Recordação Mortal

Recordação Mortal J. D. Robb

Resenhas - Memória Mortal

Kaliane 10/09/2014

Um dos melhores
Quando eu lia resenhas e as pessoas diziam que resenhar aquele livro tinha sido difícil, pelo fato de ter gostado tanto dele, eu pensava: Que besteira!
Pois é. Mas aqui estou eu, procurando um meio de resenhar um livro tão perfeito. Quem acompanha a série Mortal sabe que a nossa tenente bad ass passou por maus bocados quando criança. Sendo maltratada por quem deveria protege-la, Eve suportou tudo até onde pôde, cresceu e se tornou uma das policiais mais influentes de New York. Mas uma sombra em seu passado resolve dar o ar da graça. Trudy Lombard. Uma mulher aparentemente ingênua, que diz ser sua mãe. Com todo o estilo "senti saudades suas", ela alega querer saber mais sobre a vida de Eve, mas o seu marido Roarke (por quem eu mais suspiro em todo universo literário) não acredita na conversa fiada da mulher e suas suspeitas se confirmam quando ela vai até seu escritório e tenta extorquir dinheiro dele, caso contrario, irá a publico a fim de revelar todo o passado da Eve. Porém, o plano dá errado e ela é expulsa da sala dele. Obviamente, nosso irlandês lindo usa toda a sua finesse para fazer isso, mas eu confesso que ele me assustou um pouco (ai, ai, homem lindo). Eve e Roarke acham que se viram livres desse fantasma, mas essa chantagista é assassinada e o caso vai parar nas mãos de quem? Da Eve Dallas.
O que eu posso falar desse livro? De todos os livros que saíram aqui (esse é o 22º), esse foi um dos mais legais e estimulantes que eu já li, pois a vitima fez parte do passado da Eve, o que nos dá uma brecha para descobrir mais coisas sobre o passado dela. O caso gira em torno de um assassino frio, inteligente, manipulador e calculista (descobri quem é e amei, amei, amei). Mas nem ele é páreo para a nossa tenente. Falando nisso, gostei muito dela nesse livro. A personagem cresceu muito ao longo da serie. Desde Nudez mortal, quando era uma policial durona e solitária, que não se permitia amar e ser amada e que resumia seus dias em trabalho, trabalho, trabalho... até chegar ao nível "atual", continua sendo uma policial durona, mas ela ama e é amada incondicionalmente e tem alguns de seus parceiros de trabalho como amigos de verdade. Nesse livro, eu vi Eve de uma maneira diferente, se permitindo sentir coisas (mas não pensem que ela virou um torrão de açúcar, ela continua durona, desbocada, esperta e sarcástica, bem do jeito que eu e os fãs aprendemos a amar).
Achei esse livro bem menos complexo do que o Origem mortal (anterior). O caso se passa na época do natal, exatamente 1 ano após o caso do Natal mortal, quando Eve ficou na cola de um papai noel assassino. O clima natalino rende momentos hilários entre os personagens e os momentos da Eve com o Roarke foram tão "ainnnn, que lindo!!!"
Realmente é difícil resenhar um livro tão bom. Só posso dizer que amei, amei, amei.

- Vou deixa-la cuidando disso. Preciso ir. - Mas ele foi até onde ela estava, pegou seu queixo com a mão e a beijou. - Foi ótimo ter você todinha para mim por quase dois dias.
- Foi bom ter sido toda sua.
Glauci 12/09/2014minha estante
Bom, amei sua resenha e esse trechinho do final, tudo de perfeito! O livro é uma raridade, a tenente está uma raridade. Amei demais. Só vou fazer a minha, quando essa sensação passar...... vazio! Rs

Ana Paula 24/10/2014minha estante
Adorei sua resenha!Bem legal! Sou seguidora da serie e a Nora desperta na gente este sentimento de "mais".
Esta serie é perfeita! A certeza que ela continua é demais.

Gabi Braun 11/01/2015minha estante
Estou esperando o meu exemplar chegar da Submarino. Mal vejo a hora de ler!

Juliana Vicente 16/10/2014

Assim que Recordação Mortal chegou aqui, parei tudo e mergulhei fundo no cenário futurista que permeia a série, sem falar que é um prazer gigantesco reencontrar velhos amigos.

