc tava achando que era quem????

wsx.lipe 14/03/2024minha estante
A Miss Ramsbottom aquela velha religiosa maluca. Errei na certa ?

Katy 27/03/2022

Cantiga Macabra
O livro começa com mais um dia completamente normal na vida do Sr.Fortescue, mas mal sabia ele que o chá que estava tomando em seu escritório, seria o último de toda a sua vida.
A perícia afirma que a morte foi por envenenamento. Mas enfim, quem faria isso? A resposta é simples: Toda a família Fortescue tem um motivo forte para fazer isso, mas quem?
A investigação é conduzida pelo Inspetor Neele, que até então, coleta muitas informações mas não tem ideia de como resolver o crime. E as coisas complicam quando mais dois homicídios são detectados dentro da casa Fortescue. Por sorte, uma das vítimas já tinha trabalhado para a Miss Marple, que se inseriu na história de uma maneira sutil e marcante. Tendo resolvido todo o mistério que Neele foi incapaz de fazer.
Esse é o primeiro livro da Gata Triste com a aparição de Miss Marple que eu já li, e talvez até por não conhecer ela, achei a aparição dessa personagem no livro muito forçada. Ela chegou DO NADA e teve permissão pra poder opinar em um caso de homicídio triplo!
Apesar desse ponto, a personagem me encantou com sua inteligência e esperteza. Dá pra ver que essa senhora tem muita experiência e praticamente matou a charada em seu primeiro encontro com o Inspetor Neele.
Por vezes me senti perdida durante a leitura, sem entender direito o que estava acontecendo. Mas no fim, foi uma leitura realmente interessante e é um livro magnífico! Não é perfeito, mas como todos os livros da Agatha, não consegui desvendar o assassino e o plot me surpreendeu muito!!! Além da surpresa, fez muito sentido, eu simplesmente amei!
Instagram literário: @hibou_books_

readsmel0 16/11/2020

Com certeza tive muito prazer nessa leitura. Os personagens enigmáticos e até cativantes. Me apeguei principalmente ao inspetor, que é muito perspicaz e tem até um senso de humor. Muito animada para próximas leituras de Agatha.

Camila 14/05/2021

Mais uma vez feita de palhaça
Um livro muito bom. O começo apesar de já termos um assassinato achei um pouco lento, mas depois a história ficou fluída e várias coisas começaram acontecer. Fui mais uma vez enganada pela Agatha, dessa vez não descobri foi nada e até o final do livro tinha certeza que era uma pessoa, mas na verdade foi outra. Miss Marple mais uma vez maravilhosa.
Isis243 14/05/2021minha estante
Sempre sou enganada também ... ela é genial, não é?

Juliete23 16/07/2022

Uma Porção de Centeio
Este é o primeiro livro com a Miss Marple que eu gosto.
Personagens bem escritos, enredo muito bom. Demorei mais de 50% do livro para começar a teorizar.

Camila1856 21/12/2021

Me enganou diretinho
Mais um romance da Agatha e mais uma vez miss Marple sendo genial a seu modo.
Essa leitura, para mim, foi fantástica.
Criei teorias que cabiam para cada um dos personagens e todas se mostraram erradas e eu amei o plot.
Tudo dentro do esperado quando se fala dos livros da Agatha.
Como sempre, tanto pela época quanto pela pessoa em si, o livro é permeado por expressões racistas e capacitistas. Infelizmente os livros da época estão fadados a isso tenso em vista que os escritores viviam num meio social em que a coisa era comum.
Graças a Deus evoluímos.
Mesmo assim a leitura é excepcional.

sara 27/04/2021

"Como em qualquer outro lugar, acontecem coisas estranhíssimas por lá. A natureza humana é sempre a mesma em toda a parte, não acha?"

Miss Marple, você é genial.
Eu realmente pensei que dessa vez não seria surpreendida por Agatha Christie e mais uma vez ela me surpreendeu.
Essa história é incrivelmente épica, adoro a forma como não se trata de reviravoltas e sim coisas que estão ali o tempo todo e você não tem idéia. Épico.

