Dominus Mortuorum

Dominus Mortuorum Décio Gomes

Resenhas - In nomine patris

MarcusASBarr 08/11/2023

Aventura cativante
A escrita rápida e bem estruturada de Décio Gomes nos oferta uma bem elaborada aventura de puro entretenimento. Eu já vinha enamorado do livro faz um tempo, quando descobri os exemplares da obra impressos aqui em Recife-PE. Este ano foi a oportunidade de obter não só uma para mim, mas um lote do livro que fatalmente seria guilhotinado.
Tentei contato com o autor e não obtive resposta, pois gostaria de ter uma fala dele para o público do Velório Poético, pois os exemplares que me foram doados, pela gráfica apoiadora do evento, foram todos para uma nova ação deste projeto que é executado todo Dia de Finados na capital Pernambucana, e assim iniciamos o Clube do Livro do Velório Poético, com distribuição gratuita dos exemplares.
O intuito do projeto é estimular o hábito da leitura e propagar ideias.
Gostei muito do livro, ainda temos alguns exemplares e as pessoas interessadas podem acessar o hotsite do Velório Poético (veloriopoetico.com), onde poderá fazer a inscrição e nós entraremos em contato para remeter o livro. No hotsite poderá ver também como foi a edição 2023, que teve como "Memória Viva" a potiguar Nísia Floresta e a participação de Bruno Melo, organizador do livro "Bispos de Olinda", de F. A. Pereira da Costa. O organizador falou sobre o processo de organização e sobre o autor, pois este ano é o centenário do falecimento do historiador pernambucano Pereira da Costa.
Enfim... "In nomine Patris" é uma excelente aventura e ótima leitura de entretenimento, principalmente para os fans de terror. É uma boa iniciação.
A capa que tenho não está registrada e não possui ISBN, nela consta "Livro I". e o título "In nomine Patris".

Rafael Pereira 15/02/2020

Razoável.

Beatriz Mendonça 05/07/2020

Li em um dia. Narrativa envolvente que me prendeu até o final. Fiquei ansiosa para saber o desfecho da aventura

meowjess 04/07/2021

Não curti muito...
éér... Esse livro ele inicia com uma ideia maravilhosa. Porém... Eu percebi que demorei MUITO pra ler. Pensei que fosse ressaca ou o estresse do dia-a-dia e tals. Notei que na realidade era a narrativa dele: Amarrada demais, as coisas aconteciam em um ritmo leeeeeeento, por esse motivo não consegui nem prestar atenção na história, que me pareceu bem superficial. O final me despertou um pouco de interesse, mas não ao ponto de querer ler os outros livros!

Não recomendo :T

Yasmim 19/10/2014

In Nomine Patris foi um livro que primeiramente me conquistou pela capa, logo em seguida seu nome me chamou a atenção me levando a ler a sinopse do livro. E após a recomendação da Caah, não tive escolha a não ser ler o livro.
Jullian era um venator. Um membro da igreja escolhido por Deus - e também por homens - para caçar o mal. O mal em sua mais pura forma.
A vida como venator não é nada agradável. Por conta do seu trabalho, Jullian, vive em constante mudança de cidades. Acreditava-se que se permanecesse por mais de alguns anos ele seria corrompido pelo diabo. Sendo assim, após cumprir sua estadia com sucesso, seu próximo ponto é a cidade de Willinghill. Não muito depois de sua chegada, seus serviços são necessários para um caso.

