O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 21/07/2017

O Bicho-da-Seda é o segundo volume da série policial do Detetive Cormoran Strike, da autora J. K. Rowling, publicado sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Assim como no volume anterior, a escrita segue fluída e extremamente gostosa e viciante!
Eu li nuns dois dias, intercalando com outro que eu estava relendo, e gente, o que é essa série?!

Confesso pra vocês, que após ler os três volumes já lançados, não consegui gostar tanto dos mistérios a serem resolvidos. Achei-os todos bem clichês e muito corrido. Nos três livros, só descobrimos tudo, nas últimas páginas.

No entanto, a J. K., como sempre, arrasa na criatividade e na escrita! Com doses altas do famoso humor britânico, muitos descobertas e reviravoltas, além dos dois personagens mais cativantes que tive o prazer de ler nos últimos tempos!

Uma série imperdível! Já se tornou uma de minhas preferidas!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/06/resenha-o-bicho-da-seda-robert.html

Ana Ira! 21/06/2017

Leitura/escrita viciante!!!!

Uma série imperdível! Já se tornou uma de minhas preferidas!

Sebo Por Todo C 15/05/2017

Já não há mistério a respeito de quem escreveu esse livro
Não deve ser fácil a vida de escritor famoso e rico: cobranças por todos os lados, em todas as resenhas, invejinhas, dúvidas quanto à capacidade literária etc etc etc Mais difícil ainda é a vida do escritor que alcançou destaque mediano em algum momento da carreira literária, porém, o sucesso não chegou aos livros que se sucederam.

É mais ou menos esse o mundo em que se passa O BICHO-DA-SEDA de Robert Galbraith em seu segundo livro (o primeiro foi O CHAMADO DO CUCO) e para quem não sabe, Robert G. é pseudônimo de J. K. Rowling, autora da série Harry Potter.

O PERSONAGEM
Cormoran Strike tem lá seus trinta e cinco anos e aparenta mais. Ex-fuzileiro na guerra do Afeganistão, país onde perdeu parte de uma perna e um tanto de energia. Homenzarrão na altura e dimensão, é filho bastardo de um dos reis do rock inglês. Cormoran ganhou fama em Londres por esse fato e também por ter desvendado um caso difícil, contado no livro anterior. Manteve por dezesseis anos um relacionamento com uma linda mulher complicada e ainda amarga um tanto nessa relação mal resolvida.

Robin é sua jovem assistente, noiva de Matthew que morre de ciúmes de Strike.

A TRAMA
Leonora contrata Strike para localizar seu marido, o escritor Owen Quine, que saiu de casa há dez dias e não deu mais notícias. Leonora acha que o marido está em um retiro de escritores, mas não consegue o endereço ou o telefone do local.

Owen Quine escreveu um livro de sucesso há anos e, depois desse primeiro lampejo de sucesso, desaparece de tempos em tempos tentando dar visibilidade aos seus próximos lançamentos.

Strike passa os próximos dias tentando encontrar pistas de Owen Quine. Procura a agente literária, o editor, a amante do escritor, mas não obtém sucesso. Enquanto isso, o mundo literário entra em efervescência quando vem à tona que o último original entregue à editora de Owen, coloca em situações vexatórias e escatológicas desafetos e amigos do escritor.

Bombix Mori é o título do original e se transforma em uma febre compartilhada em segredo pelo mundo editorial londrino e sofre a propulsão de uma bomba potente quando Owen é encontrado morto, exatamente como descreve em Bombix Mori.

Livro digestivo, romance policial bem amarrado, com personagens delineados satisfatoriamente, em narrativa envolvente. Isso até chegar o momento em que Cormoran Strike sente que encontrou a resposta para todo o enigma. O investigador toma decisões e faz interrogatórios em que só ele sabe onde quer chegar, por consequência, só ele amarra as pontas do enigma.

Pena. Poderia ser um ótimo momento compartilhado. Cormoran (e a autora)
fez questão do prazer solitário.

De qualquer maneira, J.K.Rowling sabe contar uma história que se passa distante do mundo da magia, mas em que a realidade continua estranha, muito estranha.

site: http://trechoprediletoliteratura.blogspot.com.br/

Camix 29/04/2017

Investigação Criminal
Muito bom o livro para quem curte estilo investigação Criminal, eu sou suspeita , adoro esse estilo, mas a JK Rowling conseguiu superar o primeiro desse estilo, e dizem que o último ainda melhor!!!

