Operação Red Sparrow

Operação Red Sparrow Jason Matthews

Resenhas - Roleta Russa

Rose 02/08/2014

Assim que li a sinopse deste livro pensei: "preciso ler!". E ele não me decepcionou!
Neste livro conhecemos Dominika Egorova, uma russa que sonhava em ser bailarina, integrante do famoso balé Bolshoi, da Rússia. Tudo caminhava para a realização deste sonho, mas uma sabotagem acabou enterrando os sonhos desta russa.
Para aumentar sua tristeza, ela acaba perdendo também seu pai, e tem que encarar o fato de que ela e sua mãe poderão ser despejadas de onde moram. Para que isso não ocorra, ela acaba aceitando uma missão imposta pelo seu tio, que é vice-diretor do serviço secreto russo (SVR).
Ela faz bem seu trabalho e acaba entrando para a organização. Antes mesmo de completar seu treinamento, que aliás estava indo muito bem, ela é chamada pelo tio e "convidada" a ingressar na famosa "Escola de Pardais", que nada mais é do que um instituto que ensina homens e mulheres toas as técnicas de sedução que poderiam ser usadas em espionagem.
Muito irritada por ter que passar por esta humilhação, mas sem muitas alternativas, ela vai fazer o treinamento e acaba recebendo uma importante missão por conta disso: conquistar Nathaniel Nash, o agente da CIA que tem ajuda de um influente informante russo. Ela teria que descobrir a identidade deste traidor.
Dominika entra em ação e conhece Nash. Ambos começam a se encontrar, e Nash se interessa pela bela russa. Acontece que Nash não é bobo, e com um pé atrás, tenta descobrir o que existe de real por trás de Dominika, ao mesmo tempo que tenta saber se ela poderia ser mais um informante.
A atração entre os dois começa a nascer, e ambos não sabem direito como agir, com medo de darem um passo em falso. Diante do impasse em que ambos estavam, um fato acaba deixando Dominika arrasada e revoltada. Cansada dos joguinhos sujos dos seus conterrâneos, ela decide se vingar, e despeja tudo o que sabe nas mãos de Nash.
Com a faca e o queijo nas mãos, mas também com o coração embaçado pelo amor, Nash tenta ao mesmo tempo proteger Dominika e conseguir todos os segredos possíveis do governo russo.
No meio deste rolo, ainda temos a perseguição que a SVR está fazendo ao outro informante que Nash protege. Sabendo que seus dias estão chegando ao fim, ele, que é um importante membro da Rússia, planeja por conta própria seu fim. Antes disso, conta seus planos para seus amigos da CIA, e diz que pretende fazer de Dominika sua discípula.
Mal sabe ele, que a espiã russa já está com um pé, ou melhor dois, no mesmo trabalho de espionagem que ele.
Em um duelo de inteligência que pode levar todos a morte, um pleno é traçado. Qualquer erro ou falha pode ser fatal. Se Dominika conseguiu resistir as torturas sofridas, terá que provar ter mais sangue frio do que nunca para salvar um homem digno de toda sua confiança.
Gente, eu li este livro em dois dias, isso porque eu tinha que dormir. O livro me hipnotizou, eu comi as páginas tentando descobrir o que ia acontecer mais adiante. Dominika e Nash me conquistaram, assim como os outros personagens, mesmo os maus.
A torcida para que tudo corresse bem foi enorme. E o medo de alguém morresse? E acredite, isso aconteceu.
Sabe quando você assisti a um filme e a cada minuto que passa fica aquela expectativa do que vai acontecer? Pois é, isso ocorre durante a leitura. Aliás, acho que este livro daria um ótimo filme. Leiam e comprovem!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/

Jessica Oliveira 30/07/2014

Resenha para o blog Books and Movies
Roleta Russa é um thriller contemporâneo, criado na Rússia de Putin, um livro que poderia ter vindo direto da União Soviética de Gorbachev. É uma estória inteligente, lenta - pelo menos nas primeiras cem páginas.-, mas muito convincente. Jason Matthews de cara estabelece os jogadores, prepara o campo e as jogadas, nos atraindo e mantendo-nos cercados por todas as partes.

Nathaniel é um grande personagem, um personagem carismático, que têm o pé-no-chão e, ao mesmo tempo, demonstra uma enorme propensão para a ação e ao heroísmo. Ele é ao mesmo tempo agradável e admirável, uma mistura difícil de realizar, especialmente neste tipo de estória. Já Dominika surge como uma autêntica sedutora, uma mulher perigosa colocada em uma situação embaraçosa. Ela poderia muito bem ter caído no molde de "Bond Girl", ser apenas uma coadjuvante, mas ela se revela uma personagem digna de dividir com Nate o papel principal.

O que mais me chamou atenção na estória são as traições, enganos e duplicidades que permeiam o enredo. Nesta estória você nunca tem certeza se tal personagem é confiável ou não, ou até mesmo acreditar que determinada ação de um personagem foi com aquela determinada intenção. Acredito que neste gênero se o leitor consegue adivinhar as próximas ações dos personagens ou até mesmo adivinhar qual vai ser o final da história, o autor não conseguiu criar uma boa estória. Sendo assim, acredito que Matthews foi pelo caminho certo, a sua escrita é surpreendente e em nenhum momento o leitor sabe o que irá acontecer após virar mais uma página.

Como um bom thriller, Roleta Russa é cheio de pistas falsas. A incerteza de que os personagens principais são ou não os mocinhos, nos acompanha a toda leitura. O autor faz com que você confie em Nate e deixa implicito que deve confiar em Dominika, mas em nenhum momento ele faz uma demonstração de que essa é a atitude certa.

