O pai

O pai Machado de Assis

Resenhas - O Pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Géss 30/03/2024

Amo a escrita de Machado de Assis, ela simplesmente hipnotiza. É um conto curto, mas que envolve. A linguagem não é complexa, o que torna a leitura fluida e de fácil compreensão. Fala do amor e cumplicidade de pai e filha, gostei bastante.

May 18/10/2023

Primeira vez que li esse conto do Machado e eu gostei muito da cumplicidade entre pai e filha, também a construção da amizade com o vizinho. Mas sobre o final, eu tinha uma expectativa diferente. Bem interessante, valeu a leitura.

Arlindo.Ramos 19/09/2023

O Pai
Muito bom esse conto. Ler Machado de Assis é um prazer. Que conto envolvente e que final surpreendente.

Anjos 14/08/2023

Machado
Uma novela de Machado que muito me lembrou uma novela de Miguel de Cervantes que fala também sobre a "desonra" de uma moça. Não são as mesmas circunstâncias, mas o final é o mesmo, feliz. E não existe vingança.

Liiz 31/07/2023

MACHADO EU TE AMO
É SEMPRE UM PRAZER LÊ MACHADO DE ASSIS, ATÉ MESMO SEUS CONTOS. EU NUNCA ME CANSO DA ESCRITA DESTE QUERIDO

Isac.FeijAo 15/05/2023

Bem ok
É um conto legal e intrigante, mas como muitos dos trabalhos do Machado é bem previsível. Sinceramente não vejo porquê alguém gostaria de ler isso fora do âmbito escolar...

rach. 08/03/2023

O Pai
O queridinho do Realismo e não é pra menos. Os contos de Machado sempre me divertem pela sua acidez e genialidade.

Kezices 27/12/2022

Gosto muito da escrita de Machado de Assis, mas confesso que tinha outra expectativa para esse história, especialmente para a resolução da trama. Não fica entre meus textos favoritos dele. Entretanto, a habilidade textual de Machado torna prazerosa a leitura.

@eu_rafaprado 19/11/2022

Que conto maravilhoso !
Tenho descoberto em Macho de Assis, um Excelente contista!

A história de dois pais e seus filhos, a injustiça contra a moral feminina.. a tristeza de um coração partido, o reparo advindo do perdão!

?Os juízos do mundo são singulares e contraditórios. Quando uma pobre rapariga cai num erro, como Emília, o mundo fecha-lhe as portas e lavra mandamento de interdição. É justo. Mas o que não é justo, o que é infame, o que clama justiça, é que essas mesmas portas se abram ao autor do crime, e que este, depois de sofrer uns simples murmúrios de desaprovação, seja festejado, acatado, considerado?.

couto 15/10/2022

Maravilhoso Plot Twist.
O que dizer de Machado de Assis? É sempre um gênio e maravilhoso. Que conto prazeroso, como se fosse um idoso experiente lhe contando algo. Linguagem especial da nossa velha língua-portuguesa.

Achei bem semelhante ao "O Imortal", pelo jeito de como a história principal é contada, não preciso falar que gostei. A história é simples, mas isso não quer dizer que não seja boa, leitura rápida e fluida. O ponto principal do conto está na amizade de Vicente e Davi, pela forma que se encontram e se tornam amigos, o que dá o final da história.

Leiam bons livros, leiam também Machado de Assis, um clássico.

Veri 10/09/2022

Ainda não conhecia
Interessante e fácil, O Pai é um conto de 1866, ou seja, do começo da carreira de Machado de Assis.

Não tem a ironia e o sarcasmo pelo que o autor ficou conhecido como seu estilo, mas já dá para ver a crítica social na raiz da estória.

E ainda por cima é grátis no Kindle :)

Lais Cruz 17/08/2022

Beleza e força machadiana
O fato de que Machado é o maior escritor de nossa nação é sabido por todo mundo, mas contos como esse só servem para provar como com delicadeza, força e crítica, Machado pode escrever qualquer coisa e emocionar qualquer leitor.

Vinicius 27/06/2022

Curto e bonito
Machado de Assis. Bastaria isso para ter a garantia do selo de qualidade da obra. A escrita, a envolvência da narrativa, tudo é ótimo.

O Pai é uma bonita história do amor entre uma filha e seu pai, com o perdão e o preconceito sendo as temáticas principais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6