O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

aoki.vane 08/01/2023

Bem melhor que o primeiro
Graças a Deus a/o JK/RG engrenou toda sua maravilhosa capacidade de descrever pessoas, lugares e situações e ainda manter a trama acessa ate o final.

Foram excluídos vários elementos maçantes que fizeram O Chamado Do Cuco se arrastar por décadas até eu conseguir terminar e fico muito feliz por ter dado chance a este segundo.

A dupla Robin/Strike é maravilhosa, especialmente a Robin. Boas coisas virão nos próximos.

Adorei a sanguinolência e toda a ideia de Bombyx Mori. Sério como ela pensa nessas coisas?

Odiei todas as entradas ClimaTempo neste livro. MULHER, JÁ ENTENDEMOS QUE ESTÁ NEVANDO OK?

Dani 26/05/2015

Eu gostei muito mais da trama elaborada desse segundo caso do que do primeiro.
Gosto demais dos personagens principais, o que vai me fazer sempre querer acompanhar essa série.

Llavinya 26/01/2023

Terceiro da coleção
Continuando a trajetória de Strike após a fama do caso famoso solucionado, neste livro é solicitado para resolver um desaparecimento que por fim se trata de um caso de homicídio. Um autor de livros eróticos grotescos fora assassinado e tudo leva a crer que o culpado é uma das pessoas que inspirou personagens de seus livros. A revelação é surpreendente no final, não era algo que eu imaginava.

Allan 06/07/2022

BombyxMori
"O Bicho Da Seda" supera seu antecessor "O Chamado Do Cuco" nesse segundo livro o crime foi mais chocante ,mais arquitetado e melhor executado,a resolução foi na mesma pegada do livro anterior chegando em uma determinada página quando o detetive já fez tudo no limite do possível a autora faz com que os personagens ( Strike e Robin) tirem suas conclusões e isso faz bater uma ansiedade kk porque nós sabemos que existe um suspeito em potencial e eles conversam sobre o tal mas não deixam nem uma pista para nós leitores , então eles partem pra ação e é aí onde o livro vai a 100km por hora e eles dão migalhas de quem é o suspeito, até que eles montam uma arapuca e conseguem resolver o caso. Uma Crítica Quanto ao livro é a compulsão da JK de colocar pontos de referência de localização e isso pode deixar o leitor um pouco confuso se não fosse por isso seria 5 estrelas.

Vincento Hughes 10/02/2022

Crime complexo, criativo e conectado.
Trama policial com pegada noir para quem gosta de crimes complexos e conectados.

O romancista Owen Quine está desaparecido por alguns dias e sua esposa procura o detetive Cormoran Strike para localizar seu paradeiro. Quando o detetive particular descobre que Owen havia escrito um manuscrito em que difamava várias pessoas que o conheciam, o desaparecimento de Owen, que já havia sumido outras vezes e não era levado tão a sério por pessoas próximas ao escritor, ganha contornos suspeitos.

?O bicho da seda? é um exemplo de excelente romance policial com pegada noir. A história criada por Robert Galbraith é densa, complexa e rica em detalhes. Contada em terceira pessoa, sob a ótica de Cormoran Strike e, em alguns momentos, por sua jovem assistente Robin Ellacott, não foca apenas na investigação do escritor desaparecido. O aprofundamento do passado de um Strike com dores na perna amputada e de uma Robin em conflito com a carreira e o noivo, transitam em meio à narrativa, sem desconectar a leitura da trama central.

O que, nas primeiras páginas, pode aparentar uma narrativa mais devagar, é essencial ao desenrolar do que descobrimos junto com Strike. Detalhes como data, horários e endereços são bem significativos. O grande volume de informações e de personagens é dosado e apresentado com lentidão fluida e acolhedora, aguçando a curiosidade a cada capítulo.

Quase nenhum personagem é mencionado sem razão, inclusive os nomes fictícios da fantasia erótica grotesca criada pelo escritor desaparecido; mesmo não estando relacionado ao crime, os coadjuvantes auxiliam de alguma forma as incursões do detetive pelas ruas londrinas e preparam o leitor para quando Strike e Robin desvendam o mistério.

A solução do enigma é uma prova disso, deixando para as últimas páginas as explicações sobre o crime. Não espere algo mastigado, pois se presume que o leitor já acumulou conhecimento necessário para entender. Com escolha criativa para o título, ?O bicho-da-seda? é recomendadíssimo para quem gosta de noir e investigação e crimes complexos e conectados.

Como é o segundo livro da série com Cormoran Strike, quem quiser acompanhar a história do detetive, pode começar por ?O chamado do cuco?, mas nada impede de ler fora de ordem, pois são tramas independentes.

Valéria 11/06/2022

Os acontecimentos desse livro são muito mais interessantes que o primeiro. Muitas referências e um crime complexo e instigante. Mesmo curiosa com a resolução do caso, acompanhar a vida de Strike e Robin também é muito divertido, pois esses protagonistas são muito carismáticos.
O final da história, quando se conhece o assassino e, principalmente, os motivos do crime, me revolta em um nível que quase destrói a experiência ótima que estava tendo com a leitura. Apesar do meu ódio pela resolução do crime, achei a leitura muito divertida e é sempre um prazer acompanhar Strike e Robin em suas aventuras.

