O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Patrick 02/03/2022

Sobre a vida, sobre o tempo
"O Deserto dos Tártaros"

Se você acredita que o seu tempo é precioso e que não há um minuto na vida a ser desperdiçado, esta leitura, sem dúvida, lhe conquistará.

O Romance narra o drama do jovem oficial Giovanni Drogo, que na flor da idade, acredita ter um futuro longo e promissor pela frente, portanto: tempo de sobra para que seus sonhos se realizem.
Destacado para um posto, em longínquo forte fronteiriço, passa a assistir a passagem dos dias, meses e anos. Esperando pelo momento exato que, enfim, a sorte lhe sorrirá.
Sem conseguir atingir as glórias e honras sonhadas, e já desprovido da juventude e de saúde, o desfecho caminha para o encontro de Giovanni com aquela com quem um dia, inevitavelmente, todos nós nos deparamos.

Dilalilac 25/02/2022

Uma análise sobre o tempo
Assim que vi o título desse livro, soube que precisava lê-lo e que o favoritaria. E isso faz o enorme risco das expectativas serem frustradas, mas não foram. De forma alguma.
Por mais que nenhum de nós estejamos em um forte de guerra isolado no meio do nada, acredito que essa história conversa com quase todo mundo.
A infância te recebe com histórias onde todos os seus sonhos se tornarão realidade e o amor da sua vida estará te esperando, e aí a gente cresce e é tudo tão complicado...
Frustrações, medos, desejos, rotinas, sonhos, escolhas, laços, e sobretudo o tempo. É um livro com uma carga gigantesca e não tem como não ficar reflexivo quanto a tudo.
A escrita é tranquila, muitas vezes lúdica, uma ambientação bem visual. É uma história que beira o realismo mágico, tem todo aquele ar místico por trás de tudo e que te deixa dividido, assim como os personagens se sentem.
Não admira o fato de ser um clássico.

Nado 10/02/2022

Livro considerado coma a obra prima desse autor italiano, consagrando-o na literatura mundial e sendo considerada uma das melhores obras do século XX.
A trama central de ?O Deserto dos Tártaros? narra a história de Giovanni Drogo, militar recém-formado que tem como missão passar uma temporada no forte Bastiani, o que ele considera ser o início de uma gloriosa carreira na academia.
O leitor acompanhará a saga deste jovem sonhador até a sua chegada em um local desconhecido por ele e que muitas pessoas no caminho jamais ouviram falar. Após uma jornada de muita perseverança, Drogo finalmente chega ao seu destino e fica encantando com a grandiosidade desse forte.
Giovanni acreditava ficar pouco tempo nessa missão e que ela não passaria de poucos meses. O que não imaginava é que, uma rotina que cai na mesmice todos os dias, poderia lhe enganar e que ele não se daria conta de que os anos estão passando bem na sua frente e mais rápido do que parece.
Outro ponto importante dessa história é que o forte foi construído para deter o temido exército de Tártaros que já destruiu a região no passado. Porém, esses oficiais se tornam até algo místico nesse forte envolto a névoas, mistérios e uma monotonia que Drogo nunca pensou viver. A espera por esse inimigo que nunca chega se torna uma renúncia da própria vida. E é aí que está a lição deste livro, que o leitor descobrirá nos capítulos finais.
Muitas passagens dessa obra podem ser levadas para a nossa história. Ficar a espera de algo grandioso, que nunca chega e que nos deixa plantados no mesmo lugar, sem se dar conta de o tempo passar. Ou ainda, por se sentir em uma ?zona de conforto?, na qual algo certo está acontecendo, mas que nunca melhora, nos obrigam a renunciar a algo pelo simples medo de arriscar ou de acreditar em nós mesmos. A maior lição que essa obra dá, e que pode até parecer piegas, é: não há nada mais implacável que o tempo. Ele pode ser usado ao nosso favor, mas se não souber usá-lo, se tornará nosso maior inimigo.
Andre234 10/02/2022minha estante
linda resenha! vou colocar na minha lista já

