Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Paula 06/04/2014

Amei ou Odiei? Eis a questão.
Paulo Coelho é aquele tipo de autor que ou você ama, ou você odeia. São várias as pessoas que falam que não gostam dos livros dele e várias as que compram os lançamentos em pré-venda. Eu não me encaixo em nenhuma das categorias. Nem lembrava como era a narrativa do autor. O primeiro, e único, livro dele que havia lido foi O Alquimista. Faz tanto tempo que nem me lembro mais. Porque, depois de tanto tempo, decidi ler outra obra do autor? Dois motivos. O primeiro deles foi a oportunidade que a editora Sextante proporcionou aos parceiros e o segundo foi o que me estimulou a aproveitá-la : Os acessos da publicação de divulgação do lançamento, que se tornou uma das 10 mais visualizadas do blog. Como não ficar curiosa? Minha reação final? Não sei se amei ou odiei, vou explicar mais sobre essa conclusão daqui uns parágrafos.

Ao longo de seus 31 anos de existência, Linda conquistou tudo aquilo que as pessoas jovens desejam para o futuro : estabilidade financeira, um marido maravilhoso, sucesso profissional, filhos bons e educados, etc. Uma vida segura na Suíça, que é um país muito seguro, com o marido e os dois filhos que tanto ama. Mas isso não é o suficiente. Não no momento.

Linda percebeu que sua vida chegou a um estado de paralisia, nada parece mudar, todos os dias parecem os mesmos e as rosas começaram a mostrar os seus espinhos. Ela sente que seu casamento perfeito e sua vida tranquila não são o suficiente para alcançar a felicidade. Entra em pânico. Não sabe o que fazer para mudar a situação, mas sabe que está cansada de saber o que vai acontecer no dia seguinte, no próximo mês ou ano. Cansada de não correr riscos, de não viver aventuras.

Então o destino começa a conspirar para que decida mudar sua rotina, ou talvez ela faça um certo esforço para isso. Qual caminho seguir? O que vai deixar para trás? O que irá perder? Vai valer a pena? São perguntas que ela se faz... mas é melhor correr o risco, afinal de uma coisa tem certeza : Viver como se faltasse um pedaço, como se não estivesse parado no tempo, não faz sentido.

Quando terminei a leitura me senti completamente divida. Amor ou ódio? Compreensão ou revolta? Vamos por partes.

Um lado meu ficou completamente revoltado e irritado. Aquele meu lado que acredita que tudo estará perfeito quando terminar a faculdade, comprar minha casa e alcançar minha estabilidade. Essa parte de mim não consegue entender, muito menos aceitar, que uma mulher rica, com um bom marido e filhos maravilhosos - que diz amar todos eles - seja capaz de estar insatisfeita com a vida. Sempre achei que adultério fosse algo imperdoável, feito por pessoas que não sentem amor pelo companheiro. Que é melhor terminar o relacionamento e seguir em frente, já que não está satisfeito. Porém nunca pensei nessa situação por outro lado...

O lado que compreende as ações da personagem, que vê sentido em todas suas reflexões - mesmo que ache algumas coisas feitas meio atitude de psicopata - . Essa parte de mim não gostou muito das verdades que leu. Mas o ser humano é assim, né? Nem sempre reagem de maneira positiva quando enxergam a verdade. Foi um choque de realidade. Enquanto somos jovens as coisas sempre estão mudando. Terminar o ensino médio, a faculdade, encontrar um emprego, alcançar a estabilidade... Mas e depois? Como será que deve ser sentir que sua vida continuará a mesma até o dia da sua morte? Não sei vocês, mas eu costumo enjoar muito rápido das coisas, do corte de cabelo, das roupas, da cor do quarto, do layout do blog (que vivo mudando). Sei que muitas pessoas são assim e isso me assusta. Não seria eu capaz de fazer algumas das coisas que a Linda fez? De chegar a mesma situação que ela? Ninguém nunca sentiu medo de fazer mudanças muito drásticas e deixar algo para trás? Ninguém nunca se sentiu divido?

É sem dúvida uma leitura para refletir. Os personagens são muito reais, as situações são pra lá de cotidianas e somos capazes de tirar várias lições de vida desse livro. São 240 páginas de aprendizado. Você pode se irritar com a personagem, sem dúvida. Me irritei horrores. Mas você também irá entendê-la e aprender algo a cada passado que ela dê.

