O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Icaro 04/05/2023

Belo livro
Obra-prima do autor e um clássico da literatura contemporânea italiana. Acabei encontrando sem querer olha do no Prime do Kindle.

História muito bonita sob abnegação e entrega, isolamento e retidão de princípio, mesmo que para isso sua vida deixe de ter uma razão maior de existir. Belo livro!

Antonny.Fillype 30/04/2023

Tempo
Cuidado, esse livro pode te causar fortes reflexões sobre a passagem do tempo e o quão avassalador ele pode ser, devorando tudo de maneira predatória em um ritmo que nós humanos não somos capazes de acompanhar. Um forte militar onde gerações inteira passam a espera de uma guerra que nunca acontece, todos tão adaptados à rotina que ali viviam que não tinham nenhuma perspectiva além disso. Nessa obra é retratada a trajetória do jovem tenente Giovanni Drogo e suas aventuras ao ser enviado ao forte, para passar incialmente um curto período de tempo... Ótimo livro, indico pra você que está vivo e sabe ler, pois o assunto dele cabe a nós, humanos.

Mylena.Esteves 30/04/2023

Já dizia Cazuza ??.."Porque o tempo, o tempo não para"
Ao fim do primeiro capítulo desse livro, se me falassem que ao terminar eu daria 5 estrelas, ia dizer que a pessoa estava doida. Acontece que é impossível não terminar esse livro com várias perguntas. E se eu tivesse feito diferente? Será que estou fazendo tudo que poderia na vida? Será que a rotina/acomodação tomou conta da minha vida? Será que estou ousando e vivendo tudo que poderia? Será que tenho tempo para fazer diferente? Enfim, uma leitura que é lenta sim, mas que faz pensar MUITO e acabei como se tivesse levado uma surra.

Rayane114 28/04/2023

Tire um tempo para refletir sobre o tempo
Clássicos são clássicos porque são atemporais e promovem reflexões em qualquer época que você os lê. Apesar de a leitura ter sido, para mim, um pouco arrastada, o livro me proporcionou uma reflexão profunda sobre a forma que usamos nosso tempo e sobre como nos acomodamos, seja por medo da mudança ou por esperar que algo de extraordinário, enfim, aconteça. A impressão que fica, no fim, é a Dino Buzzati queria que o leitor pensasse sobre qual é, enfim, o seu próprio "Deserto dos Tártaros".

Perla 26/04/2023

Qual ou quem é o seu Deserto dos Tártaros?
Terminei esse livro pensando muitos pensamentos...
Recomendo muito a leitura, porém estejam preparados para enfrentar seu próprio Deserto dos Tártaros. E sim, vc certamente tem um!
É um livro sobre tempo, sobre espera, sobre como a gente se acostuma (mas não deveria), sobre como a gente espera algo grandioso (mas não deveria), sobre como a gente acha que tem tempo (mas não tem), sobre como gente se engana (mas definitivamente não deveria)...
Inicialmente estava com dificuldade para me conectar com os termos militares, com a ambientação no Forte, mas à medida que gente vai deixando de lado essa grande metáfora que ele usou e começa a perceber que tudo aquilo que ele narra dentro do Forte Bastiani é na verdade a vida de qualquer um aqui fora, em qualquer tempo, o livro ganha outra dimensão...
Para mim, foi um livro triste, muito triste, pq eu não sei se estava preparada para enfrentar o meu próprio Deserto dos Tártaros e não tem como a gente não se ver confrontada por essa narrativa. Não chorei durante a leitura, mas quando penso nele, tenho vontade de chorar. E sinto que esse livro vai continuar ganhando significado e profundidade com os dias. Sinto que vou ficar muito tempo ainda pensando nele.
Enfim, só posso dizer que quem considera a literatura inofensiva, é apenas um incauto, um ingênuo.
E sim, terminei esse comentário chorando...

Cintia295 25/04/2023

Livro pequeno mas que incomoda, depois de conversar com uma amiga ela me abriu os olhos, estava achando repetitivo, cansativo, e ele é um pouco assim mesmo, porém ela me mostrou que todos somos um pouco o Drogo, quer sair dali, quer crescer, mas por vários motivos "bobos" o convencem a ficar 4 meses, quando vê se passaram 4 anos, e quando vê se passou uma vida e o que você fez para mudar o destino, estamos sempre a espera dos "Tártaros" mas e só eles não aparecerem? Vamos ficar parados no tempo? Na comodidade?
Esse livro trata de uma vida toda à espera de algo.
Leiam, mas pode incomodar.
Etyanne.Pimenta 26/04/2023minha estante
Eu peguei esse livro no kindle esses dias. Uma amiga me indicou.

Cintia295 26/04/2023minha estante
Lê amg e depois me fale o que achou

Mylena.Esteves 28/04/2023minha estante
Tenho que terminar!!! ?

