Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

paulina 12/02/2022

Irmãs de Shakespeare
Sarcástico e direto. São essas as duas palavras que eu defino esse ensaio. A autora ou persona se vale de recorrentes ironias ao longo do texto para discorrer a respeito de um assunto tão vago quanto a mulher e a ficção. "Direto" porque logo de cara já é dito sem rodeios que toda a questão da mulher e a ficção depende de dinheiro. Dinheiro para ter acesso à literatura, dinheiro para conseguir gerir seu próprio tempo, dinheiro para ter seu próprio lugarzinho, dinheiro para fazer o que quiser, dinheiro para poder ser independente e, portanto, para exercer sua liberdade intelectual.

Diversas passagens do texto serviram como um soco no meu estômago ou na minha cara. Talvez a mais marcante foi o final, quando é dito que nós mulheres não somos grandiosas como "o outro sexo", porque não lideramos guerras, impérios, nem fizemos descobertas, porque enquanto eles faziam isso, as mulheres estavam ocupadas com o serviço doméstico - este tão essencial.

Mas algo que acho interessante de se pontuar é a respeito da questão da minha experiência enquanto leitora na segunda década do século XXI. Enquanto a persona que narra lança um desejo de esperança que nós mulheres sigamos vivas e cada dia mais independentes, me senti feliz porque conquistamos muitos direitos e o espaço literário contemporâneo está sendo ocupado por muitas mulheres. Isso significa que progressivamente estamos conquistando nossa independência e nosso teto. Infelizmente as desigualdades ainda existem, principalmente envolvendo outras questões além do gênero, mas aqui deixo a minha esperança de que essas desigualdades diminuam bastante até o próximo século.

LIA 08/02/2022

"Para uma escritora, é essencial ter um teto todo seu."
De início achei que iria ter dificuldade para entender a escrita da Virgínia, mas não! A escrita é super acessível e direta, apesar de ela estar sempre refletindo e mergulhando em outros assuntos dos quais não foram diretamente propostos. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual não consegui devorar o livro, e isso não é nem um pouco ruim! A cada capítulo o livro nos faz refletir e viajar em nossos pensamentos e isso acontece de uma forma natural. Em um capítulo específico cheguei a lembrar da escritora Mary Shelley que também teve que lutar para que sua obra fosse públicada.
É um livro antigo mas com questões ainda muito atuais, infelizmente. Gostaria mesmo que todas as pessoas tivessem curiosidade e vontade de ler esse livro, para assim ponderar sobre as adversidades levantadas pela Virgínia.

Silmara.Alencastro 07/02/2022

Leitura importantíssima
É quase um manual de sobrevivência! São percepções de um tempo que não passou. A autora vai nos levando por caminhos que ela julga poder "salvar" as mulheres de seu tempo, estratégias para que elas possam escrever e viver. Faz comparações e mostra a sua luta e nos inspira a continuar lutando pelo que não conquistamos ainda.

Edilene Freitas 05/02/2022

Um Teto Todo Seu é um ensaio escrito pela aclamada Virginia Woolf. Nele a autora busca descobrir o que seria necessário para que a mulher possa escrever literatura e não apenas cartas ou pequenos bilhetes a que estava acostumada. A conclusão a que chega é que é necessário que a mulher tenha "um teto todo seu", um lugar em que ela possa ficar sozinha para escrever aquilo que pensa, e também uma renda mínima de 500 libras, que garantirá a ela liberdade para se dedicar à literatura sem precisar trabalhar em outros ofícios. Mas, claramente, o livro não se resume a isso. Virginia destrincha a história da mulher na literatura ao longo dos séculos, como ela era vista pelo outro sexo, e até mesmo pelo seu próprio, quando escrevia algo. É uma aula excepcional sobre o papel da mulher na sociedade e como ele evoluiu, ou talvez não, ao longo dos anos.