Esse é um romance com muita ação, um pouco de sexo, violência e muita tensão dramática. As apostas são altas, e a história nunca nos permite perder isso de vista. Estamos falando de uma guerra de forças, combatentes inimigos que podem operar nas sombras, mas que podem preencher essas sombras com torturas, assassinato e exploração sexual. É um mundo feio e assustador, cheio de males necessários e decisões difíceis. Posso dizer sem sombra de dúvida que a tensão é direto da primeira à última página, mantendo o leitor intrigado, quase ao ponto de paranoia.

O final é inesperado e deixa um ótimo gancho para uma continuação, seria muito bom poder acompanhar mais um pouco a estória de Dominika e Nate, mas se uma continuação não estiver nos planos de Jason Matthews, o final encontrado em Roleta Russa é perfeito.

site: www.booksandmovies.com.br/

Adri 12/07/2014

Roleta Russa - Jason Matthews
Desde que saiu a divulgação de que a Arqueiro iria lançar esse livro, fiquei bem curiosa. Então, obviamente, solicitei o livro para a Editora para ler. Demorei bastante para começar a lê-lo, porque estava sem tempo de ler nada, mas comecei com o objetivo de ler rapidamente. Acho que foi esse meu problema. Estava a muito tempo sem ler nada direito e querendo ler duzentos livros ao mesmo tempo, e Roleta Russa é um livro lento, para ser lido devagar. Então, fiquei agoniada com o tempo que demorei para lê-lo, mas não posso dizer que a história é ruim, porque não é. Acho que nunca tinha lido um livro de espionagem, então não posso confirmar que é um livro bom do gênero, mas Roleta Russa foi muito bem escrito, o autor parece conhecer bem o assunto. Eu gostei da história.

Dominika Egorova estava a poucos passos de realizar seu maior sonho quando, em um único dia, duas tragédias acontecem e mudam completamente o rumo de sua vida: primeiro, ela sofre uma sabotagem que a tira para sempre do mundo do balé, e segundo, seu pai morre subitamente. Sem saber muito bem o que fazer, ela acaba aceitando fazer um favor ao tio, um importante membro do Serviço Secreto Russo, e um homem a quem ela não confia nem gosta nem um pouco. Segundo ele, o serviço é simples. Mas os resultados disso podem colocar sua vida em risco, e ela logo se vê obrigada a continuar nesse mundo em que nunca teve a intenção de entrar.

Mas Dominika não vai facilitar as coisas, ela vai fazer tudo o que puder para que consiga ser levada a sério, para que as decisões sejam dela. E é assim que ela se vê em um treinamento para se tornar uma agente do SVR (como é chamado o Serviço Secreto Russo). Mas, parece que quanto mais ela tenta se impor, mais eles decidem humilhá-la, e logo ela se vê na Escola de Pardais, um local onde homens e mulheres aprendem as técnicas de sedução para fins de espionagem. Mas ela não vai baixar a cabeça, ela vai lutar para conseguir o respeito que merece, vai lutar para mostrar que ela não precisa seduzir ninguém para conseguir as informações necessárias, ela é uma agente da SVR, uma ótima agente, por sinal, e possui outras técnicas para conseguir o que quer.

Nathaniel Nash é um agente da CIA, e seu trabalho é muito importante: ele está operando o contato russo mais importante que a CIA teve em anos, e é de suma importância que ele mantenha esse contato seguro. Marble possui um acesso enorme aos assuntos confidenciais da Rússia, e uma experiência maior ainda como espião. Ele faz isso há mais de quinze anos, e nunca ninguém nem suspeitou dele. E Nate não vai medir esforços para protegê-lo, principalmente agora com o SVR tão desesperado em descobrir quem é o traidor. Marble espionou para os americanos por mais tempo que se imagina possível, e não vai ser quando ele é sua responsabilidade que ele será descoberto.

Mas os russos não vão desistir de descobrir quem é o traidor, e, sabendo que é através de Nate que eles têm a melhor chance de descobrir o nome do informante, eles vão mandar Dominika atrás dele. Mas Dominika está determinada a não usar as técnicas aprendidas na Escola de Pardais com Nate. Ela vai conseguir a informação de outro jeito, e mostrar para seus chefes que ela é realmente uma agente da SVR, que possui outros meios de conseguir o nome do informante. Mas Nate não é um alvo fácil, e ele não vai cair facilmente nas armadilhas de Dominika. Principalmente quando ele descobre que ela não é apenas uma funcionária comum da embaixada russa. E aí vai começar o jogo, um tentando recrutar o outro para o seu lado, ao mesmo tempo em que eles vão se conhecendo e a atração entre eles vai aumentando.

A história é densa, complexa para se entender, afinal, é um livro de espionagem. Mas é bem escrita. É preciso de muita atenção, porque são muitos nomes parecidos, codinomes, siglas, e você não pode nem usar o fato de eles serem americanos ou russos para se orientar, porque possuem espiões, agentes infiltrados, e tudo mais. Mas, com bastante calma, acho que dá para entender bem. Eu confesso que não li com calma, então me perdi bastante nesses nomes (principalmente porque eles são chamados de vários nomes diferentes, aí que complica mais ainda), fui lendo sem tentar descobrir bem quem era quem, porque não lembrava de onde eles eram e tal. Claro, os personagens que apareciam mais eram mais fáceis de se entender, então o principal eu entendia.