Adrian Mosley sempre foi um menino ativo, só que em uma de suas brincadeiras ele acaba perdendo a vida. E, então o impossível acontece. Alguns dias após sua morte ele aparece misteriosamente em sua porta, pedindo para entrar.
Conheça o inimigo, e a guerra estará ganha.
O que Jullian não esperava é que a família do menino ocultasse a verdadeira natureza do estado de Adrian. Isso faz com que o padre acabe cometendo um grande erro na hora de expurgar o demônio, o que causa a sua fuga.
Jullian acaba se deparando então com um tipo diferente de demônio: o Mormo, senhor dos mortos. Resta a ele então esperar pelo próximo passa do Mormo e assim captura-lo. Só que isso não será nada fácil já que o Mormo, está decidido a tornar toda a população da pequena e pacata cidade em morto-vivo.
Observou com orgulho mais uma vitória contra o inferno...
[Sem palavras] Zombies, são de longe, minhas criaturas sobrenaturais preferidas. Na tentativa de querer sair da zona de conforto me arrisquei ao pegar o livro. Felizmente a fórmula da escrita de Décio Gomes funcionou , e agora me encontro desejando os novos volumes das aventuras de Jullian Bergamo.
O livro possui uma escrita dinâmica que flui facilmente, fazendo com que o leitor não perca nenhum detalhe de toda a história . Apesar de apenas 134 paginas, ( e-book 96) o livro nos trás um começo, meio e fim, sem deixar o leitor perdido ou com o sentimento de inacabado. E isso foi algo que me impressionou, pois acreditava que não seria capaz de haver um história tão bem narrada em tão poucas paginas.
In nomine patris tem um "filosofia" diferente de morto-vivo, sendo ela ligada fortemente a religião, deixando de lado o enredo batido de "experiencias que deram erradas no laboratório". Isso só fez com que eu admirasse mais a escrita do autor.
Enfim, é mais um livro nacional que entra para lista de "bem sucedidos". Com uma escrita encantadora, personagens bens construídos e uma história diferente.

Resenha completa em:

site: http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/2014/10/resenha-in-nomine-patris-decio-gomes.html

Submersão Literária 09/10/2015

Maravilhoso
Décio, com sua escrita fluída e fácil de se ler, nos trás uma história de zumbis original e muito diferente do convencional, a qual estamos acostumados.
Jullian é um padre um tanto diferente, que pertence a uma ordem que caça demônios, é um personagem que nos cativa desde o começo do livro.
Esse é um livro que nos prende do começo ao fim e nos deixa ansiosos pela continuação. Recomendo muito, amei do começo ao fim

Barbara 21/07/2022

Um bom livro para que gosta de terror.
Já conheço a escrita de Décio Gomes por causa da trilogia "As cronicas Ridell", e posso dizer que sou apaixonada por ela. Este livro, In nomine Patris, é um adendo a essa trilogia, contando um pouco mais da história de um de seus personagens, o padre Jullian Bergamo. São três livros ao todo dessa série a respeito do padre; esse que li é o primeiro deles e confesso que gostei, não tanto quanto gostei das Crônicas Ridell, mas ainda sim gostei. Foi muito bom conhecer um pouco mais da história desse padre tão querido, da sua juventude e o que levou a ser quem ele é.

Jéssica R. 13/01/2015

Mistério, ação, terror e muita tensão
In Nomine Patris me conquistou já pela capa, quando vi no facebook do autor fiquei imaginando o que teria por trás de uma capa tão misteriosa. Jullian Bergamo não é um padre comum, ele é um venator, treinado para caçar e eliminar demônios. Por causa de seu trabalho, não costuma ficar muito tempo em uma mesma cidades e assim ele vai parar na cidade de Willinghill. Assim que chega Jullian é chamado para solucionar um caso bem estranho, na verdade muito estranho e nojento. O menino Adrian Mosley aparece na casa de seus pais dias após seu enterro, o que Jullian não esperava era que uma mentirinha por parte dos pais do garoto, o fizesse cometer um erro na hora de expurgar o demônio, que na verdade não era um demônio comum, era um: Mormo.

