O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Jussara 21/07/2022

E a chatice está nos detalhes...
Essa é a segunda história com o detetive Cormoran como protagonista que leio e digo que só o concluí porque ele era o livro debatido no grupo de leitura coletiva que participo. Só dessa forma, com espaço garantido pra despejar minhas reclamações é que me sinto confortável pra ler essa série de livros. E antes que alguém pense que achei "O bicho da seda" ruim, esclareço: a história é boa, não é extraordinária, mas é até interessante. O meu problema é com a escrita extremamente minuciosa da J. K. Rowling que, para mim, chega a ser enfadonha em algumas partes. Não me entendam mal, eu adoro saber do contexto das coisas, mas há um limite que, a meu ver, a J.K. ultrapassa por muito. Uma coisa é descrever Hogwarts, o Acampamento Meio-Sangue ou a arena em que está acontecendo a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes - esses são mundos fictícios, portanto é interessante que o leitor saiba a cor da mobília e outros detalhes para melhor adentrar nele... já descrever Londres do jeito que está em "O bicho da seda" é, no meu entender, exagero, só faz com que demore mais para que a parte que realmente me interessa - a do crime, suas motivações e suspeitos - chegue. As dúvidas que tive toda vez que pegava esse livro pra ler era: por que a JK escreveu isso? Qual a relevância de descrever todo o trajeto que o Cormoran faz até o encontro com um suspeito, incluindo detalhes como todas as construções nas quais o personagem passa em frente, a cor da bilheteria da estação de trem na qual ele embarca, o odor do vagão e a aparência dos outros passageiros que estão nele? E isso acontece várias vezes ao longo do livro de uma forma que me tira da história porque quando finalmente o Cormoran inicia a conversa eu já esqueci da importância para a investigação de visitar aquele personagem em particular em detrimento de outro. Precisei fazer um esforço bem grande pra não pular essas descrições excessivamente minuciosas. A parte esse detalhe, que exigiu de mim uma grande dose de paciência, a história é boa.

Michele548 06/04/2020

Muito interessante, porém achei com falta de algo que prenda mais ao livro

Patresio.Camilo 25/04/2020

Esperava bem mais.
Um dos meus arrependimentos literários, foi não ter conhecido a obra do Robert Galbraith, antes de ter sido revelado que este é o pseudônimo da JK Rowling, porque assim o livro não traria tanta expectativa.
Claro que a JK tenho o direito de escrever o que quiser, mas sempre tenho a vontade que ela continue no universo Harry Potter.
Mas voltando ao livro, uma continuação das aventuras do Cormoran Strike.
Achei meio pobre, primeiro por utilizar a mesma alegoria do Chamado do Cuco - quem leu saberá o que estou dizendo, e no final, sinceramente achei que a utilização do Bicho de Seda não fez qualquer tipo de diferença no livro.
O livro começa pós o sucesso alcançado no Chamado do Cuco - mas se você não leu, não fará mta diferença, pois os livros não são uma saga.
Leonora procura o Strike para achar seu marido, e ele começa a busca. Durante o livro, este foca em diversas histórias paralelas, mas que ficam incompletas e com diversas arestas, que não fazem nenhuma diferença no enredo principal.
Por vezes, parece focar mais na pessoa do Strike, mas nada tão interessante.
A história é lenta, e não muito atraente.
O final parece que foi feito às pressas, e parece mais que Strike acertou na sorte do que resolveu o crime.
Enfim, eu particularmente não gostei, mas talvez se eu não soubesse que Galbraith não é a JK, talvez teria lido com outros olhos.
Outro detalhe, o livro foi lido durante a pandemia de 2020, que querendo ou não influencia bastante o humor.
A edição que li é aquela da Rocco, capa dura e com o acabamento de excelente qualidade.
Fico por aqui, espero que gostem e ao ler o livro tenham uma opinião melhor que a minha.

Ditorory 11/04/2023

Surpreendente
Gosto do tipo de ambientação que essa série de livros de detetive traz, passa uma sensação de dia chuvoso, tempo frio e uma certa familiaridade e aconchego.
Adorei o enredo e achei o final bem surpreendente, pois cada um dos possíveis assassinos me deixavam com o pé atrás a ponto de eu suspeitar quase igualmente de todos.
Também gostei bastante dos capítulos que tratavam das conversas com os investigados, embora em vários momentos eu terminasse com mais dúvidas do que esclarecimentos.
Uma das melhoras leituras do ano.

Helena 25/03/2023

Hum
Ainda estou digerindo a história, o autor descreve bem os personagens e suas emoções. A história em si, me fez pensar se deixei algo passar, pois o final ficou um pouco corrido. A Robin merecia mais reconhecimento, mas é notório a evolução da personagem!