Sobre a diagramação da Arqueiro, a capa está linda. A diagramação está bem simples, mas o tamanho das letras me incomodou um pouco. Apesar de ser o tamanho normal, acho que o livro contém muita informação, então talvez uma letra um pouco maior ajudaria as pessoas a entenderem melhor o que significa o que está escrito. Pelo menos para mim teria sido melhor. Comecei a ler o livro e, acho que também por não estar acostumada com livros de espionagem, precisei ler a primeira página umas três vezes e, mesmo depois disso, não tinha compreendido direito o que significavam aquele conjunto de palavras e frases. Sim, ao longo do livro fui me acostumando, mas foi bem difícil no início. No mais, a edição da Arqueiro está impecável, não notei erros de digitação nem nada.

Para mim, não foi o momento certo para ler o livro. Estava atrás de um livro mais rápido, e Roleta Russa é bem o contrário. Simplesmente não conseguia me concentrar na história, pensando em quando iria terminá-lo para poder começar outro livro. Mas mesmo assim não posso dizer que não gostei. A história é muito boa e muito bem escrita, acho que leitores que gostem do gênero devem gostar bastante, e pessoas que se interessem por esse lado de espionagem também. Só é preciso ir com calma, sabendo que o livro não é para ser lido rapidamente, que é preciso de muita atenção e tudo mais, pois o livro é cheio de detalhes importantes que, quando não bem entendidos, acabam se perdendo. Mas no mais, o livro tem uma história incrível, e eu não tenho como, e nem quero, deixar de recomendar.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/06/resenha-roleta-russa-jason-matthews.html

Marla 12/07/2014

Resenha: Roleta Russa – Jason Matthews
Dominika Egorova cresceu em um ambiente saudável e desde cedo se viu cercada de cultura, já que seu pai era um celebre acadêmico e sua mãe havia sido uma grande violinista. Graças ao seu talento e dedicação seu lugar no Bolshoi estava praticamente garantido, mas uma sabotagem, que a deixa com um leve manquejar, acaba com seus sonhos de ser uma grande bailarina e para piorar seu pai vem a falecer, mudando assim completamente sua vida. Neste momento seu tio paterno Vanya Egorova que é vice - diretor da SVR (serviço secreto Russo) surge com uma proposta inesperada. Sem saída Dominika acaba entrando para o mundo da espionagem. Nathaniel Nash é um americano agente da CIA, que após uma operação mal sucedida , envolvendo um informante russo, acaba sendo transferido de Moscou para Finlândia. Os caminhos de Dominika e Nate acabam se cruzando, quando ela recebe a missão de seduzi-lo, para descobrir a identidade do informante russo. O jogo de sedução tem inicio, mas há um pequeno detalhe, Nate e Dominika começam a se sentir atraídos um pelo outro e para complicar mais as coisas a bela russa começa a enxergar as verdades sobre o perigoso mundo que foi obrigado a entrar.

""Endireitou o terninho e seguiu neblina adentro com seu porte de bailarina: cabeça erguida, tronco ereto, o leve manquejar de sempre.""

Ler Roleta Russa foi uma experiência bem diferente para mim, tanto pelo fato de nunca ter lido um livro sobre espionagem, como também pela trama realista criada pelo autor, que utiliza ingredientes como manipulação, assassinato, agentes duplos e ambição para falar sobre o mundo da espionagem . No livro não temos um lado bom e outro ruim, na verdade temos pessoas que pensam no bem coletivo e aqueles que pensam em si próprios e no que podem fazer para lucrar. Dominika e Nate são os personagens centrais do livro, ela é uma bela russa que tinha um sonho de ser uma grande bailarina, mas acaba se tornando uma espiã, já ele é americano e agente da CIA, que trabalha com dedicação e visa fazer carreira, juntos eles protagonizam cenas de sedução e inteligência, e no final acabamos torcendo não para um felizes para sempre, mas para que o ideal em comum prevaleça. No livro ainda temos vários outros personagens, que vamos conhecendo no decorrer da trama, eu gostei da forma que cada um deles foi sendo inserido na história já que isso facilitou a leitura. Apesar do autor amarrar todas as pontas soltas, o livro termina de uma forma inesperada e surpreendente, como se o autor tivesse o interesse de continuar contado a história de Dominika e Nate em outro livro eu espero que sim. Enfim valeu a pena sair da minha zona de conforto e viajar pelas páginas de Roleta Russa. Recomendo!!

""“Os melhores recrutamentos são aqueles em que os agentes recrutam a si mesmo”, seu instrutor dissera e repetira na fazenda durante o treinamento. “Lembrem-se disso. Nada de surpresas, apenas uma evolução natural”.""

