O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Ler para Recomeçar 02/05/2021

Tempo
Me fez pensar na montanha Mágica e em stoner. Passagem do tempo, da vida e o que vc faz dela!

Pedro.Constant 02/05/2021

Drogo, um jovem oficial, foi convocado ao posto no Forte na fronteira com o deserto dos tártaros. A leitura fica um pouco lenta, mostrando com vários detalhes a rotina do forte a espera do inimigo. O final é um pouco melancólico. Recomendo para aqueles que gostam de uma leitura mais lenta.

josefa.duarte.3 22/04/2021

O que você faz com o tempo que acha que tem?
Terminei a leitura e fiquei uns bons minutos olhando pro nada. Foi chocante perceber o quanto de Drogo há em mim. Entrou pro cânone dos livros da vida. Apesar de achar que todo leitor, em algum momento, deveria ler esse livro, ele não é para todas as idades. Pode causar um certo desespero perceber que em você, como em mim, há um tenente Drogo e que o tempo se foi. Doloroso.
"Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens..."

Luciano 11/04/2021

Um livro sobre o tempo e oportunidades perdidas
"Do deserto do Norte devia chegar a sorte, a aventura, a hora milagrosa, que, pelo menos uma vez, cabe a cada um. Para essa vaga eventualidade, que parecia tornar-se cada vez mais incerta com o tempo, os homens consumiam ali a melhor parte de suas vidas."

Escrito por Dino Buzzati, jornalista, escritor e artista plástico, o Deserto dos Tártaros publicado em 1940, é uma das obras mais influentes na literatura italiana contemporânea. No livro somos apresentados a um jovem militar, Giovanni Drogo, que ganhou a incumbência de fazer parte do posto de vigilância no forte Bastiani, uma fortaleza construída no coração das montanhas para proteger as fronteiras do país dos inimigos do Norte, os Tártaros.

Na história, os anos se passam, consomem-se os dias e as vidas dos militares, que nutrem a ambição, o desejo não confesso, mas evidente no coração de todos, de participar de uma guerra contra os tais inimigos. Contudo, não houveram indícios de uma luta iminente, o que não impediu que continuassem sonhando, aguardando seu momento de glória, olhando para o Norte através das montanhas, alimentando as altas expectativas que os consolavam e abrilhantavam seus dias.

Creio que a mensagem do livro esteja focada no alerta sutil de não vivermos a vida apenas sonhando com grandes feitos, esperando o momento certo quando a luz puder iluminar o Norte e nos guiar para um momento de pretensa glória, pois, nesse meio tempo, a vida se esvai, as árvores desaparecem, as casas se tornam distantes, as pessoas se tornam espectros de lembranças vagas, os amores desaparecem e, sem aviso nem meias verdades, encontramo-nos sós frente ao oceano de chumbo do inexorável tempo, a única riqueza com a qual não podemos barganhar.

rafa_._cardoso 08/04/2021

Qual seu propósito?
Esse livro (segundo a crítica) é a obra-prima do escritor Dino Buzzati.

Ele narra a história do tenente Giovanni Drogo, que recebe com entusiasmo uma missão no forte Bastiani que, na visão dele, é o primeiro degrau para uma carreira gloriosa.

Antes mesmo de chegar ao local ele começa notar que nem tudo é o que parece ou sai como se planeja.

Sem se dar conta, o tempo vai passando, as expectativas vão minguando e o que sobra é um sentimento de esperança, esperança de algo acontecerá e trará um ânimo revigorante no marasmo atual.

A esperança vai se transformando e essa transformação, aliada ao tempo que teima em passar, vai trazendo um sentimento melancólico e resignado.

É uma história triste de como a vida, mesmo sem ser ação sobre nossas decisões, pode ser tornar perdida e sem sentido a medida que deixamos de tomar decisões (ou tomamos, afinal, não decidir é uma decisão).

Frederico 03/04/2021

Livro fabuloso. Impressionante ainda mais por ter sido escrito num período entre guerras. Uma pequena obra prima.

Daniel Andrade 26/03/2021

Uma bela jornada
Que livro bonito, gente. Li rápido, mas enquanto não estava lendo fiquei remoendo a história em minha cabeça. Com certeza será relido um dia. Inclusive gostaria de ter lido uns anos atrás, precisava de certos ""ensinamentos"" que encontrei aqui. O final é muito angustiante, fiquei mal pelo Drogo.

Dudu Menezes 12/03/2021

A história das nossas vidas
Poderia recomendar esse livro por vários motivos. Mas não vou me estender muito, como geralmente faço nas resenhas, porque talvez cada um precise experimentar por si mesmo essa reflexão.