Mas ainda não sei se amei e odiei o livro. Nem fui capaz de estipular uma avaliação em quantidade de estrelas, porque o lado que amou e o lado que odiou ficam em um eterno cabo de guerra e não são capazes nem de encontrar um ponto de equilíbrio, para que eu possa dizer "está no meio". Quando penso que um dos dois irá vencer, o outro vem e muda novamente a situação. Mas recomendo a leitura para todos. Livros que nos ensinam sobre a vida são necessários, podemos evitar nossos próprios erros refletindo sobre as atitudes de personagens que são tão reais.

site: http://interacaoliteraria.com/
Rafael M. 05/04/2014minha estante
Oi Paula, lí seu texto sobre o livro do Paulo Coelho. Nunca lí nenhum livro dele, nem me interessei por matérias na tv, nada sobre ele. Entretanto fiquei com vontade de ler o livro, depois que lí seu comentário. Lembro-me que, no segundo grau, uma professora de Português mandou ler "qualquer livro" para fazer um trabalho, menos "Paulo Coelho". Não sei qual é a linha dele, não sei porque recebemos essa orientação na sala de aula. Enfim, pode ser que eu leia esse livro e tirar minhas conclusões. A propósito, você enviaria seu livro em empréstimo pelo tal clube de trocas que falam aqui no site? Se fizer isso, eu seria candidato a receber seu livro, ler e lhe devolver. Veja e me fale. Um abraço! Rafael.

Paula 06/04/2014minha estante
Sério que sua professora fez isso Rafael? Que estímulo maravilhoso esse dela, hem? Me lembro de uma professora, do ensino fundamental, que uma vez me mandou parar de ler Harry Potter. Achei tão absurdo. Como falar para não ler algum livro? Algum autor? Acho que se uma professora me falasse para não ler Paulo Coelho eu faria questão de ler.

Enfim! Acho que você deveria ler, viu? :D

Toda experiência é válida. Como você vai saber se gosta ou não sem experimentar? Vai com tudo! :D

Então, eu nem sei sobre esse tal clube de trocas '-' Só uso o skoob para organizar minhas leituras mesmo, mas vou ver sobre isso aqui :D

24/04/2014minha estante
Pois é Paula, fazia anos que não lia Paulo Coelho e eu adorava seus livros pelos ensinamentos que ele é capaz de transmitir. Eu li Adultério em dois dias, gostei bastante pq é tão real tudo o que a Linda vivenciou. Estamos sempre em busca de mudanças, mesmo quando já tenhamos alcançado o patamar "desejado".
Acho que isso vem pelo sentimento de solidão que vem assombrando nossas vidas, o estress e a falta de amor e comprometimento com o outro e com nós mesmos. Estamos ligados 24 horas mas ao mesmo tempo não..
Vou deixar uma passagem q me marcou muitissimo e serve para refletir o q acabei de colocar.
Otima resenha, aliás Paula.

"Algum dia as folhas fizeram parte de uma árvore, que agora se recolheu e se prepara para uma estação de repouso. Por acaso a árvore teve consideração com aquele manto verde que a cobria, a alimentava, e lhe permitia respirar? Não. Pensou nos insetos que viviam ali e ajudavam a polinizar as flores, mantendo a natureza viva? Não. A árvore só pensa em si: certas coisas, como folhas e insetos, são descartadas quando necessário.
Sou uma dessas folhas no chão da cidade, que viveu achando que seria eterna e morreu sem saber exatamente porquê; que amou o sol e a lua e durante muito tempo assistiu àqueles ônibus passando, àqueles bondes fazendo barulho, e ninguém jamais teve a delicadeza de lhe avisar que existia o inverno. Elas aproveitaram o máximo, até que um dia foram se tornando amarelas e a árvore disse adeus.
Nao disse até logo, mas adeus, sabendo que elas não voltariam nunca mais. E pediu ajuda ao vento para soltá-las de seus galhos o mais rápido possível e levá-las para bem longe. A árvore sabe que só poderá crescer se conseguir descansar. E se crescer, será respeitada. E poderá gerar flores ainda mais belas"

Silvia 25/06/2014minha estante
Quando um livro nos faz amar e odiar ao mesmo tempo, significa que ele é bom, e quero lê-lo.

Marcelappg 17/05/2017

Por que não deve ser lido
Embora muitas pessoas ao verem o título deste livro em rápidos pensamentos, esperam uma deliciosa história de traição e o porquê. Primeiro, por que não deve ser lido, quem espera mais uma história de amor proibido. O livro não sobre adultério em si, mas muitas outras coisas. Como a possível depressão da personagem principal, a falta de sentido sobre sua vida, a relação entre as pessoas. É como se fosse um livro de autoajuda, porém é muito mais. Linda é como muitas pessoas no mundo, estão perdidas e precisam de ajuda, precisam entender o Amor verdadeiro. Paulo Coelho e sua sabedoria apresenta em sua obra várias momentos em que podemos refletir sobre tudo. Leiam, não é preciso amar Paulo Coelho para ler, apenas deixe se guiar pela leitura.
Helena 30/08/2017minha estante
undefined

