O pai

Resenhas - O Pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Janaina Edwiges 17/06/2020

O Pai
É tão bonita a maneira como Machado de Assis emprega as palavras da língua portuguesa e cria uma história com tanta profundidade, mesmo sendo tão curtinha. Publicado em 1866, este conto fala de muitas questões importantes: do cuidado e amor de um pai pela filha amada, da condição da mulher no contexto da época, de amizade, confiança e perdão.

Luciano 07/11/2021

Mais uma leitura rápida do Machado de Assis que vale muito a pena. E dessa vez temos um final feliz!

Siqueira 15/07/2021

Que conto maravilhoso, impressionante como Machado de Assis consegue criar finais que nos surpreende valeu muito a leitura, recomendo

Adriana1090 21/03/2020

Leitura rápida e deliciosa!
Acho que é impossível ler Machado de Assis e não gostar!

Quero ler tudo que esse homem escreveu.

Recomendo demais esse conto pra quem não tem experiência com Machado.

@eu_rafaprado 19/11/2022

O Pai
Que conto maravilhoso !
Tenho descoberto em Macho de Assis, um Excelente contista!

A história de dois pais e seus filhos, a injustiça contra a moral feminina.. a tristeza de um coração partido, o reparo advindo do perdão!

?Os juízos do mundo são singulares e contraditórios. Quando uma pobre rapariga cai num erro, como Emília, o mundo fecha-lhe as portas e lavra mandamento de interdição. É justo. Mas o que não é justo, o que é infame, o que clama justiça, é que essas mesmas portas se abram ao autor do crime, e que este, depois de sofrer uns simples murmúrios de desaprovação, seja festejado, acatado, considerado?.

Osman.Siqueira 30/04/2021

Espelho de como era a sociedade
Uma história que relata como eram os padrões da sociedade, mas nem por isso deixa de ser um belo romance abordando um assunto com consequências danosas às mulheres da época. No final do conto vem a solução do problema também de acordo com a época. Impressionante como Machado de Assis deixa o texto bem fuido e agradável de ler.

Luísa Toresan 13/04/2020

"Os juízos do mundo são singulares e contraditórios. Quando uma pobre rapariga cai num erro, como Emília, o mundo fecha-lhe as portas e lavra mandamento de interdição. É justo. Mas o que não é justo, o que é infame, o que clama justiça, é que essas mesmas portas se abram ao autor do crime, e que este, depois de sofrer uns simples murmúrios de desaprovação, seja festejado, acatado, considerado."

Um conto sobre perdão. Muito bom!

Kezices 27/12/2022

Gosto muito da escrita de Machado de Assis, mas confesso que tinha outra expectativa para esse história, especialmente para a resolução da trama. Não fica entre meus textos favoritos dele. Entretanto, a habilidade textual de Machado torna prazerosa a leitura.

Letícia 08/05/2020

Conto maravilhoso!
Como sempre meu amado Machado sensacional.
Um conto de esperança, amor, cuidado!
Tudo que sempre precisamos na vida.
Especialmente nesses tempos que estamos vivendo!
Obrigada Machado por mais essa pérola!

yasmin 09/11/2021

ou eu sou muito burra, ou a escrita dele está fora dos meus entendimentos mortais, ou o conto não é realmente bom. acho que a primeira e segunda opção são mais viáveis ??

Sam 14/06/2022

Machado é machado, mas ainda assim esse é um dos contos que não me consquistaram, não consegui me conectar de verdade com a história.

Carol 13/06/2021

Relações interpessoais em Machado de Assis
Sou fã dos textos de Machado de Assis. E tento ao máximo considerar o contexto em que ele estava inserido para analisar seus escritos.

Sobre esse conto, Machado de Assis focou nas relações interpessoais - amorosa, familiar e de amizade principalmente. E, de certa forma, na lei do retorno (não sei se teria um pouco de anacronismo aqui, mas não encontrei termo melhor).

A questão que fica é: tratar bem os outros, como respeito, sem passar por cima de ninguém e ter responsabilidade com os sentimentos e emoções (próprias e dos outros).

Maria Siegloch 21/04/2020

Lindo
Machado de Assis é um ícone. Este conto trata de uma forma majestosa a cumplicidade de pai e filha, os quais se ajudavam e suportavam SEMPRE, não havendo julgamentos. Texto fofo e curtinho, leiam por favor

couto 15/10/2022

Maravilhoso Plot Twist.
O que dizer de Machado de Assis? É sempre um gênio e maravilhoso. Que conto prazeroso, como se fosse um idoso experiente lhe contando algo. Linguagem especial da nossa velha língua-portuguesa.

Achei bem semelhante ao "O Imortal", pelo jeito de como a história principal é contada, não preciso falar que gostei. A história é simples, mas isso não quer dizer que não seja boa, leitura rápida e fluida. O ponto principal do conto está na amizade de Vicente e Davi, pela forma que se encontram e se tornam amigos, o que dá o final da história.

Leiam bons livros, leiam também Machado de Assis, um clássico.

Deéh 25/11/2021

Muito bom?
De todos os textos que li até hoje de Machado de Assis, ?O Pai? foi talvez, o mais intenso.
Neste texto é trabalhado diversos sentimentos, dentre eles, acho que o mais importante, e que fica meio que escondido entre as linhas, que é o da depressão, porém, também aparecem, o amor, a desilusão, o desespero, o medo, a vergonha, a inocência, o perdão, a compaixão e esperança de um futuro melhor.
O texto é muito bom, o melhor que li do autor até o momento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6