Com apenas 134 páginas In Nomine Patris é um livro curto, de leitura rápida, dinâmica e muito bem escrito. Décio Gomes possui uma escrita precisa, sem enrolação e falas desnecessárias, o livro possui algumas cenas de terror bem nojentas e assustadoras, para quem gosta desse estilo de livro esses adjetivos são um elogio e tanto. O autor conseguiu me deixar assustadinha em alguns trechos e até lembrei do livro A Hora do Vampiro, de Stephin King, os dois livros despertaram sensações parecidas em mim. O único defeito do livro é seu tamanho, Jéssica o livro tem continuação, não importa queria continuar lendo a história sem interrupção rsrs. O que me deixa feliz é descobrir mais um escritor nacional super talentoso conseguiu em 134 páginas criar o começo de uma história perfeito e sem aquela cara de livro introdutório. In Nomine Patris tem mistério, ação, terror e muita tensão.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

mistydayse 06/03/2015

Original e arrepiante
Na minha incansável busca por livros de zumbis, acabei chegando a esse livro, mais um nacional para minha coleção. Só em ler a sinopse já notei uma vontade do autor de fugir do básico, pois seus zumbis são nada mais nada menos que cadáveres possuídos por um demônio necromante. Isso mesmo! Nada de vírus ou ataque biológico aqui. O autor escreve de forma clássica e seus diálogos remetem a histórias de época. O clima de séculos passados se encaixa perfeitamente na história, e a trama segue um rumo muito original no decorrer das (infelizmente) poucas páginas. Os trechos de ataque zumbi são de arrepiar, e o autor conseguiu passar a sensação de horror sem se utilizar de passagens de mau gosto ou muito violentas. As referências a Noite dos mortos vivos me deixaram maluca e maravilhada! É uma obra de muita qualidade em seu resumo. Parabéns ao Décio Gomes!

Paulo Cilas @estantedopc 04/09/2018

"Pegue sua água benta e junte-se ao padre Jullian nessa caçada"

O livro Dominus Mortuorum é o primeiro da trilogia In Nomine Patris, do escritor brasileiro Décio Gomes. Neste primeiro volume conhecemos o padre Jullian Bergamo, que acabou de ser transferido para a cidade de Willinghill.

Mas o Jullian não é um padre comum, ele é um Venator, um especialista em contenção de demônios. E logo que chega à cidade, já se depara com um homenzarrão chamado George, que busca sua ajuda para expulsar uma criatura que ele acredita ter se apossado de seu filho.

Quando se vê de frente com o demônio, o padre percebe que aquele é o Mormo, uma criatura necromante, que transforma os cadáveres em mortos-vivos.

E assim começa a aventura do primeiro livro, que conta a história da luta do padre contra tais criaturas das trevas.

Como nunca tinha lido nada do autor, vale ressaltar que fiquei positivamente surpreso com a qualidade da obra. O livro é bem escrito, bem revisado, a história é envolvente e divertida. Não chega a dar medo em nenhum momento, mas os cenários macabros são bem construídos e trabalhados.

Notei uma clara referência a Resident Evil em um capítulo, que não estava nada sutil, então ficou um pouco forçada, mas isso não influencia na história, porque só aparece como uma curiosidade irrelevante dita por um personagem.

O livro trabalha temas bem fortes, como perda, amizade, amor, tudo envolvido em um clima sangrento. Para quem gosta de história de zumbis, como The Walking Dead, é uma boa leitura.

Mais resenhas no Instagram @estantedopc

Kamilla 16/06/2017

Não sabia o que esperar desse livro...
Jullian Bergamo é um jovem padre um pouco diferente do que pensamos, ele consegue sentir quando há demônios por perto. Por isso ele é classificado como Venator, e foi treinado para caçar e eliminar os demônios e por isso não pode passar muito tempo em um mesmo lugar. E é exatamente isso que acontece logo no começo da história, o Jullian é encaminhado para Willinghill, uma cidadizinha pequena e assim que chega alguém bate na porta dele, quando ele chega na casa do senhor - chamado George Mosley - se depara com uma criança com um demônio dentro de si. Posteriormente o padre descobre que a criança já estava morta (o leitor já sabia, só pra não acharem que é spoiler) e de imediato descobre que o demônio não é comum aos outros que já lidou. É um Mormo.

