As Doze Tribos de Hattie

Resenhas - As Doze Tribos de Hattie

1 | 2 | 3 | 4

minusculebee 08/03/2024

As doze tribos de Hattie
O livro é sobre a os 11 filhos de hattie e sua neta, sendo cada capítulo por cada membro. Ele é sobre traumas, racismo na década de 50 estadunidense, desejos e sonhos.
Ele é muito bom, mas deixou a desejar em alguns aspectos: achei a leitura cansativa, alguns personagens não senti empatia e, inclusive, me deixavam com raiva.
É um excelente livro para questões raciais, as relações das mães negras com seus filhos e saúde mental, mas pode ser um pouco cansativo de ler.

Kivia 03/01/2024

Surpreendente
Confesso que comprei esse livro apenas para preencher um carrinho de compras, mas após finalmente lê-lo achei surpreendente!
O livro conta a história de Hattie através de seus filhos; cada um é relatado em um capítulo do livro de uma forma que vai revelando aos poucos a dinâmica da família de Hattie.

Regina 27/12/2023

Terminei
Finalmente terminei a leitura deste livro. Não quero terminar o ano com livros atrasados. Não gostei muito do livro. Achei arrastado, doído, muito diferente do que estou acostumada a ler. Uma leitura diferenciada

Carlabknho 01/10/2023

Livros de promoção na maioria das vez não geram grandes expectativas, principalmente quando não são tão conhecidos. Esse foi um livro baratinho e surpreendente. Me arrebatou, impactou e inspirou. A personagem principal é uma sobrevivente.
A obra apresenta de forma envolvente a história dos descendentes de uma personagem complexa: A Hattie.
Os capítulos são divididos entre seus filhos, cada um narrando a visão acerca da história da família e da mãe. Conhecemos a personagem principal por meio dos relatos dos filhos.
O pontapé inicial é a corajosa partida para outra cidade em busca de respeito e fugir do racismo bruto da Geórgia (onde seu pai foi assassinado).
Recém chegada na Filadélfia, Hattie e seu marido carregam muitos sonhos para família. Quando uma grande reviravolta surge e faz a personagem mudar e buscar preparar os filhos para as crueldades da vida (mesmo que pareça não amá-los).
Para manter a família na Filadélfia todos enfrentam dificuldades, dores, desamores, fantasmas do passado e muitas histórias a serem compartilhada no decorrer da evolução de cada membro sua tribo familiar.
A narrativa conduz a debates importantes e faz refletir sobre racismo, sexualidade, empoderamento feminino, maternidade, intolerância religiosa e superação. Tudo isso de forma ora sutil, ora impactante.
Leitura fácil, fluída, personagens plurais e marcantes e uma história tão emocionante que em vários momentos faz o leitor sofrer junto e refletir muito.

@atrapalhadah

Vic Wonder 23/09/2023

Esmagador
Não tem outra definição para esse livro?
A Ayana trouxe indignação, a dor da segregação racial, a dor da traição e a força de uma mulher que precisou fazer o que podia para criar seus filhos. É triste e esmagador reconhecer tantos aspectos da realidade nesses detalhes. A Hattie teve uma vida muito difícil. Quantas mulheres não conhecemos que precisam ser duras e aguentar muitas traições e dores para conseguir alimentar seus filhos. Essa preocupação constante vai minando todo o ar e carinho que elas poderiam destinar aos seus pequenos...
Capítulo a capítulo vamos sentindo a dor da "general" e de como isso influenciou seus filhos.

Tudo que desejo são dias melhores e pessoas melhores??

Luisa573 13/06/2023

Da primeira vez que li não entendi a importância das histórias contadas no livro.
Alguns capítulos são bem arrastados e até um pouco chatos, mas em sua maioria as histórias dos filhos de Hattie são o puro reflexo de como as relações familiares podem influenciar em como vemos o mundo, na nossa personalidade, ou mesmo no desenvolvimento de traumas e transtornos.
É uma leitura necessária pelo menos uma vez.

Maria.Dalcimar 13/05/2023

Terminei o livro, e não consegui formar uma opinião acerca dele... Se curti ou não, para falar a verdade fiquei bem dividida..

O livro segue uma estrutura diferente do que estou acostumada. A cada capitulo conhecemos um dos filhos da Hattie. É como se fosse várias "histórias" dentro da "história", e todas com um final aberto, digamos assim.

Algumas queria realmente saber o que aconteceu, outras foram tão chatas que dei graças a Deus quando o capítulo terminou.

Enfim, é isso!

BrunoTS 04/11/2022

Primeiro drama...
Um livro muito diferente do que estou acostumado a ler.
A história de Hattie e de seus filhos é uma história sem um "final feliz", como a vida real, uma história cheia lutas contra o preconceito, contra a fome e contra os nossos próprios dilemas internos.
O amor de uma mãe pelos filhos é demonstrado das formas mais inusitadas possíveis, mas ele está lá para cuidar e para perdoar.

vicqs 17/05/2022

Finalmente
Consegui terminar esse livro, nem sei quantas vezes eu parei e voltei, esse vai e vem por meses. Não foi uma história que me cativou, daquelas que você não consegue parar de ler, mas é uma história bem estruturada e flui bem, esperava mais do enredo final. Num todo não foi uma leitura ruim, só não foi cativante. A protagonista tem uma história bem sofrida e de muita garra, e sem duvidas me apeguei muito a ela.

gleice 19/04/2022

Esta é a tocante história de uma mãe lutando, de uma forma particular, para conduzir sua numerosa família e superar as adversidades.

Rafael2046 09/03/2022

As Doze Tribos de Hattie é um livro que você consegue compreender tudo apenas com as falas finais, de Cassie e Sala. É um livro que fala sobre relacionamento entre mãe e filhos. No livro fica mais do que explícito que os filhos são indissociáveis de Hattie, assim como ela é deles, estão profundamente ligados por um cordão umbilical invisível. Hattie em certos momentos foi uma mãe negligente, mas jamais desistiu dos seus filhos, era dura, mas nunca ao ponto de deixá-los morrer. O grande problema em Hattie foi toda a responsabilidade e peso que enfrentou logo nova. É um livro que fala sobre religião, responsabilidade, sexualidade e problemas familiares através de pequenos contos. Uma leitura bem interessante para sair de uma ressaca literária.

Reading Art ð 26/01/2022

Cruel e intrigante
É uma história boa, seu único defeito é a lentidão da narrativa. Ele é bem cruel mesmo, gostei muito desse livro.

Malu 27/11/2021

Hattie sofre uma grande perda e nunca se recupera. Focando na sobrevivência de seus filhos nunca se permite mostrar ternura ou mesmo seu amor por eles. Porém a cada capítulo - que leva o nome de cada um de seus filhos e de sua única neta - é possível ver a presença viva e marcante com que Hattie aparece em suas memórias ou mesmo em suas atitudes. O livro tem múltiplos narradores - incluindo a própria Hattie - mas nenhum deles consegue dar conta da complexidade dessa mulher única que ao mesmo tempo lembra tantas outras.

Mari 08/11/2021

tocante
mais um livro que eu comprei na bienal de 2018...
é muito bonito, cada capítulo narra uma parte da história de cada filho da Hattie e a gente pode aos poucos ir conhecendo essa mulher que passou por tanta coisa e tenta ensinar aos filhos o quanto o mundo pode ser cruel
alguns capítulos são melhores que os outros e a história e sequencial, com passagens de tempo durante os capítulos

1 | 2 | 3 | 4