Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

MiriA 09/09/2023

Eu amei esse livro, acho uma leitura bem importante para todos os seres humanos, comecei a colocar em pratica algumas instruções é bem dificil mas aos pouquinhos a minha comunicação realmente começou a mudar de maneira positiva

samuelcarneiroh 06/09/2023

Um novo jeito de se comunicar
"Comunicação Não Violenta" de Marshall Rosenberg é um livro que destaca a importância de uma comunicação compassiva e empática em nossas vidas. O autor apresenta um guia prático e poderoso para expressar nossos sentimentos e necessidades de forma clara e ouvir os outros com empatia. Este livro oferece valiosas ferramentas para resolver conflitos, melhorar relacionamentos e criar conexões interpessoais.

Naiara 05/09/2023

Eu nao entendo o sucesso deste livro, mas agora entendo um pouco mais como pensa a pessoa que acha essa forma de comunicaçao acertiva..
Foi interessante pare perceber porque agem de algumas formas e o pensamento por traz.. So isso, nao acredito que seja uma forma sadia de lidar com as pessoas, as vezes que fui tratada com essa comunicaçao nao violenta nao gostei e nao vejo porque tratar as outras pessoas desta forma..
É um ponto de vista meu, nao sei se é certo, porem é como vejo o mundo...

Taty 05/09/2023

Razoável
Confesso que me frustrei um pouco.
Talvez pelo fato de já fazer terapia há um tempo, algumas abordagens não foram novidade, beirando um pouco do óbvio.
O autor fala sobre algumas manobras para lidar com situações onde a comunicação pode se tornar ou já ser violenta, porém, achei fraco.
Me soou muito como (exemplificando de forma meio esdruxula):
?ah, não gosto de gritos?
?Então não fique perto de quem grita?

OtAvio164 04/09/2023

Mudou minha visão sobre a comunicação
Quando comecei a ler senti-me como que lendo uma ficção, tudo o que o Marshall escreveu parecia tão irreal e imaginário. Contudo ao começar a tentar colocar em prática a CNV percebi que tudo aquilo poderia vir a se tornar tão real e verdadeiro que eu gostaria que todos ao meu redor devesse ler e ver com outros olhos a beleza de uma comunicação onde os componentes base são a observação, os sentimentos, as necessidades e os Pedidos. Ao perceber tudo isso minha vida tanto pessoal quanto escolar mudou drasticamente, um livro que eu recomendo fortemente a todos que desejam expressar-se melhor.

Gabubooks 02/09/2023

Se expressem, falem o que vocês realmente sentem!!!
?Comunicação Não Violenta? é uma leitura que te faz pensar sobre tudo que você acha que sabe sobre comunicação. É aquele tipo de livro que te faz perceber que talvez suas necessidades não estão sendo atendidas porque você não as comunica da maneira que deveria, mas que também nunca é tarde pra aprender a fazê-lo. A estrutura que ele traz pra utilizarmos a CNV no dia a dia é interessante e acaba ajudando a moldar nossa comunicação, mas confesso que o esquema de responder perguntas com outras perguntas me deixa maluca (parabéns Socrates, você conseguiu o que queria).
Acho que vale a leitura pra quem tem dificuldade em comunicar seus sentimentos (autocrítica) e pra todo mundo que se interessa por psicologia!

Daniel1246 30/08/2023

"Comunicação Não Violenta" é uma obra transformadora que busca revolucionar a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos com os outros. O autor, Marshall B. Rosenberg, tem como objetivo transmitir a mensagem de que é possível estabelecer conexões mais profundas e empáticas através de uma abordagem de comunicação baseada na compreensão mútua e no respeito.

Rosenberg transmite sua mensagem por meio de um método prático e sensível, apresentando um processo de comunicação que se concentra na expressão honesta de sentimentos e necessidades, bem como na escuta empática. Ele destaca a importância de abandonar padrões comunicativos agressivos, como críticas e julgamentos, em favor de uma linguagem que promova empatia e compreensão.

Concordar com o ponto de vista do autor é compartilhar da crença de que a comunicação eficaz é a base para relacionamentos saudáveis e colaborativos. A abordagem da Comunicação Não Violenta (CNV) tem sido amplamente adotada em terapias, educação e ambientes profissionais, demonstrando seu impacto positivo na resolução de conflitos e na promoção de um ambiente mais harmonioso.

A leitura de "Comunicação Não Violenta" pode ser altamente benéfica, pois oferece um conjunto de ferramentas práticas para melhorar a qualidade das interações interpessoais. Através da CNV, os leitores podem aprender a expressar suas emoções de maneira construtiva, a identificar suas próprias necessidades e as dos outros, e a criar conexões mais autênticas e respeitosas.

