Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Vanessa Vieira 10/08/2014

Adultério_Paulo Coelho
O livro Adultério, do autor carioca Paulo Coelho, nos traz uma história que fala sobre rotina, desgaste, descontentamento e o famoso "vazio interior". Aborda também a sensação de estar rodeado de pessoas e mesmo assim, se sentir só. Apesar de, à primeira vista, a premissa da obra parecer interessante, infelizmente a leitura não foi tão atraente como eu gostaria. As explicações contidas no enredo não me convenceram e a trama me soou bastante confusa e complexa.

Linda tem 31 anos e aparentemente, tem uma vida perfeita e invejada por várias mulheres. Ela reside na Suíça, um dos países mais seguros do mundo, possui um casamento firme e estável com um homem extremamente amoroso, filhos maravilhosos e um emprego bem-sucedido como jornalista.

No entanto, praticamente de uma hora para a outra, ela começa a questionar a sua vida, sobretudo sua rotina e o quanto tudo a sua volta parece ser tão previsível e metódico. Linda não consegue mais suportar fingir sua felicidade quando o que sente verdadeiramente foge muito desse contexto.

Tudo muda quando ela reencontra um ex-namorado da época de adolescência, Jacob, agora um político de renome. Linda recebe a missão de entrevistá-lo e nesse ínterim, acaba por despertar dentro de si um sentimento que há muito tempo não vivenciava: a paixão.

Completamente embriagada por essa nova sensação, tão ardente e intensa, ela será capaz de tudo para viver esse amor impossível e, com isso, acaba por cair no fundo do poço das emoções, onde tentará buscar sua redenção.

Adultério traz uma temática bem polêmica e que figura na nossa sociedade desde os tempos primórdios: a infidelidade. Não sou puritana nem extremista, mas achei o conteúdo do livro completamente desconexo e estranho. Linda tem aquilo que qualquer pessoa sonha na vida, tanto no sentido físico quanto emocional, e de uma hora para a outra, resolve bancar a adúltera e arriscar tudo aquilo que conquistou. Se ela sofresse realmente carência em algum aspecto, talvez a entenderia, mas não é o que acontece. Seus devaneios a respeito da vida são bem complexos e até mesmo infundados, visto que ela não passou por sofrimentos ou desilusões, e a sua perspectiva é medonha e até mesmo, depressiva. Narrado em primeira pessoa de forma um tanto chata e cansativa, infelizmente foi um livro que não me agradou.

Linda muda drasticamente em vista da sua vida como mãe e esposa e tem um comportamento que acabou até mesmo me enojando. Ela perde sua dignidade e se comporta pior do que uma menina de 12 anos. Seu lema é: "Estou infeliz, com um certo vazio interior e vou trair o meu marido para me sentir bem". Entenderam esse pensamento? Eu também não. Seu relacionamento com Jacob é pura e simplesmente carnal, sem sentimento de espécie alguma. E ela entra em júbilo por estar sendo usada e tratada como amante, revelando tais detalhes de maneira esdrúxula e um tanto quanto pornográfica.

Em suma, Adultério foi uma leitura que eu não apreciei e para ser sincera, nem entendi o que o autor quis passar com a obra. Não gostei da história e nem de seus personagens, e francamente, não vi sentido algum no enredo. A capa é bem bonita, com algumas cerejas querendo simbolizar o desejo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Infelizmente, o livro não funcionou para mim, mas talvez possa ser melhor aproveitado por outros leitores...

site: http://www.newsnessa.com/2014/08/resenha-adulterio-paulo-coelho.html

Shirlei.Stachin 06/08/2014

Adultério
A história de um mulher de 31 anos que se depara com questionamentos referente a sua rotina de vida. Apesar de tudo indicar que ela deveria ser uma pessoa feliz percebe-se triste, deprimida e sem expectativas futuras até reencontrar um antigo namorado que vai revolucionar seu modo de viver. Os dilemas internos da personagem são mais interessantes que o "adultério" propriamente dito e nos remete as dúvidas, medos e incertezas.