Nesse livro conhecemos um pouco mais do passado de Eve, sua infância não foi fácil e é sempre muito difícil lidar com as lembranças, quando é obrigada a relembrar detalhes, as coisas saem do controle e por mais durona que seja acaba precisando da ajuda de Roarke para afastar os pesadelos. É apaixonante acompanhar a relação desses dois, a cada livro somos surpreendidos com momentos encantadores, repletos de confiança e amor. É gente, eu sou total e completamente ligada nessa série e apesar de curtir muito o lado investigativo da série, curti muito que em recordação mortal Roarke esteja tão presente.

Diferente dos demais livros, não teremos múltiplos assassinatos, o foco será a morte de Trudy, a pessoa que surge do nada trazendo memorias há muito enterradas. Eve irá fazer de tudo para encontrar os motivos por trás dessa morte, e irá contar com a ajuda de sua parceira Peabody.

Ah, nesse volume é quase natal e se você é acompanha a série sabe que Natal com Roarke é sempre algo especial! É muito divertido acompanhar Eve nas compras.

A autora conseguiu criar um mistério bem amarrado e só fui suspeitar de algo quase no final, aos poucos a Eve vai descobrindo os fatos e amarrando as pontas soltas, permitindo que o leitor suspeite das pessoas certas e erradas.

Eu queria muito que a editora publicasse mais livros da série por ano. Eu sei que é um processo complexo, que leva tempo, mas é que essa série é tão, tão, tão incrível que é impossível não querer mais. Sem dúvida esse foi um dos livros que mais gostei da série, possui todos os elementos que me tornaram fã.

Abaixo vou deixar a lista completa dos livros publicados no Brasil.

1. Nudez Mortal
19. Visão Mortal
20. Sobrevivência Mortal
21. Origem Mortal
22. Recordação Mortal

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/10/recordacao-mortal-j-d-robb.html

Drica 04/01/2015

Mais lembranças
Boa Tarde - Aqui na Colômbia é 17:26
Para iniciar eu sou uma fã de Nora Roberts desde meus 13 anos, então não sou muito confiável para dizer que esse livro é muito bom, pois acho todos muito bons. xD
Bem para começar esse é o 22º livro da saga mortal e voltamos ao plano futurista criado por nossa autora, para o nosso (meu) casal favorito: Roarke e Eve! *-* Sim os amo de paixão.
Nesse livro em especifico vemos mais um pouco do passado triste de Eve, como ela sofreu com maus-tratos e com a constante humilhação de ser relembrada que era "suja", uma mulher que deveria ter acolhido e protegido. >.< Essa mulher volta ao presente e se apresenta como "mãe" de Eve, claro que no começo tem o choque da nossa policial e todos os pesadelos voltam em sua mente. E como fica óbvio desde o inicio é que essa megera quer é o dinheiro do Roarke, tentando usar o passado de Eve como chantagem, para não contar para mídia. Claro que sabemos que o Roarke a mandaria para o PQP!
O que é interessante no livro é a morte da megera e como Eve lida com isso. Enquanto se prossegue o caso, ela vai descobrindo como as outras crianças que passaram terríveis traumas semelhantes ao dela se encontravam hoje. E como algumas apenas caíram em desgraças e outras se reergueram e saíram vitoriosa como a própria Eve.
Também acho que todos vão achar interessante o contraponto que a Nora faz da assassina e de Eve, e de como ela se compara, pensando que elas não são iguais. E mesmo com todas as desgraças que aconteceu na vida dela ela ainda era Eve, a tenente de homicídios de New York, casada com um homem maravilhoso como Roarke e cercada de amigos queridos. E que deixar o passado para trás era muito importante para alcançar um futuro brilhante. Vingança nunca leva a nada, a não ser um grande buraco negro e sem fundo.

Avaliação Geral: Um livro excelente que avalia o tema da vingança, das cicatrizes e magoas ao longo do tempo. E as maneiras de se lidar com isso e vencer na vida mesmo tendo passado tanta dor e sofrimento.

PS: S2 ainda tivemos claro os momentos hilários de Peabody com Eve (adoro o sarcasmo e ironia das duas); os amassos de Eve e Roarke; amassos de Peabody e McNab; os momentos românticos de Eve e Roarke e as brigas; Reconciliação de Eve e Mira.... e muito mais.
Recomendo e boa leitura!
Beijos

Vivi Martins 31/08/2015

Excelente!
Desta vez a Tenente Eve Dallas tem que resolver um caso que envolve uma pessoa de seu passado, de quando ela era criança e que não deixou boas recordações... o que termina gerando uma série de problemas internos a serem ultrapassados, mas como a excelente policial que é, ela vai em frente. Sempre contando com o apoio inestimável de seu adorado marido Roarke e de todo o pessoal do Departamento de Polícia de Nova York que não saiu de licença no Natal!
Eu realmente adoro de coração esta serie e a cada livro é incrível ver o entrosamento entre o casal Eve e Roarke e a forma como ela agora está entendendo não só o amor como aceitando não só amizade de Mira e Peabody, como mais próxima sentimentalmente destas pessoas, sua evolução como pessoa passando pelo processo de cura, de passo a passo, para superar seu passado terrível.