A metáfora precisa ser compreendida antes de se debruçar sobre a leitura. Embora se passe em uma fortificação militar, na Itália, narrando a história de um tenente, à espera de uma grande batalha, esse livro não trata da vida militar.

É sobre a vida de todos nós que o autor fala! E fala da forma mais incrível que eu já tinha visto. Podemos olhar para os mesmos lugares e ver algo de diferente? Qual a nossa reação ao mirar o desconhecido? O que procuramos, afinal? O quanto de tempo nos resta? O quanto de vida deixamos em nosso trabalho e nas relações interpessoais? O quanto vale o nosso esforço? O que nos motiva a travar nossas batalhas pessoais? Qual, de fato, é a nossa grande batalha?

Simplesmente leiam...

Marcel 24/02/2021

Um clássico que pode te ensinar muito
Um livro que te leva para a vida Giovane Drogo, e te mostra como você pode esperar a vida inteira por um acontecimento e como o tempo pode corroer a esperança.
Livro maravilhoso! Uma lição de vida.

Lista de Livros 22/02/2021

Lista de Livros: O Deserto Dos Tártaros, de Dino Buzzati
“Talvez a questão esteja toda nisso. Talvez nós pretendamos demasiado. Cabe-nos sempre o que merecemos, realmente.”
“Justamente naquela época Drogo deu-se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes; que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre, os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso o que causa a solidão da vida.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/12/o-deserto-dos-tartaros-de-dino-buzzati.html
Adriana 28/01/2022minha estante
Achei essa passagem muito bonita e real: a dor ou qualquer outro sentimento é de quem está na situação, por mais solidários que os outros sejam.

Adriana 28/01/2022minha estante

rodrigo963 18/02/2021

É notável perceber “o tempo” como palavra-chave no livro, a partir desta palavra, o autor buscou descrever um enredo reflexivo sobre os caminhos, nesse caso, passagem do tempo e os impactos nas vidas dos personagens. Assim, iremos Acompanhar Giovani, um jovem que foi designado para assumir um cargo no forte Bastione, localizado no deserto dos tártaros, ao chegar, os sonhos de Giovanni vão desintegrando-se aos poucos, ao tempo, o personagem vai construindo uma falsa esperança de reconhecimento//Vitória. No local, Giovanni vai conhecer pessoas q estão mais de 15 anos no forte, de formar clara, o autor descreve a vida monótona dos soldados, os próprios saldados não questionam o modo de vida deles e seu papel no forte. O forte assume um papel de prisão ao invés de fortaleza, enterrando os soldados no esquecimento de uma vida normal e familiar, alimentando uma falsa esperança de glória.

O problema no livro está relacionado ao ritmo, o livro é meio monótono, tipo de leitura q não vai agradar muitas pessoas, eu até fiquei com sono, mas é uma história profunda.

Josi 16/02/2021

Um tratado sobre o passar do tempo, as expectativas que criamos e as escolhas que fazemos
Tem uma frase do Drummond que resume bem o que poderia ser chamado de "o coração" desse livro: "tudo que poderia ter sido e não foi". A 'pedra no meio do caminho' de Drogo, no fim, eram suas próprias expectativas, norteando escolhas que, ao longo do tempo, cobraram seu preço. E o custo é o próprio tempo. Uma história que transpõe a ficção e nos faz refletir sobre a vida, o estar de coisas nos quais nos encontramos, as escolhs que fizemos... Livro que poderia ser considerado rápido (pouco mais de 250 páginas) mas sua densidade nos impede. A história se desdobra e digeri-la toma tempo. Não à toa é um dos grandes textos da literatura italiana. Vale demais a leitura e a reflexão.

Alan360 15/02/2021

Um livro sobre a vida, sobre frustrações
Livro pra refletir sobre nossa própria vida. A passagem do tempo, a rotina, a esperança de fazer algo grandioso. E nossas frustrações.
Debora.Andrade 27/02/2021minha estante
A esperaaaaaa de uma vida ?

Alan360 04/03/2021minha estante
Demais ne? Me fez pensar muito sobre minha situação atual. E o capítulo final. Simplesmente maravilhoso!

Ester Azevedo 31/01/2021

A solidão pode ser tão boa quanto nociva aos que esperam
"Os rostos são sempre os mesmos, mais ou menos; os hábitos não mudaram, nem os turnos de guarda, nem as conversas travadas todas as noites pelos oficiais.
No entanto, olhando de perto, dá para reconhecer nos rostos os sinais dos anos."

Um livro com uma perpectiva diferente no que tange à solidão humana, a perseverança, mesmo quando desmedida, o arrependimento tardio do que não se fez, e a decisão de encarar seus erros de frente uma última vez... Isso nos dá uma outra perspectiva sobre como a vida humana tem muitas facetas, algumas boas e outras ruins.

#odesertodostártaros
#dinobuzzati