Helena 30/08/2017minha estante
Adorei linha de pensamento :)

Marcelappg 14/11/2017minha estante
Obrigada!

ana paula 08/02/2017

Quase desisti
Livro muito chato. Não consegui entender o motivo da protagonista sentir tanto tédio.
Max 09/04/2017minha estante
Foi minha primeira impressão e quase desisti também

Joallyson.Cruz 21/10/2018minha estante
Também nao gostei mão entendi nada

Dilva 14/08/2022

Aff
História sem pé e cabeça. A protagonista possui uma vida financeira boa, um excelente marido que faz de tudo pela família, filhos educados... Aí do nada se percebe infeliz e acha que a solução vc para seus problemas é ir atrás de um ex da adolescência e que pra sua surpresa tbm é infeliz. Ela trai o marido, este resolve se fazer de bobo, eles viajam e ela se dá conta que era uma fase, que é feliz com a família que tem. Pensa num livro ruim.
Lianne 16/09/2022minha estante
?? resumiu perfeitamente!!!

21/04/2014

Para pensar
Leitura leve, pouco extensa e recomendada para quem busca refletir sobre o tema relacionamentos. O livro provoca o leitor, fazendo com que ele julgue as ações da protagonista conforme as regras morais da sociedade, e, ao mesmo tempo, induzindo a refletir se essa sociedade não está sufocando nossos sonhos, quando nos exige manter uma falsa aparência de felicidade.
Silvia 25/06/2014minha estante
Adoro resenhas curtas e objetivas :)

Marjorie 29/03/2020

Horrível
Livro muito chato, arrastado e cansativo! Não senti empatia pela personagem principal nem ódio te tão ruim que o livro é! Tempo perdido! Não indico nem para meu pior inimigo rs
Emerson Meira 29/03/2020minha estante
Não indico nem para meu pior inimigo foi foda...hahaha :)

Felipe Miranda 09/04/2014

Adultério - Paulo Coelho por Oh My Dog estol com Bigods
Adultério instiga o debate em relação a pontos delicados à vida de qualquer um. É polêmico.

Mantive uma relação de amor e ódio com a protagonista durante toda a leitura. Ainda não sei ao certo se a admiro pela coragem de assumir suas fraquezas e lutar por seus "sonhos". Ou se a odeio por ser tão egoísta e dona de divagações que pareceram muitas vezes sem sentido para mim. Linda está enfrentando uma crise de identidade, ela chegou em um ponto onde acredita nada parecer certo ou suficiente na vida em que construiu ao longo de seus 31 anos. Ela começa a questionar o conforto de sua rotina e a repetição dos rituais diários. Linda se dá conta que não arrisca-se nem na hora de comer algo novo. Ela prefere o mesmo. O de sempre. E isso começa a incomodá-la. Um total desinteresse pela vida se instala e passa a guiar seus movimentos. Nesse clima depressivo ela repensa diversos aspectos que nunca foram pautas. Que nunca foram questionados.

Como se Linda tivesse dedicado toda sua existência para sentir-se útil, sempre preocupada em agradar à todos, numa espécie de justificativa de vida. E só agora ela percebeu que não é completamente feliz, que de alguma forma, desconhecida, ela desperdiçou todo esse tempo. Que marido e filhos são a única coisa que ela não se arrepende. De início é tudo bem difícil de engolir, admito. Linda é uma jornalista promissora, que construíra uma família com um homem digno de sonhos, sua vida é estável. Linda o ama. Ela tem tudo para ser e estar feliz mas não consegue entender.

Até que ela reencontra um ex-namorado de ensino médio, Jacob, em uma entrevista de negócios que resulta em adultério e o início de um caso extraconjugal que define e guia a trama até o último capítulo. De forma totalmente inesperada ela burla as regras e percebe que era disso que precisava: do novo. O mundo não explodira em sua cabeça ao trair seu amado marido. Jacob é um político em ascensão também casado que sente-se solitário e incompreendido, ambos irão encontrar consolo em sexos casuais às escondidas. A narrativa é feita em primeira pessoa, o que torna ainda mais pessoal cada sensação descrita e pensamento divagado. Quando Linda percebe estar apaixonada pelo amante e o mesmo não a corresponde, como se tudo funcionasse como uma terapia, ela ganha um novo objetivo. Conquistá-lo. Acabar com seu casamento. Vingar-se da esposa desconfiada que a impede de ser plenamente realizada com um marido que ama e um amante pelo qual sente paixão.

