O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Marcos606 22/03/2023

Drogo é colocado em um posto avançado remoto com vista para um desolado deserto tártaro; ele passa sua carreira esperando pela horda de bárbaros que dizem viver além do deserto. Sem perceber, Drogo descobre que em sua vigília pelo forte deixou passar anos e décadas e que, enquanto seus velhos amigos da cidade tiveram filhos, casaram e viveram vidas plenas, ele saiu sem nada além de solidariedade com seus companheiros soldados em sua longa e paciente vigília.

Felipe.Ribeiro 24/03/2023

O rio da vida
Dino nos faz refletir sobre a vida, o que acreditamos e como vivemos cada dia. Pelo quê lutamos e se estaremos felizes com o final?

Maria11360 30/03/2023

O tempo passa depressa
Antes mesmo de lê - lo , já sabia que iria gostar desse livro e que o mesmo se tornaria um favorito, desde que vi uma resenha no YouTube. Ler este livro e não comparar com a própria vida é inevitável, muitos de nós esperamos por aquele momento decisivo na vida em que acontecerá o nosso momento de brilhar, nele depositamos nossas esperanças, nos conformamos com um trabalho monótono por anos a fio, nos habituados... Nossos amigos seguem a vida, casam-se, constroem família, mas nada fizemos. E os anos passam, as décadas passam...
Excelente, assim como no livro o tempo passou rápido na leitura.

moacircaetano 30/03/2023

Um livro sobre um forte num deserto... não! Esquece!
É um livro sobre o tédio, e sobre o seu efeito corrosivo, mortal, sobre cada vida.

Bel 01/04/2023

Neste clássico italiano vemos um Drogo jovem, cheio de sonhos e ambições, se apegar a um "talvez" que nunca chega. Após dezenas de anos lá está Drogo, exatamente no mesmo lugar. Só que agora é tarde demais. Enquanto perdeu seu tempo esperando o melhor momento, também perdeu tudo que traz sentido à vida.

Luis Felipe S. Correa 03/04/2023

Entrou para a seleção de favoritos
É muito bom se deixar surpreender. Encontrei o livro disponível de forma gratuita no prime reading e recordo de ter visto alguns influenciadores literários falarem sobre ele, mas não me propus a analisar. No final, isso fez toda a diferença. Foi uma leitura desinteressada que gerou impactos significativos. O texto é simples, mas sua mensagem é profunda. Talvez de forma diversa, mas a temática tempo e legado lembra Os Banshees de Inisherin (Filme), e parte da espera por um evento grandioso me fez lembrar do filme Soldado anônimo. Certamente o livro não pode ser reduzido a essas comparações. O autor apresenta uma forma de se perceber a passagem do tempo e o fato de que não há nada que possamos fazer para controlá-lo.

Zeli Giovana 04/04/2023

Uma leitura profunda, um livro melancólico que te faz pensar na vida, nas escolhas, no tempo. Uma leitura calma, sem grandes reviravoltas na história, mas que vai te cativando e torcendo para que algo, no caso a guerra, finalmente aconteça.

arqueofarias 07/04/2023

A longa espera que temos diariamente de algo que virá, mas as vezes nunca chega?
Escrita fluida e inteligente, uma analogia perfeita do mal humano na ânsia do porvir - o tempo e a espera.
Uma filosófica reflexão sobre a forma que , na maioria das vezes, conduzimos a nossa vida.
Em síntese, o amanhã pode chegar não trazendo o que esperávamos.
Genial.

Marlos6 13/04/2023

Um livro pra gente refletir sobre como o tempo passa rápido enquanto esperamos que algo extraordinário aconteça em nossas vidas.
Aproveitamos o processo ou morremos insatisfeitos?

Delma 15/04/2023

O tempo não para...
A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo numa missão no forte Bastiani. Só que os anos se passam tao depressa...
Trata-se de um livro repleto de reflexões. Vale a pena a leitura.

Fabricio268 16/04/2023

A longa estrada da vida.
Não minha ingênua opinião, o que transforma um livro em em clássico eterno são as reflexões que eles nos levam a ter.
Este livro faz-no pensar sobre a plenitude da vida. Nossos objetivos, desejos e principalmente com as frustrações. Sobre tudo que acontece ou não acontece nas nossas vidas quando traçamos uma meta e resolvemos segui-la.
O fato de aparentemente nada acontecer no livro, a leitura pode cansar um pouco.

Nemec 16/04/2023

Um achado
Achei o título curioso e a sinopse acabou me conquistando para dar uma chance de ler este romance de Dino Buzzati.
A história do tenente Giovani Drogo que é convocado a prestar serviço em um remoto forte numa fronteira esquecida, reúne elementos bem comuns nas decisões humanas e o impressionante poder da inércia. Quanto mais retardamos em tomar uma ação ou decisão, mais difícil é de conter os estragos que o tempo causa.
Há muitos outros temas, como a ansiedade, a impotência, as tolas regras sem sentido da vida e do que realmente se trata ser feliz e ter metas na vida. É um livro muito profundo, com inúmeras reflexões sobre a vida (ou tragédia) humana.

Vale muito a pena ler!

Francini.Lessa 17/04/2023

Solidão
A solidão nem sempre é um escolha, mas mesmo imposta ela tem consequências profundas em quem a vive!

rogerbeier 18/04/2023

A fuga do tempo, o torpor dos hábitos e os muros cotidianos
O deserto dos tártaros é um romance que chama atenção para a trajetória de vida de um oficial militar gasta à espera das grandes realizações e sucessos projetados em um futuro glorioso que está sempre muito próximo, mas que nunca chega. Nesse sentido, o tempo (ou sua passagem) é uma das principais personagens deste livro, na medida em que é justamente ele quem dá o sentido da trajetória sombria de Anthony Drogo e de seus colegas lotados no forte Bastiani, em frente ao deserto dos Tártaros.

O forte Bastiani, vale lembrar, serve a Dino Buzzati como metáfora para explorar a capacidade do formalismo militar de criar uma "estranha obra de arte" para apriosionar e consumir a juventude dos soltados em tramas tanto obscuras quanto infrutíferas. O formalismo militar, entretanto, está longe de ser a única armadilha com a qual temos de nos deparar ao longo de nossas vidas na busca voraz por nossa juventude. A trajetória de vida do próprio autor pode ser vista como exemplo disso, uma vez que consumiu mais de 40 anos na redação do Corriere de la Sierra, em Milão. Um clássico imperdível, acessível e recomendado a todos que buscam refletir sobre os caminhos da própria vida.

Jessica Moraes 20/04/2023

O clico da vida
Foi uma leitura pouco arrastada, mas gostei;
conta a história de um jovem que é transferido para um posto novo e escolhe ficar ali e aguardar a guerra que tanto falam que está por vir.
quando essa hora chega, ele já está no fim de sua vida;
por tudo o que ele passou, me fez ter raiva de algumas coisas, mas daquele jeito é algumas relações que temos também no nosso dia a dia;
o triste fim de uma vida feita de escolhas e elas nunca aconteceram, confiar demais no que está por vir;