O Coração Das Trevas

O Coração Das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

and 02/09/2024

Não é exatamente o meu estilo de leitura mas achei muito interessante. o livro é curto mas não é uma leitura rápida, precisa de bastante atenção e calma pra ler e entender a história e o contexto

samucacn 01/09/2024

Heart of Darkness (O Coração das Trevas) é um romance escrito por Joseph Conrad. Antes da sua publicação em 1902, apareceu como uma série em três partes em 1899 na Blackwood's Magazine. É amplamente considerada como uma obra importante da literatura inglesa e parte do cânone ocidental. O romance fala de Charles Marlow, um inglês que obteve trabalho junto de uma companhia de comércio belga como capitão de um barco a vapor num rio africano. Embora Conrad não identifique o rio, no Estado Livre do Congo, a localização do grande e importante rio Congo era à época uma colônia propriedade privada do rei Leopoldo II da Bélgica. Marlow é contratado para transportar marfim rio abaixo. No entanto, a sua tarefa mais urgente é devolver Kurtz, um famoso comerciante de marfim, à civilização.

Vania.Pereira 17/08/2024

Que livro..
Comecei a ler este livro 3 vezes. E só terminei na terceira vez. Não entendo porque não terminei da primeira vez. Mas talvez fosse necessário.
Era necessário eu me debruçar com mais intensidade sobre essa obra.
A história é incrível. Me perdi e me encontrei na narração várias vezes. Me emocionei, me fadiguei com as jornadas. Me assustei com o barulho dos tambores, dos gritos... e com a intensidadecom do silêncio.
Me angustiei com a escuridão da noite e com a vastidão da selva.
Principalmente me apeguei a Marlow e ao sr. Kurtz.
Que livro, leitores...
Que livro.
Lucax:) 23/08/2024minha estante
Uma estrela?

Kaio 18/09/2024minha estante
Porém, avaliou com apenas 1 estrela

_izz.1d 16/08/2024

Senti que estava me tornando cientificamente interessante
Falando sério, eu fiquei o livro inteiro querendo dormir após ler 3 páginas, o enredo não me cativou, realmente não curti a escrita e a história até tem umas mensagens legais mas eu tava tao cansada do livro que nem consegui prestar atenção

faz sentido ele preferir Ivan turgueniev à dostoievski, a escrita deles e outros aspectos são semelhantes

danielbsilveira 12/08/2024

O horror! O horror!
Uma leitura bem difícil, seja por ter sido escrito no final do século XIX, seja pela modo extremamente descritivo que o autor escolhe de escrita.

É uma história muito densa que retrata momentos horríveis do colonialismo e da barbárie cometida pelos europeus em África. Sem dúvidas, pelo viés histórico, muito pode ser extraído daqui. Conrad demonstra ao longo da obra como não há como voltar dessas viagens da mesma forma, depois de ver o profundo horror cara a cara.

Interessante também como o narrador começa compreendendo os nativos como apenas objetos de trabalho e aos poucos vai percebendo que eles são tão humanos quanto ele, o que o aterroriza.

Devo dizer que se eu não fosse obrigado a ler pra faculdade não teria terminado, mas que bom que terminei. Pensar sobre esse livro tem sido mais interessante do que foi lê-lo.

LeocadioJulia 11/08/2024

"Que coisa engraçada é a vida, esse arranjo misterioso de lógica impiedosa e propósito fútil. O máximo que se pode esperar dela é algum conhecimento de si mesmo, que vem tarde demais, uma seara de remorsos inextinguiveis."

Ismarina 08/08/2024

O Horror!
Um mergulho sombrio na loucura humana e na escuridão da alma, ambientado no Congo colonial.

Vale a leitura e releitura...

Pablo 30/07/2024

Coração das Trevas: uma leitura difícil
O livro tem certos momentos de ápice, mas tudo acontece de maneira muito rápida, de modo que não prende muito a atenção do leitor durante as suas três partes, que não são divididas em capítulos, devendo ser lido de maneira contínua.
Apesar de ter momentos bastante interessantes, a maior parte é narrada pelo personagem principal, que também tem diálogos, deixando a leitura diversas vezes confusa, em que os ambientes drasticamente são alterados para o do narrador, quando parecia ser do personagem. Todo o enredo promete um acontecimento importante e, ao final, quando a maior promessa de desfecho acontece, é bastante confuso e sumário.
Ainda assim, é um livro interessante pelo ambiente e pelo fator histórico que eternizou e vale a pena lê-lo.