Resenha Postada no blog Louca por Romances em 02/07/14

site: http://loucaporromances.blogspot.com.br/2014/07/resenha-roleta-russa-jason-matthews.html

Blog PL 08/07/2014

Uma leitura um tanto difícil de acompanhar, mas que vale cada página.
Nathaniel Nash é um agente de CIA, especializado em contra-espionagem na Rússia. Quando um erro é cometido por Nate após se encontrar com o seu ativo mais importante, tudo quase vai por água a baixo. Agora vigiado de perto pelo desconfiado Serviço de Espionagem Russo, o SVR, ele é relocado para a Finlândia, onde tem a chance de salvar sua carreira e reputação continuando sua missão com Marble, o tal grande espião no governo russo.
Ao mesmo tempo, somos apresentados à Dominika Egorova, uma russa jovem, linda e muito inteligente. Seu grande sonho desde criança era se tornar uma famosa bailarina, mas, após um grave acidente, ela é afastada para sempre da dança. Depois de uma série de perdas drásticas, Dominika é enredada pelo seu poderoso tio – que é vice-presidente do Serviço de Espionagem Russo – e recrutada pelo SVR. Depois de um intenso e brutal treinamento, Dominika recebe uma missão que colocará suas habilidades a prova: ela precisa descobrir a identidade do maior traidor russo, que vem passando informações confidenciais da inteligência russa aos Estados Unidos.
É desde modo que seu destino se enreda com o de seu alvo, Nate. Ambos são agentes de forças inimigas, cada um com uma respectiva missão – e é aí que são apresentados ao leitor momentos de tensão, inteligência e muitas farpas trocadas. Além disso, os dois parecem sentir uma intensa atração um pelo outro: afinal, qual rumo esse imenso jogo de poder e segredos irá tomar?

Acredito que para ler Roleta Russa é necessário, no início, se acostumar com o ritmo um tanto frenético do livro. Sempre há várias coisas acontecendo, muitos pontos de vistas das mais diversas pessoas, e, especialmente, o livro é mergulhado no mundo da espionagem russa e americana. Isso pode não agradar a todos, mas, para quem (assim como eu!) que sempre teve certa curiosidade em saber o que acontece nas sedes governamentais, é muito interessante.
Afirmo que Roleta Russa não é, de modo algum, um livro fácil de acompanhar. Por mais fantástica que a narrativa do autor seja, em vários momentos – após ter a sensação de ter passado um bom tempo lendo – vi que mal havia avançado nas páginas; é preciso muita atenção para ler (e entender!) a história do livro. Talvez uma parte da culpa de tal fato seja das muitas siglas, dos diversos personagens ou até mesmo dos vários nomes e frases em russo, que são um pouco chatinhos de decorar no começo – tudo isso deixa fácil o leitor se perder durante o começo da leitura. Isso não é, na realidade, algo incomoda durante a leitura, mas vale ressaltar tal ponto.
"Uma coisa é certa: quando as coisas dão errado, é assim, de uma hora para outra."
O que diferencia Roleta Russa de tantos outros livros de espionagem é a narração do autor e o modo como ele escolheu desenvolver os fatos. Matthews possui uma narração fluída, detalhada, que coloca em questão cada detalhe da cena descrita. O livro é todo em terceira pessoa, e, mesmo que seu principal enfoque seja em Dominika e em Nate, ao longo da leitura vemos o ponto de vista de vários outros personagens-chave.
Os personagens do thriller são – e não encontro outra maneira de expressar isso – incríveis. Adorei a maneira que Jason Matthews explorou cada um deles, suas filosofias de vida, seus passados e seus ideais pessoais e políticos. Poucas vezes havia me deparado com tal complexidade nas personalidades, e esse é, sem dúvidas, um dos melhores pontos do livro. Além disso, os protagonistas, Dominika e Nate me agradaram como poucos. Ela é uma mulher decidida, geniosa e perigosa, e ele é forte, determinado e fatal. Mas, o que mais gostei nisso tudo, é a fato de não haver “os bonzinhos e os maus”. Todos possuem falhas de caráter, defeitos e, em algum momento do livro, se dão mal de verdade. Não há nada de espiões que escalam prédios e saem de explosões ilesos: tudo é extremamente condizente com a realidade.
Ademais, e talvez como o esperado, o autor possui um profundo conhecimento sobre o assunto que ele discorre. Com Roleta Russa, nos é permitida uma olhadela, uma espiada pela fechadura, no que é a espionagem mundial no século XXI. É claro que – provavelmente devido a sua experiência de mais de trinta anos no Serviço Secreto Americano – o autor possui uma visão um pouco americanizada de tudo e (mesmo que não os pinte como totalmente bons) claramente “puxa” um pouco a história para o lado americano, propositalmente mostrando os piores personagens apenas do lado russo; sabemos que em uma guerra nada é exatamente assim.
Não existe um aparente motivo, mas, ao final de cada capítulo da obra, há uma pequena nota com alguma receita de uma comida típica que é citada ao longo do capítulo. Isso é, na verdade, muito charmoso e dá à estória um ar mais verídico. Além disso, é deveras interessante para aprender ao menos um pouco sobre a culinária diversificada dos vários países citados.
É evidente que o livro segue, durante todo o seu desenvolvimento, para um certo final. Não é possível adivinhar exatamente (eu, ao menos, não adivinhei) quais seriam as cenas finais, mas é passada ao leitor uma certa noção do fim. Contudo, quando tal parte chega, é impossível não ficar de queixo caído. É um tanto desesperador o final tão aberto que o autor deixou, e (...)

