Comunicação não-violenta

Comunicação não-violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Desiree Iasmin 03/06/2024

Neste livro encontramos a teoria da Comunicação Não Violenta, onde tratamos o outro buscando primeiramente entender a nós mesmos.

Karina.Nishiyama 30/05/2024

Desenvolva a CNV
Livro instrutivo que mostra didaticamente como transformar as atitudes que você possui hoje em novas atitudes com as técnicas corretas e que vão levar a uma melhor conexão e escuta ativa!

Nath 29/05/2024

É um livro bom, que explica muito didaticamente como é a Comunicação Não-Violenta. O uso constante de exemplos do cotidiano e como podem aplicar a CNV, assim como os exercícios, tornam a prática da CNV mais próxima do leitor do que apenas estarmos lendo um monte de teoria.

Em alguns momentos, acredito que me parece desafiante demais, pois não consigo imaginar tendo tamanha racionalização para não me deixar levar pelo sentimento do momento, mas é bom saber que a CNV é uma opção de tomar um caminho melhor em diversos aspectos.

O final achei que desandou pois o psicanalista que até então estava sendo bastante profissional, usando técnicas profissionais, apelou para aspectos da crença judaico-cristã para comprovar algumas coisas, o que acredito que quebra um pouco para quem estava fazendo a leitura de modo laico - e principalmente para quem não tem crença alguma. Mas é um bom livro, com importantes lições.

Angelica75 27/05/2024

Gostei muito da técnica e de toda a parte empática das situações. Algumas totalmente "colocáveis" em prática. Porém outras beiram a inverossimilhança, pouco provável mesmo, como o "papo" da professora com o estuprador.

Mas tem muitas questões aproveitáveis sim, o focar no sentimento do outro e no que ele está querendo falar por trás do que está falando/reclamando.

Caroline860 23/05/2024

Um daqueles livros que vc pode ler umas mil vezes e sempre vai ter algo novo pra aprender. Uma leitura gostosa e enriquecedora. Vale mto a pena

Ismael.ApolinArio 23/05/2024

Entendendo as próprias necessidades e de quem está ao redor.
O livro nos apresenta várias situações onde a forma que absorvemos as informações ao nosso redor e reagimos a elas podem evitar muitos conflitos, melhorando o ambiente em que estamos, dessa forma fazendo se entender as próprias necessidades e as necessidades de quem está ao nosso redor.

henriqueacastro 23/05/2024

A necessidade da boa comunicação
Segundo o autor, a Comunicação Não-Violenta (CNV) se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. Pela CNV, é possível nos atentarmos cuidadosamente (e sermos capazes de identificar) os comportamentos e as condições que estão nos afetando. Com o foco em possibilitar escutarmos profundamente ? a nós e aos outros ? a CNV promove respeito, empatia, atenção, compaixão.

Marshall B. Rosenberg explica que para usarmos a CNV, é preciso lançar luz à consciência em quatro áreas (quatro componentes do modelo da CNV):

Observação

Sentimento

Necessidades

Pedido

guinha 22/05/2024

Recomendo para todos
Confesso que no começo da leitura achei a técnica muito robotizada, mas no decorrer da leitura fui entendendo melhor e realmente é muito esclarecedor.

Com toda certeza tentarei aplicar a comunicação não violenta na minha vida.

Mesmo sendo difícil de se desvencilhar de velhos hábitos de julgamento, vale a pena.

Carolina332 22/05/2024

Não é coach tóxico!
Este é um bom livro, mesmo sendo autoajuda é muito simples e com muitos exemplos da linguagem. Faz refletir.

Eduardo 20/05/2024

Mudança de hábitos pra vida toda.
Vi esse livro no Instagram de um amigo e fiquei curioso. Acho que me expresso de maneira violenta com certa frequência por não saber lidar com alguns sentimentos e não saber lidar com situações simples que não precisam se estender.

A leitura é maravilhosa e a cada capítulo me fez refletir sobre N situações da vida. É um livro que te deixa com a vontade de reler pedaços ao longo da vida toda, enquanto tenta aprimorar seu comportamento e sua maneira de lidar com o mundo.

Interessante tornar consciente tantos costumes nocivos e tentar ressignificar boa parte do nosso comportamento nas relações. Reconhecer que nos tratamos de maneira mais raivosa, do que tratamos qualquer outra pessoa, é um alívio e um ponto de partida para uma vida mais empática.

Joooooanaaaaa 19/05/2024

No início eu tava bem resistente e até mesmo crítica em relação a CNV, mas acabei o livro totalmente entregue. É a prática da frase do carl jung da alma humana, tudo o que você precisa ser é uma alma humana ao cruzar com outra.
O livro também me levou a pensar que o que buscamos é só uma conexão humana e sincera com outras pessoas e o quanto somos resistentes ao dar o primeiro passo para essa conexão, que é a vulnerabilidade.
Ser vulnerável e ouvir o que necessitamos é uma potência em direção à mundo melhor que esse. Sonho com o dia em que não precisaremos justificar nossas humanidades, e acredito que a comunicação não violenta é o caminho.

Sidney.Muniz 18/05/2024

O livro traz mais argumentos de como ter relacionamentos através de uma linguagem mais acessível, usando bastante a empatia.

Paula 17/05/2024

Necessário
Esse livro é extremamente necessário, principalmente em tempos de tanta intolerância e extremismo. Mas nos coloca em um lugar desconfortável, exercitar a paciência e a empatia não é fácil, principalmente no calor das emoções. O livro é um manual bem prático de uma proposta de vida mais compreensiva e harmoniosa com o mundo, mas parte do princípio de que as pessoas, ou pelo menos algumas pessoas,
estejam realmente dispostas a estabelecer uma comunicação mais empática e menos destrutiva.

Carol 15/05/2024

Livro "técnico" mas com linguagem clara e repleto de exemplos.
Nesta obra Marshall aborda algumas necessidades básicas que todos temos, quais sejam:
- Autonomia para escolher sonhos/metas/valores e elaborar planos para realizar os sonhos, metas e valores.
- Celebração: devemos celebrar a criação da vida e os sonhos realizados, assim como precisamos elaborar as perdas: entes queridos, sonhos etc. (luto).
- Comunhão espiritual: que traz beleza, harmonia, inspiração, ordem, paz, diversão, alegria riso, integridade, amor-próprio, autenticidade, criatividade, aceitação, compreensão, comunhão e confiança.
- Necessidades físicas: abrigo, água, alimento, ar, descanso, expressão sexual, movimento, exercício, proteção contra formas de vida ameaçadoras: vírus, bactérias, insetos,
predadores.

Bibiana.Sebold 15/05/2024

Livro interessante sobre a comunicação não violenta. É super didático e dá direções claras de como aplicar na nossa comunicação diária.