Mizoca 06/03/2023

Cativante.
Sou muito suspeita pra falar sobre os livros da Agatha Christie, então releve minha resenha.
É um livro cativante. Desde o início, gostei e me interessei pelos personagens e adorei como a narrativa fora construída. Como sempre, o desfecho inesperado que o mundo da Agatha nos proporciona é sempre muito bem servido. É um daqueles livros que você tenta entender diversas partes e busca uma resposta de todo o acontecido que antecede ao ocorrido e tenta encaixar as peças e finalmente descobrir o que de fato aconteceu com aquele velho rabugento. Modéstia a parte, queria entender a fissura da autora em sempre colocar velhos ricos que são pessoas péssimas pra serem mortas porque isso nunca faz a gente criar uma certa "compaixão" do morto. Foi um final inesperado no limite, mas se você encaixa as peças e não se deixar levar pelos personagens, até que consegue encaixar. Não é um dos meus melhores livros já lido dela, mas com certeza pode estar entre em um dos bons.
ChristianoMB 06/03/2023minha estante
é a maioral

Mizoca 06/03/2023minha estante
Simm, eu amo ela demais. É muito mamãezinha dos livros policiais

Lirieudo 13/10/2020

O primeiro caso que li com Miss Marple não foi tão bom assim. A presença dela é muito fraca, mas foi fundamental para drsvendar o mistério. Gostei de ter lido rapidamente porque ultimamente tá difícil terminar livros.

Alice 31/08/2022

Me surpreendeu
Esse livro realmente me surpreendeu no final, talvez porque os fatos sobre o crime foram apresentados muito rapidamente e com vários indícios que não levavam a lugar nenhum, me senti um pouco confusa enquanto lia.

Como sempre, Miss Marple resolve o caso de uma maneira incrível com apenas ideias e consegue descobrir o crime até os mínimos detalhes

Acho que de todos os livros da Agatha Christie, esse está entre os que eu mais gostei.

Ezequiel 07/04/2021

VII - IV - MMXXI - Wednesday
07/04/2021 - Quarta - Feira

CEM GRAMAS DE CENTEIO... Que livro sensacional!,muito bom,e que,ao contrário da minha expectativa inicial ao passo da leitura da primeira parte do livro,não pude acertar,de novo,o(a) assassino(a).
Rex Fortescue,presidente da Consolidated Investments Trust,tomara numa certa manhã,como sempre,seu chá... Tomou seu último chá!. A perícia confirmara,pois,que a morte do Sr. Fortescue foi por envenenamento. Mas por quem? Todos da família Fortescue são considerados suspeitos e antipáticos pelo inspetor Neele,que,se não bastasse ter de descobrir o(a) responsável por esta estranha morte,pouco tempo depois depara-se com mais duas,totalmente estranhas também. Essas duas outras mortes ocorrem no Chalé do Teixo,propriedade dos Fortescue,e Miss Marple,famosa personagem dos contos da Agatha Christie,entra em cena com toda a sua perspicácia,e junta-se a Neele para desmascar o culpado.
O final não podia ser mais surpreendente(trata-se da Agatha,né?haha),fiquei satisfeito com o livro todo. Lembra,em um aspecto específico,o clássico livro da Agatha E NÃO SOBROU NENHUM,e,tal como neste,toda a trama é espetacular,tudo pensado e calculado.É assombrosa a variedade de idéias e a articulação que tem os livros dessa autora.
Neste conto,paira em TODOS os membros da casa aquele clima de desconfiança,todos eles com algum motivo ou suspeita de eventual ímpeto assassino em seu comportamento,cada qual sendo assim considerado pelo seus colegas de habitação. Como diz a crítica de Margaret Maron,autora premiada por suas histórias com a personagem Deborah Knott,: "Não importa o quanto acreditamos seguir a lógica quando lemos suas obras(da Agatha),ela sempre consegue nos colocar na trilha de suas iscas enquanto ignoramos a enorme baleia que estava bem ali,à margem da piscina".
Por fim,mais uma vez,que livro sensacional,e a capa é uma das mais bonitas para mim.
Ique 07/04/2021minha estante
Aquela carta no final foi triste :/

Ezequiel 08/04/2021minha estante
Demaaais hein. Acho q adicionarei isso na resenha rss