Vamos descobrindo junto com o Jullian as especificações sobre esse demônio, que diferente dos outros se alimenta de morte. Então ao longo do livro nos deparamos com muito mortos-vivos (similar ao Zumbi), causados pelo Mormo e este, logo o Jullian percebe, é bem mais difícil de eliminar.

Eu tinha um receio de ler esse livro por que não estou muito acostumada a ler livros com demônios e devo admitir que no começo eu fiquei meio com medinho, até porque quando o Mormo está no corpo da criança, o Jullian tenta fazer um exorcismo e a cena dá um calafrio. O livro é bem curtinho, não chega nem a 200 páginas, mas isso não o faz ruim, pelo contrário é um livro bom e que fisga o leitor. O Décio - autor da obra - conseguiu fazer uma história com terror, mistério, suspense e aventura de forma que faz o leitor querer descobrir o que acontecerá em seguida.

“A verdade, meu caro, é que cada um de nós recebe uma vocação, seja ela matar criaturas ou fazer sopa.”

O Jullian apesar de ser um padre Venator se mostra um ser humano normal, que tem medos, aflições, preguiças, raiva e até momentos de desconcentração, mas sem deixar de lado a sua fé e o seu dom. Ele é padre e gosta de fazer o que faz, não é uma obrigação pra ele. Achei a construção dele bem bacana. O George, que é um outro personagem que aparece tanto quanto, sofreu muito no decorrer da história por causa do Mormo e decide ajudar ao Padre para eliminar o demônio que tanto fez mal a sua família e as pessoas da sua cidade. E é aí que algumas coisas me incomodaram, gostei do fato do Jullian não ser o típico herói, que é autosuficiente, porém ele acaba levando os créditos por tudo (por ser um Venator), mas pra mim o Sr. Mosley foi a grande sacada do autor e o que fez diferença na história, se não fosse ele o Jullian não conseguiria fazer nem a metade do que fez. Se é que estaria vivo pra fazer alguma coisa.

Então sim, me incomodei pelo protagonista ser o herói, sendo que na verdade ele não conseguiria fazer nada sozinho. Aliás, quando é que se consegue?! O final poderia ser melhor (justamente pelos motivos citados, é a minha opinião, já li pessoas com visões super diferentes da minha em relação a participação do Mosley), mas não foi menos satisfatório por causa disso, foi bem surpreendente e de tirar o fôlego - devo admitir.

Sobre os detalhes: A capa é bem sombria e eu gostei disso, principalmente a roupa do padre. O espaçamento e o tamanho das fontes estão ótimas. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que incomode durante a leitura. Todas as folhas do livro possui na parte inferior um sombreamento de um cemitério, achei esse cuidado incrível.

Comentário final: No mais livro foi ótimo de acompanhar e de imaginar como e quando seria o final do Mormo. O livro é em terceira pessoa, que destaca o padre, e que possui uma narrativa simples e fluída, com diálogos fáceis. Super indico a leitura!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2017/06/resenha-dominus-mortuorum-decio-gomes.html
Décio 22/06/2017minha estante
Oi, Kamilla! Fico muito feliz que tenha curtido o livro, e gostei muito das suas observações. Obrigado! Caso tenha interesse na continuação da história, o segundo livro já está disponível e se chama "In nomine patris - Sanguinis Sigillum" :)

Cia do Leitor 13/07/2014

In nomine patris
Desde o seu primeiro livro "Albertine", Décio mostrou seu talento na escrita, tive o prazer de compará-lo com o mestre Stephen King, pelo valor da obra, da trama, pela mistura bem dosada de suspense e terror, me fez delirar de satisfação. E agora ele repete a proeza em seu novo livro: In Nomine Patris

Quem leu "Albertine", livro do autor Décio Gomes, teve o prazer de conhecer Padre Jullian Bergamo, um missionário da igreja católica, respeitado e muito solícito, por suas obras e uma fé inabalável que transmite aos cristãos dos povoados que passa e algo mais...