VEJA O RESTO DA RESENHA EM: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-roleta-russa-jason-matthews.html

Resenha por Gabrieli Prates
Blog Palácio de Livros - http://palaciodelivros.blogspot.com

Derlaine 06/07/2014

Achei o livro bem interessante apesar de em alguns momentos o autor se perder detalhes desnecessários como descrever minuciosamente ruas e lugares,no restante a leitura ágil e fluida principalmente as cenas de ação que foram as minhas preferidas.
Outra coisa legal do livro é que a cada final de capítulo são apresentadas receitas culinárias relacionadas com situações ou personagens citados no capítulo.
Domika Egorova é realmente a personagem mais forte do livro, com momentos de grande tensão como os em que ela é presa e torturada na Russia.
Nate pelo contrário é um agente americano burocrata e por vezes sem muita iniciativa que segue cegamente as ordens da CIA e luta o tempo todo contra a forte atração que sente por Dominika.
Uma coisa que não achei legal no livro foi que o autor transformou o serviço secreto Russo em vilão e o serviço secreto americano em mocinho achei injusto pois os dois cometem erros, durante a trama.
De um modo geral o livro é bom e me deixou com gostinho de quero mais.

site: http://derlai.blogspot.com.br

Fabiane Ribeiro 03/07/2014

Resenha - Roleta Russa
"O programa começava com os assuntos mais ridículos: sabotagens, explosivos, infiltrações, coisas que já eram ensinadas desde os tempos em que Stalin reinava e a Wehrmacht sitiava Moscou".

Roleta Russa é um excelente Thriller sobre espionagem. Envolvendo a CIA e o Serviço Secreto Russo, o autor, que já trabalhou no ramo, pôde nos passar detalhes interessantes e até mesmo um pouco assustadores sobre esse mundo, que muitas vezes pensamos existir apenas na ficção.
Aliás, a história retratada na obra é ficcional, mas a experiência do autor faz com que tudo pareça muito verdadeiro.
Gostei bastante da personagem Dominika Egorova. Antes de entrar para o mundo da espionagem, ela tem sua história bem desenvolvida, assim conseguimos compreender suas motivações e os passos que a conduziram para aquele caminho.
Extremamente dedicada, a jovem tinha tudo para conseguir seu sonho de ter uma carreira no Bolshoi, um balé russo. Porém, a inveja de colegas a torna vítima de uma artimanha, que lhe causa uma lesão. Assim, ela vê seu sonho desmoronar, não sendo mais capaz de dançar no balé.
Outro golpe do destino ocorre em sua vida quando ela perde o pai.
Imediatamente, o tio, que trabalha no serviço secreto, se aproveita da fragilidade e da falta de perspectivas para o futuro de Dominika, lhe oferecendo um cargo em seu trabalho. Ela basicamente participaria de missões, atraindo e conquistando informantes, para lhes fazer revelar informações importantes.
Sempre usando seus atributos, como a perspicácia e a sensualidade, Dominika se sai muito bem no novo trabalho, e logo é até mesmo enviada para a Escola de Pardais. As sequências nessa escola são chocantes. Lá, a personagem é treinada para seduzir e realizar suas missões com ainda mais eficiência.
De outro lado da história, temos o norte-americano agente da CIA, Nathaniel Nash, que possui informações importantíssimas para a Rússia, e, assim, acaba se tornando a nova missão de Dominika.
Porém, as coisas se complicam quando a vida pessoal e profissional de ambos se entrelaçam e eles deixam o profissionalismo um pouco de lado, se envolvendo romanticamente e até mesmo fazendo novos planos secretos, que podem ser bastante arriscados.
O livro é excelente. Particularmente, achei apenas um pouco detalhado em excesso, o que tornou a leitura cansativa em algumas passagens, mas nada que desmereça o quanto o livro é impactante e diferente de tudo que já li. Uma história ousada, com personagens fortes e reviravoltas interessantes. Leitura recomendada!

Trecho: "O último dos três módulos operacionais que compunham o treinamento estava chegando ao fim. Os instrutores aposentados de Dominika tinham lhe dado o apelido carinhoso de 'mushka', que além de significar algo nos moldes de 'linda' também era o nome dado à mira dianteira de uma arma de fogo, a primeira a captar o alvo" (Pág. 65).

Paola 02/07/2014

Para quem gosta de história, política e espionagem, vai adorar o livro. Roleta Russa conta a eterna Guerra Fria entre duas grandes potências: EUA e Rússia. Mostra que, apesar de tantos anos, essa guerra ainda continua, mais silenciosa do que o normal e cheia de estratégias.

Dominika Egorova e Nathaniel Nash são os protagonistas. Eles participam de um labirinto de ações e reações, várias peças de um quebra-cabeça de espionagem, com manipulações de tirar o fôlego! Eles se envolvem, o que já é esperado, mas não proporcionam um romance clichê! Até porque o cenário não é nada romântico.

Com uma narrativa que prende o leitor do início ao fim, o autor soube conduzir toda a trama de forma única e envolvente! Deixando um gostinho de quero mais!

A construção dos personagens também é exemplar! Ele escreveu de forma sublime cada um, fazendo com que o leitor ame e odeie cada personagem, torça e teme por cada um deles. Dando um carisma único para cada um deles. E ainda, envolvendo o leitor com a história, o que é o melhor!

Para quem gosta desse tipo de leitura, é mais do que recomendado! Uma leitura que te prenderá e fará você querer, ansiosamente, a continuação!

PorEssasPáginas 30/06/2014

Para aqueles que como eu já estão com seus 30 e tantos anos de idade, vocês devem se lembrar da antiga União Soviética, da Guerra Fria, dos filmes e livros de espionagem da década de 1980. Eu gostava muito do tema. Era muito interessante assistir ou ler sobre os planos de espionagem e contraespionagem, que por vezes pensávamos ser forçados e exagerados, mas que podiam ser bem reais!

Você deve estar se perguntando: tá, mas por quê este passeio pelo museu da memória? Bom, há tempos não vejo um livro de espionagem tão legal! (Claro que sou super fã das obras de Ken Follet, que também abordam o tema. Mas isso fica para outro post.)