Ro Souza 04/08/2014

Aiaia Por será que o PC não me surpreende mais
Bem..até a pg53 nada de espetacular, acho que o problema principal com os últimos 2 livros do Paulo Coelho foi mesmo as minhas expectativas, quem é fã sempre vai com muitas expectativas e acaba meio decepcionado...mas vou até o fim do livro, pelo respeito que tenho por varias outras obras do autor. Eu gosto dele, então acabo me identificando com a obra completa e não apenas pelo livro

Grasiela 04/08/2014

Mediano
Primeiro comprei esse livro pelo autor q eu "pago pau".
Depois, ainda no começo da leitura, desejei q acabasse logo. Não tava bom... e continuou ruim.
Foi então q nas últimas 10 páginas o livro mostra sua importância. Revela-se: encoraja ao amor - a vida.
O tema? Torna-se detalhe em uma história pouco interessante, mas real e compreensível - na minha visão.

Te conheço, Paulo Coelho, vc pode mais.
Mas é um livro importante. Eu leria novamente.

"Saber amar melhor."
"Amar abundantemente e viver abundantemente".

cleberholanda 25/07/2014

Um adultério faz parte da rotina?
Muito bom o livro, o autor envolve o leitor numa trama onde o ato do adultério em si não é o foco da narrativa, mas sim os acontecimentos e atos que levam uma mulher casada ou homem casado a cometer um adultério. A forma imparcial que as questões morais foram elaboradas no livro me agradou muito, uma vez que felicidade é muito pessoal e subjetiva, pois o que me deixa feliz pode ser o que deixaria você infeliz. O autor introduz uma discussão mais liberal sobre o casamento como swing e tolerar ou perdoar a traição do cônjuge como forma de demonstração de amor, porém não se aprofunda muito, o que é uma pena uma vez que este tipo de discussão deve ser discutida pelo casal. O que não me agradou foi o final porque não entendi e não consegui encontrar nenhuma ligação com o que fez a personagem principal se libertar da solidão e se considerasse plenamente feliz no casamento, uma vez que um simples passeio de parapente não seria, no meu modo de pensar, uma circunstância com real potencial de mudança. Deste modo achei sem "nexo" o pano de fundo para o desfecho da história e a ligação com o tema principal da história. No geral é um bom livro, que se torna leitura obrigatória para casais jovens pois mais cedo ou mais tarde vão ter que lidar com os mesmos dilemas vividos pela protagonista do livro.

Poesia na Alma 17/07/2014

Resenha Adultério
Em Adultério, de Paulo Coelho, 239 páginas, Editora Sextante, conhecemos Linda. Ela é uma jovem mulher, de 31 anos, jornalista, com alto padrão de vida, mora em Genebra e que está cansada dos rótulos da vida. Então, qualquer coisa que a tire dessa zona de conforto é uma prazer extremo, mesmo norteado de culpa e medo, causa-lhe grandes emoções.

Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.
– Mas isso não é o mais importante?
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.

Já nas primeiras páginas, Linda começa a questionar a perfeição que a cerca. Começa a exigir caos, começa a exigir verdade. Ela questiona esse mundo ‘certinho’ e cheio de ilusões que mais parecem veneno pra alma.

“Hoje, quando saí pra levar as crianças ao colégio, fiquei olhando meu vizinho. Nunca o imaginei em cima de mim – prefiro pensar em um jovem repórter que trabalha comigo e aparenta um estado permanente de sofrimento e solidão.”

Apesar de ser casada com um homem rico, lindo e que a ama, Linda também não se sente atraída pela atual conjuntura de seu casamento. É tudo tão perfeito e tudo tão sem graça e sem vida. Muitas pessoas vão se identificar com as angústias de Linda e de como ela lida com isso.

Como não mandamos no destino, Linda encontra um ex-namorado do tempo de escola, agora político importante, para uma entrevista de trabalho: Jacob König. Esse encontro acendeu na protagonista a chama da juventude; o desejo, a paixão. Jacob também se assume como um homem infeliz, o que chama mais ainda a atenção de Linda.

“Ele vai até a porta, tranca-a, volta para junto de mim e me beija. Correspondo, porque já faz tempo que fizemos isso pela última vez. Jacob, que eu talvez pudesse ter amado um dia, agora é um homem de família, casado com uma professora.”