Vamos admitir, é complicado simpatizar totalmente como uma personagem assim. Viajando em memórias Linda relembra a vez em que maltratou um animal por não querer dividir o amor e a atenção de seu parceiro com um animal... Por mais que explicações surjam e sentimentos estejam envolvidos, Linda não me convenceu. Ela me pareceu desesperada, entediada com sua vida perfeita e numa série de atitudes sem sentido ela procura sentido em tudo que faz. O autor Paulo Coelho baseou seu livro em relatos reais de fóruns sobre traição na internet. A estória de Linda é uma estória "real" de alguém também "real". De início uma hipótese de depressão é considerada mas logo descartada. Quando Linda começa a perceber o quão improvável de um final satisfatório é o seu caso com Jacob, ela começa a questionar-se da fantasia que criou. Da possibilidade impossível que cultivou.

Esse foi meu primeiro contato com a narrativa de Paulo Coelho e de algum modo me vi surpreendido. Pretendo lê-lo mais vezes. O autor acrescenta elementos que abordam fé em Deus, fé no amor e chama atenção para a busca da felicidade que guia a vida do ser humano. Quando somos bebês choramos na certeza do consolo e carinho. Quando adultos não demonstramos tanto nossos sentimentos pelo receio de julgamento. Tememos mais aranhas e cobras que acidentes de trânsito. Sabe por quê? Nossa mente ainda coexiste no tempo das cavernas. Foram reflexões como essas que fizeram da leitura algo bem maior.

Amor nunca foi o suficiente e nunca será. Linda precisa aprender a amar melhor.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/04/resenha-adulterio-paulo-coelho.html

Zilda Peixoto 11/04/2014

Adultério
O primeiro livro que li na minha vida do autor foi Onze Minutos. Recordo-me que já naquela época, isso faz mais ou menos uns oito anos, Paulo Coelho já era “perseguido” pela imprensa e “mal interpretado” por uma leva de leitores. Lembro-me também que isso me causara certo desconforto já que minha primeira experiência com sua leitura fora demasiadamente marcante. Apesar de gostar tanto da sua escrita passei anos sem conhecer outras leituras do autor e na verdade, nem sei bem explicar o motivo. O fato é que assim que soube que a editora Sextante iria lançar o livro Adultério fiquei bastante empolgada com a notícia. Paulo Coelho tem o dom da escrita. Isso é fato. Ainda que muitos discordem. Eu, particularmente gosto da maneira como ele constrói suas narrativas e principalmente, aprecio a maneira como o autor aborda certos assuntos.

Em Adultério, por exemplo, o autor narra à história de Linda, uma mulher de 30 anos, casada, jornalista e mãe de dois filhos. Linda possui tudo que alguém almeja. Um bom casamento, um bom trabalho e uma vida financeira bem resolvida. Linda é casada com herdeiro de riqueza incalculável que a permitiria viver muito bem sem que precisasse trabalhar, mas Linda gosta de sua profissão e não se imagina fazendo outra coisa. O único problema de Linda é que ela se sente vazia. Tem tudo, mas não é feliz.

Linda começa a se sentir desconfortável com a vida que leva. A apatia começa a tomar conta de seus dias. E o que Linda mais teme é que ela esteja sofrendo com algum distúrbio. O simples fato de ser diagnosticada com depressão já lhe consome. Linda começa a fazer uma autoavaliação e percebe que apesar de não se sentir feliz com a vida que leva, ela tem medo da mudança. É muito mais fácil permanecer na atual situação do que fazer algo para mudar.

Narrado em primeira pessoa Adultério narra a história de uma mulher de 31 anos que se sente entediada apesar de não ter nenhum motivo aparente para isso. Linda mantém um casamento sólido há dez anos, mora em Genebra – Suíça, o país mais seguro do mundo. O que mais alguém desejaria?

Linda está vivendo uma crise interna e se vê ainda mais dividida ao encontrar com um ex-namorado da época do ensino médio, Jacob König, casado e atualmente exercendo a carreira política tentando a reeleição. Como jornalista Linda tem a função de entrevistá-lo já que as eleições se aproximam e tal reencontro será decisivo para sua vida, ainda que inicialmente nem ela consiga compreender isso.

Uma das coisas que mais me agradam nos livros do Paulo é o cuidado com que ele descreve seus personagens. Ele destrincha não só o perfil de seus personagens como faz com que possamos nos identificar com eles. O drama vivido por Linda não atinge somente mulheres casadas há muito tempo. Adultério é um livro que apesar de ter uma mulher como protagonista serve para todos aqueles que se sentem como a personagem. O autor utiliza-se de um determinado assunto em particular - o adultério – para desencadear outras discussões.

