Meridiano de sangue

Resenhas - Meridiano de Sangue

Ale 26/05/2023

O rubor crepuscular no Oeste
Livraço!!!

Sangue e mais sangue. Desgraceiras o tempo todo, sem limites.
Acho incrível a maneira como ele descreve os locais, as paisagens e também as cenas.
Um dos meus autores favoritos, e com certeza terá uma releitura num futuro não muito distante, só preciso absorver tudo isso.

"Miraram o sol em seu circo e ao lusco-fusco cavalgaram para o frescor da planície onde o céu do poente estava da cor do sangue."

"... Eram homens de outro tempo embora carregassem nomes cristãos e tinham vivido toda a sua vida em uma vastidão selvagem como seus pais antes deles. Aprenderam sobre a guerra guerreando, empurrados por gerações desde o litoral leste através de todo um continente...
Se grande parte do mundo era mistério as fronteiras desse mundo não o eram, pois elas não conheciam medida ou limite e aí dentro encerrados estavam criaturas ainda mais horríveis e homens de outras cores e seres sobre os quais homem algum deitaria os olhos e contudo nenhuma dessas coisas mais forasteira do que forasteiros eram seus próprios corações em seus peitos, fossem quais fossem a vastidão e as feras aí dentro encerradas."

Pedro 15/05/2023

Meridiano de Sangue é violência ao extremo e mais. Achei o livro muito exaustivo com suas várias descrições de paisagens e penso que esse seja o desejo do autor, nos cansar da mesma forma que os personagens também estão por não terem repouso. Aliás, nesse livro você não vai sentir empatia pelos personagens principais, em muitos momentos me vi torcendo pelo mal deles e fiquei bem feliz em certos trechos quando isso acontece. É bem possível expremer esse livro e pingar sangue dele. Leitura perturbadora...

Roberto 15/05/2023

Desgraçamento mental da melhor qualidade
O fato do livro se passar no oeste dos EUA dá um viés para minha resenha, pois sou fã do gênero e 3 dos meus filmes favoritos da vida são de western(Três homens em conflito, Era uma vez no oeste e Os Imperdoáveis), mas o livro nos apresenta uma visão bem diferente
Nos dá uma visão bem mais crua e selvagem do velho oeste americano, repleto de matanças, corrupção , pobreza e destruição, e McCarthy nos apresebta tudo isso com minúcia, classe e beleza
Há páginas e páginas narrando os personagens a vagar nos cenários inóspitos, mas são descrições belíssimas e que raras vezes se tornam entediantes por darem um cenário palpável e nos pegamos vagando junto com os personagens pelos desertos hostis, rochedos afiados, vilarejos de palhoça e cidades melancólicas, sentindo-os plenamente
Aqui não há clichês do gênero que tantos adoramos, como o pistoleiro calado, o cowboy vaidoso e os duelos épicos, surpreendendo aqueles que já são fãs de westerns como eu
Não recomendo para todos por ser um livro com violência explícita e irá dar pesadelos até no mais sangue frio daí, principalmente com o enigmático Juiz Holden, o líder do bando

Maria 30/12/2022minha estante
A sua resenha já é uma baita recomendação para mim...haha Lerei em 2023!

Alessandro 24/04/2023

Esperava mais
Espera mais do livro. Ao longo das páginas se tornou extremamente repetitivo, com descrições intermináveis de paisagem e depois mortes.
Krishna.Nunes 14/08/2023minha estante
Meridiano de sangue faz enormes referências a Paraíso perdido, A divina comédia, Fausto e principalmente à Bíblia. Tudo isso delimita nele um contexto filosófico que, se você já não conhece previamente, dificilmente apreciará as nuances do romance. Aí só sobrará violência gratuita e morte.

Rael 22/04/2023

Um livro cheio de sangue
Este foi o livro mais brutal que já li. Muito sangue e violência desenfreada no velho oeste americano. Consegui imaginar como foi a vida das pessoas e principalmente dos índios na pré e pós independência dos EUA. Fiquei impressionada com a matança desenfreada e como até recém nascidos foram trucidados nesse história. Mas o que me deixou extremamente angustiado foram as mortes dos animais. Como a vida de cachorros, cavalos e mulas não valiam nada. No final, encerrei este livro muito satisfeito com o que o escrito proporcionou. Recomendo muito. "Menos aos sensíveis a violência extrema.

Lucas.Rocha 20/04/2023

McCarthy: Uma Narrativa Épica e Brutal da Natureza Humana
Com uma narrativa épica e violenta, McCarthy nos envolve, por sua escrita intensa e realista. As descrições dos cenários e ambientações do livro são feitas de forma realista e vívida. O autor retrata um oeste selvagem e impiedoso, onde a brutalidade e a violência são uma constante. Desde os territórios desérticos e inóspitos do México até as cidades fronteiriças caóticas e corruptas, o autor pinta um retrato sombrio e desolador do ambiente em que os personagens vivem.