Danilo546 28/04/2022

IMPOSSÍVEL PARAR DE LER
Que livro incrível! J. K. Rowling (pra quem não sabe, ela é Robert Galbraith) demonstra mais uma vez sua genialidade ao escrever um crime extremamente complexo e uma investigação mais complexa ainda, mas de modo super claro ao leitor! Eu amo esse gênero de investigação policial e ler essa história do detetive Cormorant Strike foi MUITO BOM! Eu adorei e recomendo!!

Thiago Toscano Ferrari 05/09/2022

Mais um final surpreendente!
Este romance policial "O Bicho da Seda" segue a mesma pegada de seu volume anterior, "O Chamado do Cuco". Nesta continuação, há um escritor que saiu para um retiro e é tido como desaparecido, um provável suicídio e muitos suspeitos que foram correlacionados ao enredo de uma obra literária da vítima a ser investigado por Cormoran Strike e sua assistente Robin. Esta percepção é interessante, pois a lista de suspeitos de um provável assassinato só aumenta ao longo da trama. Apesar de muito pesado em alguns momentos, o livro é interessante e o seu final mais uma vez inimaginável para mim o que me levou a achá-lo igualmente fascinante ao seu primeiro volume "O Chamado do Cuco"! Recomendo a leitura!

Daiana Luíse 04/09/2022

Bom, mas previsível
Como no primeiro livro, esse é bem descritivo, aqui também o Strike e a Robin conversam sobre o assassino e a teoria das circunstâncias do assassinato sem esclarecer ao leitor! A escrita vai evoluindo e vc vai descobrindo tudo aos poucos, e somente ao fim do livro tudo é esclarecido e detalhado. Gosto de ver construção da relação entre o Strike e a Robin e a evolução de cada um, como tambem foi no primeiro livro...
Mas, sem dúvidas o primeiro foi muito melhor, eu gostava de acompanhar a história da Lula e não sei se gostei muito de acompanhar a história do Quine, o mundo das celebridades supermodelos era mais interessante e cativante, achei esse livro um pouco mórbido, sem falar que o final é bem previsível (sem deixar de ser um bom final)!
Nota 3/5 porque não tenho certeza se leria novamente, se eu estivesse no tédio seria uma boa escolha, mas existem leituras melhores!

AnaPaulaSaoli 17/04/2022

O Bicho da Seda.
Segundo livro do detetive Strike e sua inteligente e assistente Robin (quero ela tb como detetive profissional), acho essa história um tanto mais enfadonha do que a anterior e também mais melancólica.

Uma mulher procura o detetive para localizar seu esposo escritor desaparecido, antes de desaparecer o homem termina seu último livro onde satiriza de forma cruel algumas pessoas que permearam sua vida. Logo depois o homem é encontrado morto de forma bem cruel agora cabe a Strike tentar descobrir quem assassinou a vítima .

Além disso o livro aborda mais profundamente as vidas de Strike e  Robin,  temos um Strike  avaliando sua vida desde a infância, como ele se ressente com o pai biológico, mesmo dizendo a si mesmo que não, como o relacionamento de vários anos com a ex que ainda o atormenta. Há momentos que é sentido profundamente esses ressentimentos que ele tem com a história da sua vida. Robin, por sua vez, parece mais decidida a escrever a vida da forma que acha melhor, mesmo ainda tendo muita dependência afetiva em relação ao seu noivo
Sem dúvida não é o melhor livro da autora, mas vale a leitura.

Taci 03/10/2022

Livro muito bom, com uma história criativa e uma escrita que flui naturalmente, sem a sensação de "encheção de linguiça". No começo eu fiquei super empolgada com o livro, mas infelizmente com o tempo, eu perdi o entusiasmo e ficou cansativo de ler. Mas reconheço o quão bom esse livro é.
Gostei muito da história de vida dos personagens, principalmente de Strike, seu passado servindo no exército, a perca de sua perna e sua família desestruturada.
Robin também é uma personagem que me chamou atenção. Podia jurar que iria rolar um romance entre ela e o detetive.
Não achei o final tão óbvio assim.
O motivo pelo qual dei três estrelas é por conta de ter perdido o interesse, apenas pensava em acabar logo para começar outra leitura.

Nicoly 01/10/2017

Bom...
Não se pode negar que não tem o mesmo fôlego que o primeiro livro, O chamado do Cuco. O livro é meio demorado para "começar" e demora para desenrolar. É bom, mas não sei se teria paciência para ler novamente.

Maria 11/09/2022

Galbraith
Eu amo a escrita do Robert, apesar de saber que é um pseudônimo da tr4nsfob1c4 da J.K.
Amo esse livro desde a primeira vez q li ele, acho realmente muito bom, apesar de não entender porque está classificado como romancista policial, quando se tem nem 10% de romance.
O único adendo que faço é a falta de explicação para certos pontos, de resto acho perfeito, mas se nos próximos o Strike for ficar com a Robin, acho que deveria começar a ser desenvolvido a partir deste.