Paulo Coelho tem um jeito peculiar para abordar tais questionamentos. É perceptível a sua preocupação com a essência humana. É possível compreender Linda porque quem nunca se sentiu “vazia” como ela em determinado momento da vida? Desejamos as melhores roupas, os melhores calçados, as casas mais imponentes, o carro do ano e quando conquistamos tudo perde seu valor. Porque na verdade, as coisas matérias são perenes, tudo é passageiro nessa vida. E por meio dessa discussão que se desenvolve sua narrativa.

Paulo Coelho nos convida a fazer uma viagem interna. Adultério é um livro de fácil entendimento e aceitação justamente por sua leitura fluída e por sua abordagem verossímil. Li o livro em pouco mais de duas horas e quando cheguei ao fim senti aquele gostinho amargo da despedida. Paulo Coelho conseguiu apresentar uma narrativa leve abordando assuntos sérios sem recorrer ao imediatismo. Adultério não é um livro de autoajuda. Adultério é sim, um livro sobre pessoas que se perdem todos os dias nessa selva cosmopolita. É um livro sobre relacionamentos humanos, sobre como o indivíduo se perde em meio a certos valores esdrúxulos.

A história de vida de Linda é real e por isso conseguimos nos identificar com a personagem. Sentimos a mesma agonia, o mesmo vazio. Somos egoístas quando o assunto é a nossa felicidade, mas o que realmente nos incomoda é o julgamento das pessoas. Estamos sempre querendo agradar o outro. E nessa busca incessante pela felicidade que acabamos deixando de lado coisas muito mais importantes.

Eu diria que Adultério é um livro providencial. Através do tema principal o leitor poderá refletir sobre vários assuntos que o afetam diretamente e estão interligados. O autor discorre sobre a busca pela fé, mas essencialmente a busca pelo amor.
Foi uma experiência sem igual. Ao longo da narrativa marquei diversos trechos que pretendo colocá-los em prática porque não há como ler os livros do autor sem que sejamos modificados de alguma maneira. Paulo Coelho tem dessas coisas.
O livro foi escrito pelo autor após ele ter participado anonimamente de fóruns na internet que discutiam sobre traição. Adultério chega às livrarias no dia 12 de abril.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/04/resenha-adulterio-paulo-coelho-sextante.html

Fabiane Ribeiro 16/04/2014

Resenha - Adultério
“Porque acredito mesmo que grande parte das doenças seja resultado de emoções reprimidas”.

Já li livros do Paulo Coelho para todos os gostos: muito bons (como Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei), bons (O Alquimista; Brida), medianos (Verônica decide morrer, por exemplo), e até mesmo fracos (como As Valkírias), entre outros. Ou seja, ele não é um autor cujas obras sempre me encantam, apesar de algumas delas terem me trazido boas reflexões. Quando recebi a proposta da editora Sextante, parceira do blog, para ler em primeira mão o novo livro do autor, que já está gerando bastante polêmica, não pensei duas vezes. Queria ler e tirar minhas próprias conclusões a respeito de mais essa obra do autor nacional mundialmente consagrado por suas obras místicas, intensas, e que nem sempre agradam a todos, mas que certamente geram polêmicas.
O romance Adultério, considerando minha rápida classificação anterior (que obviamente é subjetiva), estaria no grupo dos medianos, e nos próximos parágrafos explicarei os motivos.
Na obra, acompanhamos a trajetória de Linda, uma mulher na casa dos 30 anos, casada e mãe de família, cujo marido está na lista dos 300 homens mais ricos da Suíça. Ainda assim, apesar de ter a vida perfeita, com a qual muitos sonham, ela não é feliz.
Linda sente uma espécie de vazio, uma sensação atormentadora de que já atingiu tudo em sua vida e nada nunca mais irá mudar ou lhe surpreender.
Porém, antigos e novos sentimentos colidem quando ela reencontra Jacob, seu antigo namorado de adolescência, devido a fins profissionais.
Assim que o encontra, Linda cede a seus impulsos e comete o primeiro ato de adultério de outros que estavam por vir.
Apesar da paixão que sente por Jacob, ela não deixa de amar o marido ou os filhos, mas passa a ver a vida de outros ângulos.
O livro, segundo Paulo Coelho disse em entrevista, é uma sátira ou mesmo um “flerte” com a onda “50 tons de cinza”. Já aproveito para deixar aqui registrado que, por possuir conteúdo erótico, ele não é recomendado aos leitores mais jovens. Porém, o livro é mais que isso.
Em vários momentos, Paulo Coelho faz uma análise profunda e complexa da vida e dos questionamentos que nos fazemos inevitavelmente ao longo dos anos. A busca pela felicidade, o propósito da vida, o que nos dá alegria.
Ao mesmo tempo em que é profundo e certeiro em diversos aspectos das relações humanas, o livro Adultério peca pelo excesso de clichês na construção de seus personagens e pela previsibilidade da trama, que não surpreende ou cativa absolutamente. É um bom livro, mas em qualquer dos gêneros nos quais tenta se encaixar: erótico, drama, romance, acaba sendo raso. Entretanto, leva à reflexão em vários momentos e acaba se tornando uma leitura bastante interessante e merecedora de nosso tempo.