Larissa Silva 27/07/2024

Histórias de marinheiros com exploração de terras e de pessoas. Apesar de o texto ser bem fluido às vezes fica meio difícil de entender e acompanhar o relato. Clima de mistério em muitas partes enfatizando o nome coração das trevas.

Leiturascomthays 21/07/2024

Em breves palavras, a história - que muito tem de autobiográfica - estrutura-se no relato do capitão Marlow, agente de uma companhia de exploração do marfim em solo africano, de uma expedição por um rio na Africa, à procura de um antigo empregado da companhia, Kurtz, que, ao que tudo indicava, enlouqueceu e sumiu sem deixar traços no interior do continente africano.

A busca de Marlow por Kurtz é também uma jornada de descobrimento da realidade colonial e da relação entre o colonizador europeu e o colonizado africano, sintetizada na complexa persona do misterioso Kurtz.

manuelaaz 21/07/2024

Coração das Trevas...
O que começou como uma leitura chata e arrastada terminou com uma grande reflexão e tornou-se um dos meus clássicos favoritos.
"Que horror! Que horror!", essa frase define toda a história por trás desse livro, todos os horrores humanos ali descritos.
O final do livro me prendeu de uma forma incrivel, me fez querer que ele se estendesse. Enfim, o que temos aqui não trata-se de ficção e sim realidade.
Sara.Pasetto 27/07/2024minha estante
É fácil de ler, ou é aquela narrativa de clássicos, cheia de palavras difíceis?

manuelaaz 01/08/2024minha estante
Olha, no começo eu estranhei um pouco pq é uma narrativa mais característica de clássicos mesmo. Mas ao continuar lendo você se acostuma, eu gostei bastante do livro e a escrita mais complicada não me incomodou! Recomendo bastante??

Rosa282 20/07/2024

O Horror! O Horror!
Um clássico do século XIX, de Joseph Conrad... uma trama que nos faz calar e refletir...
Uma demonstração clara do colonialismo e suas ações abjetas, cujo objetivo consistia na expropriação, exploração e acumulação da riqueza em benefício de uma Europa, que se auto definia como civilizadora do que fora taxado de "mundo primitivo", "selvagem"... o Congo, o continente africano.
O coração das trevas não trata tão somente da descrição da escuridão e perigos da floresta desconhecida africana, antes, revela as profundezas do sombrio coração humano em tempos de colonialismo e da sua capacidade destruidora, depreciadora de outras culturas e civilizações não europeias. Esse livro expõe a crueza do racismo!!
Um material para ser estudado, analisado, discutido. Expõe também as intrincadas relações em uma sociedade dominada pelo patriarcado; industrialização que impulsionou as transformações na economia, política, pobreza e exclusão no século XIX.
Uma experiência de leitura necessária!

Guilherme 20/07/2024

Este livro é um livro em camadas, com muitos sentidos dentro dos sentidos... Uma viagem ao centro do continente africano, para exploração de marfim, mas ao mesmo tempo uma viagem interna na pessoa dos personagens. A história do personagem principal é praticamente toda contada pelos olhos de um personagem secundário, que ao final, ao conquistar seu objetivo, vê que nada fez sentido, ou seja, um fracasso pelo sucesso. Apesar de um livro pequeno, é bem denso, com parágrafos enormes o que pode tornar a leitura mais difícil, mas acho que até isso ajuda ao autor dar toda a dramaticidade a historia. Vale muito a leitura.

Alan kleber 17/07/2024

"Que horror! Que horror!
?'Voltando para a civilização, eu me sentia como um homem que retorna de entre os mortos. Eu olhava para as pessoas em volta, para as construções sólidas, para as ruas bem pavimentadas e pensava na fragilidade dessa ordem. Tudo parecia um espetáculo frívolo, uma pretensão absurda. Eu havia visto o horror no coração da escuridão e sabia que ele podia surgir em qualquer lugar, mesmo aqui, onde as aparências eram mantidas com tanto zelo.?'
Esse trecho é significativo porque revela a desilusão profunda de Marlow com a civilização europeia. Antes de sua viagem, ele via a civilização como um símbolo de progresso e ordem. No entanto, após testemunhar a brutalidade e a ganância no Congo, Marlow percebe que a civilização é apenas uma camada superficial que esconde a mesma escuridão que ele encontrou na selva.