Talles 10/02/2022minha estante
Comecei a ler recentemente. Leitura deliciosa.

lina_oguerra 08/02/2022

O livro mais assustador que já li!
Se aceitar o castigo imerecido, como dizia Bandeira, altiva o sofredor, acolher a mediocridade -- como faz Giovanni, o protagonista da história-- desidrata a alma e infertiliza as ambições. Enquanto Madame Bovary deixa-se corroer pela volúpia, aqui não vemos um personagem consumido por doces prazeres, mas por acres devaneios. Giovanni padece pela introspecção, que o compele a se preparar para um enredo que continuamente se distancia da realidade. Ele fantasia, portanto, o protagonismo da poesia épica, enquanto a prosa diária lhe escapa num ritmo imóvel. Sua ignorância desdenhosa o impede de atribuir ao comum e ao conhecido um sentido elevado, misterioso e nobre.

Acredita ser merecedor de uma insígnia que compense a monotonia cotidiana, sendo que uma postura humilde diante do reincidente também distingue e constela os homens --a regularidade das orações, por exemplo, reflete o ordenamento dos desejos e nos aproxima do automatismo divino. Para o observador puro e sensível, um verniz do eterno e do sublime pode ser vislumbrado em repetições quase mecânicas.

O Nada é, assim, suficientemente forte para desolar a juventude. Talvez este seja o aspecto mais perturbador do romance: não há uma angústia lancinante que o induza a redenção explícita; a inércia, somada à incorreta crença de que as decisões tomadas são revogáveis, encarrega-se de despertar apenas um vago sentimento incômodo. Parece que o caminho para desperdiçar a vida sem se fazer o que deveria ou desejava é assustadoramente suave.

Felipe 08/02/2022

No livro escrito por Dino Buzzati, acompanhamos a trajetória do jovem Giovanni Drogo, que é designado para prestar serviços militares no forte Bastiani, em uma cidade e país não mencionados.

O objetivo é proteger a fronteira de uma invasão dos tártaros, que dizem entre os soldados, já tentaram invadir o local pela mesma fronteira, anos antes.

A expectativa geral no forte, é de um enfrentamento com o inimigo, e esse acontecimento é aguardado há muitos anos por todos que lá estão.

O ambiente no forte é sombrio, e de decadência, conforme os anos vão passando e nada acontece. Há uma espera pela batalha extraordinária que consome cada um dos soldados, que anseiam pela glória.

Drogo também está nessa longa espera pelo inimigo, assim como muitos de nós esperamos algo de extraordinário acontecer em nossas vidas, sem nem mesmo nos darmos conta da passagem do tempo.

Livro para refletir sobre como conduzimos nossas vidas e como essa eterna espera pode nos consumir durante nossa trajetória.

Rosabel Poetry 07/02/2022

Irritantemente reflexivo
A princípio tive momentos de quase desistência, a espera incessante que circunda a história é ao mesmo tempo atrativa e repulsivo. Nos sentimos cansados junto de Giovanni Dorgo se esperar por algo que provavelmente jamais aconteça e tal como o protagonista também somos inundados pelo desejo de ver um momento glorioso se realizando e mudando para sempre nossa vida.

O Deserto dos Tártaros traz os amores e desejos da vida na forma da ambição de glória em batalha de um soldado, o desejo de morrer como herói, de sentir que a vida valeu apena. Também aborda as incertezas e consequências de nossas escolhas, além das formas que as tomamos. Não chamaria a história de comovente ou inspiradora, esses foram sentimentos que não me invadiram nesta leitura, entretanto o livro carrega um oceano de reflexões sobre a própria existência dividio em marés do comum.

A justificativa das cinco estrelas que concedo a essa obra vem da interpretação de viver e morrer enfatizada dezenas de vezes, se acentuando nos momentos de ansiedade e com a aproximação de um desejo consumidor. Fica a pergunta: até onde está disposto a ir por seus anseios? Talvez longe demais de você mesmo. E se acha que já não fez isso, então mudo a pergunta. Quem é você?