O que me prendeu muito foi que o livro não é ambientado entre as décadas de 1950 a 1980, ápice da Guerra Fria (conhecida assim por não ser uma guerra com batalhas, bombardeios e ataques, mas uma guerra de bastidores, uma competição entre as super potências mundiais da época: União Soviética e os Estados Unidos). A história se passa nos dias de hoje. Com o próprio Vladmir Putin (atual Presidente da Rússia, anteriormente Primeiro Ministro da Rússia, como é mencionado no livro) como um dos personagens. Aliás, muitas vezes comparado ao próprio Stalin ao longo da história, dando-lhe características de um governante paranoico e melindroso.

Mas estou falando demais de política, né? Pra quem se interessa pelo assunto, vai adorar.

Pra quem não curte tanto assim o lado político, ainda assim vai adorar. Rsrs

O início da leitura foi um pouco emperrada por causa dos muitos termos em russo. Como não tenho conhecimento nenhum do idioma tive um pouco de dificuldade para ler os termos. Mas depois eles passam a aparecer apenas esporadicamente.

O livro começa nos apresentando Nathaniel (Nate) Nash. Um operador de informantes da CIA dedicado, esforçado e sempre preocupado em manter seus ativos (informantes) em segurança, mesmo que para isso tenha que deixar o treinamento de lado.

Depois conhecemos a fundo a história de Dominika Egorova. Os pais já conheciam bem a crueldade do sistema russo, mas quiseram dar à filha a possibilidade de enxergar a verdade com seus próprios olhos. Ela teve que pastar bastante pra entender que ou você tem uma fidelidade cega pela pátria e faz o que seus superiores mandarem (mesmo que seja seu tio cruel!) ou, no mínimo, sua família pode ser ameaçada, ou você pode ser torturado, ou até mesmo morto. Quando o pai morre, o tio aproveita o momento (que timing infeliz, hein!) para recrutá-la para um serviço de espionagem (mal sabe ela que está sendo usada para outra coisa! SEM SPOILERS. Leia!). Ela entra para a SVR (agência de inteligência russa), mas é manipulada pelo próprio tio (homenzinho asqueroso!), que considerando a beleza de Dominika a envia para a Escola de Pardais, um treinamento para o uso da sedução (leia-se sexo) como arma (nessa parte, o livro fica bem pesado, com alguma pornografia e requintes de crueldade. Não é pra qualquer um!). Depois disso continua fazendo dela o que bem entende, sempre ameaçando o bem estar de sua mãe.

Quando Nate e Dominika se encontram, Nate não sabe que na verdade ele mesmo é a missão de Dominika. Ela deve extrair dele o nome do traidor russo que tem passado informações confidenciais há anos para os EUA. Esse traidor é Marble, o melhor ativo da CIA e o mais querido por Nate. Quando os superiores de Nate investigam o histórico de Dominika, ela passa a ser a missão de Nate. Ele deve recrutá-la para trabalhar para a CIA. Mas neste ponto ele ainda não conhece a missão dela.

Aí fica uma coisa meio “ele não sabe que ela sabe” e “ela não sabe que ele sabe” que torna a coisa toda bem interessante. Você fica naquela expectativa do que vai acontecer em seguida!

Mostra também um pouco das picuinhas entre FBI e CIA (outro assunto que me atrai). Quem estragou o quê? De quem é a culpa? De quem é o sucesso?

E assim segue o desenrolar da história. Cada vez prendendo mais a atenção. A expectativa de saber se os planos elaborados vão realmente dar certo. E se descobrirem? O que vai acontecer em seguida?

Ah, e tem um aspecto muito legal do livro: Em cada capítulo alguém está comendo alguma coisa ou preparando algum prato, e ao final do capítulo há uma caixa de texto com aquela determinada receita! Achei muito inusitado em um livro de espionagem, e dá pra conhecer pratos de diferentes partes do mundo. Muito legal!

Mas a trama só podia mesmo ser ótima, afinal o próprio autor trabalhou na CIA!

Acho que fiquei meio empolgada com o livro, então é melhor eu parar de escrever, senão ninguém vai aguentar o tamanho da resenha! rsrs

Bom, resumindo: pra quem curtia histórias de espionagem (os mais velhinhos, como eu!), é ótimo pra relembrar os velhos tempos. Pra quem não conhece muito a respeito, vale a pena pela ótima trama e pra conhecer um pouquinho os bastidores da espionagem. Pra quem não curte, talvez, até mesmo assim, valha a pena, pelas receitas!

Este livro foi gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Arqueiro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-roleta-russa

Maiah 30/06/2014

Ótima leitura policial!
Jason Matthews, nos trás em sua obra uma personagem feminina como eu não via a muito tempo. Dominika Egorova, é uma mulher extremamente forte, decidida e que não tem medo, nem vergonha de fazer aquilo que tem vontade.

Dominika, passa por várias provações em um curto espaço de tempo. Primeiro a jovem que era a melhor de sua companhia de balé e que estava próximo de alcançar seu sonho de fazer parte da companhia de balé Bolshoi, se lesiona e vê seu sonho ir por água abaixo, em seguida acontece a morte de seu querido pai, e pra finalizar ela acaba sendo convencida pelo seu tio Vanya Egorov, vice diretor do SVR, a entrar para o serviço secreto Russo.
Dominika acredita que poderá ser uma operadora de inteligência, e que poderá crescer como profissional nesse serviço, mas acaba sendo mandada pelo tio para a escola de Pardais, uma escola onde são ensinados a homens e mulheres a arte da sedução para fins de espionagem, e que Dominika vê como uma escola para prostitutas.

