Hiroshima John Hersey

Resenhas - Hiroshima

graziiffraga 27/12/2022

Jornalismo incrível
Usei esse livro em um rascunho de proposta para de trabalho de conclusão de curso, mas só consegui ler agora. Reportagem que virou livro. Simples assim. Um dos melhores textos que já li na vida, assustador, ético, gentil e real. Mostra a vida antes durante e após o ataque nuclear a Hiroshima. Conhecemos essa história por cima, mas aqui, as pessoas tomam nome, têm familiares e conseguimos entrar um pouco no que esse dia significou para esse povo. Não à toa, todo jornalista e aspirante têm o dever ético de ler isso aqui. Jornalismo pode, as vezes, ser usado para botar luz em assuntos que já não estão sendo falados.

Luiza 15/12/2022

Uma reportagem incrível, obrigatoriamente todo jornalista tem que ler ou já ter lido esse livro. E todas as outras pessoas também! Ele nos faz ter uma visão do que foi o bombardeio de Hiroshima em seus mínimos detalhes, através de pessoas que sobrevivem para contar a história, além de mostrar as sequelas e as crueldades da guerra para com civis, pessoas inocentes que foram atacadas de uma das formas mais cruéis que existe, para muitos sem a menor necessidade a não ser a de uma nação imbecil e cruel brincar com seu novo brinquedinho. É um livro curto, comovente e de leitura fácil.

Greice 14/11/2022

Uma leitura necessária
Um livro curto, uma reportagem, poucas páginas carregadas de um grande peso emocional. A história da bomba atômica que destruiu Hiroshima é bem documentada, entretanto nunca de um ponto de vista tão íntimo de quem vivenciou um dos eventos mais trágicos da história da humidade. Personagens soterrados sem esperanças, enfrentando o medo, a fome, o fogo, o desespero, e, mesmo sem saberem à época, a radiação. Não existe sentimentalismo ou ressentimento, mas reflexões necessárias que envolvem temas como fé e fatalismo. Recomendo muito.

Fernando 18/09/2022

Uma guerra feita de vítimas.
Hiroshima revela as histórias de gente comum, de pessoas que tiveram suas vidas mudadas diante de um ataque sem explicação imediata. Um livro para desmontar a impressão idealizada de uma guerra "do bem contra o mal" e mostrar que "aliados" e "inimigos" são humanos, que sofrem e morrem.

Juliana 07/09/2022

Por tudo o que perderam e sofreram, eles foram resilientes?
?O grande dilema consiste em decidir se a guerra total, em sua presente forma, é justificável, ainda que sirva a um propósito justo. Não acarreta malefícios materiais e espirituais superiores a quaisquer benefícios que possa produzir??

?Hiroshima? é um livro excelente para compreender a imensidão e a tragédia da explosão das bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki. Nesta obra acompanhamos a vida de 6 sobreviventes de Hiroshima ? hibakusha ? momentos antes e depois da bomba explodir. O detalhe real das suas vidas após o acontecimento faz-nos refletir nas consequências da ação imprudente humana e como em questão de segundos ela pode retirar tudo às pessoas. Os hibakusha nunca mais foram os mesmos, assombrados pelos traumas físicos e psicológicos e pela ajuda tardia às suas condições. Ao longo das suas vidas, e por tudo o que perderam e sofreram, eles foram resilientes, um dom admirável do povo japonês.

Cynara.Maira 26/05/2022

Esse livro sofreu um pouco por eu ter lido junto com "Vozes de Tchernobil" que também busca relatar um desastre contra a humanidade, mas com muito mais poesia e caráter literal do que esse, mas esse livro é uma reportagem maravilhosa. Como jornalista não há como não admirar a quantidade absurda de informações reunidas de uma maneira simples e direta sem tirar a dureza do que está sendo relatado. Gostei bastante e acho que é uma leitura obrigatória para todos que querem ter um mínimo de noção do mundo, acho que a história vai aumentando a gravidade e importância aos poucos. Vale muito à pena a leitura.

Gabi Mulhmann 13/03/2022

Hiroshima
Livro muito rico, além de trazer muitas informações sobre os efeitos da bomba e a realidade dura de uma guerra, retrata com clareza o sofrimento e as dificuldades enfrentadas pelos sobreviventes. Além dos efeitos catastróficos e desumanos da bomba A, o pós-guerra foi muito duro para os sobreviventes, tendo em vista a pobreza enfrentada, os quais mesmo mutilados haviam de batalhar para ter comida em suas casas. Um governo que demorou anos para prestar auxílio aos Hibakushas, um retrato do pesadelo enfrentado, com muita desigualdade e preconceito.