Jessé 06/02/2022

Sinceramente??..
Achei um livro apenas bom e ponto. Não vi nada demais pra ser tão elogiado como é.

O texto é bem cadenciado, e acho que isso foi feito de propósito pra combinar com a morosidade da vida que o personagem leva no forte, então é um ponto bem interessante.

Mas sinceramente??? acho a história do livro comum, e pelo menos para mim, as reflexões do livro são óbvias ainda mais nos dias de hoje.
Não é como se vc nunca tivesse parado um momento da sua vida pra refletir sobre isso.

Enfim, tem que ache maravilhoso. Pra mim foi apenas ok e não leria de novo.

JAS 03/02/2022

Um livro estranho que conta a história de um jovem tenente em missão em um antigo forte em meio a um deserto que no passado teria servido para defesa da invasão dos tártaros. Deveria passar um curto período de sua carreira militar que poderia ter um impacto profissional significativo. No entanto, acaba envolvido pela monótona rotina militar e termina por viver toda sua vida na imobilidade imaginando que um dia algo surpreendente aconteceria. Finda seus dias velho, doente e absolutamente só. Sem ter vivido uma vida plena e sem ter feito nada de relevante. Que fato notável pode justificar nossas vidas?

Nayzinha 30/01/2022

?Havia também a esperança secreta pela qual Drogo dissipara a melhor parte da vida. Para alimentá-la, sacrificava levianamente meses e meses, e nunca era suficiente. O inverno, o longuíssimo inverno do forte, não foi senão uma espécie de adiamento. Terminado o inverno, Drogo ainda esperava.?.

que livro.

Guilherme.Monteiro 29/01/2022

O tempo que passa e o tempo sem volta
A metáfora que o livro traz sobre o tempo e a vida é o que tem de mais interessante e o que é melhor trabalhado ao longo da história. Principalmente, no que fazemos naquele tempo em que você gasta para esperar algo, algo que você mesmo sente que nunca irá acontecer. E aos poucos, vai se tomando a melancolia na jornada do protagonista, o que faz o livro ter um ritmo mais lento mas que é proposital para gerar esse desconforto do "esperar algo inutilmente". E há capítulos que essa sensação melancólica são escritos de forma poética, e aí a escrita de Dino Buzzati alcança o ápice, são passagens belíssimas. Mas não me importei o suficiente com os personagens, apesar de serem bons personagens e serem bem escritos, acho que faltou mais empatia (pelo menos da minha parte) para se importar com o que poderia acontecer com cada um deles.
É um ótimo livro e que pretendo reler daqui um tempo, pois tem bastante coisa que dá pra tirar nessa leitura e uma leitura só não da conta.

Rossana 24/01/2022

Um livro sobre a tal da zona de conforto.
Estaria você desperdiçando algo importante da sua vida, vendo o tempo passar, sem se importar muito?
Uma interessante metáfora sobre o tempo que achamos que tempo, sobre a vida.

Marconi Moura 21/01/2022

9,0
Um clássico italiano. Bela metáfora sobre o tempo humano, a vida. Em uma fortaleza na fronteira, um oficial dedica toda sua vida à espera de uma guerra que não chega nunca. Daqueles trabalhos espetaculares de transformar uma premissa simples em um grande livro.

Cássia 16/01/2022

Um livro nada legal, mas necessário
A sensação é de que a qualquer momento o livro vai te sufocar, não é nem de longe uma leitura legal ou despretensiosa.
É angustiante do início ao fim, você fica esperando ansiosamente que algo grandioso aconteça, até perceber que esse não é o X da questão, a espera é o X da questão. Acho que todo mundo já esteve no lugar do protagonista em algum momento da vida, esperando que algo grandioso aconteça até que você percebe que esperou demais. Ou continua esperando. Quem sabe?