The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

Gi perez 15/01/2022

Ressaca literária
Nunca tinha lido? na época que começaram a lançar os filmes eu não tinha tanto interesse em pegar essa trilogia pra ler. Entretanto, sempre fui muito fã dos filmes e acabei nunca lendo, mais tarde, por já saber toda história pelas telonas. Outro fator que me desanimava a ler a trilogia era imaginar os personagens? sabe como é, os atores nunca são como os personagens são descritos e pra quem vê os filmes antes é bem difícil mudar a imagem.

Resumindo, nunca tinha tido uma necessidade de ler até vir forte uma ressaca literária. Esse livro é simplesmente incrível pra tirar de ressaca literária. Os capítulos são contínuos e me encontrei, mesmo sabendo toda a história, querendo ler cada pedaço dessa obra.

Eu realmente achava que não tinha necessidade de me aprofundar mais do que os filmes mostravam mas agora vejo o quanto o cinema não explicou. A série de acontecimentos muda bastante, o cinema encurto muitas coisas além de omitir, mas confesso que os filmes mesmo assim foram muito fiéis e até melhor em algumas cenas (aquele drama a mais). Também tem o fato de estar literalmente dentro da cabeça da personagem e em confronto com seus pensamentos, o que faz toda a diferença e aproxima muito mais o leitor dessa história perfeita.

A melhor parte de ler essa história conhecendo o universo e os personagens foi conseguir aprofundar na relação da Katniss e do Peeta. Eu tinha uma ideia da relação deles que mudou bastante ao entender melhor os personagens. Mudou tanto na minha mente que a imagem dos atores não me vinham mais a memória, mas sim uma versão de persongens que eu mesma criei? como em qualquer outro livro sem filme.

(Mas confesso que no começo eu procurei fanarts pra ajudar a minha imaginação, principalmente com o Peeta)

Enfim, recomendo muito esse livro pra qualquer um, tantos aquele fãs dos filmes, quanto pra quem nunca leu. Mas recomendo principalmente pra quem tá de ressaca literária? esse primeiro livro ajuda muito a sair dessa.

Emily 12/01/2022

um livro quase obrigatório
Confesso que dessa vez eu reli para relembrar o porque gostei tanto dessa trilogia (na primeira vez que li tinha 11 anos) e acabei encontrando mais motivos ainda. A história é deveras cativante e a história de luta (e de amor!) da protagonista é no mínimo inspiradora. Recomendo esse livro para todo jovem que se sinta pelo menos incomodado com o sistema em que vivemos. Boa leitura!

Jamile.Lucato 05/01/2022

Perfeito!
Não é a primeira vez que leio Os Jogos Vorazes, e nem será a última, mas venho aqui recomendar esse audiobook disponível no Spotify. Se você sabe inglês, vale a pena, pois é uma experiência inesquecível, Tatiana realizou um ótimo trabalho como narradora.

Cami 03/01/2022

Todo mundo precisa ouvir isso.
Tatiana faz a voz de todos os personagens de um jeito PERFEITO.
Sei que tem muita gente que ignora audiobooks ( o que é idiota pois invalida a leitura de várias pessoas, inclusive das pessoas com algum tipo de deficiência visual) mas esse aqui vale super a pena checar. É incrível.

Cyn | @booksdacyn 31/12/2021

English book
Foi muito bom reler THG, no original soou como um desafio, uma das minhas primeiras leituras longas em inglês.
Essa resenha será mais sobre a experiência da leitura em outro idioma, eu simplesmente segui a dica de ler uma obra que eu já conhecia e que eu gostasse, e não poderia ser outro livro.

Aproveitei para ler junto com o audiobook disponível no Spotify, narrado pela Tatiana Meslany e que escolha perfeita. Na narrativa ela conseguiu transmitir todas as emoções da Katniss e eu só tenho a reforçar que essa é a minha distopia favorita para toda vida.

Tentarei ler os outros sem audiobook porque não encontrei, mas foi uma experiência maravilhosa.
Lety 31/12/2021minha estante
Show??????

Helô 22/12/2021

Segunda vez que releio esse livro esse ano. Faz só dois meses desde a última vez. Pensei que eu ia ficar entediada por ter passado tão pouco tempo, mas eu amo essa história. Perfeito, sem defeitos.