Apesar de passar por todos esses sofrimentos e dificuldades, a jovem se mantém sempre forte e de cabeça erguida, tentando sempre não se deixar abater e nem esquecer seus ideais.

Em poucos meses no SVR Dominika recebe a missão de conquistar o americano Nathaniel Nash. Um agente da CIA, responsável por comandar um dos mais importantes informantes russos da agência. Domi, tem a missão de seduzir o americano e assim descobrir o nome do traidor russo.

Nate, vem de uma família onde seu pai e todos os seus irmãos são advogados, e seu pai espera que assim como eles Nate também curse direito na faculdade. Mas Nate nunca teve esse sonho e acaba entrando para a CIA.

Iniciada a missão, com algum tempo em contato um com o outro, em jantares e passeios, os dois acabam se apaixonando. Gerando muitos conflitos na cabeça de Dominika, que se vê em dúvida entre se entregar a essa atração fatal ou servir cegamente seu pais.

Na minha opinião a relação amorosa entre Domi e Nate, foi muito pouco trabalhada, os dois tem uma atração irresistível um pelo outro, mas muito poucos momentos de romance durante toda a história.

Indico o livro para quem gosta de uma leitura mais adulta e policial, pois o autor nos propicia uma riqueza de detalhes incrível durante as operações que descorem durante o livro. Foi ótimo para mim realizar essa leitura e conhecer um pouco mais sobre a Rússia e sobre o funcionamento da KGB e do SVR. Para os amante de um bom romance acredito que esse não é bem o foco do livro então leiam sem esperar frases de efeitos, dramas e vários momentos de amor e fofura.

site: http://www.livrosesonhos.com/2014/06/resenha-livro-roleta-russa.html

Eri Guimarães 27/06/2014

Roleta Russa
Bonjour Anges!!

Hoje na nossa “Pilha do Anjo” não tem Distopia, Erótico, Sick-Lit, nem New Adult ou Chick-Lit. Parece até estranho depois de tantos meses trazendo esses livros para o blog. Mas, hoje a leitura é especial para mim. Foi um resgate à minha infância e adolescência. Quando vi a sinopse do livro, não o enxerguei em sua totalidade. Talvez eu estivesse focada demais nos gêneros já citados que não consegui desvincular... E assim, iniciei a leitura esperando o lado romântico, sexy e divertido, mas me deparei com uma obra que me arrebatou por completo e me fez vibrar diante de um verdadeiro thriller policial.

O livro, em sua essência, mostra a eterna briga, a eterna Guerra Fria, entre duas grandes potencias: Estados Unidos da América e Rússia. E mais, mostra como essa briga continua silenciosa, permeada por tramas e intrigas. E eis que nos é desvendado o mundo da espionagem através um episódio.

Dominika Egorova e Nathaniel Nash são os protagonistas desse episodio isolado de espionagem. O que parece simples ao ler a sinopse, na verdade é um labirinto de ações e reações, com manipulações absurdas que desencadeiam situações de tirar o folego.

Esses dois tem a missão de recrutamento um contra o outro. E não é de surpreender que eles acabem se envolvendo. Mas o relacionamento entre Dominika e Nathaniel está longe de ser o romance clichê que eu esperava. A situação toda é bem complexa. Um misto de paixão avassaladora e profissionalismo. Os dois pegam fogo juntos, e o melhor, não apenas na cama.

Toda a narrativa conduz o leitor para os momentos finais descritos no livro. Aliás, esse final me deixou com um buraco aberto no perto pois deixou um espaço enorme para uma continuação. Ele foi conclusivo e inconclusivo ao mesmo tempo. Por isso no inicio da resenha citei que o livro aborda “um episódio” desse mundo de espionagem e contraespionagem. Fiquei um pouquinho frustrada, mas não a ponto de fazer com que isso seja um ponto negativo na história.

A construção dos personagens feita pelo autor foi sublime. Ele desnudou tanto a alma de cada envolvido no caso que era possível amar e odiar, temer e torcer por cada um deles. Era possível saber o que cada ação provocava na cabeça de cada envolvido. Dor, medo, loucura, frieza... Cada personagem de um carisma único, que por pouco fiquei com medo de estar sendo recrutada por alguma das organizações, sendo manipulada a confiar e gostar deles. Loucura, não?

Aliás, falando em ser manipulada, não sei é pelo fato do autor ter trabalhado na CIA, mas senti que ele puxou a sardinha pro lado dos Estados Unidos. Ele apresentou os erros e acertos de ambos os países, mas, deixou no ar que a Rússia é má. Ele não foi totalmente imparcial quando apresentou os personagens mais repulsivos apenas do lado da Rússia. Em uma guerra, os dois lados cometem atrocidades, sabemos bem disso! Não existe um mocinho por completo. Todos querem vencer então são capazes de cometer as maiores atrocidades. Mas, mesmo com essa imparcialidade, gostei como os fatos foram abordados.

Para quem cresceu lendo Agatha Christie, Sir Arthur Conan Doyle e assistiu a muitos filmes do espião mais famoso e charmoso do mundo, James Bond, esse livro teve gosto de infância, com o requinte da tecnologia. Uma mistura do velho mundo com o moderno. Mistura essa que deu muito certo e passou uma veracidade incrível.

A narrativa não é tão fluida. Pelos termos russos, os nomes e pelo próprio conteúdo mais denso, a leitura pra mim demorou um pouco pra fluir. Mas, ao se aproximar do ápice, ela simplesmente deslanchou. Tantas reviravoltas, tantas surpresas que nem percebi quando o livro finalmente chegou ao seu final estarrecedor.