Vitória Romeiro 03/02/2022

essa leitura nos leva a refletir sobre vários aspectos na literatura escrita por mulheres, a escrita de virginia é espetacular, suave e sincera.
como uma conversa entre amigas sobre pautas importantes e reflexões de diferentes épocas e possíveis melhorias no sistema atual.

idkvixo 03/02/2022

"Nada além de 500 libras por ano e de um teto todo seu"
Esse foi o primeiro livro da Virginia Woolf que eu li e estou #impactada
Bom, eu demorei bastante até pra ler esse livro pq eu acho que é um livro que não se pode ter pressa pra ler. Além de apreciar a escrita, precisamos absorver todos os seus pensamentos.
A autora reflete sobre as mulheres na ficção e suas dificuldades ao longo dos séculos.
Por que nao existia tantas mulheres escritoras? O que é preciso para que se tenha mais mulheres escritoras?
O tema parece tão óbvio, mas não é. Eu senti que mergulhei em assuntos que achava que sabia e acabei sendo surpreendida. Mesmo sendo reflexões antigas, ainda posso ver que no mundo atual, são reflexões importantes e que precisam ser discutidas.

"A poesia depende da liberdade intelectual. E as mulheres sempre foram pobres, não só por duzentos anos, mas desde o começo dos tempos."
Dedela :)) 03/02/2022minha estante
oi seja minha amiga pf!! Virginia Woolf simplesmente a maioral.

idkvixo 04/02/2022minha estante
vamos ser amigas!!!

vouzmeyvousz 02/02/2022

simplesmente incrível! por ser meu primeiro contato com Virginia Woolf achei que teria uma certa dificuldade para entender, mas foi totalmente ao contrário, a forma que ela explica e a sua escrita facilita muito o entendimento de quem está lendo. é um livro bastante atual que nos faz refletir bastante sobre como desde o século passado até os dias de hoje a mulher é subestimada pelo padrão patriarcal e pela sociedade misógina e machista. Virginia é incrível! mal posso esperar para ler mais obras dela.

thaís 31/01/2022

Escrevam!
Esse ensaio foi meu primeiro contato com a escrita da Virginia Woolf e preciso dizer que estou muito empolgada para ler suas obras! Estou muitíssimo curiosa para descobrir se vou gostar ou não de seus livros ? acho que vou amar.

Algo que me impressionou nesse ensaio de Woolf é como algumas coisas demoram a mudar ? ou nem mesmo mudam ?, mesmo já tendo se passado quase 100 anos desde que ela escreveu essas ideias, em 1928. As mulheres realmente conquistaram muito mais espaço e direitos no decorrer do século XX e agora no século XXI. Temos muitas autoras mulheres de enorme sucesso escrevendo romances, peças, ensaios, poesia, livros de história, filosofia e muito mais. As mulheres estão adentrando cada vez mais esses círculos que antes lhes eram negados, que eram restritos a homens brancos.
Mas, infelizmente, alguns pensamentos conservadores se mantém presentes mesmo nos dias de hoje.
Na página 82, acredito que no capítulo IV, Woolf escreve o seguinte:

"Esse é um livro importante, pressupõe o crítico, porque lida com a guerra. Esse é um livro insignificante, pois lida com os sentimentos das mulheres numa sala de visitas."

Nesse trecho, Woolf está falando sobre as críticas e comparações feitas entre Guerra e Paz, de Tolstoi, e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A frase não precisa de explicações, mas a autora está evidenciando o quanto histórias escritas por homens, com ênfase na vivência dos homens, são sempre mais bem recebidas pela crítica, são obras que possuem um valor simbólico e material, porque assume-se que seja uma obra que retrate uma vivência e realidade universal. Já as obras de Jane Austen nada tem a nos passar e dizer, pois se trata do dia a dia de mulheres da classe média inglesa, e seus sentimentos e sua realidade não são importantes para nós, já que mulheres não são inteligentes e complexas como os homens.

É interessante pensar que em 1928 Virginia Woolf já estava falando sobre isso. Porque mesmo hoje em dia, em 2022, ainda existem homens que acreditam que Tolstoi seja muito mais relevante que a Austen, apenas por seu livro representar a guerra. Eu mesma já conversei com homens que expressaram essa mesma frase do ensaio de Woolf.
E com isso, não pretendo dizer de fato qual obra é melhor e mais relevante, mas sim, expôr o machismo na construção e na crítica do que é uma literatura de qualidade.

Dito isso, também acho necessário dizer que não concordo com todas as análises de gênero (ela fala sexo no ensaio) que Woolf faz. Muito tempo se passou e muitas concepções mudaram, e tudo bem, já que Virginia estava escrevendo suas ideias em 1928, ainda na primeira onda feminista.
E isso também quer dizer ela não considera questões de raça, algo essencial para nós que somos brasileiros considerarmos em qualquer análise social.