Kalme 18/12/2021

Katniss, a debochada.
E com razão! Nunca errou, e se errou foi tentando acertar uma na cara do governo negligente. Assim, sou suspeito por falar que gostei uma vez que não vou ler as continuações. Algumas coisas a respeito da sequência me desanimou. Ainda, insisto: adorei este.

jardel.pstk 29/11/2021

Uma história ou uma realidade
No fundo, quando a gente ele um livro desse, acaba lembrado da sociedade que vivermos. Alguém que domina, alguém que é dominado e se acomoda... E alguém que se revolta com a situação.

giovanna 23/11/2021

aii que livro mais perfeito!!eu ja assisti todos os filmes muitas vezes e eu sou apaixonada por eles então ja esperava tudo que aconteceu e também sabia que o filme é bem fiel ao livro porém isso não tirou tanto da experiência do livro e amei muito poder ler o que antes eu só tinha assistido, poder ler as emoções de Katniss e de um jeito sentir mais também.daria tudo de mim para um livro no pov de Peeta.o único motivo que dou 4.8 (não tem então vai 4.5) é porquê sei que os outros são ainda melhores que esse.vale muito a pena para quem ama os filmes e para quem nunca assistiu também!!??

Isa 15/11/2021

Continua perfeito
Li esse livro algumas vezes ao longo da adolescência. Agora resolvi ler de novo em outro idioma. Continuo chorando nas mesmas partes e tremendo de ansiedade em outras. A Rue tem meu coração junto com o Peeta.

Gab 04/11/2021

SURTOS AQUI EM PANEM
Eu li esse livro pela primeira vez em 2014 com 13 anos e há um tempo queria reler, porque thg é aquele tipo de livro que toda vez que vc relê, vc percebe uma coisa nova.
Eu tava meio assim de começar, porque eu já vi os filmes umas trocentas vezes e o plot ainda tá bem vivo na minha cabeça, porém o livro tem umas coisinhas bemmm diferentes do filme, é como se um complementasse o outro. Então apesar dos capítulos enormes, a leitura foi bem fluída e eu li em menos de 3 dias (o que é um recorde pra mim k). Eu li em inglês e é bem fácil, porque é YA e mesmo aquelas palavras inventadas são fáceis de pegar pra quem viu o filme legendado.
Acho genial a forma como a suzanne escreve, mesmo as partes chatas que a katniss tá só vagando pela arena e falando que precisa comer são interessantes kkkjk, tem toda aquela tensão e msm eu sabendo oq acontece fiquei super nervosa em umas partes ?
UM PARÁGRAFO AQUI DEDICADO AO PEETA. Eu lembrava dele ser um amorzinho, mas eu tinha esquecido como esse homem é perfeito, sério, ele não tem um defeito, o único personagem que pode usar o título ?nunca errou? com o orgulho. E É CLARO QUE O BICHINHO SOFRE O LIVRO INTEIRO. Ele só quer ser amado, e o que ele ganha? Dor, coração partido e indiferença. E eu sei que só piora daqui pra frente ???? vou me m sério
O livro fala de umas coisas bem sérias e pesadas, tudo é bem detalhado (e eu sinceramente não sei como li isso com 13 anos) e tem muitas situações, principalmente quando a katniss fala da fome e da autoridade de Panem, que são mto parecidas com a nossa realidade agora no brasil, e isso me assusta bastante ?? (a diferença é que katniss não erraria a flecha, #faleitoleve)
Por fim, acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória de todo bookstan. THG SIMPLESMENTE INSPIROU TUDO QUE A GENTE LÊ AGORA E É UM MARCO DA LITERATURA, fonte? as vozes da minha cabeça.

Duda 30/10/2021

A história de Katniss Everdeen sempre me comove de várias maneiras. O livro e o filme tem um legar especial no meu coração. Visitar esse mundo me faz lembrar de quando comecei a ler pra valer e nunca mais parei.

O livro é escrito com cuidado e é inteligente, interessante e emocionante. A narrativa segue um fluxo contínuo e a leitura ocorre sem esforço. Vale muito a pena, recomendo.

nina 27/10/2021

nostalgico
essa releitura foi simplesmente nostalgica. esse livro é maravilhoso, simplesmente. tem tantos detalhes profundos e subentendidos (e MUITO pesados) que eu não tinha captado e, se tinha captado, n havia entendido quando li aos 12 anos. esse é o tipo de livro que acredito que todo mundo, sobretudo jovens, PRECISAM ler pelo menos uma vez na vida. certeza que vai virar um classico. deveria ser obligatoria a leitura nas escolas. serio. o potencial de debate, reflexão e construção de olhar crítico é fenomenal. leiam.

Helô 29/09/2021

Esse livro entrega TODA VEZ que eu leio
Nem sei quantas vezes já li esse livro, mas cada vez fica melhor. Não sei como eu não chorei na primeira vez que li, porque agora é uma choradeira. Acho a narrativa super emocionante, a história é muito poderosa.
Um dos meus livros favoritos DA VIDA.
Preciso fazer uma tatuagem homenageando.