A narrativa é simples, de fácil entendimento e rápida. Entre os devaneios de Linda até a primeira traição foram poucas páginas. Paulo coelho traz o adultério de maneira tão simples, sem aquele lance da culpa que q igreja tenta nos impor. Não que o outro não vá sofrer com isso. Claro que todos sofrem! Inclusive quem trai.

Ele coloca os personagens como seres humanos normais; não como monstros que estão sempre dispostos ao pecado. São pessoas que estão com a alma ferida, sentem-se sós e precisa fazer algo. São pessoas com a alma presa a uma sociedade hipócrita e moralista. Linda se desprende desse moralismo para tentar se encontrar nesse mundo louco...

Silvia 11/07/2014

Auto Ajuda com uma pitada de romance.
Não é o melhor livro do Paulo Coelho, mas vale a pena ler! Não esperem um grande romance cheio de aventuras, mas sim uma aula de auto ajuda: do poder do amor e do perdão de si mesmo.
Linda tem tudo que uma mulher de 30 anos sonharia em ter, um marido bem sucedido, um emprego respeitável e dois lindos filhos. Mas Linda, não esta feliz, ela quer aventura, paixão e ao mesmo tempo não quer perder a família. E agora o que Linda vai fazer?

Minha opinião sincera: Livro chato, teve uma hora que quase desisti dele, mas valeu apenas ler, apenas isto!

Jessica 09/07/2014

Como sempre amo tudo que o Paulo Coelho escreve. Achei a história incrível, me envolvi de uma forma mágica, me senti parte da trama. E não conseguia acabar o livro, não tinha coragem de terminar. Parece piada, mas não queria que acabasse.
A história conta o momento em que uma jornalista bem sucedida e com uma família perfeita, não se sente mais completa com o que tem e precisa buscar novas experiencias. Adultério. E só assim, descobre que o mais importante e o que nos move é o Amor.

Cherry 02/07/2014

Ter uma vida perfeita é tudo?
Linda tem 31 anos, é uma ótima e renomada jornalista. Mora na Suíça com a sua família e pensava que tinha tudo que mais tinha desejado na vida.
Um dia ela acorda e percebe que mesmo tendo filhos incríveis, um marido maravilhoso e um emprego mais do que satisfatório, faltava mais alguma coisa, quer dizer, a vida não lhe reservava mais nenhuma surpresa? Era normal as coisas ficarem estagnadas desse jeito?
Linda também não sabia como sair dessa situação. Será que ter uma vida perfeita é realmente tudo? Porém o destino lhe mostrou que ela poderia mudar a sua vida em pequenas situações, e dar muito mais valor ao que tinha. Não faltava um pedaço dela, ela já havia encontrado sua fonte de felicidade.

Bem, fiquei realmente muito decepcionada com esse livro. Já ouvi milhares das mais variadas críticas a ele, porém sou daquelas pessoas que preferem ver com seus próprios olhos, até porque algo que alguém não gostou, pode nos agradar. Mas não foi o caso.
Enfim, esse livro nos proporciona certos embates pessoais. Questões são levantas ao ver que talvez conquistar uma vida perfeita, como todos nós desejamos tanto ter, não seja uma coisa boa. Acho que às vezes nos prendemos tanto a nossa ambição, que nos esquecemos de dar algum sentido para a nossa vida. Na verdade não cheguei a grandes reflexões com esse livro, talvez seja pela minha rixa com o Paulo Coelho, mas apesar da literatura ser extremamente leve e das questões psicológicas, esse livro não me satisfez, não me fez repensar nas minhas atitudes e no quanto a vida é bela.
Mas de qualquer forma, indico a leitura a todos, e espero que gostem.

site: agarotacereja.blogspot.com

Marisa Aziliero 28/06/2014

É um livro muito bom! Foi o meu primeiro livro do Paulo Coelho, não sei se os outros livros são assim, mas no começo achei um pouco ruim a estrutura do livro, completamente diferente do que estou acostumada a ver.
Porém a história é interessante, é um livro que nos leva a refletir a nossa própria vida.
Apesar de não gostar de algumas coisas, o livro em si foi bom!!