Seu estilo de escrita é Belo e esplendoroso, com uma prosa poética e imagética, embora também seja notoriamente sombrio e brutal. Ele usa uma linguagem concisa e direta, com poucos diálogos e muita introspecção dos personagens. Sua escrita é carregada de simbolismos e metáforas, que muitas vezes retratam a natureza implacável e cruel da humanidade.

Aqui a exploração da natureza humana e a questão da violência inerente ao ser humano são um ponto forte da obra. Os personagens são retratados em sua essência mais crua, com suas ações questionáveis, motivações obscuras e crueldade desmedida. O livro também aborda questões como a busca por poder, a busca pelo sentido da vida e a natureza efêmera da existência humana.

A figura do Juiz Holden traz um aspecto notável ao livro, ele é um personagem complexo e enigmático, cujas ações e motivações são frequentemente difíceis de compreender. O Juiz é uma figura carismática, intelectual e filosófica, que parece estar acima das fraquezas humanas, mas também é retratado como um ser maligno e cruel. Ele representa a dualidade do bem e do mal, e sua presença é uma constante fonte de tensão e intriga ao longo da narrativa. O autor usa de esteriótipos, chega a beirar a xenofobia, existe maltrato à inocentes e também aos animais, tem poucos diálogos na trama, o que ajuda a torná-la mais densa e em muitas vezes desesperadora, para leitores mais sensíveis ao tema. O autor faz isso, mas não exagera, tem a dosagem certa para chocar o leitor.

Portanto, é um livro fascinante, e, ao mesmo tempo, cruel, épico e poético, um livro que transita entre a bondade e a maldade humana, uma obra que marca o leitor e fascina, devido à destreza em que foi escrita.

Neilson.Medeiros 02/04/2023

?Só tem espaço no palco para uma fera, uma e mais nenhuma.?
Finalmente saindo desse grande e violento deserto.

arqueofarias 26/02/2023

Um livro bem difícil de terminar pra mim. Apesar de eu entender o porquê de ser um clássico e a importância da temática da narrativa - o extermínio de grupos originários nos EUA - , a história em si não me prendeu. Eu senti que estava andando em círculos- assim como a travessia dos personagens kkkkk - e não acontecia muita coisa. Me parecia uma repetição de eventos.
Me lembrou muito grande sertao veredas, inclusive - que eu acho muito bom, apesar de eu ainda não o ter finalizado.
Enfim, não funcionou pra mim. Mas é um livro muito importante e necessário para o entendimento desse contexto de devassamento na história norteamericana.
Krishna.Nunes 14/08/2023minha estante
Acontece que se você achou que ele é um livro sobre o extermínio de populações originárias nos EUA, você não entendeu o livro. Esse é apenas o cenário. O livro poderia se passar em qualquer cenário de brutalidade e violência, seja ele medieval ou de guerra, sem perder sua essência.
Meridiano de sangue faz enormes referências a Paraíso perdido, A divina comédia, Fausto e principalmente à Bíblia. Tudo isso delimita nele um contexto filosófico que, se você já não conhece previamente, dificilmente apreciará as nuances do romance. Aí só sobrará violência gratuita e repetição de cenas sem propósito.

Roberto 07/02/2023

Magnífico.
Juiz Holden, um dos personagens mais interessantes que já conheci, a personificação do mal, seria ele o próprio satanás? A mitologia desse livro é muito boa, muito violento e cruel! Não é a toa que até hoje não teve adaptação cinematográfica, obra prima do McCarthy, já aviso que a escrita é peculiar do autor, tem o áudio book no youtube, se ficar confuso, escute e tente pegar o ritmo que não tem erro! Logo logo a pessoa se acostuma, sem mais, me fez gostar do gênero western.

J. Camilo 15/01/2023

Dizer que é um clássico não é um clichê, é um fato
Blood Meridian (no Brasil: Meridiano de Sangue) é uma obra-prima da literatura mundial. McCarthy, que, entre outros romances admiráveis, como The Road (A Estrada) ou No Country for Old Men (Onde os Velhos Não Têm Vez), tem ao menos outra obra de grandeza quase equiparável — que é All the Pretty Horses (Todos os Belos Cavalos) —, conseque aqui conceber um verdadeiro épico contemporâneo.

Assim como Saramago ou Guimarães Rosa, cujo estilo narrativo é ímpar e inconfundível, também McCarthy tem uma escrita que o distingue, com seus longos períodos polissindéticos e sua consequente economia de vírgulas, bem como sua capacidade de produzir o paradoxo de nos fazer confrontar o horror produzido pelo homem, enquanto o descreve com o mais belo lirismo.