Rose 20/10/2015

Estamos perto do Natal e Eve está tentando comprar os últimos presentes que ainda faltam e preparando-se "psicologicamente" para a grande festa que ela e Roarke dariam em casa.
O que ela não esperava e nem estava preparada, era dar de cara com a "mãe" que o sistema lhe impôs em um momento muito delicado de sua vida. Ali, bem na sua ala na delegacia,estava aquela que não usava os punhos para maltratar Eve.
Eve perdeu o chão e precisou do pouco autocontrole que lhe restava para sair dali e chegar em casa. Felizmente ela não está mais sozinha, e mesmo contra a vontade Roarke lhe ampara.
Em seu nervosismo ela acaba não percebendo o que de fato o que Trudy queria, mas Roarke entendeu logo de cara, e como um frio jogador que era, preparou-se para a próxima jogada. Ele ia dar uma lição em Trudy para que ele nunca mais pensasse em chegar perto de sua mulher.
Trudy não ia deixar barato, e estava pronta para o revide, até aparecer morta no seu quarto de hotel. Agora seria Eve a responsável em descobrir quem teria matado Trudy. Antes, claro, ela teria que provar que nem ela e nem Roarke tiveram nada haver com o assassinato.
Eve arregaçou as mangas e começou a cavar. Seu faro policial apontava para a perfeita esposa de Bobby, filho de Trudy. Zana era perfeita demais para o gosto de Eve, e isso por si só já era muito suspeito. Mas ela também sabia que a vítima em questão tinha muitos inimigos. Ela também levava em conta que seria Bobby, aquele menino que levava comida para ela, quem mais lucraria com a morte da mãe.
Eve teria que investigar tudo e a todos para descobrir quem matou esta megera. Isso também traria recordações de um passado que ela gostaria de esquecer e que insistia em se fazer presente. Ela tinha que descobrir quem matou Trudy, pois só assim ela poderia encerrar de vez esta capítulo de sua vida.
Acho que este foi o mais fraco livro da série que li até agora. Não por ser mal escrito, ou por não ter sentido, mas talvez por fazer sentido demais... Louco isso né? Mas é que neste volume eu não senti aquele frisson na barriga para descobrir o que ia acontecer a seguir. Logo no início eu já soube quem seria o culpado e o porquê, então logicamente esta parte ficou chata para mim. Mas em compensação, os diálogos entre Eve e Roarke continuam ótimos, assim como os personagens secundários e suas histórias. O enredo é bom, redondo e sem pontas soltas, mas não me trouxe nenhuma surpresa como os anteriores, principalmente como já citei, em relação a resolução do crime. Isso não quer dizer que vá acontecer com você.
Sempre perguntam se estes livros podem ser lidos fora de ordem. Até pode, visto que cada livro tem seu crime solucionado, mas o que ocorre, é que você acaba perdendo a evolução dos personagens. Esta evolução é nítida de volume para volume, além de ser muito gostosa de acompanhar, por isso não acho legal ler fora de ordem. Claro que isso é minha opinião.
E vocês, gostam desta série? Acompanham os livros? Já leram este? O que acharam? Também descobriram as coisas antes?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Geisa 29/08/2016

Um suspense fascinante
Com o vigésimo segundo livro, a série Mortal continua fascinante. Sendo que desta vez a tenente Eve Dallas tem que enfrentar fantasmas do passado.
A história gira em torno do aparecimento repentino de Trudy Lombard que alega ser a mãe de Eve e que deseja um reaproximamento com a tenente. Logo no início do livro, percebemos que Trudy é somente uma cruel oportunista que quer tirar vantagem de Eve e de seu marido, Roarke. Porém alguém deseja vingança contra Trudy e quer acabar com seu legado de crueldade.
Ao longo do livro ficamos sabendo mais sobre a infância sofrida de Eve e como, mesmo com tudo parecendo impossível, ela deu a volta por cima. E também vemos como a Eve tem que enfrentar e superar esses traumas do passado para buscar justiça por alguém que não a merecia.
Roarke, como sempre, está insuperável. Dando todo o apoio e amor que a tenente precisa. E também mostrando um lado bem cruel quando se faz necessário.
A leitura é ótima e ágil, e o suspense e o mistério são extremamente envolventes, pois com cada pequena informação que descobrimos ao passar as páginas é impossível não se envolver com a trama.
O final, achei condizente com o livro e me agradou bastante. Afinal nem sempre o mundo é justo.