Resenha:

"Que horror! Que horror!" Estas palavras finais de Kurtz, sussurradas em um delírio agonizante, ecoam como um grito de desespero contra a brutalidade da condição humana. Em "Coração das Trevas", Joseph Conrad nos leva a uma jornada ao âmago da escuridão ? uma escuridão que não se encontra apenas na selva africana, mas nas profundezas da alma humana. Este livro explora a natureza dessa escuridão, a crueldade do colonialismo e a complexidade moral revelada no confronto entre civilização e barbárie.

Conrad desenha um retrato perturbador da natureza humana através da descida de Marlow pelo rio Congo, que simboliza uma jornada introspectiva ao coração da própria humanidade. Kurtz, inicialmente um homem de ideais elevados e aspirações altruístas, torna-se o epítome da degradação moral. Sua transformação de um idealista em um tirano despótico revela a fragilidade das virtudes humanas diante da ausência de limites civilizatórios.

A frase "Que horror! Que horror!" encapsula a realização final de Kurtz sobre a essência do mal, não como uma força externa, mas como uma parte intrínseca de seu ser. Ao viver isolado da sociedade, livre das normas e restrições morais, Kurtz descobre que a verdadeira escuridão reside dentro de si. Sua revelação é uma condenação não apenas de suas ações, mas da potencialidade para a maldade que habita em todos os seres humanos.

O colonialismo, retratado por Conrad, é uma manifestação externa dessa escuridão interna. A exploração brutal e desumanizadora dos povos africanos pela Europa colonial é uma extensão da depravação moral que Kurtz encontra em si mesmo. Os colonizadores, sob o pretexto de levar a civilização, cometem atrocidades inimagináveis, revelando que a barbárie não é uma característica dos colonizados, mas dos colonizadores.

No entanto, ao refletirmos sobre a crítica ao colonialismo em "Coração das Trevas", surge a necessidade de abordar a ideologia decolonial que emergiu nos círculos acadêmicos contemporâneos. A decolonialidade, com sua ênfase na desconstrução das narrativas coloniais e na valorização das vozes marginalizadas, busca retificar os danos históricos causados pelo imperialismo. No entanto, essa ideologia, embora bem-intencionada, frequentemente cai em armadilhas problemáticas.

A crítica decolonial, ao focar excessivamente na vitimização e na culpa histórica, corre o risco de perpetuar um ciclo de ressentimento e polarização. Em vez de promover uma compreensão mútua e uma reconciliação genuína, muitas vezes reforça divisões e cria novas formas de antagonismo. Além disso, a ideologia decolonial pode inadvertidamente simplificar a complexidade histórica e cultural, reduzindo indivíduos a meras representações de opressores e oprimidos, desconsiderando a agência e a diversidade de experiências.

Assim, enquanto "Coração das Trevas" de Joseph Conrad nos oferece uma reflexão profunda sobre a condição humana e a monstruosidade do colonialismo, também nos lembra da necessidade de abordar essas questões com um olhar crítico e equilibrado. A escuridão que Kurtz encontra é uma advertência sobre os perigos da desumanização e da perda de valores morais ? uma advertência que devemos levar em conta ao navegar pelas complexidades do passado e do presente. E ao fazê-lo, devemos evitar as simplificações e os dogmatismos que podem surgir nas ideologias decoloniais, buscando sempre um entendimento mais profundo e inclusivo da condição humana.
Michela Wakami 17/07/2024minha estante
Ótima resenha, parabéns!????

Aryana 17/07/2024minha estante
Esse livro é excelente ??

Alan kleber 17/07/2024minha estante
Vi um documentário no YouTube, excelente, que faz um paralelo entre esse livro e o filme 'Apocalypse Now', que é livremente baseado no livro. O nome do documentário é 'Discovery Grandes Livros: Coração das Trevas'. Se vocês se interessarem, podem assistir depois. É muito bom.

Michela Wakami 17/07/2024minha estante
Obrigada, Alan. Vou assistir. ?

david andriotto 10/07/2024

Vapor e Morte
Uma história repleta de horror, que em nenhum momento é amenizado ou encoberto. O processo europeu de desenvolvimento teve um preço altíssimo, cuja distribuição dos custos não foi igualitária. Uns pagaram (e ainda pagam) mais do que outros. Conrad é lúcido o suficiente para concluir que nem todos os meios são justificáveis. E eis a problemática do lento e gradual progresso entre alguns pensadores: alguns meios, por indução, são sim justificáveis…