O contexto social da obra está relacionado ao desejo de melhorar a comunicação em um mundo onde as relações podem ser prejudicadas por mal-entendidos, conflitos e falta de empatia. O autor reconhece que vivemos em uma sociedade onde as pressões e as diferenças podem resultar em tensões, e a CNV surge como uma abordagem que promove a paz interior e a compreensão mútua.

Em resumo, "Comunicação Não Violenta" é uma obra que oferece uma abordagem revolucionária para a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos. O autor propõe uma mensagem de empatia, compreensão e respeito mútuo, transmitida por meio de um método prático e acessível. A leitura desse livro tem o potencial de transformar a maneira como nos relacionamos com os outros e de criar um impacto positivo tanto em nossa vida pessoal quanto nas interações sociais mais amplas.

Laura 21/08/2023

Comunicação não violenta
Um livro com a proposta diferente do que esperava, mas ainda assim muito enriquecedor nas pontuações e contribuições

Danilo.Brizida 21/08/2023

A comunicação é um dom, é uma arte que orecisa ser constantemente trabalhada, e repensada. Em todos os aspectos de nossas vidas, profissional, pessoal, familiar, precisamos trabalhar a empatia em nossa comunicação.

Criis.Souza 20/08/2023

Essencial para vida plena
Eu estou em busca no ano de 2023 em criar o hábito de não julgar. Para esse fim eu coloquei como meta do ano ler 6 livros na temática. Os livros comunicação não violenta e vivendo a comunicação não violenta fazem parte dessa meta. E te digo que valeu a pena cada página! O livro te da exemplos práticos sobre como se comunicar melhor e como olhar para os fatos, não para o que você está julgando deles. Pura inspiração! Estou buscando entender mais sobre o que são minhas necessidades e vejo que esses livros são uma base forte para o autoconhecimento e melhor convivência. Indico demais a leitura dos dois ??

Camila.Bespaloff 19/08/2023

Uma nova forma
Gostei do livro em geral. O começo é muito cativante e dá vontade de ler tudo, mas do meio pro final fica muito denso (não ruim). Não é uma receita de bolo, nem só teoria, é um livro para ler com o coração aberto e disposto a tentar e testar as técnicas que o autor ensina (e usa). Ultimamente tenho colocado em prática e é muito interessante ver o quanto eu presto mais atenção e a pessoa fica mais tranquila! Saber fazer as perguntas certas e também o momento certo se dar um conselho, muda tudo. Às vezes a pessoa quer só falar, às vezes que ouvir algo. O livro dá um norte de como perceber e se portar diante dos outros. É um desafio, mas eu gostei mesmo. Não virei super fã e nem uma praticamente devota, acho que talvez foi porque não tava no clima do tipo de leitura. Mas recomendo sim!!! É bom ter um caderno pra anotar o que for relevante. Não sei se leria de novo, porque é demorado, mas é bom. Ajudou muito.

Barbara.Schirato 12/08/2023

Eu particularmente gostei muito desse livro, nunca tinha ouvido falar sobre comunicação não violenta e isso abriu muitas possibilidades na minha cabeça, é um livro que visa ensinar e explicar a comunicação não violenta, ainda assim me senti muito travada em várias partes e sinto que poderia ser sido mais didático ou simplificado. Estou tentando pensar mais em termos de observação, sentimentos e necessidades atendidas e não atendidas, mas ainda assim é complicado, só não sei se seria um "defeito" do livro ou meu. No mais acho que todo mundo deveria ler e as instituições deveriam mesmo apostar nisso.

Jéssica 10/08/2023

O livro nos traz reflexões importantes sobre a maneira como dizemos as coisas, muitas vezes. E o que mais me chamou a atenção é realmente ver que não sabemos nos comunicar, sempre ?mascaramos? o que estamos sentindo com frases que não explicam nada e atacando o outro.

É uma leitura tranquila, eu demorei pra ler por preguiça mesmo, mas é uma leitura fácil - pelo menos eu achei.

O autor traz diversos exemplos práticos e conta muitas histórias, o que faz a gente compreender ainda mais a sua mensagem.

Ps: A história no final da sua avó e Jesus me deixou emocionada.

tainatavaresa 08/08/2023

Muito bom, mas puxa pro choaching
A proposta do livro é excelente, mas em alguns momentos achei que puxa para o coaching, para algo um pouco mais idealizado que possível, o que me incomodou um pouco. Não sei se é tão fácil aplicar na vida como o autor diz.

Dani 06/08/2023

Um jeito novo de encarar as relações, que deveria ser ensinado às crianças para termos uma sociedade menos violenta. A mensagem em si é boa, mas para mim o livro foi um pouco cansativo em alguns momentos, parecendo que estava se vendendo, uma vibe meio coach. Filtrando isso, foi legal o que o livro trouxe de contribuição