Trecho: “Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais. Quando crianças aprendemos que, se chorarmos, recebemos carinho; se mostrarmos que estamos tristes, recebemos consolo. Se não conseguimos convencer com nosso sorriso, seguramente convenceremos com nossas lágrimas. Mas já não choramos – exceto no banheiro, quando ninguém está nos ouvindo – nem sorrimos – só para nossos filhos. Não demonstramos nossos sentimentos porque as pessoas podem nos julgar vulneráveis e se aproveitar disso. Dormir é o melhor remédio” (Pág. 46).

Elis 17/04/2014

Sou fã do Paulo Coelho desde a adolescência, li alguns livros dele na época que nem blogueira era ainda e lembro de sempre apreciar e entender seus personagens. Quando saiu o aviso de lançamento de Adultério, pensei preciso ler essa obra, afinal sempre aprendo algo com o escritor.

Não foi diferente dessa vez, porém na minha concepção de vida e casamento, ele esculhambou. Espera não parem de ler, deixem que eu explique para vocês o que aconteceu. Linda é uma mulher casada com um homem que a ama, com filhos maravilhosos e tem o emprego que gosta. Mas ela começa a notar que caiu na rotina e não é feliz, sente falta de emoção. Até que é escalada para entrevistar um político, Jacob, que também foi seu ex-namorado e então tudo toma um caminho diferente. Ela começa a relembrar tudo que viveu com ele, o resultado de suas ações até ali e nos conta o que motivou a agir como agiu.

E eis o problema da minha questão, eu também sou casada, no entanto não tenho filhos, mas minha vida é uma "rotina", porém só depende de mim mudá-la. Se eu amo uma pessoa quero fazer coisas diferentes com a pessoa que amo e não procurar uma aventura. Foi aí que Linda a personagem me perdeu, continuei lendo porque mesmo com tudo, o escritor sabe nos prender em sua palavras, queremos saber o que vai acontecer e como vai ser. E posso afirmar que uma parte onde ela conta que cuidou de um cachorrinho de um namorado deixará os amantes dos animais que nem eu, revoltados e bem creio que pensarei mil vezes antes de deixar a Dana minha cadelinha com qualquer pessoa. Afinal Linda aparentava ser tão boa quanto, qualquer um. E eis que ela se revelou alguém que eu nem imaginava.

Madame König, mulher de Jacob pensa que sabe controlar sua vida, mas ela é uma pessoa fria, creio que ela nunca sentiu o que é o amor. Me surpreendi com o pensamento dela de relação aberta. Jacob é um homem cafajeste e age como tal. Agora o marido de Linda é o cara que todas queríamos ter, que ama acima de tudo. Olha ele é raro, não conheci nenhum até hoje e creio que jamais irei conhecer.

Conforme avançamos na leitura nos damos conta de que ela consegue descobrir o que buscava conforme passa pelos seus problemas, ela teve de passar por isso, para dar valor ao que realmente importava. Senti pena dela no final e também do marido, da insatisfação que ela viveu arrastando quem amava para o furacão que estava sua vida. Creio que um terapeuta teria ajudado melhor, que os psiquiatras e o xamã do qual ela foi atrás. Mas esse é somente o meu ponto de vista.

Na leitura temos uma parte em que o marido dela conta a história de Psique e Eros, achei fantástica essa parte ter sido adicionada a obra. Concluo dizendo que a leitura foi boa, com diversas frases belas e pensamentos interessantes, mas ainda sou do pensamento que erros são perdoáveis e a traição é uma escolha, por isso, por mais que me doa eu não pretendo jamais passar por cima do que acredito. Um adultério mataria o amor que sinto pela pessoa, as lembranças boas ficariam, mas viver sem confiança, eu não conseguiria.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

ricardo_22 18/04/2014

Resenha para o blog Over Shock
Adultério, Paulo Coelho, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Sextante, 2014, 240 páginas.

As aparências podem enganar e fazer com que qualquer pessoa deseje uma vida como a de Linda, uma mulher de 31 anos que mora na Suíça, possui um ótimo emprego como jornalista, e construiu uma bonita família com o marido e seus filhos. Mas as coisas passam a mudar quando Linda questiona a sua rotina de vida e a necessidade de mostrar a todos a felicidade, mesmo quando não se sente feliz.

