Um Teto Todo Seu

Um Teto Todo Seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Bruna.Cavalcante 24/04/2023

Sensacional
Um dos melhores livros que já, trás uma reflexão muito importante e atual sobre como a sociedade observava e observa a função e o papel da mulher na sociedade e até mesmo como se vê.

Isa 22/04/2023

Necessário
Assino embaixo.
Concordo com a Virginia Wolf em cada linha, acompanhei o raciocínio e desejo a todas mulheres um teto todo seu.

Karla 22/04/2023

Um Teto Todo Seu é de um jeito brilhante, e peculiar. Os dois ensaios que compõem o livro são muito bem escritos. Um trabalho feminista muito bom!

Ludmila 18/04/2023

Uma bela reflexão sobre o que uma mulher precisa para ter "sucesso" e sobre as dificuldades que ela enfrenta no mundo (até hoje) para que isso aconteça.

Araujo 15/04/2023

Judite Shakespeare
Virgínia Woolf e um convite para que as mulheres escrevam. Uma revisão do passado e das dificuldades que as precursoras da escrita feminina enfrentaram para que as mulheres desse século pudessem ao menos ter palavras todas suas, tetos todos seus.

Nicolas388 14/04/2023

"É estranha a diferença que um rabo faz"
Woolf vai além de apenas escrever um simples ensaio; ela combina diferentes estilos literários para expressar suas ideias. Isso inclui uma narrativa envolvente, elementos poéticos e metalinguísticos, o que eleva sua obra ao patamar das grandes criações artísticas.

Por meio de um gato sem rabo, uma biografia da "irmã de Shakespeare", entre outras digressões, a autora expõe uma ideia simples (porém nada óbvia): a de que é preciso uma renda estável e um teto todo seu para escrever ficção (ou qualquer produção artística). É fascinante acompanhar o desenvolvimento das dúvidas de Woolf (por que existem tão poucas mulheres escritoras? por que existem tantos homens escritores? por que, entre as exceções de escritoras, o formato do romance sempre se sobressaiu?) até suas conclusões. A fatal descoberta de que nós matamos nossos gênios, por falta de oportunidades, por falta de um espaço, de renda, de educação. Temos condenado todo e qualquer gênio, que não tenha nascido no corpo de um homem branco, a enlouquecer dentro de sua própria genialidade.

"Quando, porém, lemos sobre o afogamento
de uma bruxa, sobre uma mulher possuída
por demônios, sobre uma feiticeira que vendia ervas ou mesmo sobre um homem muito notável e sua mãe, então acho que estamos diante de uma romancista perdida, uma poeta subjugada, uma Jane Austen muda e inglória [...]"
Clarispectiana 14/04/2023minha estante
Fiquei encantada com a forma que ela trás para o debate questões de gênero sem deixar de lado a sua maestria literária.

Nicolas388 16/04/2023minha estante
Sim, ela equilibra perfeitamente seus argumentos para o ensaio mas sem abandonar sua escrita maravilhosa. ^^

Ariana 10/04/2023

Um livro feito para mulheres refletirem sobre qual o seu valor e posição que ocupa na sociedade na qual vivemos.

Amanda.Brisa 07/04/2023

Até parece que Virgínia escreveu esse livro atualmente
Virgínia fala sobre os problemas que as mulheres (principalmente mulheres escritoras), enfrentam na sociedade. Aqui ela aborta sobre a mulher e a ficção. Em um mundo sem voz, onde a mulher é moldada como o homem bem interessa, Virgínia se mostrou uma verdadeira feminista. Bem a frente de seu tempo. Até parece que Virginia escreveu esse livro atualmente.

Cavalcante10 07/04/2023

Certeira
É a palavra que define a visão de Virgínia, em um mundo em que as mulheres não tinha voz e nem vez, escrever romances e outros livros era perigoso, e para muitos doentio, os recursos faltavam, e as poucas mulheres que tiveram a coragem de escrever, eram humilhadas e todas como fúteis.
Fico chocado com a ideia de que certas obras, "escritas" por homens fazerem tanto sucesso, e as de mulheres não. A questão é: quantas obras famosas foram escritas por mulheres, mas roubadas por homens? Inúmeras, imagino, inclusive de "grandes autores". Quem garante que Shakespeare escreveu Romeu e Julieta? Não era típico de homem nenhum falar tão abertamente e intimamente sobre amor, principalmente o amor tão forte, como o de Julieta/Romeu.

