O EGÍPCIO

O EGÍPCIO Mika Waltari

Resenhas - O Egípcio

Nélio 20/06/2016

Terminado: O EGÍPCIO, de

Mais um livro sobre o Egito! Não me canso da temática! E não sei explicar muito bem o porquê disso! Mas posso afirmar que gosto muito!
E este não foi muito diferente, apesar de a época retratada na obra (o reinado do faraó Akhenaton, aquele que no auge do Egito politeísta resolveu instituir o culto a um só deus, Aton) já ter sido retratada em outros livros que li.
Entretanto, a obra é sobre Sinuhe, um egípcio que lutou para sobreviver, venceu e correu mundo buscando conhecimento, além, claro, de fugir de seu passado. Tornou-se médico e não se restringiu ao exercício da medicina com o desejo de se enriquecer. Ele ganhava dinheiro e o perdia com naturalidade (rsrs)... Seu intuito maior se mostrou como sendo o de ajudar quem precisava, no desejo de aprender sempre mais sobre a medicina e sobre as pessoas.
“Vivi em todos aqueles que viveram antes de mim, e viverei nos que vierem depois de mim. Viverei nas lágrimas e nos risos humanos, no medo e na mágoa humana, na bondade e na torpeza humana, na justiça e no erro, na fraqueza e na força. Não desejo oferendas na minha sepultura e nem imortalidade para o meu nome.”
Destaco do livro alguns temas cuja análise foi se aprofundando ao longo do texto: a relação entre o povo e seus governantes e os deuses; a escravidão; respeito às tradições e o enfrentamento com o novo; desejo de vencer e acertar etc.
As mulheres são um capítulo à parte na obra. Força, determinação, coragem, abnegação são alguns dos valores que elas traziam em si, mas houve também muita maldade por parte de outras. Nada além do que é o ser humano: aquele ser que age segundo seus interesses ao mesmo tempo que é permeado ou não por seus valores. Cito uma das passagens enigmáticas do livro:
“A mulher é como um gato e por que motivo, também se assemelha a um gato, a paixão. Suas patas são macias, mas escondem unhas que arranham, dilaceram e que entram sem dó nem piedade pelo coração adentro. Ah! Deveras a mulher é como um gato, pois um gato também se entretém em atormentar a sua presa e em torturá-la sem jamais se cansar de tal brinquedo. Só depois que a criatura fica tolhida é que ele a devora e trata depois de procurar outra vítima.”
Foi uma leitura que fluiu, que cativou tanto pela ação quanto pelas personagens.
Muito bom, o livro!

Dioneia.Rios 14/01/2016

O Egípcio é um livro ótimo, apesar de não ser um documento histórico, quando se lê têm-se a nítida impressão de que tudo que está ali descrito foi exatamente assim que aconteceu. A linguagem é agradável, tornando a leitura dinâmica e fluente.

day 20/05/2013

maravilhoso livro!!
Um livro maravilhoso!!!! Assim que comecei a leitura fui teletransportada a Tebas...
Me vi no meu do cotidiano de um bairro pobre do egito na era dos grandes faraós .
Neste livro acompanhamos a história do menino Sinuhe que foi achado as margens do rio nilo e foi criado por um médico e sua esposa devotada.
Sinuhe desde de cedo pensa de onde veio,quem eram seus pais na verdade,porque o abandonaram no Rio nilo...
Ainda jovem ele segue a carreira de médico e grande será seu sucesso no egito.
Um dos grandes problemas dele ,para mim um dos maiores erros da vida dele,foi se envolver com Nefernefernefer,que arruinou sua vida completamente.
O livro mostra várias fases da vida de sinuhe ,desde a infância pobre ,a sua riqueza e sucesso como médico real.
O mais interessante do livro é que realmente ele faz um passeio pela era dos faraós e nos sentimos no meio de tudo,como testemunha ocular de acontecimentos que mudaram o egito.
Eu poderia passar a vida toda escrevendo sobre esse livro,mais não gosto muito de contar sobre tudo,pois acho que livros são mistérios a ser revelados.
Porém falo com a mais pura certeza :O LIVRO É MARAVILHOSO!!!!!

Eraldo 23/02/2010

Muito Bom
Ótima leitura. Deslumbra a vida e costumes desta época fascinante.

natygs 26/06/2016

O melhor livro
Eu gostei tanto, mas tanto desse livro, que depois que o li, comecei a ter uma fascinação incrível pelo Egito. A leitura é deliciosa. Aqueles livros que te deixa triste quando acaba. Aquele livro que vc indica para todos, porque acredita que todos deveriam ter a experiência de lê-lo.