Leila 03/11/2016

Assombração do passado
Dessa vez, Eve é surpreendida por um fantasma do seu passado. Trudy, uma mãe adotiva que a maltratou quando criança, aparece para extorquir Eve e Roarke.

Mas Trudy não tem muito tempo para incomodar, pois logo é assassinada. Agora, Eve precisa descobrir quem a matou. Os primeiros suspeitos são o filho e a nora. Mas Eve também trabalha com a possibilidade de Trudy ter um cúmplice para ajudá-la nas extorsões. Logo descobre que Trudy também extorquiu outras pessoas. Era uma trambiqueira de marca maior, que colecionou muitos inimigos ao longo da vida. Após essa descoberta, a lista de suspeitos aumenta consideravelmente. Não vou revelar mais sobre a investigação para não perder a graça para quem vai ler.

Não é um dos melhores livros da série. Poderia ter um pouco mais de suspense e ação. Nenhum dos personagens conseguiu me conquistar. A autora insiste muito na história do passado de Eve, o assunto é recorrente em todos os livros da série, está ficando muito repetitivo. Espero que o próximo livro melhore. Seria uma pena se a série começasse a desandar.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Maria Carolina 17/05/2018

Depois de muito enrolar, consegui terminar o livro!
Eu querendo ler, só que cada dia era uma novidade.
Com dois filhos pequenos fica cada dia mais dificil as minhas leituras.
Mas enfim consegui terminar o livro!
E a cada livro e emocionante ver a evolução da Eve como pessoa, ela esta mais humana.
E ver o relacionamento dela com o Maravilhoso Roarke e delicioso, eles se completam de uma tal forma, que você fica torcendo e amando eles cada página e a cada livro da série.
A história muito bem construída, muito bem elaborada pela minha Musa Nora Roberts, tem tudo que um bom livro tem que ter!
E vou falar tava morrendo de saudades de todos... até da Mavis fiquei com saudades.
E olha pra eu ficar com saudades dela é uma coisa rara viu heheheh!!
Agora bora pro próximo que esse sinto que irei rir e muito hehehe

Rita L. - 26/10/2019

Amargas Lembranças...
A tenente Eve Dallas reencontra Trudy Lombard depois muitos anos sentada tranquilamente, lhe esperando na sua sala de trabalho na Central de Polícia de Nova Iorque para revê-la e saber como ela estar. Eve toma um tremendo susto por que Trudy fez parte do seu inesquecível sofrido e traumático passado, e, em vez de lhe ajudar, cuidar fez totalmente o contrário, ampliando ainda mais o seu sofrimento na infância.

Dias antes do Natal, no entanto, Trudy é assassinada. Eve fica com a investigação deste assassinato. O que ela não imaginava era que sua ligação com a vítima fosse dificultar mais ainda o esclarecimento de sua morte. Apesar de seguir todos os procedimentos padrões de uma investigação criminal, Eve, por algum tempo, não sente os sentimentos por esta vítima, como costuma sentir por outras vítimas de assassinatos.

May 21/02/2020

Recordação Mortal.
Começar falando que o livro é bom é até um clichê, já que todos dessa série são ótimos. O livro te faz pensar a todo instante que é o assassino, ora pensando que é algo óbvio, ora pensando que não, e é isso que prende o leitor do início ao fim ao livro.

Lizz 22/04/2020

Amo! Como sempre me cativando com seus personagens incríveis!

Nila 30/05/2020

Mais um livro da saga mortal e, assim como os outros, não decepciona. A trama é envolvendo, o motivo do assassinato também e, em alguns momentos, nos faz refletir sobre a empatia que usualmente Eve sente com outros casos. Aqui aprendemos mais sobre a vida da Eve antes dela ser grande policial que adoramos e a autora nos presenteia com muitas cenas que trazem o lado humano da nossa tenente em meio ao clima natalino. Simplesmente perfeito!

Andréa 03/06/2020

A mãe de Eve
A mãe adotiva de Eve aparece e tentar chantagear Roarke, em seguida aparece morta.

Nathália 30/08/2020

Ótimo como sempre
Essa série nunca decepciona e eu amei saber mais sobre a infância da Eve, mesmo de uma maneira tão triste, mas acho que não teria como ser diferente.

Nathália 30/08/2020

Ótimo como sempre