PAS 15/04/2017

Mais um mistério policial apresenta-se ao carismático detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin. Preocupada, a mulher de um escritor underground busca os serviços do detetive particular após seu sumiço. Assim começa a trama principal do livro desenhada por Rowling com maestria. Os já conhecidos personagens principais de "O chamado do Cuco" continuam a ganhar profundidade na medida em que os acontecimentos se desenrolam. Mais uma leitura rápida e eletrizante proporcionada pela escritora sob o seu já conhecido pseudônimo para romances policiais.

Erikinha 25/03/2017

Admirável
Conclui mais uma leitura..
Alguém já leu?
Gostei bastante parece que escrita foi amadurecendo, a qualidade aumento e clima de mistério se intensificando.
O Bicho da seda é um romance policial de um detetive particular que encanta a imaginação do público.
Enfim a forma como esse guerreiro de guerra consegue nos prender me encantou, eu super recomendo esse livro, com um dos detetives mais singulares e atraentes que já li.

Ana Ponce 03/01/2017

O Bicho-da-Seda
Hoje quero compartilhar com você minhas impressões de leitura do livro O Bicho-da-seda de Robert Galbraith (J. K. Rowling). Ele foi publicado primeiramente em 2014, com o título The Silkworm, sendo traduzido e publicado no Brasil, pela Editora Rocco com o título O Bicho-da-seda. Esse é o segundo livro do gênero romance policial publicado pela J. K., e faz parte de uma série de livro que tem como personagens principais o detetive Comoran Strike e sua assistente Robin Ellacott.
Por se tratar de uma série de romances policiais, os livros podem ser lidos de forma independente, pois uma história não tem ligação com a outra, cada livro relata a investigação de um caso diferente, mas é legal acompanhar na sequência, e perceber a evolução dos personagens, em especial a Robin. Caso queira ver meus comentários sobre O Chamado do Cuco, é só clicar no link, que está no título do livro.
Em O Bicho-da-seda um famoso e excêntrico escritor, Owen Quine, desaparece sem deixar notícias. Bem, até aí nenhuma novidade, pois ele costumava fazer isso com muita frequência, e após sua esposa acionar a policia e a mídia, ele simplesmente reaparecia em um retiro para escritores ou em um hotel qualquer.
Como o marido está demorando a reaparece e a filha do casal está inquieta, a Sra. Owen decide procurar Strike e contratá-lo para investigar o sumiço do marido. A princípio Strike não está muito disposto a aceitar o caso, mas para se livrar de um cliente mais indesejado, acaba aceitando.
No começo todos pensam se tratar apenas do sumiço costumeiro de Owen para chamar a atenção para si, já que está pretendendo lançar um novo livro. Com o avançar da investigação ele acaba se surpreendendo, e percebe que há mais coisas em envolvidas do que se imaginava. O livro que Owen acabara de escrever, chamado “Bombyx Mori” (nome científico do bicho-da-seda) e que considerava sua obra-prima, era também um livro perigoso, pois nele Quine criticava e atacava diretamente e indiretamente várias pessoas que ele conhecia (do meio editorial, familiares e “amigos”).
Sendo assim, se o livro fosse publicado muitas pessoas seriam prejudicadas, em maior ou menor grau, ou seja: MUITAS pessoas tinham motivos para liquidar Quine e impedir a publicação do livro. E foi justamente isso o que aconteceu, Quine é encontrado morto exatamente da mesma forma que o personagem principal de seu novo livro.
A forma brutal e repulsiva que Owen foi assassinado sugere que o assassino fora mencionado no livro e teve acesso aos manuscritos que fora enviado para analise, mas como Quine insultou meio mundo e digamos que sigilo quanto ao manuscrito não era prioridade, a lista de suspeito é bem grande.
Não dá para negar que há MUITA crítica aos integrantes do mercado editorial de uma forma geral: autores egocêntricos, jornalistas fofoqueiros, etc... Também é inegável o fato de que J. K. conhece bem esse espaço, afinal de contas são quase 20 anos nesse ramo, desde o primeiro Harry Potter, publicado em 1997.
O legal dessa série de romances é que nós não vemos apenas o caso em si, mas como a vida pessoal de Strike e de Robin interfere em seu trabalho e no desenrolar do caso, que terá grande participação de Robin em sua resolução.
A respeito do Cormoran tenho a dizer que embora seja um detetive brilhante, Strike consegue realmente me irritar com seu mimi e machismo... Sei que essas características são intencionais, pois não há nenhum personagem da J. K. que não possua defeitos, bem como suas qualidades. E que provavelmente o Strike que conhecemos no primeiro livro, será bem diferente do Strike que nós será nos próximos livros, e o mesmo vale para a Robin.
Em outubro foi lançado na Inglaterra o terceiro volume da série, que tem como título Career of Evil, e dessa vez o Cormoran é um dos suspeitos. QUERO MUITO LER, mas não tem previsão de lançamento aqui no Brasil – ROCCO SUA LINDA, AGILIZA ISSO POR FAVOR, BEIJOS.

Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Universo de utopia 21/12/2016

Segundo volume da série das histórias do Detetive Cormoran Strike a escritora Galbraith consegue mais uma vez surpreender o leitor através do desenvolvimento de uma trama bastante complexa que nos envolve num clima de ESPANTO e SUSPENSE diante de um crime tão macabro que até o Voldemort se espantaria em ter coragem em praticá-lo, sem exagero gente! Desta vez, o crime paira nas ruas de Londres e leva a um emaranhado de pistas que faz suspeitar de todos os envolvidos de alguma forma com a vítima.

Em O Bicho-da-Seda, J.K.Rowling inova a narrativa utilizada no O Chamado do Cuco, passando a ser mais focada e devastadora em meio a um romance de desaparecimento, possíveis assassinatos e os personagens muito bem desenvolvidos, principalmente os suspeitos. O talento da escritora é fantástico e surpreendente, estando a mesma cada dia que passa sendo reconhecida nos gêneros de romances policiais, eliminando TODA a concorrência.

Embora seja o segundo volume da série, os livros podem perfeitamente serem lidos independentemente. Afinal, possui circunstâncias e temporalidade diferentes, mas não aconselho, porque o primeiro volume introduz um pouco sobre a história de Strike e Robin, sua assistente, que será enriquecida de detalhes nesta obra. E já conto com um possível romance entre os dois, apesar de acreditar na possibilidade de existir amizade entre homem e mulher, porque pelo menos da parte do detetive, dá para sentir que tem algo a mais do que admiração.

Quando o escritor fracassado Owen Quine desparece e sua esposa Leonora procura Cormoran Strike para encontrá-lo, pois embora pratique seus sumiços habituais, ele estava demorando mais do que o normal. Mas à medida que o detetive investiga o caso percebe que não se tratava de algo tão simples como pensava sua genitora. O fracassado romancista tinha acabado de produzir um misterioso romance que continha repletas acusações sérias e maldosas a todas as pessoas que ele convivia ? desde a sua esposa, amante, até o mundo dos editores em que se relacionava. Desta forma, o rol de suspeitos relacionados ao fato era bastante extenso, já que a reputação de muitos estariam em jogo.

Depois de um tempo de investigação, o escritor é encontrado morto em situação macabra e de forma estranha, exatamente como descreve no seu livro titulado de Bombyx Mori (Bicho-da-Seda, em latim). O que leva a Strike a uma verdadeira caçada de qual a pessoa cruel que cometeria tal ato?

O clímax do romance é exatamente esse! A maneira com que a autora escreve o desenrolar da história faz com que o leitor fique preso a cada capítulo, detalhes e pistas encontradas, obrigando o leitor a solucionar o mistério, trazendo á tona o bom trabalho de um gênero policial. O desfecho também é de deixar qualquer um tonto, trazendo um realismo ainda que ficcional a todas as 461 páginas, retratando críticas inclusive ao mundo dos escritores, refletido pelas competições acirradas e o preconceito contra as mulheres escreverem. O resultado é o imenso sucesso que já possui e um reflexo de uma escrita madura e de excelência. Gostei muito!

Bells - @brumbells 15/12/2016

ATENÇÃO! A resenha que você está prestes a ler pode conter spoilers do livro anterior.

Nesta segunda aventura do detetive particular Cormoram Strike, temos uma trama diferente do seu antecessor (O chamado do cuco): tanto no que diz respeito ao novo caso que Cormoran e Robin, agora sua secretária fixa e "aprendiz de detetive", deverão resolver quanto à maturidade da história, esta com uma aura mais sombria e visceral.

Tudo começa quando Cormoran, com sua singela e recém adquirida fama após ter resolvido o aparentemente insolúvel caso da modelo Lula Landry, recebe a visita da esposa do escritor Owen Quine, esta alegando que seu marido desaparecera e que ela precisa dos serviços do detetive para encontrá-lo. A Sra. Quine afirma, no entanto, que seu marido está acostumado a sumir sem lhe dar maiores satisfações, e por isso só espera que o detetive descubra onde ele está através de amigos e pessoas próximas à ele para trazê-lo de volta para casa. Mas, conforme Strike vai investigando o sumiço do Sr. Quine, ele descobre que nada é tão simples quanto pensava-se que fosse.
Assim Strike e Robin embarcam em mais uma série de investigações bastante arriscadas que mostrará o potencial de ambos em desvendar pistas que mais ninguém conseguiu ver.
E entre perguntas à conhecidos de Owen e pesquisas de campo, Cormoran se verá em meio a uma rede literária de intrigas onde o ego de editores e autores será o ponto chave para a investigação.

Neste segundo volume da série do mais novo detetive londrino, além da trama a ser desenvolvida ao longo da investigação do novo caso principal de Cormoran e Robin, conhecemos ainda um pouco mais da vida de ambos, que estão cada vez mais conectados profissionalmente - o que tem deixado Matthew, noivo de Robin, cada dia mais carrancudo e irritado com os dois (e eu com ele. Cara chato ¬¬'). Um pouco mais do passado de Strike vai sendo revelado ao longo da história, assim como um pouco da vida de Robin, suas ambições e desejos, o que dá mais curiosidade para o que está por vir nos próximos livros.

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2016/12/resenha-livro-o-bicho-da-seda-robert.html

Erick Damaceno 15/12/2016

Sensacional
Livro sensacional, bem escrito e muito bem elaborado. Confesso que jamais imaginei o final, o contrário do primeiro da sério, o chamado do cuco eu logo sakei o esquema. Esse me enrolou direitinho!
- Fiquei imaginando o corpo por dias, a descrição foi muito boa!

Cláudio 28/11/2016

O Bicho da Seda
Gostei muito da leitura deste livro. Li o Chamado do Cuco e fiquei surpreso com o enredo e trama do Bicho da Seda. O detetive Cormoram Strike e Robin foram fantásticos na solução de mais crime, considerado pela polícia e mídia como resolvidos.

João 05/11/2016

Apesar de ter ficado decepcionado com a trama de O Chamado do Cuco (que achei fraca,muitas coisas sem explicar)eu gostei muito de Cormoran Strike.Ele é um dos poucos personagens que já conheci que tem necessidade de ir ao banheiro,tem ruídos estranhos na barriga enfim isso por mais que seja baboseira o torna humano.Por Cormoran eu decidi dar continuidade a essa série policial criada pela autora de Harry Potter com o pseudônimo de Roberth Galbraith.E que bom que fiz isso.A autora amadureceu sua escrita policial e nos entregou um livro com uma trama policial simples,mas bem elaborada,juntando as pontas soltas no final,e o mais importante:conseguiu manter meu interesse do começo ao fim do livro.Cormoran Strike continua um personagem interessante e fiquei o livro todo torcendo pra pintar um clima entre ele e Robin,que também continua uma excelente personagem.
Acredito que a autora vai evoluir ainda mais(no quesito policial,por que ela arrasou com Morte Súbita e Harry Potter)e agora é ler Vocação para o Mal e esperar outros livros com Cormoran Strike que pra mim já se tornou um detetive de primeira e já conquistou espaço na minha estante e nas minhas leituras.
Matheusvarraes 06/11/2016minha estante
Vocação do mal é um livro independente ou é alguma continuação?

João 06/11/2016minha estante
Vocação para o Mal é um livro independente,porém tem uma ligação com os outros dois por causa do Cormoran Strike,que é o detetive da série.