Então, se você curte fortes emoções, suspense, tramas e traições, esse livro é um prato cheio. Prepare-se para amar, odiar, torcer e se surpreender com tudo o que acontecerá na vida desses agentes. Livro mais que recomendado!

"Ana Paula" 23/06/2014

Roleta Russa não é um livro fácil de se ler. Começamos com as letras pequenas que fizeram minha leitura ser cansativa e demorada, depois, o próprio enredo do livro que não ajudou muito para que a leitura fluísse - digo isso, por causa dos símbolos de organizações russas e americanas e claro, os nomes russos!
Mas não foi uma leitura ruim. O enredo é muito chamativo, e os personagens muito bem construídos.

Logo no início, somos apresentados a Nathaniel Nash, um agente dos EUA que trabalha em prol do seu governo. Nate é um agente treinado e competente que acaba cometendo um deslize e é logo transferido para outro lugar, tornando possível a vigilância dos agentes russos sobre si.

Em contrapartida, conhecemos também Dominika Egorova, uma mulher linda e sensual que foi impossibilitada de fazer o que mais ama: dançar. Depois de um acidente e da perda do pai, Dominika se vê sem nada para fazer, e aceita a oferta de seu tio Vanya, para ingressar no serviço secreto russo. O que seria somente um favor para o tio, acaba despertando a curiosidade da mulher fria e destemida e depois de muito treinamento, Dominika é enviada para descobrir os segredos de Nate, mas algo mais pode acontecer...

O livro não é ruim, o autor criou personagens bem construídos, com um passado para contar. Os fez diferentes e com ações únicas. Dominika é uma mulher bonita e usa isso ao seu favor, possui um diferencial que a torna única, com sua maneira de agir. Os diálogos entre ela e Nate são maravilhosos e cheios de segunda intensões. A atração entre eles é mútua e isso deu um charme ao livro. O autor tbm abusou de política, descrevendo a atuação da Russia e dando poucos créditos ao EUA. Bem, acho que o autor deveria ter dado mais atenção aos EUA, pois sabemos que eles não são tão bonzinhos assim.

Outra coisa que gostei também, foi a utilização de receitas no decorrer do livro. Isso mesmo! O autor deixa em cada final de capítulo, uma receita prática de alguma comida que foi servida no capítulo. Achei incrível a ideia e uma ótima oportunidade para quem, como eu, não conhece muito da culinária de outros países!

Só não gostei muito do final... O autor deixou aberto para uma possível continuação, não que eu ache ruim, até leria, mas fiquei curiosa.... rsrsrsrrsrs Enfim, indico o livro para quem gosta de um enredo recheado de artimanhas, pois estamos falando de espiões e com eles, tudo é possível... Bem, quase tudo! rsrsrsrrsrs

"Era assim a cada ano - uma, duas ou cinco vezes - algum recrutamento era feito em qualquer parte do mundo. Um ser humano com um tipo de carência dizia sim à oferta, independentemente de como ela fosse feita: com evasivas, de forma fraternal ou do modo mais direto possível, como uma simples proposta de negócio."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

RUDY 22/06/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/06/resenha-43-roleta-russa-jason-matthews.html
Michelle 04/09/2022minha estante
já ouvi falar bem desse livro

Nathy 18/06/2014

Roleta Russa – Jason Matthews – #Resenha | O Blog da Mari
Esse era um lançamento da editora que estava muito ansiosa para começar, porém ao longo do primeiro capítulo percebi que o livro não seria exatamente aquilo que estava esperando o que já me deixou com receio e diminui muito as minhas expectativas, mas nem assim consegue me empolgar com a história. Gosto demais de livros com teorias da conspiração e Jason tinha tudo para deixar o livro realmente empolgante e com momentos de tensão, no final das contas não senti empatia pelos personagens e foram tantas coisas abordadas que fiquei um pouco perdida em determinados pontos.

Em algumas passagens que foram bem pequenas consegui andar na leitura e desejar que mostrasse o que iria acontecer no meio de toda aquela espionagem, porém essa parte logo acabava e me deixava irritada. Algo que me ajudou a na leitura foi imaginar os dois personagens principais da série Covertt Affairs – Annie e Auggie – porque é no mesmo estilo dois espiões trabalhando lado a lado para conseguir obter as informações para seus países e também prender aqueles que estão fazendo algo de errado. Fiquei na expectativa de ser algo mais desenvolvido porque o autor Jason pela sua biografia mostra que passou por algumas dessas situações, de coletar informações, recrutar novos espiões e treinar novas pessoas para o seu lado, mas acho que ele se enrolou um pouco e não conseguiu desenvolver e nem finalizar a história.

Com a narrativa em terceira pessoa passamos a conhecer Nate Nash um espião da CIA que trabalha disfarçado na Rússia em busca de informações, mas em um erro acaba por colocar a vida de seu informante em risco, por isso é mandando para outro lugar antes que possa destruir toda a operação, enquanto isso Dominika é treinada para seduzir o americano e descobrir quem é a pessoa que está passando todas essas informações importantes. Mas, outras coisas acontecem no meio tempo fazendo com que desconfianças surjam. Como ao longo do livro muitos espiões são mostrados dos dois lados fiquei um pouco perdida sem saber quem estava fazendo o que e isso prejudicou demais a minha leitura.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/06/roleta-russa-jason-matthews-resenha.html