O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Marlos6 13/04/2023

Um livro pra gente refletir sobre como o tempo passa rápido enquanto esperamos que algo extraordinário aconteça em nossas vidas.
Aproveitamos o processo ou morremos insatisfeitos?

arqueofarias 07/04/2023

A longa espera que temos diariamente de algo que virá, mas as vezes nunca chega?
Escrita fluida e inteligente, uma analogia perfeita do mal humano na ânsia do porvir - o tempo e a espera.
Uma filosófica reflexão sobre a forma que , na maioria das vezes, conduzimos a nossa vida.
Em síntese, o amanhã pode chegar não trazendo o que esperávamos.
Genial.

Zeli Giovana 04/04/2023

Uma leitura profunda, um livro melancólico que te faz pensar na vida, nas escolhas, no tempo. Uma leitura calma, sem grandes reviravoltas na história, mas que vai te cativando e torcendo para que algo, no caso a guerra, finalmente aconteça.

Luis Felipe S. Correa 03/04/2023

Entrou para a seleção de favoritos
É muito bom se deixar surpreender. Encontrei o livro disponível de forma gratuita no prime reading e recordo de ter visto alguns influenciadores literários falarem sobre ele, mas não me propus a analisar. No final, isso fez toda a diferença. Foi uma leitura desinteressada que gerou impactos significativos. O texto é simples, mas sua mensagem é profunda. Talvez de forma diversa, mas a temática tempo e legado lembra Os Banshees de Inisherin (Filme), e parte da espera por um evento grandioso me fez lembrar do filme Soldado anônimo. Certamente o livro não pode ser reduzido a essas comparações. O autor apresenta uma forma de se perceber a passagem do tempo e o fato de que não há nada que possamos fazer para controlá-lo.

Bel 01/04/2023

Neste clássico italiano vemos um Drogo jovem, cheio de sonhos e ambições, se apegar a um "talvez" que nunca chega. Após dezenas de anos lá está Drogo, exatamente no mesmo lugar. Só que agora é tarde demais. Enquanto perdeu seu tempo esperando o melhor momento, também perdeu tudo que traz sentido à vida.

moacircaetano 30/03/2023

Um livro sobre um forte num deserto... não! Esquece!
É um livro sobre o tédio, e sobre o seu efeito corrosivo, mortal, sobre cada vida.

Maria11360 30/03/2023

O tempo passa depressa
Antes mesmo de lê - lo , já sabia que iria gostar desse livro e que o mesmo se tornaria um favorito, desde que vi uma resenha no YouTube. Ler este livro e não comparar com a própria vida é inevitável, muitos de nós esperamos por aquele momento decisivo na vida em que acontecerá o nosso momento de brilhar, nele depositamos nossas esperanças, nos conformamos com um trabalho monótono por anos a fio, nos habituados... Nossos amigos seguem a vida, casam-se, constroem família, mas nada fizemos. E os anos passam, as décadas passam...
Excelente, assim como no livro o tempo passou rápido na leitura.

lendoeuconto 25/03/2023

O deserto dos tártaros
Esse livro nos conta a história de um homem que viveu esperando, e no fim não soube apreciar o caminho. Drogo se acostumou aos seus hábitos que o tempo passou e ele sempre achava que tinha mais e mais tempo. Ao ler este livro nos deparamos com a semelhança com esse personagem. Quanto tempo vivemos aguardando a chegada e esquecemos de apreciar o caminho?

Natália 25/03/2023

Definhar por obstinação...
Esse livro fará você pensar sobre sua vida e objetivos...

Drogo passa a vida toda dedicando-se a um objetivo, visando um sonho, assim, passando seus anos de vida, perdendo muitas chances, a vida familiar, os romances. Seus amigos todos se vão, e ele se vê sozinho e desvalorizado, e sua vida, um dia com um grande sonho perdida à idade...

Recomendo!
Mendonça 25/03/2023minha estante
Oportunidades que passam e desafios não concluídos . O tempo passa...

Felipe.Ribeiro 24/03/2023

O rio da vida
Dino nos faz refletir sobre a vida, o que acreditamos e como vivemos cada dia. Pelo quê lutamos e se estaremos felizes com o final?

Marcos606 22/03/2023

Drogo é colocado em um posto avançado remoto com vista para um desolado deserto tártaro; ele passa sua carreira esperando pela horda de bárbaros que dizem viver além do deserto. Sem perceber, Drogo descobre que em sua vigília pelo forte deixou passar anos e décadas e que, enquanto seus velhos amigos da cidade tiveram filhos, casaram e viveram vidas plenas, ele saiu sem nada além de solidariedade com seus companheiros soldados em sua longa e paciente vigília.

giu 17/03/2023

Frustrante, como deveria ser
?O tempo passou tão veloz que a alma não conseguiu envelhecer.?

Uma história sobre o passar do tempo, que aborda a comodidade da rotina e o desperdício da juventude. Em uma escrita poética, o autor nos faz refletir quanto aos anseios e frustrações da vida.

O personagem principal passa a vida esperando o momento glorioso que sempre sonhou e se vê preso nessa expectativa. Assim, o livro foi surpreendentemente necessário para a fase que estou vivendo, me desencadeou uma boa análise pessoal.

Gostei muito apesar de achar muitas vezes o livro bem parado (o que faz muito sentido para a história).

Cesar Garcia 15/03/2023

Reflexivo
Um livro que fala sobre espera, sobre sonhos não realizados, sobre frustração, medo, apatia, esperança e sobre o valor que damos a nossa vida.
Poético, muito bem escrito e que leva a uma profunda reflexão sobre as escolhas que fazemos na nossa vida.

Gerson 14/03/2023

O tempo entretanto corria.
A partir da vida de Giovanni Drogo, somos levados a refletir sobre solidão, envelhecimento e juventude desperdiçada.

Concordo com Ugo Giorgetti quando aponta no prefácio que o livro não é sobre a vida militar e sim sobre a vida de todos nós. É sobre as escolhas erradas, a procrastinação de decisões importantes, a vida que se esvai por causa da mediocridade e da monotonia. É sobre aceitar menos do que merecemos, afinal de contas até o inferno pode ser aceitável quando se está acomodado a ele.

Drogo não agiu, esperou. Mesmo 80 depois da publicação, a história aqui retratada é familiar a muito de nós.

Ariane.Monteiro 07/03/2023

Texto poético e reflexivo. O passar do tempo, o acostumar-se, os hábitos, os sonhos que abandonamos, a vida que vai nos transformando. Tudo isso tem nesse livro. Recomendo!