Bruno.Defaveri 22/02/2022

Seis sobreviventes
O autor nos relata a vida de seis sobreviventes da bomba de hiroshima, como sobreviveram aos dias seguintes a bomba e como foram suas vidas após a tragédia.

minefreitas 01/02/2022

Puro jornalismo literário
Esse livro é tão incrível que por vezes parece ficção. Os relatos pós bomba A são tão detalhistas que evidenciam o tamanho da crueldade dessa arma. Interessante pois traz a perspectiva dos sobreviventes, que agora não são apenas números, possuem rostos, histórias e desejos, e essa perspectiva auxilia no desenvolvimento de empatia. Um ótimo trabalho de jornalismo literario, merece a fama que tem.

Jota Ge 17/10/2021

Bastante pesado, mas necessário
John Hersey fez uma ótima escolha ao decidir contar sobre a tragédia de Hiroshima a partir do ponto de vista de quem a vivenciou (não somente do ponto de vista factual dos cientistas e jornais). A divisão dos capítulos ficou ótima e, mesmo sendo um livro BEM pesado, recomendo para quem quiser saber mais sobre o acontecimento (mas só se a pessoa achar que tem condições se ler sobre o tema)

Carol 29/08/2021

O livro trata de uma tragédia muito conhecida por todos, mas que se torna muito mais real (e terrível) pela forma humanizada como é contada.

Gabriela3420 11/08/2021

Hiroshima
Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica pela primeira vez na história da humanidade, o alvo foi a cidade japonesa de Hiroshima. Estima-se que no total 250 mil pessoas morreram em decorrência do ataque.
Em "Hiroshima" de John Hersey temos um livro-reportagem que conta a tragetória de 6 hibakushas (pessoas atingidas pela bomba, em japonês), como sobreviveram, os dias imediatamente posteriores e como estavam suas vidas 40 anos depois. É um livro pesado, dolorido e com uma linguagem bem direta. O autor narra com bastante detalhes a devastação causada na cidade, as consequências de curto e longo prazo para os japoneses, a irreversibilidade de alguns danos, as medidas governamentais de mitigação e as discussões morais sobre o evento.
Recomendo muito a leitura desse livro pra quem gosta do assunto Segunda Guerra Mundial, mas principalmente para que haja uma conscientização sobre armas nucleares, e que a história nunca mais se repita.

Rebecca.Lucena 09/07/2021

Hiroshima, um dos melhores livros que já li na vida.
Quando ainda era uma estudante do curso de jornalismo, meu professor de Literatura afirmou que todos nós devíamos ler três livros para a nossa formação completa: A Sangue Frio (Truman Capote), Fama & Anonimato (Gay Talese) e Hiroshima (John Hersey). Se não lêssemos, seria uma obrigação mentir dizendo que tínhamos lido, afinal, que jornalista que se preze não leria as maiores reportagens já publicadas pelo mundo?

O tema gira em torno da bomba atômica jogada em Hiroshima pelos EUA e parte para uma reflexão ética e moral impressionante sobre o rumo que deram ao fim da II Guerra Mundial. Essa história é contada a partir da perspectiva de seis personagens que narram para nós onde eles estavam momentos antes da explosão e o pós traumático em busca da sobrevivência. Além disso, John Hersey volta para o Japão, 40 anos após a explosão e conta o que aconteceu com essas pessoas...

É um livro sensacional, não é uma leitura difícil, embora o tema seja bem pesado. Porém é uma narrativa honesta, simples, dura, direta. Mais do que recomendado, é uma literatura obrigatória para quem quer se tornar humano.

site: https://youtu.be/hSalybuU8gk

Marcos Santos 21/05/2021

Narrativa jornalística
Um relato de seis sobreviventes do ataque a bomba atômica de Hiroshima. Conta como a destruição de sua cidade e seus efeitos pós catástrofe de radiação em seus moradores perdurará por muitos anos, deixando sequelas irreversíveis. E como a população civil foi afetada de forma brutal e desumana. É uma narrativa que demonstra de forma detalhada os impactos ocorridos e suas consequências no decorrer da recuperação de uma população forte e determinada a ressurgir das cinzas.

Sarmentox 18/05/2021

As descrições são tão chocantes que parece um livro de ficção
Eu fiquei realmente surpreso de quão detalhado e pesado é o livro, principalmente as primeiras partes, onde é focado nos primeiros dias pós explosão, várias vezes parecia que eu tava lendo um livro de ficção que exagera algum acontecimento, de tão absurdo que são as consequências da explosão.