No livro "In nomine Patris", o primeiro de uma série, o nosso protagonista é transferido de sua antiga comunidade após completar seu ciclo paroquial de 665 dias e vai para outra cidade mais pacata, Willinghill, para administrar a paróquia e servir como um bom pastor.

Sendo que, por baixo dos panos existe um real motivo para sua mudança, Jullian é nada mais nada menos que um Venator, um exterminador de demônios. E sim, estava pra completar o ciclo, tempo limite que um Venator deve permanecer em um lugar, por motivos de segurança e força maior, mas o principal propósito de sua mudança para uma determinada cidade viria a ser outro, ele só não esperava encontrar o mais temível dos seres naquele novo lar.

"Venator: um servo da igreja católica responsável por livrar o mundo de toda e qualquer invasão vinda das profundezas dos infernos"

Na sua primeira noite na nova cidade, padre Jullian é chamado as pressas para ajudar um casal que precisava de seus cuidados, ao chegar na casa da família Mosley, depara-se com uma situação completamente irregular, única e medonha. Intrigado e um pouco assustado percebe estar lidando com um novo caso, uma nova espécie de demônio está a espreita, aterrorizando o povoado e desafiando sua fé.

Um Necromante, um Demônio poderoso que apodera-se de cadáveres e os transforma em mortos-vivos, levando-os a criar novas vítimas e formar um verdadeiro caos no povoado. Agora Padre Jullian munido de seus dons, coragem, perspicácia, fé e equipamentos próprios de um Venator, iria enfrentar um violento demônio e seus soldados sem alma e com muita fome de carne e vidas. Seres obscuros jamais deparados por um humano, deixariam rastros de destruição, desalento e dor.

Jullian não estaria totalmente só, teria a companhia de seu novo amigo George Mosley e a certeza de que Deus não os abandonaria... Mas, sua fé certamente seria testada. Estaria Jullian apto a enfrentar esse novo e poderoso demônio numa horrivel guerra do bem contra o mal?

"Eram três cães fortes, de pelo escuro e pernas compridas. Os típicos cães de caça de raça perdigueiro criados pelo povo daquela região. O que fez o coração do padre acelerar ao máximo, porém, foi a aparência cadavérica dos três animais. Tinham feridas abertas por todo o corpo, com pedaços de pele rasgada saltando por entre a pelagem; suas orelhas compridas pareciam corroídas, assim como as órbitas dos olhos que exibiam apenas globos oculares completamente brancos. Eram como cães do inferno."

Impressões:

Quando o autor Décio Gomes anunciou em seu Facebook que estava escrevendo um livro sobre o personagem Jullian Bergamo, o padre de sua obra-prima "Albertine", fiquei deveras entusiasmada e ansiosa, porque este é um personagem peculiar que se destacou demais por conta de todo o mistério que envolvia sua vida antes de conhecer Albertine.
Ainda em seu primeiro livro, após folhear algumas páginas deparamo-nos com ganchos que nos faz desejar conhecer mais a vida do Padre Jullian, Décio recebeu de seus leitores inúmeras solicitações para a criação de um livro especialmente dedicado ao padre exorcista. E para a alegria da galera, eis que ele atendeu nosso clamor. Este é o primeiro livro de uma série, que será lançado a cada seis meses, onde em cada volume seremos apresentados a algumas aventuras de Jullian como Venator, caçador de demônios.

Ao receber o livro In nomine Patris do autor Décio Gomes, para leitura e resenha, senti que tinha em minhas mãos uma obra de tirar o fôlego. Ele já havia informado que o livro sairia um pouco da linha de Albertine em que o foco maior era o suspense, drama e terror. In nomine Patris é mais intenso e tem mais ação, sem deixar de citar o sobrenatural está mais predominante nessa nova história.

