O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Rosabel Poetry 07/02/2022

Irritantemente reflexivo
A princípio tive momentos de quase desistência, a espera incessante que circunda a história é ao mesmo tempo atrativa e repulsivo. Nos sentimos cansados junto de Giovanni Dorgo se esperar por algo que provavelmente jamais aconteça e tal como o protagonista também somos inundados pelo desejo de ver um momento glorioso se realizando e mudando para sempre nossa vida.

O Deserto dos Tártaros traz os amores e desejos da vida na forma da ambição de glória em batalha de um soldado, o desejo de morrer como herói, de sentir que a vida valeu apena. Também aborda as incertezas e consequências de nossas escolhas, além das formas que as tomamos. Não chamaria a história de comovente ou inspiradora, esses foram sentimentos que não me invadiram nesta leitura, entretanto o livro carrega um oceano de reflexões sobre a própria existência dividio em marés do comum.

A justificativa das cinco estrelas que concedo a essa obra vem da interpretação de viver e morrer enfatizada dezenas de vezes, se acentuando nos momentos de ansiedade e com a aproximação de um desejo consumidor. Fica a pergunta: até onde está disposto a ir por seus anseios? Talvez longe demais de você mesmo. E se acha que já não fez isso, então mudo a pergunta. Quem é você?

Jessé 06/02/2022

Sinceramente??..
Achei um livro apenas bom e ponto. Não vi nada demais pra ser tão elogiado como é.

O texto é bem cadenciado, e acho que isso foi feito de propósito pra combinar com a morosidade da vida que o personagem leva no forte, então é um ponto bem interessante.

Mas sinceramente??? acho a história do livro comum, e pelo menos para mim, as reflexões do livro são óbvias ainda mais nos dias de hoje.
Não é como se vc nunca tivesse parado um momento da sua vida pra refletir sobre isso.

Enfim, tem que ache maravilhoso. Pra mim foi apenas ok e não leria de novo.

JAS 03/02/2022

Um livro estranho que conta a história de um jovem tenente em missão em um antigo forte em meio a um deserto que no passado teria servido para defesa da invasão dos tártaros. Deveria passar um curto período de sua carreira militar que poderia ter um impacto profissional significativo. No entanto, acaba envolvido pela monótona rotina militar e termina por viver toda sua vida na imobilidade imaginando que um dia algo surpreendente aconteceria. Finda seus dias velho, doente e absolutamente só. Sem ter vivido uma vida plena e sem ter feito nada de relevante. Que fato notável pode justificar nossas vidas?

Nayzinha 30/01/2022

?Havia também a esperança secreta pela qual Drogo dissipara a melhor parte da vida. Para alimentá-la, sacrificava levianamente meses e meses, e nunca era suficiente. O inverno, o longuíssimo inverno do forte, não foi senão uma espécie de adiamento. Terminado o inverno, Drogo ainda esperava.?.

que livro.

Guilherme.Monteiro 29/01/2022

O tempo que passa e o tempo sem volta
A metáfora que o livro traz sobre o tempo e a vida é o que tem de mais interessante e o que é melhor trabalhado ao longo da história. Principalmente, no que fazemos naquele tempo em que você gasta para esperar algo, algo que você mesmo sente que nunca irá acontecer. E aos poucos, vai se tomando a melancolia na jornada do protagonista, o que faz o livro ter um ritmo mais lento mas que é proposital para gerar esse desconforto do "esperar algo inutilmente". E há capítulos que essa sensação melancólica são escritos de forma poética, e aí a escrita de Dino Buzzati alcança o ápice, são passagens belíssimas. Mas não me importei o suficiente com os personagens, apesar de serem bons personagens e serem bem escritos, acho que faltou mais empatia (pelo menos da minha parte) para se importar com o que poderia acontecer com cada um deles.
É um ótimo livro e que pretendo reler daqui um tempo, pois tem bastante coisa que dá pra tirar nessa leitura e uma leitura só não da conta.

Rossana 24/01/2022

Um livro sobre a tal da zona de conforto.
Estaria você desperdiçando algo importante da sua vida, vendo o tempo passar, sem se importar muito?
Uma interessante metáfora sobre o tempo que achamos que tempo, sobre a vida.

Marconi Moura 21/01/2022

9,0
Um clássico italiano. Bela metáfora sobre o tempo humano, a vida. Em uma fortaleza na fronteira, um oficial dedica toda sua vida à espera de uma guerra que não chega nunca. Daqueles trabalhos espetaculares de transformar uma premissa simples em um grande livro.

Cássia 16/01/2022

Um livro nada legal, mas necessário
A sensação é de que a qualquer momento o livro vai te sufocar, não é nem de longe uma leitura legal ou despretensiosa.
É angustiante do início ao fim, você fica esperando ansiosamente que algo grandioso aconteça, até perceber que esse não é o X da questão, a espera é o X da questão. Acho que todo mundo já esteve no lugar do protagonista em algum momento da vida, esperando que algo grandioso aconteça até que você percebe que esperou demais. Ou continua esperando. Quem sabe?

Carol 14/01/2022

A narrativa é lenta, mas percebo que faz sentindo. O autor quer mostrar o perigo que é viver na rotina, uma vida repleta de monotonia. Achei bonito o jeito que o livro é concluído.

Mari 03/01/2022

Aquele toque de surrealismo
Que delicia de leitura.
Adoro me surpreender quando não sei absolutamente nada do livro.
A passagem do tempo, no forte só mostra como o tempo é mais lógico do que cronológico.

Marina 20/12/2021

Me senti presa como o personagem
Demorei muito para fazer essa leitura, mesmo sendo um livro super curto. Achava agoniante aquela situação do personagem e me sentia presa na vida dele junto com ele.
É triste ver como Drogo vai aceitando sua solidão e coloca toda a esperança da sua vida em uma guerra que pode ou não acontecer.

Ramon 08/12/2021

A vida
Giovani Drogo, um jovem tenente designado à missão no forte Bastiani, sente-se alegre com a perspectiva de iniciar ali sua gloriosa carreira militar. Embora pretende-se permanecer por um curto período de tempo no forte, por diversas situações seu tempo ali vai se prolongando e com ela aumenta cada vez mais a expectativa por uma invasão inimiga ao forte, tornando-se essa a razão para sua vida.

Uma grande reflexão sobre nossos anseios e a energia que nos carrega durante a juventude, vislumbrando um caminho longo e incerto onde esperamos atingir o ápice de nossa vida.

Somos o que somos ou aquilo que buscamos? Viver em função daquilo que pode ou não acontecer é mesmo viver ou apenas esperar?

Um excelente livro, rápido, porém cheio de reflexões e verdades.