Nati Gaiewski 07/04/2023

Porre
   Realmente eu nunca leria um livro desses e só fui até o final pelo mesmo motivo que comecei a ler: o desafio Rory Gilmore. Eu achava que por ser curto seria fácil e rápido mas demorei muito mais do que esperava (apesar de ter tomado só uma tarde). A escrita era repetitiva e lenta demais. Foram 140 páginas lendo algo que poderia estar em 5 páginas, só ficou enrolando para falar a mesma coisa.
Dani 23/07/2023minha estante
Também estou tendo essa percepção.

psi_livros 04/04/2023

Uma mulher fora de seu tempo/ Atormentada pela seu tempo!?
Virginia com certeza é uma mulher fora de seu tempo. Durante a leitura de " Um teto todo seu", sua angústia por toda a nossa estrutura social é evidenciada, um ensaio extremamente rico que apresenta pontos importantes. Sendo este baseado em uma pergunta não tão simples que relaciona mulheres e ficção.

fanny.Dyatlov 29/03/2023

VIRGINIA WOOLF EU TE VENERO! Coma meu cérebro no café da manhã. ????

?As mulheres serviram todos esses séculos como espelhos possuindo o poder mágico e delicioso de refletir a figura do homem com o dobro de seu tamanho natural. Sem esse poder provavelmente a terra seria desconhecida. Ainda deveríamos estar riscando os contornos de veados nos restos de ossos de carneiro e trocando pederneiras por peles de carneiro ou qualquer outro ornamento simples que agradasse nosso gosto não sofisticado. Super-homens e Dedos do Destino nunca teriam existido. O Czar e o Kaiser nunca teriam usado coroas ou as perdido. Qualquer que seja seu uso nas sociedades civilizadas, os espelhos são essenciais para toda ação violenta e heróica. É por isso que Napoleão e Mussolini insistem tão enfaticamente na inferioridade das mulheres, pois se não fossem inferiores, deixariam de crescer.?

Um livro curto e bom ou melhor uma palestra de 192 páginas boa. Virginia Woolf traz argumentos interessante sobre Uma Mulher não poderia ter escrito a obra de Shakespeare porque precisaria de "um quarto só dela". Essencialmente, uma educação, a capacidade de viajar pelo mundo e a independência necessária para o fazer. E ela também cria um pequeno exemplo que se caso Shakespeare estivesse um irmã gêmea e que caso ela estivesse exatamente os mesmo dons que ele ou até melhores que ele. Ela enlouqueceria pois não teria como expressa-los como o irmão, ela como uma mulher no século XIX não era livre como um homem e não teria as mesmas oportunidades como ele.

"??????? ????? ??? ??? ??? ? ??? ?? ??????? ???? ??? ?????????. ??? ?????? ??? ?? ???? ??????????? ?????? ??? ????????? ?????? ????, ???? ???????? ? ??????... ?? ????????? ???????? ? ?????????? ??? ????? ?? ?? ? ??? ??? ?????? ?????????? ?????? ?????????? ??? ???? ??? ?????? ??? ?????? ???????????? ???? ? ??????? ??? ?????? ? ????????? ??? ???????? ?? ????? ??? ????????? ? ????? ?? ??????? ????????? ??????."

Ler este livro foi revigorante e assustador, sabe aquela sensação que tem vários demônios gritando na sua cabeça? Foi exatamente isso que eu senti lendo esse pequeno livro. Mas não consegui largar até terminar. Estou obcecada por cada palavra, cada frase e parágrafo. Virginia, e eu digo de novo.. devore meu cérebro como se fosse seu café da manhã favorito.

??????? ???? ???????????, ?? ??????; ??? ???? ??? ???????, ????????? ?? ???????? ??? ????? ????? ??????? ?? ????????? ?? ????? ?????.

?Isso é um pedido de ajuda.
Nicolas388 31/03/2023minha estante
Ah, adorei o "devore meu cérebro". A Virginia Woolf é genial mesmo. ^^

juliana1514 29/03/2023

Maravilhoso
Eu simplesmente amei esse livro. Decidi lê-lo aleatoriamente e foi a melhor coisa que fiz. Virgínia tem uma escrita espetacular e está muito a frente do seu tempo. Já separei outros títulos da escritora para devorar.