Em Busca de Lincoln

Em Busca de Lincoln Vianna Moog



Resenhas - Em Busca de Lincoln


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Wagner 27/10/2019

LINCOLN E A TARTARUGA

(...) Johnston com uma tartaruga na mão e, num impulso joga a tartaruga com toda a força contra uma árvore, esborrachando-lhe o casco (...)

(...) A reação de Lincoln é instantânea e desconcertante. Sai a correr e vai apanhar a Bíblia dentro da casa. Depois invectiva, furioso, o procedimento de Johnston. E, dentro em pouco, invocando uma passagem da Bíblia, está dissertando com veemência sobre a crueldade e fazendo as meninas chorarem. (...)

(...) Lincoln no momento em que se partiu o casco da tartaruga,viu na tartaruga desamparada a projeção de si mesmo e do seu próprio drama. Desde que seu lar se partira ao meio pela morte da mãe e pelo segundo casamento do pai, nunca mais deixara de pensar em termos de preservação da unidade, que é a constante máxima de sua vida. "UMA CASA DIVIDIDA CONTRA SI MESMA NÃO PODE SUBSISTIR" - dirá em 1861 - isto é, quase um lustro decorrido sobre seu discurso no Lyceu dos Moços - num toque a rebate para o país, às vésperas da guerra civil . É sempre a imagem materna que ele simbolicamente tem presente (...)

Gratidão e agradecimentos à Orffeus - pela edição e indicação.

in: MOOG, Vianna. Em Busca de Lincoln.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1968. p 233.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR