Cartas a Lucílio

Cartas a Lucílio Sêneca

Resenhas - Cartas a Lucílio

Rodrigo.Rodrigo 05/08/2021

Um grande tratado de como se enfrentar não apenas a morte, mas também a vida. Se você aceitar seu destino, ele o guiará, se recusar, ele o arrastará.

Fernanda.Lopes 15/07/2021

Pensar na morte é reavaliar a própria vida
O título pode assustar, mas o texto que contém uma seleção de cartas do Sêneca é um convite a pensarmos sobre a nossa vida e sobre como usamos o tempo.

Ele nos lembra que, frequentemente, nos preocupamos mais com a duração da nossa vida do que com a qualidade dela, ou seja, com o que fazemos dela. E, por isso, ele nos convida a construir uma vida plena e sem arrependimentos, sem felicidade adiada. Afinal, "a vida transcorre enquanto é adiada".

O estilo do filósofo é muito fluido e mesmo alguém que não conheça o Estoicismo pode ler sem grandes dificuldades.

Recomendo demais a leitura!

Rafa 29/01/2021

Preparação para a Morte
Sêneca, na compilação de epístolas reunidas nessa obra, aborda de forma predominante e sob diversas perspectivas o tema da morte.

De modo muito bem elaborado, no alto de sua sabedoria, Sêneca se utiliza de artifícios precisos para expressar seu sentimento diante da certeza da morte.

Encara a morte como um NÃO SER. Ou seja, antes do nascimento, de certa forma, já vivenciamos a morte. Nascemos e no fim da vida, "retornamos" para nosso estado original.

Outra questão destacada é de que não podemos temer a morte, pois ela é uma certeza. Devemos apenas aguardá-la. Só tememos o que é incerto.

Complementando suas reflexões da morte, Sêneca permeia também os campos da dor, dos prazeres da vida, da valorização dos momentos e das amizades.

Leitura nem tão simples, mas engrandecedora com toda certeza.

Matheus.Monteiro 27/12/2020

Um livro de cabeceira
Seguindo a linha de ensinamentos ao seu pupilo, Seneca da grandes conselhos sobre a vida e sobre a morte. Nisso, se passa o livro, uma coleção de cartas que se dedicam a explicar sobre a morte e como devemos encara-la.

Seneca, um político do Império Romano, instrutor do grande imperador Nero de Roma, deixa para a posteridade um conjunto de ensinamentos daquele que viveu o que hoje dificilmente se viverá, para seres como nós, tão dependentes de nossas frágeis vidas, tão perdidos nessa vida que encontra a fugalidade na tecnologia e na decripitude das relações, vale ler e reler muitas vezes, algo escrito por alguem que viveu pelo que ficou conhecido como o maior Império da história humana ocidental!

Vale prestar atenção nas referências mitológicas e as teorias científicas correntes na época. Em tal altura da historia humana, ainda o cristianismo era uma seita clandestina, e o heliocentrismo estava em alta, bem como os barbeiros que faziam sangrias para "curar a dor de cabeça".

Realmente vale muito a pena!!!

LG 23/11/2020

Edificar-se para a morte
Esse livro apresenta uma coletânea de cartas entre o filósofo estóico Sêneca e seu discípulo Lucílio. Especificamente, o teor dessas cartas versa sobre a morte. Para o estóico, a morte faz parte da vida, a pessoa não aprende a viver, se não aprende a morrer. Essas cartas trazem diretrizes para uma vida plena, uma vida que não se resume a uma simples passagem dos dias, mas uma vida plena, uma vida com propósito maior do que qualquer bem material.

Dasa 26/06/2020

Eu canto pra minha morte!
Edificar-se para morte é um livro que tem como proposta tirar um peso das costas de quem o ler. Quando o assunto é morte, não conseguir aceitar a situação de finitude da vida traz à alguns uma angústia enorme a ponto de criar uma vida após essa com esperança de uma eternidade. O livro me ajudou a aceitar o que é simplesmente impossível de fugir, da nossa própria morte!