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 05/05/2020

Gostei muito mais desse livro do que o primeiro (O chamado do Cuco). O primeiro eu já tinha desconfiado como iria acabar, mas esse me surpreendeu! Além disso, se passa entre escritores, onde conhecemos o mundo da literatura londrina. Leitura prende, eu devorei o livro pra descobrir o assassino! Muito bom!

laurasoobral 26/04/2020

Bicho da seda
A história foi bem mais divertida de ler por já conhecer os personagens. Por abordar o tema da literatura, em muitos momentos tinham diálogos muito complexos em que eu não entendia muito. Fico feliz de ter visto o aprofundamento da relação entre a Robin e o Strike.

Cleyvison 13/02/2020

Totalmente diferente de tudo que conhecemos da autora, que já é conhecida por Harry Potter.
A história prende muito, como um livre de investigação precisa ser

William.Camara 27/05/2020

Assim como seu antecessor, o livro estabelece uma ótima dinâmica entre os personagens e o crime. Particularmente, o crime em questão me atraiu e me instigou mais do que o de O Chamado do Cuco.

Jessica Alves 25/05/2020

Cada vez melhor
Esse livro é sobre a segunda saga de Cormoram Strike e sua assistente Robin. Após O chamado do Cuco, Strike se tornou um detetive famoso bem requisitado e dessa vez ele recebe Leonora Quine, esposa de um escritor que sempre some, pedindo que ele lhe ajude a encontrar seu marido. Após entrevistar alguns conhecidos do autor, Strike percebe que a fuga pode ser algo além do que a sua cliente imagina e assim se desenrola mais uma investigação. Além da investigação central se desenvolvem outras investigações e situações da vida pessoal do detetive e de sua assistente, que nos envolve cada vez mais. Eu gostei mais desse livro, e pude ver uma melhora da Rowling enquanto autora de suspense investigativo.

jaque 16/10/2022

Sou apaixonada pela escrita, pela história e pelos contextos.
A descrição das cenas é totalmente envolvente e cativante.
A diversidade dos personagens, que são totalmente originais e com personalidades marcantes.
Eu amei.

Dany 02/05/2023

Me surpreendi
Há muito não lia um livro de suspense tão maravilhoso! No início achei um pouco chato, o que explica a demora na leitura, mas ao retornar fiquei extremamente instigada, é tanto que li o restante em 3 dias. Adorei conhecer um novo detetive totalmente diferente dos que costumo ler.

Mari 20/03/2019

Minha pequena [e falha] visão do: O BICHO-DA-SEDA
Eu não sei se eu consideraria Cormoran o novo Sherlock, até porque acha que a relação dele com a Robin é bem mais respeitosa (digo de ser humano para com o outro ser humano) e chego a dizer que mais igualitária... Em termos de: Cormoran SABE que ele é foda e inteligente mais não usa isso pra diminuir ou oprimir a Robin. (Lembrando aqui que estamos falando de livros para livros... O Sherlock dos filmes e séries é diferente do Sherlock que eu conheci nos livros...)

Anyaway... Eu A-D-O-R-E-I esse livro, a leitura é super envolvente, te faz ficar com vontade de sempre saber o que vai acontecer a seguir. Os personagens são todos bem desenvolvidos e aquela duvida maravilhosa de "quem é o autor do crime?" fica junto com você até o desfecho.

JK tem uma maneira unica de escrever que faz com que todos os seus livros sejam incrivelmente envolventes (eu, pelo menos ainda não li UM que não fosse.).

O que eu aprendi com O Bicho-da-Seda: Escritores, não sejam babacas com as pessoas... Leitores, escolham livros realmente bons pra passar o seu tempo. aahuash

Ps.: Se você gostou do livro e quer ver seus personagens em ação fora da sua cabeça, vejam a serie STRIKE, da BBC One.
AmandaPorfirio 17/04/2019minha estante
Estou lendo o livro agora e ainda não consigo ter uma opinião formada sobre a história. Mas, acho um pouco maçante. Os fatos relevantes demoram a aparecer, os devaneios de Cormoran são longos demais.

Carol 27/10/2022

Nesse segundo volume da série, se assim pudermos chamar, nosso detetive Cormoran Strike é contratado para investigar o sumiço do romancista Owen Quine.

A mulher de Owen acredita que ele se afastou por alguns dias, como já fez algumas vezes, porém quanto mais Strike investiga, mais ele percebe que há coisas por trás desse sumiço.

Danilo546 28/04/2022

IMPOSSÍVEL PARAR DE LER
Que livro incrível! J. K. Rowling (pra quem não sabe, ela é Robert Galbraith) demonstra mais uma vez sua genialidade ao escrever um crime extremamente complexo e uma investigação mais complexa ainda, mas de modo super claro ao leitor! Eu amo esse gênero de investigação policial e ler essa história do detetive Cormorant Strike foi MUITO BOM! Eu adorei e recomendo!!