Ao reencontrar o político Jacob, um ex-namorado da adolescência, Linda é pega de surpresa ao sentir, depois de muito tempo, uma verdadeira paixão e desejo, que já não sente mais por seu marido. Enquanto lida com a dúvida sobre como isso pode afetar a sua vida e principalmente sua família, ela busca formas de conquistar esse amor impossível, ainda que passe a enfrentar um misto de fortes emoções.

“Se não desaparecer, serei obrigada a ir até sua casa, tomar um chá com você e sua esposa, entender que são felizes, que não tenho chance, que mentiu ao dizer que se via refletido em meus olhos, que permitiu conscientemente que eu me ferisse com aquele beijo que nem sequer foi solicitado” (págs. 70 e 71).
Adultério é o novo livro de Paulo Coelho, escritor brasileiro de maior reconhecimento no exterior, e por tudo o que apresenta é possível classificá-lo como um livro sobre todos nós. Apesar de o tema ter sido polêmico e no passado considerado um crime, não é exagero fazer essa classificação, já que mais do que causar polêmica, o livro mostra o lado humano de seus personagens.

Durante a fase de divulgação do livro, lançado na última semana, o escritor comentou sobre o processo de pesquisa realizado antes da escrita. De forma anônima, Paulo Coelho acessou fóruns e percebeu o sentimento das pessoas ao encarar uma infidelidade conjugal. Ainda que ele tenha criado personagens a partir de poucas pessoas, fica claro que a protagonista tem um pouco de várias delas, o que pode ou não ser intencional.

A personalidade e todas as dúvidas que Linda precisa lidar ao longo do livro são responsáveis pelo envolvimento do leitor, que passa a acompanhar a história especialmente pela curiosidade. A rotina da personagem é mostrada com maestria e nada é desperdiçado, ou seja, o autor incluiu situações que favoreceram a evolução de sua protagonista.

Mas o lado positivo desse cuidado está mesmo no fato de ser possível refletir em todas as situações. O lado histórico do adultério, crime que no passado levou várias pessoas à morte, é quase que deixado de lado, enquanto que o erotismo, por exemplo, consegue resultar em interessantes reflexões, principalmente sobre as consequências da infidelidade para o âmbito familiar.

Como Adultério se passa em Genebra, onde o escritor reside atualmente, percebemos as características do povo suíço. A história é conduzida de uma forma que poderia ter qualquer cidade como cenário, mas é perceptível como a visão de mundo, família e até mesmo política, superficialmente representada por Jacob, é diferente da nossa. Não há dúvida de que muita coisa aconteceria de outra maneira em uma sociedade como a brasileira, mesmo não sendo radical como a de outros países.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/04/resenha-234-adulterio.html

isababy 18/04/2024

Decepcionante.
Tive uma decepção imensa com essa leitura. A mensagem que o paulo queria passar foi boa, mas a narrativa que ele escolheu para fazer isso foi horrivel. A personagem principal eh simplesmente biluteteia, se eu duvidava da sanidade dela só ficou pior depois que ela maltratou um cachorro por ciúmes ao namorado. Nunca odiei tanto uma personagem. Isso dificultou a minha empatia pelas revelaçoes que ela tinha, pois só consegui sentir nojo do quão mesquinha e soberba ela era. Simplesmente nao sofreu consequencia alguma de sua imprudencia e egocentrismo, não aprendeu nada sobre empatia ou ego, só sobre como o amor cura tudo pq o otario do marido dela a perdoou. Triste uma mensagem boa ter ficado vaga desse jeito. Assim como a fabula do rato apresentada no livro, ela não aprendeu nada com seu crescimento.

24/04/2014

Mari 24/04/2014

"Ora, o que há de errado com a rotina e o tédio? Para se sincera, absolutamente nada. Só... só o terror secreto de que tudo mude de uma hora para outra, pegando-me completamente desprevenida."

Linda é uma jornalista de 31 anos que trabalha no jornal mais importante de Genebra, onde mora com o marido e os filhos. Seu marido, que é uma das 300 pessoas mais ricas do país, pode ser uma ótima pessoa, mas nos últimos meses a rotina tem feito o sentimento de amor se transformar em dúvidas para Linda. Ela quer algo novo em sua rotina, quer mudar os hábitos sem deixar o marido perceber que ela se sente insegura e, principalmente, quer ter mais prazer em seu relacionamento.

E é nesse momento de sua vida que surge a oportunidade de entrevistar Jabob König, um dos candidatos a um cargo no governo Suiço. O problema é que Jacob é seu ex-namorado dos tempos de escola e, além de estar casado com uma mulher que nem liga para suas traições, ele está mais interessante que nunca. Sem nem lembrar o porquê da separação dos dois, eles aproveitarão a coincidência de estarem com os casamentos abalados e tentarão aproveitar o momento sem pensar nas consequências.