Bruce 21/12/2016

Muito bom o livro o personagem parece um Forest Gump egípcio no sentido que de alguma forma se via envolvido nos maiores acontecimentos do seu tempo.
Existe a versão cinematográfica que conheci inclusive antes do livro, apesar de relativamente bem adaptado para o cinema o livro é ainda muito melhor.
Nath @biscoito.esperto 14/04/2017minha estante
HAHAHAHA melhor comparação! Forrest Gump egípcio kskasjasjasja adorei!

Calu 26/11/2014

Romance histórico!
É um livro maravilhoso! Li tem muitos anos e volta e meia pego para reler, nem q seja trechos. É impressionante a reconstrução do Egito feita pelo autor. É um livro inesquecível.

Publiquei um texto sobre esse livro no meu blog:

site: http://livrosparalernesteverao.blogspot.com.br/2014/03/o-egipcio-mika-waltari.html

Andressa 15/02/2013

Livro que surpreende
Quando escolhi esse livro na biblioteca pública não dei mto por ele. Era enorme, antigo e caindo aos pedaços. Mas hoje entendo o porquê. Era o excesso de uso. Afinal, mta gente deve ter lido e recomendado a outras pessoas, como faço agora. Foi maravilhoso entrar no dia a dia dos egípcios, seus costumes estranhos e peculiares e andar lado a lado com o personagem principal, todo cheio de planos para conquistar o que tanto almejava. Os costumes do povo, aliás, são um atrativo especial. Vc lê e pensa: "Uau! Não acredito que eles faziam tal coisa!" E se deixa levar pela curiosidade de encontrar mais detalhes. Recomendo.

Faellyto 09/12/2012

Legalzin
Leitura interessante, o Mika escreve bem e as palavras que ele usa são "diferente". O Livro só me prendeu do meio ao fim, a cópia que eu estava lendo continha uns erros gramaticais mas foi uma aventura legalzinha.

Obs: Entre 5 livros para ler, eu com certeza deixaria esse por último.

Max 06/10/2021

O que estar Sozinho.
No início lembra David Copperfield de Dickens. De maneira geral é uma leitura agradável pena q apartir da metade a narrativa fica melancólica, mas acredito q isso não faça o leitor abandonar o protagonista, Sinuhe.
Nosso protagonista é muito carismático, e através dele conheceremos camadas tangíveis de ilusões e desilusões. Conheceremos também a natureza humana a sua repugnância e grandeza, e a luta de homem tentando compreende-las, e quase se tornado louco por isso...

sonia 04/03/2012

para quem gosta de história antiga
através da história do médico egípcio Sinuê, é apresentada a cultura egípcia com riqueza de detalhes.
há um mistério na vida do médico, que foi adotado pela princesa real, mas isso voce só vai saber quando ler o livro e eu não vou estragar a surpresa.

cid 23/02/2011

Que homem há que conheça o próprio coração?
Sinuhe fala de suas aventuras e desventuras, das pessoas que conheceu e amou, do faraó herético Akenaton, de Tutankhamon, do Egito, da Babilônia e de Creta. E quase no fim da sua jornada, lá pela pagina 440, inconformado com o seu próprio proceder pergunta : Que homem há que conheça o próprio coração?
E confuso prefere dizer que tudo estava escrito nos astros, a vida enchera sua taça e êle a bebera.
Mas, o coração é um instrumento insaciável, mais ainda que os crocodilos do Nilo, e termina suas memórias dizendo ser um solitário, que viveu sózinho todos os dias de sua vida. Tão atual...

sjmarcel 29/08/2010

Mais um excelente livro sobre o Egito
Eu sou um entusiasta de egiptologia e não pude deixar de comprar mais essa obra. É um livro muito bom, não fala somente do Egito, mas narra através do Romance as relações políticas que o país mantinha com seus vizinhos, uma trama muito bem fundamentada com pitadas de humor. Ótimo livro.

Grazi.ela 07/04/2024

Uma história épica
Livro denso, com vocabulário rebuscado, o que traz estranheza no começo, mas depois de um tempo, tudo flui.

Confesso que não consegui me conectar 100% com a história, mas certos personagens fizeram a leitura valer a pena.

Para quem curte um calhamaço, é uma boa pedida.

Haddie 09/04/2024

Um bom livro, meu primeiro do autor , confesso q demorei a ler pois teve partes muito cansativas mas depois ficou extremamente interessante
Vale a leitura