Marjory 25/06/2014

Incrível mas só me interessei pelo livro nas últimas páginas, não parece PAulo Coelho porém o final vale a leitura.

Gustavo 21/06/2014

Adultério
Paulo Coelho voltou a escrever um bom livro... O livro me fez refletir sobre o que é assumir compromissos, assumir riscos... o que é ser feliz.

Cli 19/06/2014

O livro tem uma história interessante e bem dinâmica,foge do clichês e acaba de fato como a vida real.Gostei da sua facilidade de leitura ,num dia é possível devorá-lo.

Literatura 18/06/2014

Nem sempre que se perde, se encontra
Paulo Coelho, para mim, já foi tantas coisas… Assumo que fazia muito tempo que eu e os livros dele não nos encontrávamos. Quando mais jovem, em seus textos, estive a procura de tesouros internos, chorei as margens de um lago, cruzei caminhos espirituais e encarei a sanidade e loucura. Até encontrei caminhos novos para a ventura do sexo… Depois, sei lá, cresci, embarquei em novos rumos, em buscas de histórias e textos com os quais pudesse me encontrar. Meu fascínio pelo autor arrefeceu, sumiu, hibernou, perdeu-se em um tempo que me julgava conhecedor do certo e errado, do que era literatura de massa e fugir disso.

Como me equivocara, pois não sabia que Paulo Coelho mudava vertentes, despia as vestes de mago e apontava aos leitores um espelho, a fim de nos questionássemos, víssemos em nossa totalidade, cruezas e feridas insensatas. Foi isso que eu senti ao reencontrá-lo em Adultério (Sextante, 240 páginas). Alguém maduro, em muitos momentos um sábio compreensível, que senta ao nosso lado e diz Eu sou como você. Passo pelos mesmos questionamentos, dúvidas, e sei como a busca pela felicidade é difícil. Pois para mim, é disse que o livro se trata. Esqueça tudo que muitos dizem de ser uma incursão do autor pelo universo de 50 tons, um romance quente, uma história de adultério. Para mim, foi mais que isso. Como Linda, somos seres inconstantes, em busca de algo que não sabemos o nome e classificamos como felicidade. Diante de momentos mais serenos, nos incomodamos como feras enjauladas, rodeamos a nós mesmos em busca de fuga, se pegando a pensar se aquela situação é apenas comodismo e não aquilo que nos faz bem.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-adulterio-nem-sempre-quem-se-perde-se-encontra/#.U6Ic5PldUn4

Bruna 09/06/2014

Adultério...
Não sou das maiores fãs de Paulo Coelho. Dizem que ele é daquele tipo de autor que ou se ama ou se odeia… eu fico em cima do muro! Até Adultério, só tinha lido Nove Minutos e, embora tenha gostado bastante, não foi aquela literatura “quero mais”. Achei que os outros livros do autor seriam mais do mesmo. Só que não…

Adultério é narrado em primeira pessoa por Linda, uma jornalista suíça de 31 anos, casada, com dois filhinhos e uma vida típica de comercial de margarina. Sem entender o porquê, Linda muitas vezes não vê muito sentido na vida, sente-se infeliz e diversos questionamentos passam a perturbar sua mente. Pra completar, ela reencontra um amor da adolescência e se sente envolvida, bagunçando ainda mais seus sentimentos.

O desenrolar da estória, embora envolvente, não surpreende muito. De leitura fácil, acho que a grande sacada do livro são as reflexões e dúvidas comuns ao nosso cotidiano (em especial das mulheres, acredito eu), vistas sob a ótica de outra pessoa, ainda que fictícia. É impossível não se envolver com os dramas existenciais de Linda e, por vezes, até se identificar.

Um único detalhe que considerei falho é o fato de Linda ser um tanto nova para determinados questionamentos. Algumas questões abordadas no livro me parecem de mulheres na meia-idade, com mais vivência e não no auge da juventude como a personagem. Mas, enfim, é apenas um detalhe totalmente secundário.

Adorei a leitura e acho muito indicado para mulheres, maduras ou não, que gostem de refletir sobre relacionamentos, sentimentos, depressão e demais assuntos que, por vezes, nos assombram.

site: elegancee.com.br