Paulo Coelho tem mais de 20 livros publicados e, acreditem ou não, este é o primeiro que leio. Acompanho o autor nas redes sociais, li e leio textos do mesmo, porém nunca li um livro até então. Quando "Adultério" chegou em minha casa, eu não pensei duas vezes: comecei a ler o livro no mesmo instante. Se restava alguma dúvida sobre Paulo Coelho elas haviam acabado, pois em menos de uma hora eu estava quase chegando na página 100 e só conseguia pensar: o cara é incrível.

A escrita do autor consegue ser séria e sútil, de forma que o leitor, em um primeiro momento, pense que a narrativa está arrastada, mas ao parar para ver como a leitura está avançada, percebe que o autor consegue nos fazer sentir as impressões que a personagem principal tem de sua vida: uma vida parada e sem nada de novo. Rapidamente percebemos como estamos sentindo a história e, consequentemente, torcendo para que coisas novas aconteçam na vida de Linda. Não para que a história melhore, porque a essa altura, a leitura está ainda mais fluida, mas para que a vida da personagem sim.

Linda e Jacob mostram que, na maioria das vezes, mulheres e homens acabam tentando resolver seus problemas no casamento fora de casa, ao invés de tentar melhorar e buscar uma solução com seu companheiro. A reação da esposa de Jacob diante dos fatos, a alienação do marido de Linda que não percebe os problemas da mulher dentro de casa, os pensamentos quase de uma adolescente da personagem principal ao trair o marido pela primeira vez e os pensamentos de Jacob a respeito de uma traição são os acontecimentos que tornam o livro ainda mais próximo da realidade e faz com que a leitura pareça mais com uma conversa entre amigas do que uma ficção.

Amor, traição, desejo e perdão são alguns dos elementos que fazem com que eu afirme, definitivamente, que Paulo Coelho sabe como fazer seu leitor refletir e pensar mais sobre a vida. Você pode até ler essa resenha e pensar: "não terei o que refletir pois não aceito traição" mas eu teria que dizer: você pode até estar pensando que "Adultério" é um livro apenas sobre traição, mas vai muito além disso.

RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2014/04/resenha-adulterio-paulo-coelho.html

Jessica Oliveira 25/04/2014

Resenha para o blog Books and Movies
Lembro que o primeiro livro do Paulo Coelho que li foi O Alquimista, na época não gostei muito da história. Sendo assim quando solicitei Adultério já estava com um pé atrás com o autor, o medo de me decepcionar era grande, mas para minha grande surpresa o Paulo Coelho conseguiu se redimir aos meus olhos e me encantar com Adultério.

Linda é uma mulher de 31 anos que aparentemente tem a vida perfeita. Mora em um país perfeito, possuí a família perfeita e se tornou a esposa perfeita. Nada em sua vida leva a crer que ela fosse uma pessoa infeliz, afinal ela tem a vida que a maioria sonha. Mas isso não passa de aparência, por dentro Linda é uma mulher frustrada que luta constantemente para manter a faixada de mulher serena.

Tudo piora quando ela reencontra um antigo namorado de escola, Jacob König, e a velha paixão a muito adormecida vem a tona. Apesar de amar o marido, Linda não tem uma vida sexual satisfatória a muito tempo. A sua vida à muito virou uma eterna rotina onde a paixão e as emoções fortes deixaram de existir. Tendo enfim a oportunidade de transgredir as regras que a prendem, Linda inicia um relacionamento extraconjugal tórrido com Jacob.

Paulo Coelho consegue prender o leitor do começo ao fim, é impossível largar o livro. Por muitas vezes me vi morrendo de raiva de Linda, mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Adultério é aquele livro que você ama e odeia na mesma medida. Ama por que a escrita do autor é perfeita e tem a tensão na medida certa para segurar a atenção do leitor e odeia por que Linda apesar de ter um marido perfeito, juro para vocês que o marido dela é de outro mundo, ela sai a procura de uma aventura.

Quando terminei a leitura fiquei me perguntando o que é necessário para ser feliz, é óbvio que foi essa a intenção do autor, essa reflexão dos padrões de felicidade. Será que para ser feliz basta ter do bom e do melhor, morar em um país de primeiro mundo e frequentar as altas rodas da sociedade? Acredito que não. A felicidade como o próprio autor nos mostra é algo interior, é estar bem consigo mesmo, amar e ser amado e então, só assim você consegue ser plenamente feliz.

site: www.booksandmovies.com.br/