Mas, em suma, é um ensaio muuuito bom, estou muito feliz por ter lido, queria ter tido essa experiência antes! Pretendo continuar lendo Virginia Woolf, estou ansiosa por isso. E fico feliz em ver que em quase cem anos dessa publicação, tivemos mudanças e avanços na literatura e em diversas outras áreas das ciências e artes. E encerro com esse trecho fantástico:

"Desde que vocês escrevam o que desejarem escrever, isso é tudo o que importa; e se vai importar por séculos ou apenas horas, ninguém pode dizer."

Brenda Rafaele 31/01/2022

Virginia Woolf nos apresenta, o papel da mulher na ficção, explicando de forma que desfaz um mal entendido histórico: a mulher é personagem de destaque em inúmeras obras literárias ao longo dos anos, mas isso não quer dizer representatividade. Ela existiu, em muitos casos, pela visão de um homem. Nem sempre foi possível que uma mulher escrevesse sobre os desejos e anseios de seu sexo. Ela era o sol, a musa inspiradora para muitos autores, mas em casa ela tinha um papel muito diferente.

Renan 31/01/2022

O medo de Virginia Woolf
Nada mais brilhante que uma das mais brilhantes escritoras britânicas fazendo um ensaio estonteante sobre mulheres e a escrita!

Em "Um Teto Todo Seu", Virginia Woolf traça um elaborado panorama histórico-social da condição feminina. Especialmente no que tange a produção literária. Sua tese é: uma mulher só pode desenvolver suas plenas capacidades se tiver um ambiente tranquilo e exclusivo dela para se dedicar à literatura, bem como independência financeira.

A partir daí, ela, com toda sua habilidade didática e poética, constrói cenários, conta histórias, faz uma série de pesquisas, estudos e outros paralelos pata ilustrar seu ponto e provar a sua tese. Desde a suposta irmã "genial" de Shakespeare, passando pelas irmãs Brontë e até Jane Austen, Woolf amarra a literatura inglesa feminina sob a sua perspectiva de desenvolvimento plena, com "um teto todo seu" (e um dinheiro também).

Para além de indagações vagas sobre o "futuro da literatura", contemplar o passado e suas reflexões no presente, ajudam a entender e se preparar para o futuro.

O tal "medo de Virginia Woolf" não é o medo que ela sentia, mas sim o medo que podem sentir dela. O medo que ela pode causar nas mentes obtusas, sem perspectiva, que, mesmo no século XXI, negam os anseios femininos dos últimos 100 anos (considerando que a obra é de 1928). Sim, Virginia Woolf estava certa. E estará sempre presente. Até para quem tem medo de Virginia Woolf.
lele 31/01/2022minha estante
meu deus que resenha boa!! fiquei cm muito vontade de ler ese livro depois disso ?

Nanna 29/01/2022

Sensacional
Virgínia nos leva a refletir sobre vários aspectos na literatura escrita por mulheres que eu nunca havia pensado antes.
Aliás, até já havia pensando sim, mas com palavras tão marcantes e sensatas que fez eu para pra refletir.

Por que mulheres não escrevia livros antes?
A verdade é sempre a mesma, elas eram anuladas pelos homens, sem oportunidades de estudos, como se cria uma carreira assim?
Homens tinha direito a estudo, oportunidade de publicação. As mulheres que nem tinham isso, e ainda eram taxadas de inferiores.

Inclusive não teve como não lembrar daquele filme sobre Mary Shelley e da dificuldade que ela teve pra publicar sua obra.

Mas a Virgínia fala de bem antes disso, do porque dessa dificuldade.

Adorei a linha cronológica que ela usou e fiquei tentada a reler livros que eu até li recentemente.

Rosie 27/01/2022

Quinhentas libras por ano e um teto todo seu.
"...Algumas das palavras mais inspiradas, alguns dos pensamentos mais profundos da literatura vieram de seus lábios; na vida real, ela pouco conseguia ler, mal conseguia soletrar e era propriedade do marido..."

Definitivamente um livro incrível. A comparação cronologia que Woolf faz nesse livro é insana. Alguns fatos totalmente marcantes e surpreendentemente atuais!

Renata 27/01/2022

Um teto todo seu
Tempo, espaço livre de interrupções e dinheiro é o que uma mulher precisa para poder escrever ficção. Livro que cresce a cada nova releitura.