Edilene Freitas 23/04/2023

O livro narra a história de Giovani Drogo, oficial recém formado na academia militar, que é designado para cumprir seu período de serviço no forte Bastiani. Ao chegar ao forte Drogo percebe que o serviço militar prestado naquele local não é bem o que ele esperava encontrar, pois tudo parece monótono e inútil, tendo em vista que os inimigos do norte, os tártaros, não são vistos há vários anos e não há nenhuma sombra de ameaça rondando o local. Drogo expressa seu desejo de ser transferido, porém a cada tentativa ele acaba sendo convencido, ora por um superior, ora por ele mesmo, a ficar mais um pouco. Drogo e seus colegas de serviço vivem na expectativa de que algo vai acontecer, a guerra algum dia vai explodir, um dia tudo vai mudar e a espera valerá a pena. Será que não somos um pouco como Drogo, vivendo vidas monótonas a espera do grande momento que fará tudo ter sentido?

Thalia.Vicente 23/04/2023

Bela obra
Me surpreendeu a intensidade da história desse livro, todo enredo te prende e te faz querer acompanhar até o fim.
Esse é um gênero de livro que não faz o estilo do que gosto de ler, mas me surpreendeu muito.
Uma forma diferente de repensar sobre a brevidade da vida e sobre como fazemos tanto e podemos no fim não levar os frutos da entrega.
Leitura super indicada!

Jessica Moraes 20/04/2023

O clico da vida
Foi uma leitura pouco arrastada, mas gostei;
conta a história de um jovem que é transferido para um posto novo e escolhe ficar ali e aguardar a guerra que tanto falam que está por vir.
quando essa hora chega, ele já está no fim de sua vida;
por tudo o que ele passou, me fez ter raiva de algumas coisas, mas daquele jeito é algumas relações que temos também no nosso dia a dia;
o triste fim de uma vida feita de escolhas e elas nunca aconteceram, confiar demais no que está por vir;

rogerbeier 18/04/2023

A fuga do tempo, o torpor dos hábitos e os muros cotidianos
O deserto dos tártaros é um romance que chama atenção para a trajetória de vida de um oficial militar gasta à espera das grandes realizações e sucessos projetados em um futuro glorioso que está sempre muito próximo, mas que nunca chega. Nesse sentido, o tempo (ou sua passagem) é uma das principais personagens deste livro, na medida em que é justamente ele quem dá o sentido da trajetória sombria de Anthony Drogo e de seus colegas lotados no forte Bastiani, em frente ao deserto dos Tártaros.

O forte Bastiani, vale lembrar, serve a Dino Buzzati como metáfora para explorar a capacidade do formalismo militar de criar uma "estranha obra de arte" para apriosionar e consumir a juventude dos soltados em tramas tanto obscuras quanto infrutíferas. O formalismo militar, entretanto, está longe de ser a única armadilha com a qual temos de nos deparar ao longo de nossas vidas na busca voraz por nossa juventude. A trajetória de vida do próprio autor pode ser vista como exemplo disso, uma vez que consumiu mais de 40 anos na redação do Corriere de la Sierra, em Milão. Um clássico imperdível, acessível e recomendado a todos que buscam refletir sobre os caminhos da própria vida.

Francini.Lessa 17/04/2023

Solidão
A solidão nem sempre é um escolha, mas mesmo imposta ela tem consequências profundas em quem a vive!

Nemec 16/04/2023

Um achado
Achei o título curioso e a sinopse acabou me conquistando para dar uma chance de ler este romance de Dino Buzzati.
A história do tenente Giovani Drogo que é convocado a prestar serviço em um remoto forte numa fronteira esquecida, reúne elementos bem comuns nas decisões humanas e o impressionante poder da inércia. Quanto mais retardamos em tomar uma ação ou decisão, mais difícil é de conter os estragos que o tempo causa.
Há muitos outros temas, como a ansiedade, a impotência, as tolas regras sem sentido da vida e do que realmente se trata ser feliz e ter metas na vida. É um livro muito profundo, com inúmeras reflexões sobre a vida (ou tragédia) humana.

Vale muito a pena ler!

Fabricio268 16/04/2023

A longa estrada da vida.
Não minha ingênua opinião, o que transforma um livro em em clássico eterno são as reflexões que eles nos levam a ter.
Este livro faz-no pensar sobre a plenitude da vida. Nossos objetivos, desejos e principalmente com as frustrações. Sobre tudo que acontece ou não acontece nas nossas vidas quando traçamos uma meta e resolvemos segui-la.
O fato de aparentemente nada acontecer no livro, a leitura pode cansar um pouco.

Delma 15/04/2023

O tempo não para...
A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo numa missão no forte Bastiani. Só que os anos se passam tao depressa...
Trata-se de um livro repleto de reflexões. Vale a pena a leitura.

Marlos6 13/04/2023

Um livro pra gente refletir sobre como o tempo passa rápido enquanto esperamos que algo extraordinário aconteça em nossas vidas.
Aproveitamos o processo ou morremos insatisfeitos?