Sem adentrar a história, para não me arriscar a entregar alguma coisa da trama que possa estragar o deleite do leitor, convém atentar para o forte simbolismo dos personagens e do cenário, e o diálogo desses elementos com a tradição literária e cultural ocidental.

Nicolas 29/11/2022

He dances in light and in shadow
Primeiro do mccarthy e ja pensando em reler algum dia
Mistura uma narrativa extremamente densa e poetica com varias atrocidades essas qual são baseadas em acontecimentos historicos.
é lindo, calorento e bizarro.

Klelber 19/11/2022

Uma carnificina
Meridiano de sangue é um romance épico. Nele, McCarthy reinventa a mitologia do Oeste americano para criar uma obra ao mesmo tempo grandiosa e arrebatadora sobre uma terra sem lei, em que o absurdo e a alucinação se sobrepõem à realidade.
Desde as primeiras páginas, o leitor acompanha um rapaz sem nome e sem família, abandonado à própria sorte num mundo brutal em que, para sobreviver, precisa ser tão ou mais violento que seus inimigos. Recrutado por uma companhia de mercenários a serviço de governantes locais, atravessa regiões desérticas entre o México e o Texas com a missão de matar o maior número possível de índios e trazer de volta seus escalpos.
McCarthy parte de fatos reais para compor uma obra que transcende a ficção histórica. Conduzidos por John Joel Glanton e o juiz Holden, homens que julgam já terem visto todos os horrores possíveis, irão aos poucos se aprofundar no verdadeiro inferno.

Georgeton.Leal 18/10/2022

O Velho Oeste como ele tinha sido realmente
"Meridiano de Sangue" entrou pra lista de livros que me conquistaram desde a primeira página, superando minhas expectativas e se tornando um dos meus favoritos. Já esperava que essa obra tivesse um clima mais cru e visceral, mas não imaginava que a narrativa fosse tão vivaz. McCarthy descreve as paisagens do velho Oeste americano de forma tão tátil que nos transporta facilmente para dentro da narrativa.
"Meridiano" é uma ficção histórica repleta de violência do começo ao fim. Durante os capítulos vemos insanidade, frieza e uma forte luta pela sobrevivência. O autor não nos poupa de nada nesse universo sangrento e sem compaixão: americanos, índios e mexicanos se enfrentam em batalhas de vida ou morte sob as mais variadas circunstâncias num ambiente inóspito e perigoso.
No início, achei que o personagem Kid (sim, o autor nomeia ele apenas assim) teria maior destaque na trama, mas logo a história foca na jornada de um bando de mercenários liderado por John Glanton (do qual Kid também começa a fazer parte). Tal grupo tem o propósito de matar índios e coletar seus escalpos para o governo. Junto com eles vai um estranho e sinistro homem chamado juiz Holden, que parece ser uma forma personificada do próprio demônio. A sangrenta comitiva segue então através de uma terra inóspita e quase sem vida em busca de seus prêmios a preço de muita violência.
Achei interessante a maneira como McCarthy narra as cenas, a ponto de transformar até mesmo um momento brutalmente cruel em algo poético. Em diversos momentos o enredo pode parecer linear, mas guarda inúmeras camadas que revelam muito mais do que a história aparenta ser na superfície. Esse é um livro intenso, que em nenhum momento abre mão da possibilidade de chocar o leitor. Agressivo e perturbador na medida condizente com a época que ele descreve. Um verdadeiro faroeste pra ninguém botar defeito.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/02/o-velho-oeste-como-ele-tinha-sido.html

Matheus.Berica 16/08/2022

Umas quase 400 páginas de descrição de paisagens áridas e também de umas mortes extremamente gráficas e cada página vale a pena fodase

Lucca 05/08/2022

Meridiano de sangue ou o Rubor crepuscular no Oeste
Meridiano de sangue é considerado o livro mais impactante dos últimos 50 anos, quanto a isso eu não sei se é verdade, mas com certeza é o livro mais impactante que eu já li e que vai reverberar em minha mente por muito tempo. Esse livro é extremamente difícil de ser digerido por causa do alto teor de violência e descrições gráficas que estão presentes até o final da história, mas essa violência é algo necessário pra história que o autor quer contar. Durante toda a história a gente conhece personagens que dificilmente irão cativar, são desagradáveis em sua atitude, mas eles apenas querem sobreviver a violência que eles presenciam na história. Dentro de tudo isso, a gente acompanha a história de um garoto que foge de casa aos 14 anos e vai acabar ingressando em um grupo de caçadores de recompensa que escalpelam índios para ganhar a vida. Meridiano de sangue com certeza foi o livro mais impactante que eu já li e qualquer um que ler vai entender o porquê disso.