A narrativa de Décio continua impecável, bem descrita e perfeitamente detalhada, claro, sem nos cansar com as descrições bem dosadas. Embora tenha apenas 132 páginas, foram o bastante pra impressionar e desejar conhecer mais aventuras do padre Jullian.
A inclusão de mortos-vivos inicialmente nos contraria, você fica pensando que será mais um livro de zumbis, mas não se engane, tem coerência, ele encaixa esses seres na trama de uma forma tão espetacular que você não consegue imaginar a história sem eles!

Os personagens secundários tem sua importância, mas, não nos prendemos muito a eles, no entanto, não posso falar o mesmo dos personagens principais que dão um show a parte com o desenrolar da historia. E as cenas, (já vejo o livro como um filme) de ação são de arrepiar e saltar da cadeira. Ficamos temerosos e curiosos por saber como Jullian irá se livrar de tantos mortos-vivos em uma cidade de tão poucos habitantes, alguém sairia ileso nessa história quase impossível de acabar bem?

Um livro fino, mas escrito com afinco de um pai zeloso e orgulhoso por sua obra. A qualidade física do livro, diagramação impecável, as incríveis ilustrações que nos ajudou muito no decorrer da leitura, onde nos dá a visão real dos fatos. Tudo isso, faz desse livro mais uma obra a ser aclamada por um publico sedento por boas historias.

Não é uma continuação de "Albertine", portanto, pode ler sem se preocupar de não ter lido o primeiro livro. É uma história nova, de um personagem de um ótimo livro.(Que também aconselho a leitura)

Quem foi que disse que no Brasil não encontra-se bons livros mesmo???

Décio, mais uma vez parabenizo-o por sua criação, uma obra que deve ser anunciada e espalhada aos quatro cantos do país e atravessar as fronteiras, mares, horizontes.

Indicadíssimo!

Resenha de Nizete Ribeiro no blog Cia do Leitor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2014/07/resenha-premiada-in-nomine-patris-de.html

Lana Hawk 15/04/2015

Finalmente um livro que fala de zumbis de uma forma mais original!
O Décio Gomes me mandou seu livro como cortesia, e, apesar de eu sempre ter um pé atrás com escritores nacionais, resolvi ler... e mais uma vez tenho que tirar o chapéu para um escritor nacional.

Ficaram curiosos? Então não irei me prolongar.

In Nomine Patris, é o primeiro livro de uma série que conta a história de um padre, Jullian Bergamo, que faz parte de uma facção "secreta" da igreja católica responsável por livrar o mundo dos demônios: os venatores.

Como uma romântica assumida, sempre fico meio desmotivada ao ler livros sem romance, sem um casal e seus dramas, mas este livro foi cativante desde o começo. In Nomine Patris é um livro que, de fato, não segue os padrões normais e foge completamente o tradicional, inclusive quando se trata de zumbis. Achei bem legal a forma que o autor aborda esta questão do zumbi/sobrenatural, pois, no livro, os zumbis não são causados por nenhum vírus nem nada do tipo, mas sim, possessões demoníacas em corpos já mortos. A narrativa é muito envolvente, de fácil entendimento, e o autor consegue narrar com maestria as cenas horripilantes sem usar de artifícios toscos. A época também casa com perfeição à trama, remetendo naturalmente a um ambiente com maior suspense. Não é um livro grande, mas cada página é significativa, com total ausência de capítulos ou páginas sem sentido, ou, "enche-linguiça", como minha mãe costuma chamar.

Pra terminar, vale muito a pena! E o mais legal: já foi publicado em português e inglês!

site: http://fofocaliteraria.blogspot.com.br/2015/04/in-nomine-patris-decio-gomes.html#more

Celia.Rabelo 18/09/2018

Bem infanto
O livro começou bem interessante, um padre exorcista, recém chegado a uma cidadezinha dos Estados Unidos, chamado para ajudar um morador com problemas com o filho morto que voltou da sepultura. Ok! Em resumo, é um livro de zumbis para crianças.